15016
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Oralidade

Plano de aula - Realização de um debate: O código de vestuário escolar

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Fundamental sobre debate

Plano 12 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luiz Henrique Scalise Monteiro Campos Junior

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros Regimento Escolar e Debate no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Usar a sala de aula como cenário (carteiras e cadeiras). Se houver equipamento de áudio, pode utilizar (microfone e caixa), mas não é caso de necessidade.

Informações sobre o gênero:

[...] o debate é um evento comunicativo com, no mínimo, três polos: dois deles são ocupados por debatedores e o último, pela plateia. O pressuposto para a realização de um debate é a existência de um tema polêmico. Afinal, os debatedores vão defender pontos de vista conflitantes sobre o tema – se houver consenso prévio não há porque realizar o debate.

[...] Os exemplos vistos nos permitem, ainda, distinguir entre os dois principais tipos de debate.

Debate deliberativo – seu objetivo é deliberar, isto é, tomar uma decisão refletida sobre determinada questão. Os participantes devem apresentar e defender seus pontos de vista até chegar a um consenso. Se isso não for possível, resolve-se o impasse com uma votação. As assembleias [...] são exemplos típicos de debate deliberativo.

Debate de opinião – neste caso, não é necessário chegar a um consenso. O objetivo maior é trocar ideias e contribuir para o esclarecimento do tema. [...] Ele também está presente em debates e mesas-redondas (debates com vários participantes) promovidos em contextos acadêmicos e empresariais, bem como em programas de televisão e rádio.

Em geral, além dos debatedores e da plateia, o debate conta com um moderador, responsável por apresentar os participantes e fazer valer as regras do evento, em especial o cumprimento do tempo reservado à fala de cada um. Normalmente, após uma primeira rodada de manifestações, cada participante tem direito a uma réplica – ou seja, a oportunidade para contestar o argumento do oponente. Às vezes, há ainda uma tréplica: o participante pode responder à réplica do outro.

Fonte: GUIMARÃES, Thelma de Carvalho. Comunicação e Linguagem. São Paulo: Pearson, 2012.

Dificuldades antecipadas: os alunos podem ter dificuldade em se adequar às regras e aos parâmetros designados no que se refere ao tempo ou à postura ideal de enunciação. A fundamentação da argumentação também pode aparecer de maneira precária.

Referências sobre o assunto:

COMUNICAÇÃO ORAL: gênero debate. REVISTA NOVA ESCOLA. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wDPD7K5ovcQ>. Acesso em: 22 ago. 2018.

GUIMARÃES, Thelma de Carvalho. Comunicação e Linguagem. São Paulo: Pearson, 2012.

ROSA, Ana Amélia Calazans da . Gêneros orais na escola pública: o gênero debate na formação crítica do sujeito. Disponível em: <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/download/1074/591/>. Acesso em: 2 nov. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Antes de iniciar o debate, certifique-se de que a estrutura para a realização do evento está em ordem. Não há necessidade de utilizar aparatos de som e imagem. Caso seja sua opção, assegure-se do funcionamento efetivo desse recurso.
  • Embora a própria sala de aula seja ambiente propício para a distribuição dos alunos, os debatedores, há a necessidade de se estabelecer espaço adequado para a plateia e para o professor-mediador.
  • Apresente o tema da aula, que diz respeito ao que farão neste momento: a turma desenvolverá o debate. Caso tenha desenvolvido as aulas anteriores deste módulo (Aulas 10 e 11), peçam que recuperem o planejamento feito. Se esta é a primeira aula, reserve um momento para a apresentação do mote de discussão e para a seleção dos argumentos e elaboração do posicionamento dos alunos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Retome o mote da discussão: “O diretor da escola recebeu, em uma reunião de pais, uma indicação de que a instituição deveria adotar a obrigatoriedade no uso do uniforme por parte dos alunos. O diretor, então, decidiu levar aos educandos a proposta e disse que em breve um debate seria realizado para averiguar a decisão da comunidade escolar sobre: Cobrar ou não o uso obrigatório de uniformes, pelos alunos, na escola.”
  • Explique que a plateia - formada pela coordenação e/ou direção da escola - está ali para apreciar a visão dos alunos sobre a proposição e fará considerações no final sobre o que ouviu.
  • Oriente a plateia sobre como proceder ao final, quando receber a palavra. Explique que um ou mais integrantes deverão analisar, de maneira geral, os seguintes aspectos: o comportamento dos alunos perante uma plateia, a forma como eles apresentaram seus argumentos (postura e retórica) e a capacidade de desenvolvê-los. É importante, ainda, que haja uma fala para fechar o processo, como: “As opiniões de todos foram ouvidas e serão analisadas para que cheguemos a uma decisão democrática e justa sobre o caso”. O trecho anterior é apenas uma sugestão.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Antes de propiciar aos alunos seu momento de opinião, lembre a todos as regras básicas para o bom funcionamento do evento.
  • Não atacar nenhum outro aluno. O debate proposto aqui é um momento de partilha de opiniões, não há nele espaço para conflitos pessoais ou ideológicos.
  • O tempo estabelecido para a exposição argumentativa das opiniões deve ser respeitado. Caso contrário, o mediador deverá interromper a fala e permitir que o próximo debatedor inicie sua exposição.
  • Nenhum debatedor poderá fazer comentários sobre a fala de outro.
  • Os debatedores precisam fazer silêncio quando não for seu momento de falar.
  • Inicie a apresentação dos debatedores. Sugestão: chame cada nome individualmente. Isso personifica a atividade e atribui ao aluno maior senso de pertencimento ao debate.
  • Exponha o critério utilizado para definir a ordem em que os debatedores se apresentarão. Pode ser qualquer critério: ordem alfabética, sorteio ou outro de ordem aleatória. Caso haja necessidade de preparação, como é o caso do sorteio, realize o processo previamente.
  • Peça para cada debatedor iniciar sua fala dizendo sinteticamente sua opinião sobre o assunto e, logo na sequência, inicie a sua argumentação. Passe a palavra para cada um dos debatedores chamando-os pelo nome.
  • Controle o tempo de apresentação de cada um dos alunos. Caso haja necessidade, pode fazer intervenções, como no caso do desrespeito a qualquer uma das regras estabelecidas, ou por outra questão que julgar necessária. Contudo, não intervenha para ajudar o aluno ou mesmo evite qualquer intromissão em sua fala. Caso haja algo que tenha sido apresentado inadequadamente ou mesmo informação distorcida, faça a observação no final do debate.
  • Durante a exposição de cada aluno, faça registro dos aspectos de sua apresentação como consta no arquivo disponibilizado nos materiais complementares logo abaixo.
  • Após o último aluno expor suas opiniões, declare encerrado esse momento do debate.
  • Passe a palavra para a plateia e peça para que algum dos presentes faça uma consideração geral levando em conta pelo menos três aspectos: o comportamento dos alunos perante uma plateia, a forma como eles apresentaram seus argumentos (postura e retórica) e a capacidade de desenvolvê-los.
  • Assim que a plateia terminar sua considerações, dispense-a agradecendo sua participação e a consideração em ouvir os opiniões dos alunos.

Materiais complementares: o arquivo citado acima encontra-se neste link.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Finalize o evento reforçando a função social do debate, afinal, para além das questões linguísticas, nele existe o espaço ideal para a construção da interação social empática.
  • Selecione três alunos e peça para que expliquem como foi ouvir a opinião dos colegas sobre o assunto em questão. Questione-os, também, sobre como foi o processo de fundamentação de suas opiniões. Qual motivo os levou a escolher os argumentos apresentados?
  • Para além da aula:
  • É importante frisar que o debate proporciona ainda a oportunidade de retomar, numa próxima aula, as devolutivas sobre o processo, os critérios de avaliação e a oportunidade de proporcionar autoavaliação aos alunos. Há, no arquivo disponibilizado nos materiais complementares, um guia para essa atividade, caso seja do seu interesse realizá-la.
  • Na atividade de devolutiva, ainda, é importante comparar a análise feita pelo professor com a análise do aluno. Quando a avaliação do professor for regular ou ruim, peça para que o educando elabore um relatório expondo por que acredita ter recebido aquela avaliação e como proceder para melhorá-la.

Materiais complementares: o arquivo citado acima encontra-se neste link.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros Regimento Escolar e Debate no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Usar a sala de aula como cenário (carteiras e cadeiras). Se houver equipamento de áudio, pode utilizar (microfone e caixa), mas não é caso de necessidade.

Informações sobre o gênero:

[...] o debate é um evento comunicativo com, no mínimo, três polos: dois deles são ocupados por debatedores e o último, pela plateia. O pressuposto para a realização de um debate é a existência de um tema polêmico. Afinal, os debatedores vão defender pontos de vista conflitantes sobre o tema – se houver consenso prévio não há porque realizar o debate.

[...] Os exemplos vistos nos permitem, ainda, distinguir entre os dois principais tipos de debate.

Debate deliberativo – seu objetivo é deliberar, isto é, tomar uma decisão refletida sobre determinada questão. Os participantes devem apresentar e defender seus pontos de vista até chegar a um consenso. Se isso não for possível, resolve-se o impasse com uma votação. As assembleias [...] são exemplos típicos de debate deliberativo.

Debate de opinião – neste caso, não é necessário chegar a um consenso. O objetivo maior é trocar ideias e contribuir para o esclarecimento do tema. [...] Ele também está presente em debates e mesas-redondas (debates com vários participantes) promovidos em contextos acadêmicos e empresariais, bem como em programas de televisão e rádio.

Em geral, além dos debatedores e da plateia, o debate conta com um moderador, responsável por apresentar os participantes e fazer valer as regras do evento, em especial o cumprimento do tempo reservado à fala de cada um. Normalmente, após uma primeira rodada de manifestações, cada participante tem direito a uma réplica – ou seja, a oportunidade para contestar o argumento do oponente. Às vezes, há ainda uma tréplica: o participante pode responder à réplica do outro.

Fonte: GUIMARÃES, Thelma de Carvalho. Comunicação e Linguagem. São Paulo: Pearson, 2012.

Dificuldades antecipadas: os alunos podem ter dificuldade em se adequar às regras e aos parâmetros designados no que se refere ao tempo ou à postura ideal de enunciação. A fundamentação da argumentação também pode aparecer de maneira precária.

Referências sobre o assunto:

COMUNICAÇÃO ORAL: gênero debate. REVISTA NOVA ESCOLA. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wDPD7K5ovcQ>. Acesso em: 22 ago. 2018.

GUIMARÃES, Thelma de Carvalho. Comunicação e Linguagem. São Paulo: Pearson, 2012.

ROSA, Ana Amélia Calazans da . Gêneros orais na escola pública: o gênero debate na formação crítica do sujeito. Disponível em: <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/download/1074/591/>. Acesso em: 2 nov. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Antes de iniciar o debate, certifique-se de que a estrutura para a realização do evento está em ordem. Não há necessidade de utilizar aparatos de som e imagem. Caso seja sua opção, assegure-se do funcionamento efetivo desse recurso.
  • Embora a própria sala de aula seja ambiente propício para a distribuição dos alunos, os debatedores, há a necessidade de se estabelecer espaço adequado para a plateia e para o professor-mediador.
  • Apresente o tema da aula, que diz respeito ao que farão neste momento: a turma desenvolverá o debate. Caso tenha desenvolvido as aulas anteriores deste módulo (Aulas 10 e 11), peçam que recuperem o planejamento feito. Se esta é a primeira aula, reserve um momento para a apresentação do mote de discussão e para a seleção dos argumentos e elaboração do posicionamento dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Retome o mote da discussão: “O diretor da escola recebeu, em uma reunião de pais, uma indicação de que a instituição deveria adotar a obrigatoriedade no uso do uniforme por parte dos alunos. O diretor, então, decidiu levar aos educandos a proposta e disse que em breve um debate seria realizado para averiguar a decisão da comunidade escolar sobre: Cobrar ou não o uso obrigatório de uniformes, pelos alunos, na escola.”
  • Explique que a plateia - formada pela coordenação e/ou direção da escola - está ali para apreciar a visão dos alunos sobre a proposição e fará considerações no final sobre o que ouviu.
  • Oriente a plateia sobre como proceder ao final, quando receber a palavra. Explique que um ou mais integrantes deverão analisar, de maneira geral, os seguintes aspectos: o comportamento dos alunos perante uma plateia, a forma como eles apresentaram seus argumentos (postura e retórica) e a capacidade de desenvolvê-los. É importante, ainda, que haja uma fala para fechar o processo, como: “As opiniões de todos foram ouvidas e serão analisadas para que cheguemos a uma decisão democrática e justa sobre o caso”. O trecho anterior é apenas uma sugestão.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Antes de propiciar aos alunos seu momento de opinião, lembre a todos as regras básicas para o bom funcionamento do evento.
  • Não atacar nenhum outro aluno. O debate proposto aqui é um momento de partilha de opiniões, não há nele espaço para conflitos pessoais ou ideológicos.
  • O tempo estabelecido para a exposição argumentativa das opiniões deve ser respeitado. Caso contrário, o mediador deverá interromper a fala e permitir que o próximo debatedor inicie sua exposição.
  • Nenhum debatedor poderá fazer comentários sobre a fala de outro.
  • Os debatedores precisam fazer silêncio quando não for seu momento de falar.
  • Inicie a apresentação dos debatedores. Sugestão: chame cada nome individualmente. Isso personifica a atividade e atribui ao aluno maior senso de pertencimento ao debate.
  • Exponha o critério utilizado para definir a ordem em que os debatedores se apresentarão. Pode ser qualquer critério: ordem alfabética, sorteio ou outro de ordem aleatória. Caso haja necessidade de preparação, como é o caso do sorteio, realize o processo previamente.
  • Peça para cada debatedor iniciar sua fala dizendo sinteticamente sua opinião sobre o assunto e, logo na sequência, inicie a sua argumentação. Passe a palavra para cada um dos debatedores chamando-os pelo nome.
  • Controle o tempo de apresentação de cada um dos alunos. Caso haja necessidade, pode fazer intervenções, como no caso do desrespeito a qualquer uma das regras estabelecidas, ou por outra questão que julgar necessária. Contudo, não intervenha para ajudar o aluno ou mesmo evite qualquer intromissão em sua fala. Caso haja algo que tenha sido apresentado inadequadamente ou mesmo informação distorcida, faça a observação no final do debate.
  • Durante a exposição de cada aluno, faça registro dos aspectos de sua apresentação como consta no arquivo disponibilizado nos materiais complementares logo abaixo.
  • Após o último aluno expor suas opiniões, declare encerrado esse momento do debate.
  • Passe a palavra para a plateia e peça para que algum dos presentes faça uma consideração geral levando em conta pelo menos três aspectos: o comportamento dos alunos perante uma plateia, a forma como eles apresentaram seus argumentos (postura e retórica) e a capacidade de desenvolvê-los.
  • Assim que a plateia terminar sua considerações, dispense-a agradecendo sua participação e a consideração em ouvir os opiniões dos alunos.

Materiais complementares: o arquivo citado acima encontra-se neste link.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Finalize o evento reforçando a função social do debate, afinal, para além das questões linguísticas, nele existe o espaço ideal para a construção da interação social empática.
  • Selecione três alunos e peça para que expliquem como foi ouvir a opinião dos colegas sobre o assunto em questão. Questione-os, também, sobre como foi o processo de fundamentação de suas opiniões. Qual motivo os levou a escolher os argumentos apresentados?
  • Para além da aula:
  • É importante frisar que o debate proporciona ainda a oportunidade de retomar, numa próxima aula, as devolutivas sobre o processo, os critérios de avaliação e a oportunidade de proporcionar autoavaliação aos alunos. Há, no arquivo disponibilizado nos materiais complementares, um guia para essa atividade, caso seja do seu interesse realizá-la.
  • Na atividade de devolutiva, ainda, é importante comparar a análise feita pelo professor com a análise do aluno. Quando a avaliação do professor for regular ou ruim, peça para que o educando elabore um relatório expondo por que acredita ter recebido aquela avaliação e como proceder para melhorá-la.

Materiais complementares: o arquivo citado acima encontra-se neste link.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano