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Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Oralidade

Plano de aula - Realização de um debate: O código de vestuário escolar

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Fundamental sobre debate

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luiz Henrique Scalise Monteiro Campos Junior

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Luiz Henrique Scalise Monteiro Campos Junior
Mentor: Érica Silva
Especialista: Silva Albert
Título da aula: Realização de um debate: O código de vestuário escolar
Finalidade da aula: Realizar um debate entre os alunos de modo que eles se posicionem de forma coerente e organizada sobre a temática em discussão “código de vestimenta escolar”, a fim de que os alunos colaborem para a compreensão de temas de relevância para o convívio social escolar e reconheçam e respeitem os posicionamentos diversos e os trâmites do evento.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Debate
Objeto(s) do conhecimento: Participação em discussões orais de temas controversos de interesse da turma e/ou de relevância social
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCCEF69LP13

Sobre esta aula: esta é décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros Regimento Escolar e Debate no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Usar a sala de aula como cenário (carteiras e cadeiras). Se houver equipamento de áudio, pode utilizar (microfone e caixa), mas não é caso de necessidade.

Informações sobre o gênero:

[...] o debate é um evento comunicativo com, no mínimo, três polos: dois deles são ocupados por debatedores e o último, pela plateia. O pressuposto para a realização de um debate é a existência de um tema polêmico. Afinal, os debatedores vão defender pontos de vista conflitantes sobre o tema – se houver consenso prévio não há porque realizar o debate.

[...] Os exemplos vistos nos permitem, ainda, distinguir entre os dois principais tipos de debate.

Debate deliberativo – seu objetivo é deliberar, isto é, tomar uma decisão refletida sobre determinada questão. Os participantes devem apresentar e defender seus pontos de vista até chegar a um consenso. Se isso não for possível, resolve-se o impasse com uma votação. As assembleias [...] são exemplos típicos de debate deliberativo.

Debate de opinião – neste caso, não é necessário chegar a um consenso. O objetivo maior é trocar ideias e contribuir para o esclarecimento do tema. [...] Ele também está presente em debates e mesas-redondas (debates com vários participantes) promovidos em contextos acadêmicos e empresariais, bem como em programas de televisão e rádio.

Em geral, além dos debatedores e da plateia, o debate conta com um moderador, responsável por apresentar os participantes e fazer valer as regras do evento, em especial o cumprimento do tempo reservado à fala de cada um. Normalmente, após uma primeira rodada de manifestações, cada participante tem direito a uma réplica – ou seja, a oportunidade para contestar o argumento do oponente. Às vezes, há ainda uma tréplica: o participante pode responder à réplica do outro.

Fonte: GUIMARÃES, Thelma de Carvalho. Comunicação e Linguagem. São Paulo: Pearson, 2012.

Dificuldades antecipadas: os alunos podem ter dificuldade em se adequar às regras e aos parâmetros designados no que se refere ao tempo ou à postura ideal de enunciação. A fundamentação da argumentação também pode aparecer de maneira precária.

Referências sobre o assunto:

COMUNICAÇÃO ORAL: gênero debate. REVISTA NOVA ESCOLA. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wDPD7K5ovcQ>. Acesso em: 22 ago. 2018.

GUIMARÃES, Thelma de Carvalho. Comunicação e Linguagem. São Paulo: Pearson, 2012.

ROSA, Ana Amélia Calazans da . Gêneros orais na escola pública: o gênero debate na formação crítica do sujeito. Disponível em: <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/download/1074/591/>. Acesso em: 2 nov. 2018.



Código: LPO7_04SQA12

(EF69LP13) Engajar-se e contribuir com a busca de conclusões comuns relativas a problemas, temas ou questões polêmicas de interesse da turma e/ou de relevância social.


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