15646
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Vocabulário

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Vocabulário

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rayssa Araújo Hitzschky

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das propostas de atividade, orientações e devolutivas que deem aos alunos autonomia para resolver as tarefas;
Flippity, ferramenta para criar o jogo (tutorial disponível aqui).

Introdução
Faça uma orientação através de áudio ou vídeo explicando a atividade para os alunos, e envie pelo WhatsApp. Diga que você irá ditar uma lista de palavras com regularidades e irregularidades na correspondência fonema-grafema e solicite que as escrevam da melhor forma possível. Envie a lista de palavras com a escrita correta ou fale a escrita correta de cada palavra, e solicite aos alunos que analisem e corrijam possíveis erros. Oriente os alunos a organizarem as palavras em uma tabela, enviando o modelo proposto no slide de Introdução do plano de aula e solicitando que o copiem no caderno. Disponibilize um tempo para a realização da tarefa e envie a foto da atividade respondida pelo whatsApp para que os alunos possam corrigir eventuais equívocos.

Desenvolvimento
Crie o jogo da roleta de palavras proposto no Desenvolvimento do plano de aula através da ferramenta Flippity, e envie o link aos alunos pelo WhatsApp junto com orientações sobre o jogo. Oriente os alunos a convidarem um familiar para participar do jogo. Na sua vez, cada jogador gira a roleta e sorteia uma palavra. O jogador precisa analisar a palavra e dizer se a escrita está ou não correta, e escrevê-la no caderno (caso a palavra esteja correta, deve escrever da forma como está na roleta; caso esteja incorreta, deve escrever da forma correta). O outro jogador consulta a escrita da palavra em um dicionário impresso ou digital para conferir. Cada acerto gera um ponto para o jogador que girou a roleta. Proponha aos alunos que joguem algumas partidas e que, depois de jogarem, escrevam as palavras da roleta no caderno, organizando-as em uma tabela de acordo com as regularidades e irregularidades ortográficas, de acordo com o modelo do slide da Introdução do plano de aula.

Fechamento
Proponha aos alunos que anotem no caderno o que aprenderam em relação à escrita das palavras.

Convite às famílias
Sugira aos alunos que convidem os familiares para jogar o jogo “Roleta das palavras”.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_15ATS02

(EF05LP01) Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema-grafema regulares, contextuais e morfológicas e palavras de uso frequente com correspondências irregulares.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas