10020
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Uma questão de lógica!

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre resolver problema de lógica, contendo dados numéricos e não numéricos. Compreender o problema, utilizando pensamento dedutivo e raciocínio lógico. Resoluções diversas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniela Pistori Tavares

 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Daniela Pistori Tavares

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação-problema.

Objetivos específicos

  • Resolver problema de lógica, contendo dados numéricos e não numéricos.
  • Compreender o texto do problema, utilizando pensamento dedutivo e raciocínio lógico para chegar à solução.
  • Utilizar e representar estratégias diversas de resolução.

Conceito-chave:

Resolução de problemas de lógica envolvendo até 3 atributos.

Recursos necessários:

  • Papel;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula. Em seguida, leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo, familiarizando os alunos com o assunto que será trabalhado durante a aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Forme grupos de até 4 crianças, dependendo do total de alunos da sala, divididos de maneira igualitária. Cada grupo deve receber um envelope contendo as figuras das meninas em cores e as fichas com as dicas.

Leia aos alunos a introdução descrita no slide e na folha ilustrada, e entregue uma cópia aos grupos. Determine um critério para decidir quem inicia o jogo. Cada criança, na sua vez, em seu grupo, vira a ficha com a dica e a lê para todos. As dicas vão ficando expostas, viradas para cima, para que todos tenham acesso e discutam sobre as descobertas e conclusões. Vence o jogo o grupo que descobrir primeiro as preferências de todas as meninas.

Materiais complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Forme grupos de até 4 crianças, dependendo do total de alunos da sala, divididos de maneira igualitária. Cada grupo deve receber um envelope contendo as figuras das meninas em cores e as fichas com as dicas.

Leia aos alunos a introdução descrita no slide e na folha ilustrada, e entregue uma cópia aos grupos. Determine um critério para decidir quem inicia o jogo. Cada criança, na sua vez, em seu grupo, vira a ficha com a dica e a lê para todos. As dicas vão ficando expostas, viradas para cima, para que todos tenham acesso e discutam sobre as descobertas e conclusões. Vence o jogo o grupo que descobrir primeiro as preferências de todas as meninas.

Materiais complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Forme grupos de até 4 crianças, dependendo do total de alunos da sala, divididos de maneira igualitária. Cada grupo deve receber um envelope contendo as figuras das meninas em cores e as fichas com as dicas.

Leia aos alunos a introdução descrita no slide e na folha ilustrada, e entregue uma cópia aos grupos. Determine um critério para decidir quem inicia o jogo. Cada criança, na sua vez, em seu grupo, vira a ficha com a dica e a lê para todos. As dicas vão ficando expostas, viradas para cima, para que todos tenham acesso e discutam sobre as descobertas e conclusões. Vence o jogo o grupo que descobrir primeiro as preferências de todas as meninas.

Materiais complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 6 ao 8)

Orientação: Este slide apresenta a introdução e ambientação da atividade. Pense em agrupamentos de até três alunos. Apresente a situação aos alunos e deixe que leiam ou realize a leitura caso tenha alunos não leitores. Promova a análise da ilustração apresentada.

Deixe que os alunos realizem a leitura ou realize a leitura do slide 7, caso tenha aluno não leitor.

Deixe que os alunos individualmente leiam as pistas, ou realize a leitura do slide 8, caso tenha aluno não leitor. Se preferir, ofereça a atividade impressa. A seguir, promova um momento de troca entre os alunos do grupo, com o objetivo de confrontar as diferentes estratégias de raciocínio. Observe os grupos e selecione os alunos com diferentes estratégias de resolução para apresentação na Discussão de soluções.

Propósito: Auxiliar os alunos na compreensão e realização da situação-problema de lógica.

Discuta com a turma:

  • O que vemos na ilustração?
  • Quantos poderiam ser os participantes da corrida em cada rodada? (Observar as raias.)
  • Observando somente esta imagem, o que podemos notar sobre os participantes da competição de corrida? (Levar os alunos a perceberem que se trata de uma corrida onde todos os alunos participam juntos, com as mesmas oportunidades, meninos, meninas e alunos com necessidades especiais, desde que não provoque constrangimentos.)
  • Geralmente as competições esportivas apresentam quantos vencedores?
  • Como eles são classificados?
  • Qual critério utilizado para a classificação dos competidores? (Estimulá-los a perceber que a classificação acontece de acordo com o rendimento dos competidores).
  • Como vocês pensaram para identificar os vencedores?
  • O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado e nas pistas?
  • Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
  • E a diferença?
  • Vocês encontraram alguma dificuldade para resolver esse problema? Qual?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Indicações de leitura para o professor:

Trabalhe com lógica de um jeito mais divertido

Problemas matemáticos sem problemas

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 6 ao 8)

Orientação: Este slide apresenta a introdução e ambientação da atividade. Pense em agrupamentos de até três alunos. Apresente a situação aos alunos e deixe que leiam ou realize a leitura caso tenha alunos não leitores. Promova a análise da ilustração apresentada.

Deixe que os alunos realizem a leitura ou realize a leitura do slide 7, caso tenha aluno não leitor.

Deixe que os alunos individualmente leiam as pistas, ou realize a leitura do slide 8, caso tenha aluno não leitor. Se preferir, ofereça a atividade impressa. A seguir, promova um momento de troca entre os alunos do grupo, com o objetivo de confrontar as diferentes estratégias de raciocínio. Observe os grupos e selecione os alunos com diferentes estratégias de resolução para apresentação na Discussão de soluções.

Propósito: Auxiliar os alunos na compreensão e realização da situação-problema de lógica.

Discuta com a turma:

  • O que vemos na ilustração?
  • Quantos poderiam ser os participantes da corrida em cada rodada? (Observar as raias.)
  • Observando somente esta imagem, o que podemos notar sobre os participantes da competição de corrida? (Levar os alunos a perceberem que se trata de uma corrida onde todos os alunos participam juntos, com as mesmas oportunidades, meninos, meninas e alunos com necessidades especiais, desde que não provoque constrangimentos.)
  • Geralmente as competições esportivas apresentam quantos vencedores?
  • Como eles são classificados?
  • Qual critério utilizado para a classificação dos competidores? (Estimulá-los a perceber que a classificação acontece de acordo com o rendimento dos competidores).
  • Como vocês pensaram para identificar os vencedores?
  • O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado e nas pistas?
  • Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
  • E a diferença?
  • Vocês encontraram alguma dificuldade para resolver esse problema? Qual?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 6 ao 8)

Orientação: Este slide apresenta a introdução e ambientação da atividade. Pense em agrupamentos de até três alunos. Apresente a situação aos alunos e deixe que leiam ou realize a leitura caso tenha alunos não leitores. Promova a análise da ilustração apresentada.

Deixe que os alunos realizem a leitura ou realize a leitura do slide 7, caso tenha aluno não leitor.

Deixe que os alunos individualmente leiam as pistas, ou realize a leitura do slide 8, caso tenha aluno não leitor. Se preferir, ofereça a atividade impressa. A seguir, promova um momento de troca entre os alunos do grupo, com o objetivo de confrontar as diferentes estratégias de raciocínio. Observe os grupos e selecione os alunos com diferentes estratégias de resolução para apresentação na Discussão de soluções.

Propósito: Auxiliar os alunos na compreensão e realização da situação-problema de lógica.

Discuta com a turma:

  • O que vemos na ilustração?
  • Quantos poderiam ser os participantes da corrida em cada rodada? (Observar as raias.)
  • Observando somente esta imagem, o que podemos notar sobre os participantes da competição de corrida? (Levar os alunos a perceberem que se trata de uma corrida onde todos os alunos participam juntos, com as mesmas oportunidades, meninos, meninas e alunos com necessidades especiais, desde que não provoque constrangimentos.)
  • Geralmente as competições esportivas apresentam quantos vencedores?
  • Como eles são classificados?
  • Qual critério utilizado para a classificação dos competidores? (Estimulá-los a perceber que a classificação acontece de acordo com o rendimento dos competidores).
  • Como vocês pensaram para identificar os vencedores?
  • O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado e nas pistas?
  • Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
  • E a diferença?
  • Vocês encontraram alguma dificuldade para resolver esse problema? Qual?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 11)

Orientação: Deixe que os alunos exponham a maneira como pensaram. Indique a autoria da resolução e valorize o que apresentaram. Caso algum aluno tenha errado, estimule-o a repensar, não o deixando em situação vexatória.

Propósito: Compartilhar as diferentes estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para identificar os vencedores?
  • O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado e nas pistas?
  • Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
  • E a diferença?
  • Vocês encontraram alguma dificuldade para resolver esse problema? Qual?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 11)

Orientação: Deixe que os alunos exponham a maneira como pensaram. Indique a autoria da resolução e valorize o que apresentaram. Caso algum aluno tenha errado, estimule-o a repensar, não o deixando em situação vexatória.

Propósito: Compartilhar as diferentes estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para identificar os vencedores?
  • O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado e nas pistas?
  • Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
  • E a diferença?
  • Vocês encontraram alguma dificuldade para resolver esse problema? Qual?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 11)

Orientação: Deixe que os alunos exponham a maneira como pensaram. Indique a autoria da resolução e valorize o que apresentaram. Caso algum aluno tenha errado, estimule-o a repensar, não o deixando em situação vexatória.

Propósito: Compartilhar as diferentes estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para identificar os vencedores?
  • O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado e nas pistas?
  • Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
  • E a diferença?
  • Vocês encontraram alguma dificuldade para resolver esse problema? Qual?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos o conceito trabalhado, realizando a leitura do slide para conclusão da atividade de acordo com o slide de encerramento a seguir.

Propósito: Enfatizar os conteúdos tratados e conhecimentos adquiridos na aula.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Leia aos alunos a pergunta proposta no slide, deixando eles refletirem e exporem suas opiniões oralmente. O objetivo é a retomada dos conceitos abordados na aula, percebendo a compreensão da turma em relação ao objetivo proposto.

Propósito: Concluir as aprendizagens da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 14 e 15)

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia desejada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Que os alunos estejam atentos às informações contidas no enunciado, sendo capazes de utilizar estratégias diversificadas para encontrar a resposta.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 14 e 15)

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia desejada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Que os alunos estejam atentos às informações contidas no enunciado, sendo capazes de utilizar estratégias diversificadas para encontrar a resposta.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula. Em seguida, leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo, familiarizando os alunos com o assunto que será trabalhado durante a aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Daniela Pistori Tavares

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação-problema.

Objetivos específicos

  • Resolver problema de lógica, contendo dados numéricos e não numéricos.
  • Compreender o texto do problema, utilizando pensamento dedutivo e raciocínio lógico para chegar à solução.
  • Utilizar e representar estratégias diversas de resolução.

Conceito-chave:

Resolução de problemas de lógica envolvendo até 3 atributos.

Recursos necessários:

  • Papel;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Forme grupos de até 4 crianças, dependendo do total de alunos da sala, divididos de maneira igualitária. Cada grupo deve receber um envelope contendo as figuras das meninas em cores e as fichas com as dicas.

Leia aos alunos a introdução descrita no slide e na folha ilustrada, e entregue uma cópia aos grupos. Determine um critério para decidir quem inicia o jogo. Cada criança, na sua vez, em seu grupo, vira a ficha com a dica e a lê para todos. As dicas vão ficando expostas, viradas para cima, para que todos tenham acesso e discutam sobre as descobertas e conclusões. Vence o jogo o grupo que descobrir primeiro as preferências de todas as meninas.

Materiais complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Forme grupos de até 4 crianças, dependendo do total de alunos da sala, divididos de maneira igualitária. Cada grupo deve receber um envelope contendo as figuras das meninas em cores e as fichas com as dicas.

Leia aos alunos a introdução descrita no slide e na folha ilustrada, e entregue uma cópia aos grupos. Determine um critério para decidir quem inicia o jogo. Cada criança, na sua vez, em seu grupo, vira a ficha com a dica e a lê para todos. As dicas vão ficando expostas, viradas para cima, para que todos tenham acesso e discutam sobre as descobertas e conclusões. Vence o jogo o grupo que descobrir primeiro as preferências de todas as meninas.

Materiais complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Forme grupos de até 4 crianças, dependendo do total de alunos da sala, divididos de maneira igualitária. Cada grupo deve receber um envelope contendo as figuras das meninas em cores e as fichas com as dicas.

Leia aos alunos a introdução descrita no slide e na folha ilustrada, e entregue uma cópia aos grupos. Determine um critério para decidir quem inicia o jogo. Cada criança, na sua vez, em seu grupo, vira a ficha com a dica e a lê para todos. As dicas vão ficando expostas, viradas para cima, para que todos tenham acesso e discutam sobre as descobertas e conclusões. Vence o jogo o grupo que descobrir primeiro as preferências de todas as meninas.

Materiais complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 6 ao 8)

Orientação: Este slide apresenta a introdução e ambientação da atividade. Pense em agrupamentos de até três alunos. Apresente a situação aos alunos e deixe que leiam ou realize a leitura caso tenha alunos não leitores. Promova a análise da ilustração apresentada.

Deixe que os alunos realizem a leitura ou realize a leitura do slide 7, caso tenha aluno não leitor.

Deixe que os alunos individualmente leiam as pistas, ou realize a leitura do slide 8, caso tenha aluno não leitor. Se preferir, ofereça a atividade impressa. A seguir, promova um momento de troca entre os alunos do grupo, com o objetivo de confrontar as diferentes estratégias de raciocínio. Observe os grupos e selecione os alunos com diferentes estratégias de resolução para apresentação na Discussão de soluções.

Propósito: Auxiliar os alunos na compreensão e realização da situação-problema de lógica.

Discuta com a turma:

  • O que vemos na ilustração?
  • Quantos poderiam ser os participantes da corrida em cada rodada? (Observar as raias.)
  • Observando somente esta imagem, o que podemos notar sobre os participantes da competição de corrida? (Levar os alunos a perceberem que se trata de uma corrida onde todos os alunos participam juntos, com as mesmas oportunidades, meninos, meninas e alunos com necessidades especiais, desde que não provoque constrangimentos.)
  • Geralmente as competições esportivas apresentam quantos vencedores?
  • Como eles são classificados?
  • Qual critério utilizado para a classificação dos competidores? (Estimulá-los a perceber que a classificação acontece de acordo com o rendimento dos competidores).
  • Como vocês pensaram para identificar os vencedores?
  • O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado e nas pistas?
  • Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
  • E a diferença?
  • Vocês encontraram alguma dificuldade para resolver esse problema? Qual?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Indicações de leitura para o professor:

Trabalhe com lógica de um jeito mais divertido

Problemas matemáticos sem problemas

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 6 ao 8)

Orientação: Este slide apresenta a introdução e ambientação da atividade. Pense em agrupamentos de até três alunos. Apresente a situação aos alunos e deixe que leiam ou realize a leitura caso tenha alunos não leitores. Promova a análise da ilustração apresentada.

Deixe que os alunos realizem a leitura ou realize a leitura do slide 7, caso tenha aluno não leitor.

Deixe que os alunos individualmente leiam as pistas, ou realize a leitura do slide 8, caso tenha aluno não leitor. Se preferir, ofereça a atividade impressa. A seguir, promova um momento de troca entre os alunos do grupo, com o objetivo de confrontar as diferentes estratégias de raciocínio. Observe os grupos e selecione os alunos com diferentes estratégias de resolução para apresentação na Discussão de soluções.

Propósito: Auxiliar os alunos na compreensão e realização da situação-problema de lógica.

Discuta com a turma:

  • O que vemos na ilustração?
  • Quantos poderiam ser os participantes da corrida em cada rodada? (Observar as raias.)
  • Observando somente esta imagem, o que podemos notar sobre os participantes da competição de corrida? (Levar os alunos a perceberem que se trata de uma corrida onde todos os alunos participam juntos, com as mesmas oportunidades, meninos, meninas e alunos com necessidades especiais, desde que não provoque constrangimentos.)
  • Geralmente as competições esportivas apresentam quantos vencedores?
  • Como eles são classificados?
  • Qual critério utilizado para a classificação dos competidores? (Estimulá-los a perceber que a classificação acontece de acordo com o rendimento dos competidores).
  • Como vocês pensaram para identificar os vencedores?
  • O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado e nas pistas?
  • Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
  • E a diferença?
  • Vocês encontraram alguma dificuldade para resolver esse problema? Qual?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 6 ao 8)

Orientação: Este slide apresenta a introdução e ambientação da atividade. Pense em agrupamentos de até três alunos. Apresente a situação aos alunos e deixe que leiam ou realize a leitura caso tenha alunos não leitores. Promova a análise da ilustração apresentada.

Deixe que os alunos realizem a leitura ou realize a leitura do slide 7, caso tenha aluno não leitor.

Deixe que os alunos individualmente leiam as pistas, ou realize a leitura do slide 8, caso tenha aluno não leitor. Se preferir, ofereça a atividade impressa. A seguir, promova um momento de troca entre os alunos do grupo, com o objetivo de confrontar as diferentes estratégias de raciocínio. Observe os grupos e selecione os alunos com diferentes estratégias de resolução para apresentação na Discussão de soluções.

Propósito: Auxiliar os alunos na compreensão e realização da situação-problema de lógica.

Discuta com a turma:

  • O que vemos na ilustração?
  • Quantos poderiam ser os participantes da corrida em cada rodada? (Observar as raias.)
  • Observando somente esta imagem, o que podemos notar sobre os participantes da competição de corrida? (Levar os alunos a perceberem que se trata de uma corrida onde todos os alunos participam juntos, com as mesmas oportunidades, meninos, meninas e alunos com necessidades especiais, desde que não provoque constrangimentos.)
  • Geralmente as competições esportivas apresentam quantos vencedores?
  • Como eles são classificados?
  • Qual critério utilizado para a classificação dos competidores? (Estimulá-los a perceber que a classificação acontece de acordo com o rendimento dos competidores).
  • Como vocês pensaram para identificar os vencedores?
  • O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado e nas pistas?
  • Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
  • E a diferença?
  • Vocês encontraram alguma dificuldade para resolver esse problema? Qual?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 11)

Orientação: Deixe que os alunos exponham a maneira como pensaram. Indique a autoria da resolução e valorize o que apresentaram. Caso algum aluno tenha errado, estimule-o a repensar, não o deixando em situação vexatória.

Propósito: Compartilhar as diferentes estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para identificar os vencedores?
  • O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado e nas pistas?
  • Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
  • E a diferença?
  • Vocês encontraram alguma dificuldade para resolver esse problema? Qual?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 11)

Orientação: Deixe que os alunos exponham a maneira como pensaram. Indique a autoria da resolução e valorize o que apresentaram. Caso algum aluno tenha errado, estimule-o a repensar, não o deixando em situação vexatória.

Propósito: Compartilhar as diferentes estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para identificar os vencedores?
  • O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado e nas pistas?
  • Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
  • E a diferença?
  • Vocês encontraram alguma dificuldade para resolver esse problema? Qual?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 11)

Orientação: Deixe que os alunos exponham a maneira como pensaram. Indique a autoria da resolução e valorize o que apresentaram. Caso algum aluno tenha errado, estimule-o a repensar, não o deixando em situação vexatória.

Propósito: Compartilhar as diferentes estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para identificar os vencedores?
  • O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado e nas pistas?
  • Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
  • E a diferença?
  • Vocês encontraram alguma dificuldade para resolver esse problema? Qual?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos o conceito trabalhado, realizando a leitura do slide para conclusão da atividade de acordo com o slide de encerramento a seguir.

Propósito: Enfatizar os conteúdos tratados e conhecimentos adquiridos na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Leia aos alunos a pergunta proposta no slide, deixando eles refletirem e exporem suas opiniões oralmente. O objetivo é a retomada dos conceitos abordados na aula, percebendo a compreensão da turma em relação ao objetivo proposto.

Propósito: Concluir as aprendizagens da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 14 e 15)

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia desejada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Que os alunos estejam atentos às informações contidas no enunciado, sendo capazes de utilizar estratégias diversificadas para encontrar a resposta.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 14 e 15)

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia desejada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Que os alunos estejam atentos às informações contidas no enunciado, sendo capazes de utilizar estratégias diversificadas para encontrar a resposta.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 3º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas, os alunos aprendem a resolver e elaborar problemas com múltiplas soluções e sem solução.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano