14859
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Retratos do cotidiano

Nesta atividade, as crianças irão apreciar e tirar fotografias que focam nas expressões das pessoas fotografadas.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Josiane Souza do Porto

Apresente a proposta
Envie, por Whatsapp ou outra plataforma de comunicação com as famílias, algumas imagens do fotógrafo Adrian McDonald (disponível aqui), e conte algumas curiosidades sobre ele e sobre suas fotos. Diga que a fotografia pode capturar uma expressão e nos transmitir uma sensação de alegria, surpresa, tristeza etc., e que as fotos de Adrian McDonald têm esse propósito. Ao final, faça o convite: “E se fotografássemos nosso cotidiano e as expressões de nosso familiares?” Compartilhe a ideia de que experimentem o papel de fotógrafos, capturando retratos do cotidiano familiar.

Adaptações necessárias
As famílias serão convidadas a apreciar e tirar fotografias que foquem nas expressões faciais. Compartilhe imagens do fotógrafo Adrian McDonald e sugira que, após apreciarem o trabalho, possam se divertir juntos, fotografando as expressões dos membros da família.

Sugira às famílias
Convide as famílias a apreciar as imagens compartilhadas por você, atentando-se às surpresas e curiosidades que emergem das crianças durante essa apreciação. Sugira que conversem sobre a intenção do fotógrafo ao fazer as imagens, como a de evidenciar as expressões subjetivas dos sujeitos fotografados ou o contexto em que estão inseridos. Proponha que acolham as ideias das crianças, expressas em seus comentários, e façam o convite para que elas tirem fotografias do cotidiano, refletindo com elas que espaços poderão ser usados para fotografar e em que momento do cotidiano da família farão as imagens. Por exemplo: as sensações que provocam o sabor de um alimento na hora da refeição, a alegria durante uma brincadeira, a água fria em um banho de mangueira, o cheiro do perfume de uma flor ou o toque de um cobertor etc. Sugira aos pais e responsáveis que decidam junto com as crianças, durante a captura dessas imagens, que possam acolher as surpresas, curiosidades, desafios, descobertas e encantamentos que emergem das crianças, e que, ao final, possam escolher as fotos mais interessantes ou que melhor representam as expressões cotidianas da família.

Para compartilhar com o grupo
Sugira que as famílias possam compartilhar de duas a três fotos com todo o grupo. Você pode agrupá-las em um álbum digital e compartilhá-lo via Apresentações Google (disponível aqui) ou por Whatsapp. É possível ainda que, no retorno à escola, vocês façam uma curadoria e montem uma mostra para a comunidade escolar.

Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla


Código: EDI3_11UND02

(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.

(EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses):

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas