Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros Regimento Escolar e Debate no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Usar a sala de aula como cenário (carteiras e cadeiras). Se houver equipamento de áudio, pode utilizar (microfone e caixa), mas não é caso de necessidade.
Informações sobre o gênero:
[...] o debate é um evento comunicativo com, no mínimo, três polos: dois deles são ocupados por debatedores e o último, pela plateia. O pressuposto para a realização de um debate é a existência de um tema polêmico. Afinal, os debatedores vão defender pontos de vista conflitantes sobre o tema – se houver consenso prévio não há porque realizar o debate.
[...] Os exemplos vistos nos permitem, ainda, distinguir entre os dois principais tipos de debate.
Debate deliberativo – seu objetivo é deliberar, isto é, tomar uma decisão refletida sobre determinada questão. Os participantes devem apresentar e defender seus pontos de vista até chegar a um consenso. Se isso não for possível, resolve-se o impasse com uma votação. As assembleias [...] são exemplos típicos de debate deliberativo.
Debate de opinião – neste caso, não é necessário chegar a um consenso. O objetivo maior é trocar ideias e contribuir para o esclarecimento do tema. [...] Ele também está presente em debates e mesas-redondas (debates com vários participantes) promovidos em contextos acadêmicos e empresariais, bem como em programas de televisão e rádio.
Em geral, além dos debatedores e da plateia, o debate conta com um moderador, responsável por apresentar os participantes e fazer valer as regras do evento, em especial o cumprimento do tempo reservado à fala de cada um. Normalmente, após uma primeira rodada de manifestações, cada participante tem direito a uma réplica – ou seja, a oportunidade para contestar o argumento do oponente. Às vezes, há ainda uma tréplica: o participante pode responder à réplica do outro.
Fonte: GUIMARÃES, Thelma de Carvalho. Comunicação e Linguagem. São Paulo: Pearson, 2012.
Dificuldades antecipadas: os alunos podem ter dificuldade em se adequar às regras e aos parâmetros designados no que se refere ao tempo ou à postura ideal de enunciação. A fundamentação da argumentação também pode aparecer de maneira precária.
Referências sobre o assunto:
COMUNICAÇÃO ORAL: gênero debate. REVISTA NOVA ESCOLA. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wDPD7K5ovcQ>. Acesso em: 22 ago. 2018.
GUIMARÃES, Thelma de Carvalho. Comunicação e Linguagem. São Paulo: Pearson, 2012.
ROSA, Ana Amélia Calazans da . Gêneros orais na escola pública: o gênero debate na formação crítica do sujeito. Disponível em: <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/download/1074/591/>. Acesso em: 2 nov. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Antes de iniciar o debate, certifique-se de que a estrutura para a realização do evento está em ordem. Não há necessidade de utilizar aparatos de som e imagem. Caso seja sua opção, assegure-se do funcionamento efetivo desse recurso.
- Embora a própria sala de aula seja ambiente propício para a distribuição dos alunos, os debatedores, há a necessidade de se estabelecer espaço adequado para a plateia e para o professor-mediador.
- Apresente o tema da aula, que diz respeito ao que farão neste momento: a turma desenvolverá o debate. Caso tenha desenvolvido as aulas anteriores deste módulo (Aulas 10 e 11), peçam que recuperem o planejamento feito. Se esta é a primeira aula, reserve um momento para a apresentação do mote de discussão e para a seleção dos argumentos e elaboração do posicionamento dos alunos.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Retome o mote da discussão: “O diretor da escola recebeu, em uma reunião de pais, uma indicação de que a instituição deveria adotar a obrigatoriedade no uso do uniforme por parte dos alunos. O diretor, então, decidiu levar aos educandos a proposta e disse que em breve um debate seria realizado para averiguar a decisão da comunidade escolar sobre: Cobrar ou não o uso obrigatório de uniformes, pelos alunos, na escola.”
- Explique que a plateia - formada pela coordenação e/ou direção da escola - está ali para apreciar a visão dos alunos sobre a proposição e fará considerações no final sobre o que ouviu.
- Oriente a plateia sobre como proceder ao final, quando receber a palavra. Explique que um ou mais integrantes deverão analisar, de maneira geral, os seguintes aspectos: o comportamento dos alunos perante uma plateia, a forma como eles apresentaram seus argumentos (postura e retórica) e a capacidade de desenvolvê-los. É importante, ainda, que haja uma fala para fechar o processo, como: “As opiniões de todos foram ouvidas e serão analisadas para que cheguemos a uma decisão democrática e justa sobre o caso”. O trecho anterior é apenas uma sugestão.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Antes de propiciar aos alunos seu momento de opinião, lembre a todos as regras básicas para o bom funcionamento do evento.
- Não atacar nenhum outro aluno. O debate proposto aqui é um momento de partilha de opiniões, não há nele espaço para conflitos pessoais ou ideológicos.
- O tempo estabelecido para a exposição argumentativa das opiniões deve ser respeitado. Caso contrário, o mediador deverá interromper a fala e permitir que o próximo debatedor inicie sua exposição.
- Nenhum debatedor poderá fazer comentários sobre a fala de outro.
- Os debatedores precisam fazer silêncio quando não for seu momento de falar.
- Inicie a apresentação dos debatedores. Sugestão: chame cada nome individualmente. Isso personifica a atividade e atribui ao aluno maior senso de pertencimento ao debate.
- Exponha o critério utilizado para definir a ordem em que os debatedores se apresentarão. Pode ser qualquer critério: ordem alfabética, sorteio ou outro de ordem aleatória. Caso haja necessidade de preparação, como é o caso do sorteio, realize o processo previamente.
- Peça para cada debatedor iniciar sua fala dizendo sinteticamente sua opinião sobre o assunto e, logo na sequência, inicie a sua argumentação. Passe a palavra para cada um dos debatedores chamando-os pelo nome.
- Controle o tempo de apresentação de cada um dos alunos. Caso haja necessidade, pode fazer intervenções, como no caso do desrespeito a qualquer uma das regras estabelecidas, ou por outra questão que julgar necessária. Contudo, não intervenha para ajudar o aluno ou mesmo evite qualquer intromissão em sua fala. Caso haja algo que tenha sido apresentado inadequadamente ou mesmo informação distorcida, faça a observação no final do debate.
- Durante a exposição de cada aluno, faça registro dos aspectos de sua apresentação como consta no arquivo disponibilizado nos materiais complementares logo abaixo.
- Após o último aluno expor suas opiniões, declare encerrado esse momento do debate.
- Passe a palavra para a plateia e peça para que algum dos presentes faça uma consideração geral levando em conta pelo menos três aspectos: o comportamento dos alunos perante uma plateia, a forma como eles apresentaram seus argumentos (postura e retórica) e a capacidade de desenvolvê-los.
- Assim que a plateia terminar sua considerações, dispense-a agradecendo sua participação e a consideração em ouvir os opiniões dos alunos.
Materiais complementares: o arquivo citado acima encontra-se neste link.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Finalize o evento reforçando a função social do debate, afinal, para além das questões linguísticas, nele existe o espaço ideal para a construção da interação social empática.
- Selecione três alunos e peça para que expliquem como foi ouvir a opinião dos colegas sobre o assunto em questão. Questione-os, também, sobre como foi o processo de fundamentação de suas opiniões. Qual motivo os levou a escolher os argumentos apresentados?
- Para além da aula:
- É importante frisar que o debate proporciona ainda a oportunidade de retomar, numa próxima aula, as devolutivas sobre o processo, os critérios de avaliação e a oportunidade de proporcionar autoavaliação aos alunos. Há, no arquivo disponibilizado nos materiais complementares, um guia para essa atividade, caso seja do seu interesse realizá-la.
- Na atividade de devolutiva, ainda, é importante comparar a análise feita pelo professor com a análise do aluno. Quando a avaliação do professor for regular ou ruim, peça para que o educando elabore um relatório expondo por que acredita ter recebido aquela avaliação e como proceder para melhorá-la.
Materiais complementares: o arquivo citado acima encontra-se neste link.