15932
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Quem concorda com o verbo? - Concordância verbal

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre concordância verbal

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Alves Do Amaral

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é explorar e refletir sobre aspectos relacionados à concordância verbal e sua função na construção textual, dentro do gênero notícia.

Materiais necessários: Notícia (Jornal Joca), folha sulfite ou caderno, lápis, borracha, computador, datashow, cartazes, canetas coloridas, fita adesiva e folhas de atividade.

Dificuldades antecipadas: O objetivo das atividades de sistematização é retomar conceitos já conhecidos dos alunos, dando ênfase ao objeto de estudo. Assim, é importante que já conheçam as classes gramaticais sujeito e verbo para a realização das atividades propostas.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada. São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em: <http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf>. Acesso em: 2 nov. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos sobre o tema da aula “Quem concorda com o verbo?”
  • O que vocês acham que vamos observar na aula de hoje?
  • Vamos explorar qual classe gramatical?
  • Possivelmente os alunos perceberão, pelo título da aula, que irão realizar uma análise sobre os verbos e sua necessidade de concordar com outras palavras para dar sentido ao texto. Caso já tenha trabalho com a turma essa classe gramatical, retome oralmente os conhecimentos que possuem sobre ela.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Apresente aos alunos a notícia divulgada no Jornal Joca (projete no datashow ou redija-a no quadro).
  • Entregue a eles uma cópia da notícia para que eles possam acompanhar sua leitura, visualizar e localizar os verbos com mais facilidade.
  • Leia o texto em voz alta para os alunos.
  • Peça que observem que algumas palavras do texto foram grifadas e questione-os.
  • Qual classe gramatical pertencem essas palavras? (Espera-se que eles digam que são os verbos)
  • Podemos encontrar no texto outras que cumprem essa mesma função? (Provavelmente os alunos dirão que sim e poderão localizar mais alguns verbos no texto que não foram grifados).
  • Essas palavras podem mudar? São alteradas? Como isso acontece? (Possivelmente os alunos perceberão que os verbos se modificam para concordar com as palavras que os acompanham. Caso eles tenham dificuldade retire do texto algum exemplo, como “Um grupo de moradores criou”, leve-os a refletir se na frase apenas aparecesse “Os moradores”, neste caso, o verbo criou deveria ser substituído por criaram para concordar com o substantivo)
  • Solicite aos alunos que localizem no texto os demais verbos e digam a você para que grife-os no texto coletivo (ou no caso de estar projetando a imagem do slide, troque a cor para o vermelho, como no modelo acima).

Materiais complementares: O texto para impressão está aqui.

Quenianos constroem barco com plástico retirado do mar. Jornal Joca. Disponível em: <https://jornaljoca.com.br/portal/quenianos-constroem-barco-com-plastico-retirado-do-mar/>. Acesso em: 2 nov. 2018

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia a continuação da notícia com o grupo.

Materiais complementares: O texto para impressão está aqui.

Quenianos constroem barco com plástico retirado do mar. Jornal Joca. Disponível em: <https://jornaljoca.com.br/portal/quenianos-constroem-barco-com-plastico-retirado-do-mar/>. Acesso em: 2 nov. 2018

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Explore com os alunos algumas frases modificadas da notícia, como no slide e peça que analisem se há ou não concordância verbal. Caso seja necessário, eles deverão sinalizar a você para que façam conjuntamente as alterações.
  • Proponha as seguintes reflexões:
  • Quando transformamos o gênero do substantivo de masculino para feminino (Quenianos para Quenianas) há necessidade de alterar o verbo? (VER FRASE 1 DO SLIDE)
  • E quando a transformação está na quantidade, alterando plural e singular (Milhões de toneladas para O lixo)? O verbo deve ser modificado? (VER FRASE 2 DO SLIDE)
  • Agora, observem a última frase, o que foi modificado? (Espera-se que os alunos se atentem a flexão do tempo de 2050/futuro para 2010/passado. Com isso o verbo também precisará ser modificado para que haja concordância no texto).
  • Ao finalizar a análise coletiva, entregue aos alunos uma nova cópia da notícia, dessa vez, com lacunas e modificada.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas produtivas para que eles realizem a tarefa conjuntamente.
  • Explique para o grupo que nesse novo texto que receberão os substantivos foram flexionados quanto ao número. Dessa forma, para que haja concordância verbal no texto, faz-se necessário também rever os verbos que apareciam no texto original.
  • Proponha que os alunos comparem os dois textos e façam a escrita dos verbos que foram retirados, modificando-os sempre que acharem necessário.
  • Circule pela sala e anote em seu material pessoal possíveis dúvidas dos alunos para retomá-las posteriormente.

Materiais complementares: para imprimir uma cópia da atividade clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Corrija com os alunos coletivamente o texto modificado, os alunos deverão fazer a correção em seus textos, caso tenham colocado o verbo de outra forma. O texto com as respostas para sua consulta se encontra no link.
  • Confronte as respostas divergentes, por exemplo, na primeira lacuna, espera-se que os alunos completem com o verbo no passado Moradores criaram, contudo, pode aparecer a escrita do verbo no futuro criarão. É importante orientar a turma que os verbos neste texto estarão em sua maioria no passado, pois se referem a um fato já ocorrido, fator predominante em gêneros jornalísticos, para isso faz-se necessário ler a notícia para entender o contexto da mesma. Já no trecho “Por isso _______ coloridos” os alunos podem escrever é, em lugar de são, proponha que a turma leia a frase em voz alta com as duas possibilidades percebendo em qual dos casos a concordância acontece.
  • Vá anotando as descobertas no quadro para que os alunos registrem em seus cadernos posteriormente.
  • Questione-os se compreenderam que o verbo necessita concordar com o substantivo.
  • Em seguida, proponha que analisem a seguinte troca. Se no lugar da palavra Moradores na frase “Moradores constroem os primeiros barcos” aparecesse Nós, o que aconteceria com o verbo? Explique que ele se alteraria, visto que os verbos precisam concordar também com os pronomes.
  • Peça que os alunos registrem as descobertas sobre os verbos em seu caderno ou no mural.
  • Para finalizar, crie com os alunos um mural de notícias compartilhadas e coloque a que foi trabalhada nesta aula.

Materiais complementares: Como atividade complementar, converse com os alunos sobre o tema da notícia e peça que criem um pequeno texto de opinião sobre ela que será colocado juntamente com a notícia original no Mural de notícias, para que outros alunos e funcionários possam se informar mais sobre o assunto.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Corrija com os alunos coletivamente o texto modificado, os alunos deverão fazer a correção em seus textos, caso tenham colocado o verbo de outra forma. O texto com as respostas para sua consulta se encontra no link.
  • Confronte as respostas divergentes, levando a turma a uma maior reflexão a respeito da concordância verbal. Vá anotando as descobertas no quadro para que os alunos registrem em seus cadernos posteriormente.
  • Questione-os se compreenderam que o verbo necessita concordar com o substantivo.
  • Em seguida, proponha que analisem a seguinte troca. Se no lugar da palavra Moradores na frase “Moradores constroem os primeiros barcos” aparecesse Nós, o que aconteceria com o verbo? Explique que ele se alteraria, visto que os verbos precisam concordar também com os pronomes.
  • Peça que os alunos registrem as descobertas sobre os verbos em seu caderno ou no mural.
  • Para finalizar, crie com os alunos um mural de notícias compartilhadas e coloque a que foi trabalhada nesta aula.

Materiais complementares: Como atividade complementar, converse com os alunos sobre o tema da notícia e peça que criem um pequeno texto de opinião sobre ela que será colocado juntamente com a notícia original no Mural de notícias, para que outros alunos e funcionários possam se informar mais sobre o assunto.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é explorar e refletir sobre aspectos relacionados à concordância verbal e sua função na construção textual, dentro do gênero notícia.

Materiais necessários: Notícia (Jornal Joca), folha sulfite ou caderno, lápis, borracha, computador, datashow, cartazes, canetas coloridas, fita adesiva e folhas de atividade.

Dificuldades antecipadas: O objetivo das atividades de sistematização é retomar conceitos já conhecidos dos alunos, dando ênfase ao objeto de estudo. Assim, é importante que já conheçam as classes gramaticais sujeito e verbo para a realização das atividades propostas.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada. São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em: <http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf>. Acesso em: 2 nov. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos sobre o tema da aula “Quem concorda com o verbo?”
  • O que vocês acham que vamos observar na aula de hoje?
  • Vamos explorar qual classe gramatical?
  • Possivelmente os alunos perceberão, pelo título da aula, que irão realizar uma análise sobre os verbos e sua necessidade de concordar com outras palavras para dar sentido ao texto. Caso já tenha trabalho com a turma essa classe gramatical, retome oralmente os conhecimentos que possuem sobre ela.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Apresente aos alunos a notícia divulgada no Jornal Joca (projete no datashow ou redija-a no quadro).
  • Entregue a eles uma cópia da notícia para que eles possam acompanhar sua leitura, visualizar e localizar os verbos com mais facilidade.
  • Leia o texto em voz alta para os alunos.
  • Peça que observem que algumas palavras do texto foram grifadas e questione-os.
  • Qual classe gramatical pertencem essas palavras? (Espera-se que eles digam que são os verbos)
  • Podemos encontrar no texto outras que cumprem essa mesma função? (Provavelmente os alunos dirão que sim e poderão localizar mais alguns verbos no texto que não foram grifados).
  • Essas palavras podem mudar? São alteradas? Como isso acontece? (Possivelmente os alunos perceberão que os verbos se modificam para concordar com as palavras que os acompanham. Caso eles tenham dificuldade retire do texto algum exemplo, como “Um grupo de moradores criou”, leve-os a refletir se na frase apenas aparecesse “Os moradores”, neste caso, o verbo criou deveria ser substituído por criaram para concordar com o substantivo)
  • Solicite aos alunos que localizem no texto os demais verbos e digam a você para que grife-os no texto coletivo (ou no caso de estar projetando a imagem do slide, troque a cor para o vermelho, como no modelo acima).

Materiais complementares: O texto para impressão está aqui.

Quenianos constroem barco com plástico retirado do mar. Jornal Joca. Disponível em: <https://jornaljoca.com.br/portal/quenianos-constroem-barco-com-plastico-retirado-do-mar/>. Acesso em: 2 nov. 2018

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia a continuação da notícia com o grupo.

Materiais complementares: O texto para impressão está aqui.

Quenianos constroem barco com plástico retirado do mar. Jornal Joca. Disponível em: <https://jornaljoca.com.br/portal/quenianos-constroem-barco-com-plastico-retirado-do-mar/>. Acesso em: 2 nov. 2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Explore com os alunos algumas frases modificadas da notícia, como no slide e peça que analisem se há ou não concordância verbal. Caso seja necessário, eles deverão sinalizar a você para que façam conjuntamente as alterações.
  • Proponha as seguintes reflexões:
  • Quando transformamos o gênero do substantivo de masculino para feminino (Quenianos para Quenianas) há necessidade de alterar o verbo? (VER FRASE 1 DO SLIDE)
  • E quando a transformação está na quantidade, alterando plural e singular (Milhões de toneladas para O lixo)? O verbo deve ser modificado? (VER FRASE 2 DO SLIDE)
  • Agora, observem a última frase, o que foi modificado? (Espera-se que os alunos se atentem a flexão do tempo de 2050/futuro para 2010/passado. Com isso o verbo também precisará ser modificado para que haja concordância no texto).
  • Ao finalizar a análise coletiva, entregue aos alunos uma nova cópia da notícia, dessa vez, com lacunas e modificada.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas produtivas para que eles realizem a tarefa conjuntamente.
  • Explique para o grupo que nesse novo texto que receberão os substantivos foram flexionados quanto ao número. Dessa forma, para que haja concordância verbal no texto, faz-se necessário também rever os verbos que apareciam no texto original.
  • Proponha que os alunos comparem os dois textos e façam a escrita dos verbos que foram retirados, modificando-os sempre que acharem necessário.
  • Circule pela sala e anote em seu material pessoal possíveis dúvidas dos alunos para retomá-las posteriormente.

Materiais complementares: para imprimir uma cópia da atividade clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Corrija com os alunos coletivamente o texto modificado, os alunos deverão fazer a correção em seus textos, caso tenham colocado o verbo de outra forma. O texto com as respostas para sua consulta se encontra no link.
  • Confronte as respostas divergentes, por exemplo, na primeira lacuna, espera-se que os alunos completem com o verbo no passado Moradores criaram, contudo, pode aparecer a escrita do verbo no futuro criarão. É importante orientar a turma que os verbos neste texto estarão em sua maioria no passado, pois se referem a um fato já ocorrido, fator predominante em gêneros jornalísticos, para isso faz-se necessário ler a notícia para entender o contexto da mesma. Já no trecho “Por isso _______ coloridos” os alunos podem escrever é, em lugar de são, proponha que a turma leia a frase em voz alta com as duas possibilidades percebendo em qual dos casos a concordância acontece.
  • Vá anotando as descobertas no quadro para que os alunos registrem em seus cadernos posteriormente.
  • Questione-os se compreenderam que o verbo necessita concordar com o substantivo.
  • Em seguida, proponha que analisem a seguinte troca. Se no lugar da palavra Moradores na frase “Moradores constroem os primeiros barcos” aparecesse Nós, o que aconteceria com o verbo? Explique que ele se alteraria, visto que os verbos precisam concordar também com os pronomes.
  • Peça que os alunos registrem as descobertas sobre os verbos em seu caderno ou no mural.
  • Para finalizar, crie com os alunos um mural de notícias compartilhadas e coloque a que foi trabalhada nesta aula.

Materiais complementares: Como atividade complementar, converse com os alunos sobre o tema da notícia e peça que criem um pequeno texto de opinião sobre ela que será colocado juntamente com a notícia original no Mural de notícias, para que outros alunos e funcionários possam se informar mais sobre o assunto.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Corrija com os alunos coletivamente o texto modificado, os alunos deverão fazer a correção em seus textos, caso tenham colocado o verbo de outra forma. O texto com as respostas para sua consulta se encontra no link.
  • Confronte as respostas divergentes, levando a turma a uma maior reflexão a respeito da concordância verbal. Vá anotando as descobertas no quadro para que os alunos registrem em seus cadernos posteriormente.
  • Questione-os se compreenderam que o verbo necessita concordar com o substantivo.
  • Em seguida, proponha que analisem a seguinte troca. Se no lugar da palavra Moradores na frase “Moradores constroem os primeiros barcos” aparecesse Nós, o que aconteceria com o verbo? Explique que ele se alteraria, visto que os verbos precisam concordar também com os pronomes.
  • Peça que os alunos registrem as descobertas sobre os verbos em seu caderno ou no mural.
  • Para finalizar, crie com os alunos um mural de notícias compartilhadas e coloque a que foi trabalhada nesta aula.

Materiais complementares: Como atividade complementar, converse com os alunos sobre o tema da notícia e peça que criem um pequeno texto de opinião sobre ela que será colocado juntamente com a notícia original no Mural de notícias, para que outros alunos e funcionários possam se informar mais sobre o assunto.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano :

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04LP06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano