15933
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Concordância verbal: quem vem agora?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre concordância verbal

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Alves Do Amaral

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é explorar e refletir sobre aspectos relacionados à concordância verbal e sua função na construção textual, dentro do gênero Notícia.

Materiais necessários: Notícia (Jornal Joca), folha sulfite ou caderno, lápis, borracha, computador, data show e folha de atividade.

Dificuldades antecipadas: O objetivo das atividades de Sistematização é retomar conceitos já conhecidos dos alunos, dando ênfase ao objeto de estudo. Assim, é importante que já conheçam as classes gramaticais, sujeito e verbo para a realização das atividades propostas.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor/Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112 p. Disponível em:

http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf. Acesso em: 2 nov. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente aos alunos o tema da aula, explique que eles deverão ler uma notícia e descobrir qual verbo deve servir para completar cada lacuna. Não há necessidade de mostrar este slide.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações:

  • Apresente aos alunos o lide da notícia que irão utilizar na atividade.
  • Proponha que reflitam sobre algumas das palavras retiradas do texto:
  • Que palavras vocês acham que falta no texto?
  • A qual classe gramatical elas pertencem?
  • Que função elas têm na organização do texto?
  • Existe algum tipo de regra para usá-las? Ou posso colocá-las como quiser?

Espera-se que os alunos percebam a falta dos verbos, retomem que estes servem para representar basicamente as ações ocorridas no texto e que auxiliam a dar sentido às frases. Para usá-los precisamos atentar aos pronomes e substantivos que os acompanham, modificando o verbo de forma que eles concordem com estas palavras.

Material complementar: Se quiser saber mais sobre o que é um lide jornalístico, clique aqui.

Fonte: PLANETA tem 60% animais a menos, diz relatório. 2018. Disponível em: . Acesso em: 5 nov. 2018.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Proponha que coletivamente observem os verbos e reflitam sobre onde cada um melhor se encaixa no texto.
  • Questione: Os verbos devem ser colocados no texto como estão ou precisarão sofrer modificações? Possivelmente os alunos perceberão a necessidade de modificar estas palavras para encaixá-las no texto. Leve-os a refletir sobre quem comanda esta flexibilização, no caso os substantivos que o acompanham.
  • É previsível que os verbos se encaixem da seguinte forma no texto (PLANETA TEM, DIZ RELATÓRIO, RÉPTEIS DIMINUEM E DIVULGADO PELA ORGANIZAÇÃO). Caso os alunos tenham dificuldade em chegar a estas respostas, oriente-os colocando algumas opções para que eles analisem.
  • Preencha as lacunas com a orientação dos alunos e faça novamente a leitura do texto para que observem a concordância verbal no mesmo.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas produtivas para que eles realizem a tarefa conjuntamente.
  • Explique para eles que, assim como no lide analisado, na notícia completa, os verbos também foram retirados, porém na atividade poderão contar com uma tabela com três opções de conjugação dos verbos necessários para preencher as lacunas, devendo escolher entre as opções qual melhor se encaixa no texto produzindo a concordância verbal do mesmo.
  • Entregue às duplas a folha de atividade e circule pela sala anotando em seu material pessoal possíveis dúvidas dos alunos durante a realização da proposta para retomá-las posteriormente.

Professor: Este tipo de proposta incentiva uma análise apurada dos alunos a respeito da concordância verbal, pois eles terão que refletir sobre cada uma das possibilidades de flexibilização dos verbos e ler o texto diversas vezes para descobrir qual melhor se encaixa em cada lacuna.

Caso observe que alguns alunos estão tendo dificuldade em fazer a atividade ou não estão refletindo sobre as possibilidades, incentive-os a colocar a opção que lhes parece correta e ler o texto novamente para observar se desta forma apresenta concordância.

Materiais complementares: Para imprimir uma cópia da atividade clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Corrija com os alunos coletivamente o texto lacunado.
  • Confronte as respostas divergentes, levando a turma a uma maior reflexão a respeito da concordância verbal.
  • Questione-os se compreenderam que o verbo necessita concordar com os substantivos e os pronomes.
  • Se achar necessário faça oralmente a substituição de um substantivo por pronome para que eles possam analisar. Por exemplo: Planeta tem…” poderia ser “Ele tem…” e se fosse Nós, como ficaria o verbo ter? Permaneceria igual ou modificaria?
  • Também leve os alunos a refletir sobre a diferença entre passado, presente e futuro nas conjugações verbais, usando como exemplo a lacuna 12 (Diminuíram ou Diminuirão). Questione-os sobre as diferenças entre uma forma e outra e assista com a turma a um vídeo que explica de forma simples
    a diferença entre as conjugações de tempo.
  • Peça que os alunos registrem as descobertas sobre os verbos em seu caderno e entregue a eles uma cópia da notícia completa para que arquivem no caderno.
  • Para finalizar, compartilhe a notícia no mural da sala.

Material complementar: Vídeo sobre terminações verbais, clique aqui. Você encontra a notícia completa para impressão aqui.

Como atividade complementar, converse com os alunos sobre o tema da notícia e peça que criem um pequeno texto de opinião sobre ela que será colocado juntamente com a notícia original no Mural de notícias, para que outros alunos e funcionários possam se informar mais sobre o assunto.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Corrija com os alunos coletivamente o texto lacunado.
  • Confronte as respostas divergentes levando a turma a uma maior reflexão a respeito da concordância verbal.
  • Questione-os se compreenderam que o verbo necessita concordar com os substantivos e os pronomes.
  • Se achar necessário faça oralmente a substituição de um substantivo por pronome para que eles possam analisar. Por exemplo: “Planeta tem…” poderia ser “Ele tem…” e se fosse Nós, como ficaria o verbo ter? Permaneceria igual ou se modificaria?
  • Também leve os alunos a refletir sobre a diferença entre Passado, Presente e Futuro nas conjugações verbais, usando como exemplo a lacuna 12 (Diminuíram ou Diminuirão). Questione-os sobre as diferenças entre uma forma e outra e assista com a turma um vídeo que explica de forma simples a diferença entre as conjugações de tempo.
  • Peça que os alunos registrem as descobertas sobre os verbos em seu caderno e entregue a eles uma cópia da notícia completa para que arquivem no caderno.
  • Para finalizar, compartilhe a notícia no mural da sala.
  • Como atividade complementar, converse com os alunos sobre o tema da notícia e peça que criem um pequeno texto de opinião sobre ela que será colocado juntamente com a notícia original no Mural de notícias, para que outros alunos e funcionários possam se informar mais sobre o assunto.

Material complementar: Vídeo sobre Terminações verbais, clique aqui. Você encontra a notícia completa para impressão aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é explorar e refletir sobre aspectos relacionados à concordância verbal e sua função na construção textual, dentro do gênero Notícia.

Materiais necessários: Notícia (Jornal Joca), folha sulfite ou caderno, lápis, borracha, computador, data show e folha de atividade.

Dificuldades antecipadas: O objetivo das atividades de Sistematização é retomar conceitos já conhecidos dos alunos, dando ênfase ao objeto de estudo. Assim, é importante que já conheçam as classes gramaticais, sujeito e verbo para a realização das atividades propostas.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor/Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112 p. Disponível em:

http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf. Acesso em: 2 nov. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente aos alunos o tema da aula, explique que eles deverão ler uma notícia e descobrir qual verbo deve servir para completar cada lacuna. Não há necessidade de mostrar este slide.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações:

  • Apresente aos alunos o lide da notícia que irão utilizar na atividade.
  • Proponha que reflitam sobre algumas das palavras retiradas do texto:
  • Que palavras vocês acham que falta no texto?
  • A qual classe gramatical elas pertencem?
  • Que função elas têm na organização do texto?
  • Existe algum tipo de regra para usá-las? Ou posso colocá-las como quiser?

Espera-se que os alunos percebam a falta dos verbos, retomem que estes servem para representar basicamente as ações ocorridas no texto e que auxiliam a dar sentido às frases. Para usá-los precisamos atentar aos pronomes e substantivos que os acompanham, modificando o verbo de forma que eles concordem com estas palavras.

Material complementar: Se quiser saber mais sobre o que é um lide jornalístico, clique aqui.

Fonte: PLANETA tem 60% animais a menos, diz relatório. 2018. Disponível em: . Acesso em: 5 nov. 2018.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Proponha que coletivamente observem os verbos e reflitam sobre onde cada um melhor se encaixa no texto.
  • Questione: Os verbos devem ser colocados no texto como estão ou precisarão sofrer modificações? Possivelmente os alunos perceberão a necessidade de modificar estas palavras para encaixá-las no texto. Leve-os a refletir sobre quem comanda esta flexibilização, no caso os substantivos que o acompanham.
  • É previsível que os verbos se encaixem da seguinte forma no texto (PLANETA TEM, DIZ RELATÓRIO, RÉPTEIS DIMINUEM E DIVULGADO PELA ORGANIZAÇÃO). Caso os alunos tenham dificuldade em chegar a estas respostas, oriente-os colocando algumas opções para que eles analisem.
  • Preencha as lacunas com a orientação dos alunos e faça novamente a leitura do texto para que observem a concordância verbal no mesmo.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas produtivas para que eles realizem a tarefa conjuntamente.
  • Explique para eles que, assim como no lide analisado, na notícia completa, os verbos também foram retirados, porém na atividade poderão contar com uma tabela com três opções de conjugação dos verbos necessários para preencher as lacunas, devendo escolher entre as opções qual melhor se encaixa no texto produzindo a concordância verbal do mesmo.
  • Entregue às duplas a folha de atividade e circule pela sala anotando em seu material pessoal possíveis dúvidas dos alunos durante a realização da proposta para retomá-las posteriormente.

Professor: Este tipo de proposta incentiva uma análise apurada dos alunos a respeito da concordância verbal, pois eles terão que refletir sobre cada uma das possibilidades de flexibilização dos verbos e ler o texto diversas vezes para descobrir qual melhor se encaixa em cada lacuna.

Caso observe que alguns alunos estão tendo dificuldade em fazer a atividade ou não estão refletindo sobre as possibilidades, incentive-os a colocar a opção que lhes parece correta e ler o texto novamente para observar se desta forma apresenta concordância.

Materiais complementares: Para imprimir uma cópia da atividade clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Corrija com os alunos coletivamente o texto lacunado.
  • Confronte as respostas divergentes, levando a turma a uma maior reflexão a respeito da concordância verbal.
  • Questione-os se compreenderam que o verbo necessita concordar com os substantivos e os pronomes.
  • Se achar necessário faça oralmente a substituição de um substantivo por pronome para que eles possam analisar. Por exemplo: Planeta tem…” poderia ser “Ele tem…” e se fosse Nós, como ficaria o verbo ter? Permaneceria igual ou modificaria?
  • Também leve os alunos a refletir sobre a diferença entre passado, presente e futuro nas conjugações verbais, usando como exemplo a lacuna 12 (Diminuíram ou Diminuirão). Questione-os sobre as diferenças entre uma forma e outra e assista com a turma a um vídeo que explica de forma simples
    a diferença entre as conjugações de tempo.
  • Peça que os alunos registrem as descobertas sobre os verbos em seu caderno e entregue a eles uma cópia da notícia completa para que arquivem no caderno.
  • Para finalizar, compartilhe a notícia no mural da sala.

Material complementar: Vídeo sobre terminações verbais, clique aqui. Você encontra a notícia completa para impressão aqui.

Como atividade complementar, converse com os alunos sobre o tema da notícia e peça que criem um pequeno texto de opinião sobre ela que será colocado juntamente com a notícia original no Mural de notícias, para que outros alunos e funcionários possam se informar mais sobre o assunto.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Corrija com os alunos coletivamente o texto lacunado.
  • Confronte as respostas divergentes levando a turma a uma maior reflexão a respeito da concordância verbal.
  • Questione-os se compreenderam que o verbo necessita concordar com os substantivos e os pronomes.
  • Se achar necessário faça oralmente a substituição de um substantivo por pronome para que eles possam analisar. Por exemplo: “Planeta tem…” poderia ser “Ele tem…” e se fosse Nós, como ficaria o verbo ter? Permaneceria igual ou se modificaria?
  • Também leve os alunos a refletir sobre a diferença entre Passado, Presente e Futuro nas conjugações verbais, usando como exemplo a lacuna 12 (Diminuíram ou Diminuirão). Questione-os sobre as diferenças entre uma forma e outra e assista com a turma um vídeo que explica de forma simples a diferença entre as conjugações de tempo.
  • Peça que os alunos registrem as descobertas sobre os verbos em seu caderno e entregue a eles uma cópia da notícia completa para que arquivem no caderno.
  • Para finalizar, compartilhe a notícia no mural da sala.
  • Como atividade complementar, converse com os alunos sobre o tema da notícia e peça que criem um pequeno texto de opinião sobre ela que será colocado juntamente com a notícia original no Mural de notícias, para que outros alunos e funcionários possam se informar mais sobre o assunto.

Material complementar: Vídeo sobre Terminações verbais, clique aqui. Você encontra a notícia completa para impressão aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano :

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04LP06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano