15456
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Metonímia, hipérbole e antítese: vamos descobrir estas figuras de linguagem?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Ensino Fundamental sobre os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem, como metonímia, hipérbole e antítese.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosana Salvini Conrado

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Rosana Conrado
Mentor: Joseane Matias
Especialista: Silvia Albert

Título da aula: Metonímia, hipérbole e antítese: vamos descobrir estas figuras de linguagem?

Finalidade da aula: Ler pequenos textos e peças publicitárias para analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem, como metonímia, hipérbole e antítese.

Ano: 7º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Figuras de linguagem

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF67LP38

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem, como metonímia, hipérbole e antítese.

 

Materiais necessários: Será preciso ter acesso a um projetor de slides (data show) e a um reprodutor de áudio, além de um notebook. O arquivo de áudio pode ser acessado pelo site: https://www.vagalume.com.br/titas/epitafio.html

 

Dificuldades antecipadas: Pode ser que os alunos tenham mais dificuldade em identificar os exemplos de metonímia, já que ela se configura de variadas formas, no emprego de uma palavra por outra, em uma relação de proximidade. No decorrer das aulas é importante apresentar exemplos variados de uso.

 

Referências sobre o assunto:

ABREU, Antônio Suárez. A arte de argumentar: gerenciando a razão e emoção. Cotia: Ateliê Editorial, 2007.

FIORIN, José Luiz. Figuras de retórica. São Paulo: Contexto, 2014.  

SANDMANN, Antônio José. A linguagem da propaganda: linguagens especiais, morfossintaxe e semântica da propaganda, propaganda e retórica. São Paulo: Contexto, 2001.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6ª Ed. Porto Alegre: Artmed,1998.


Código: LPO7_15ATS01

(EF67LP38) Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem, como comparação, metáfora, metonímia, personificação, hipérbole, dentre outras.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas