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Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Utilizando fichas de palavras para criar novas palavras

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do EF sobre Utilizando fichas de palavras para criar novas palavras

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Regivane Dos Santos Brito

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender que alterando a sílaba inicial, medial ou final de uma palavra é possível criar novas palavras.

Observação: Apesar da habilidade não prever o acréscimo de sílabas para criar novas palavras, entendemos que a criança ao realizar essa tarefa também está operando com a mesma unidade fonológica - a sílaba.

Materiais necessários: Fichas de palavras, lápis, borracha e caderno.

Dificuldades antecipadas: Os alunos recém alfabéticos ou silábicos alfabéticos poderão ter mais dificuldade para substituir as sílabas mediais. Poderão, também,criar palavras que não existem ou não conseguirem visualizar outra palavra ao acrescentar, substituir ou remover sílabas iniciais, mediais ou finais, mesmo existindo a possibilidade de formar uma nova palavra.

Referências sobre o assunto:

Estrutura Silábica do Glossário Ceale. Disponível em:<http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/estrutura-silabica>. Acesso em 25 de setembro de 2018.

MORAIS.;A.G.; Sistema de escrita alfabética.São Paulo: Editora Melhoramentos,2012.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente o tema da aula aos alunos, explicando que nesta aula eles irão brincar com as palavras. A brincadeira será um jogo no qual o desafio envolve descobrir novas palavras. Propostas envolvendo jogos, costumam motivar os alunos, pois eles podem usar seus conhecimentos por meio de uma situação lúdica.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta aos alunos: Na aula de hoje, iremos brincar com um jogo de palavras para criarmos novas palavras, mas antes, vamos lembrar como podemos formar novas palavras modificando algumas sílabas.
  • Questione: Quem pode dar um exemplo de uma palavra que quando retiramos uma sílaba forma outra palavra? É possível criar uma nova palavra substituindo uma ou mais sílabas? Quem pode citar um exemplo? Alguém conhece uma palavra que ao acrescentarmos uma sílaba forma uma nova palavra?

Espera-se que os alunos utilizem palavras de referência que já foram exploradas em outros momentos, respondendo por exemplo que com a palavra CAVALO podemos ter CALO e CAVA se retirarmos uma sílaba; CAMELO e CAVACO se substituirmos uma sílaba e podem sugerir a palavra CACO, que se acrescentada uma sílaba forma MACACO.

  • Anote os exemplos no quadro. Caso os alunos tenham dificuldade para citar os exemplos, você pode ajudá-los com algumas ideias. Por exemplo, a palavra GATO, substituindo a sílaba TO pela sílaba LO forma a palavra GALO, ou substituindo a sílaba GA pela sílaba RA forma a palavra RATO. A palavra GALINHA, excluindo a sílaba GA forma a palavra LINHA; MACACO, excluindo a sílaba MA forma a palavra CACO; JACARÉ, excluindo a sílaba RÉ forma a palavra JACA. COBRA, acrescentando a sílaba DOR forma a palavra COBRADOR; PATO, acrescentando a sílaba SA forma a palavra SAPATO e assim sucessivamente.
  • Organize a turma para o jogo (dupla contra dupla), de modo que os alunos que já leem fluentemente possam estar distribuídos nas duplas e ajudem os colegas com hipótese não alfabética.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Proponha um jogo com fichas de palavras.
  • Explique as regras do jogo: cada grupo formado por duas duplas recebe quinze fichas de palavras. As duplas devem embaralhar as fichas e colocá-las no centro da mesa com as palavras viradas para baixo. Em seguida, as duplas disputam "par ou ímpar" (ou outra estratégia de preferência) para definir qual dupla iniciará o jogo. A dupla que vencer a disputa, inicia o jogo desvirando a primeira palavra e, com base nessa palavra, cria uma nova palavra, excluindo, acrescentando ou substituindo alguma de suas sílabas (inicial, medial ou final). Depois, a outra dupla também cria uma nova palavra alterando alguma sílaba da mesma palavra desvirada. Desse modo, as duplas vão revezando até esgotarem todas as possibilidades de criação de novas palavras com aquela ficha sorteada. Cada dupla deve registrar suas palavras no caderno e não podem escrever a mesma palavra que a outra dupla já escreveu. No final do tempo estipulado para o jogo, a dupla que tiver criado mais palavras, vence. Observação: haverá uma dupla vencedora em cada grupo (dupla contra dupla).
  • Entregue as fichas de palavras para as duplas e peça que embaralhem e coloquem as palavras viradas para baixo no centro da mesa.
  • Oriente que as duplas disputem "par ou ímpar" (ou outra estratégia de preferência) para definir qual dupla iniciará o jogo.
  • Solicite que os alunos anotem todas as palavras criadas no caderno, construindo, assim, uma lista de palavras.
  • Determine a duração do jogo. Caso os alunos não criem palavras com todas as fichas, não há problema, pois a quantidade maior de fichas é apenas para haver uma variedade, e caso os alunos tenham dificuldade com algumas palavras, tenham outras opções.
  • Circule pela sala, observando as discussões entre as duplas e fazendo intervenções (ou dando algumas pistas) caso alguma dupla não esteja conseguindo visualizar possibilidade de novas palavras. Uma sugestão para ajudar os alunos que estiverem com dificuldade é solicitar que coloquem o dedo sobre alguma sílaba para que já visualizem uma nova palavra ou tenham ideia de sílaba a ser acrescentada no trecho da palavra que ficou visível.
  • Observe o desempenho dos alunos durante a atividade e faça anotações que possam lhe ajudar a analisar os avanços e as dificuldades de cada criança, descobrir quais os agrupamentos que trabalharam bem em parceria e quais agrupamentos precisarão ser reorganizados em outras aulas/atividades.

Materiais complementares: Sugerimos que você utilize palavras pertencentes ao mesmo campo semântico. Clique aqui para acessar um modelo de fichas de palavras. Clique aqui para acessar as sugestões de palavras que podem ser criadas. Caso queira pesquisar outras possibilidades de criação de novas palavras, acesse o site Palavras.net, disponível em: https://www.palavras.net/. Acesso em: 26 de setembro de 2018.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Convide algumas crianças para escrever as palavras formadas no quadro e explicar para a turma qual foi a estratégia utilizada: exclusão, substituição ou adição de sílabas iniciais, mediais ou finais.
  • Peça que as outras crianças observem se na sua lista tem outras palavras que não foram apresentadas. Caso tenha, elas podem socializar.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender que alterando a sílaba inicial, medial ou final de uma palavra é possível criar novas palavras.

Observação: Apesar da habilidade não prever o acréscimo de sílabas para criar novas palavras, entendemos que a criança ao realizar essa tarefa também está operando com a mesma unidade fonológica - a sílaba.

Materiais necessários: Fichas de palavras, lápis, borracha e caderno.

Dificuldades antecipadas: Os alunos recém alfabéticos ou silábicos alfabéticos poderão ter mais dificuldade para substituir as sílabas mediais. Poderão, também,criar palavras que não existem ou não conseguirem visualizar outra palavra ao acrescentar, substituir ou remover sílabas iniciais, mediais ou finais, mesmo existindo a possibilidade de formar uma nova palavra.

Referências sobre o assunto:

Estrutura Silábica do Glossário Ceale. Disponível em:<http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/estrutura-silabica>. Acesso em 25 de setembro de 2018.

MORAIS.;A.G.; Sistema de escrita alfabética.São Paulo: Editora Melhoramentos,2012.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente o tema da aula aos alunos, explicando que nesta aula eles irão brincar com as palavras. A brincadeira será um jogo no qual o desafio envolve descobrir novas palavras. Propostas envolvendo jogos, costumam motivar os alunos, pois eles podem usar seus conhecimentos por meio de uma situação lúdica.

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Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta aos alunos: Na aula de hoje, iremos brincar com um jogo de palavras para criarmos novas palavras, mas antes, vamos lembrar como podemos formar novas palavras modificando algumas sílabas.
  • Questione: Quem pode dar um exemplo de uma palavra que quando retiramos uma sílaba forma outra palavra? É possível criar uma nova palavra substituindo uma ou mais sílabas? Quem pode citar um exemplo? Alguém conhece uma palavra que ao acrescentarmos uma sílaba forma uma nova palavra?

Espera-se que os alunos utilizem palavras de referência que já foram exploradas em outros momentos, respondendo por exemplo que com a palavra CAVALO podemos ter CALO e CAVA se retirarmos uma sílaba; CAMELO e CAVACO se substituirmos uma sílaba e podem sugerir a palavra CACO, que se acrescentada uma sílaba forma MACACO.

  • Anote os exemplos no quadro. Caso os alunos tenham dificuldade para citar os exemplos, você pode ajudá-los com algumas ideias. Por exemplo, a palavra GATO, substituindo a sílaba TO pela sílaba LO forma a palavra GALO, ou substituindo a sílaba GA pela sílaba RA forma a palavra RATO. A palavra GALINHA, excluindo a sílaba GA forma a palavra LINHA; MACACO, excluindo a sílaba MA forma a palavra CACO; JACARÉ, excluindo a sílaba RÉ forma a palavra JACA. COBRA, acrescentando a sílaba DOR forma a palavra COBRADOR; PATO, acrescentando a sílaba SA forma a palavra SAPATO e assim sucessivamente.
  • Organize a turma para o jogo (dupla contra dupla), de modo que os alunos que já leem fluentemente possam estar distribuídos nas duplas e ajudem os colegas com hipótese não alfabética.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Proponha um jogo com fichas de palavras.
  • Explique as regras do jogo: cada grupo formado por duas duplas recebe quinze fichas de palavras. As duplas devem embaralhar as fichas e colocá-las no centro da mesa com as palavras viradas para baixo. Em seguida, as duplas disputam "par ou ímpar" (ou outra estratégia de preferência) para definir qual dupla iniciará o jogo. A dupla que vencer a disputa, inicia o jogo desvirando a primeira palavra e, com base nessa palavra, cria uma nova palavra, excluindo, acrescentando ou substituindo alguma de suas sílabas (inicial, medial ou final). Depois, a outra dupla também cria uma nova palavra alterando alguma sílaba da mesma palavra desvirada. Desse modo, as duplas vão revezando até esgotarem todas as possibilidades de criação de novas palavras com aquela ficha sorteada. Cada dupla deve registrar suas palavras no caderno e não podem escrever a mesma palavra que a outra dupla já escreveu. No final do tempo estipulado para o jogo, a dupla que tiver criado mais palavras, vence. Observação: haverá uma dupla vencedora em cada grupo (dupla contra dupla).
  • Entregue as fichas de palavras para as duplas e peça que embaralhem e coloquem as palavras viradas para baixo no centro da mesa.
  • Oriente que as duplas disputem "par ou ímpar" (ou outra estratégia de preferência) para definir qual dupla iniciará o jogo.
  • Solicite que os alunos anotem todas as palavras criadas no caderno, construindo, assim, uma lista de palavras.
  • Determine a duração do jogo. Caso os alunos não criem palavras com todas as fichas, não há problema, pois a quantidade maior de fichas é apenas para haver uma variedade, e caso os alunos tenham dificuldade com algumas palavras, tenham outras opções.
  • Circule pela sala, observando as discussões entre as duplas e fazendo intervenções (ou dando algumas pistas) caso alguma dupla não esteja conseguindo visualizar possibilidade de novas palavras. Uma sugestão para ajudar os alunos que estiverem com dificuldade é solicitar que coloquem o dedo sobre alguma sílaba para que já visualizem uma nova palavra ou tenham ideia de sílaba a ser acrescentada no trecho da palavra que ficou visível.
  • Observe o desempenho dos alunos durante a atividade e faça anotações que possam lhe ajudar a analisar os avanços e as dificuldades de cada criança, descobrir quais os agrupamentos que trabalharam bem em parceria e quais agrupamentos precisarão ser reorganizados em outras aulas/atividades.

Materiais complementares: Sugerimos que você utilize palavras pertencentes ao mesmo campo semântico. Clique aqui para acessar um modelo de fichas de palavras. Clique aqui para acessar as sugestões de palavras que podem ser criadas. Caso queira pesquisar outras possibilidades de criação de novas palavras, acesse o site Palavras.net, disponível em: https://www.palavras.net/. Acesso em: 26 de setembro de 2018.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Convide algumas crianças para escrever as palavras formadas no quadro e explicar para a turma qual foi a estratégia utilizada: exclusão, substituição ou adição de sílabas iniciais, mediais ou finais.
  • Peça que as outras crianças observem se na sua lista tem outras palavras que não foram apresentadas. Caso tenha, elas podem socializar.

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