14831
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Despertar o prazer dos bebês pelas histórias lidas

Nesta atividade, faça leituras para duplas de crianças e organizem elementos para que eles interajam com a história.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Bruna Bonfá Terra da Silva

Despertar o prazer dos bebês pelas histórias lidas

Apresente a proposta

Grave um vídeo curto lendo uma história para os bebês de um dos livros indicados no plano, usando um elemento para interagir, de acordo com o que tiver disponível em sua casa (usar meia como fantoche vestindo uma das mãos, pode ser uma boa opção). Desta forma, sua postura leitora funcionará como modelo para as famílias (diferentes entonações, expressões fisionômicas, gestos etc.). Explique que, em casa, é bastante importante que continuem lendo para o bebê e o quanto isso une e fortalece os laços afetivos. Finalize, convidando:
- Que tal fazerem uma leitura com brincadeiras como essa, tornando esse momento mais divertido e interativo com o bebê em casa?

Envie pela plataforma que tem utilizado em sua rede ou via Whatsapp.

Adaptações necessárias

Considerando o contexto familiar, sugira títulos interessantes para que as famílias possam escolher. Envie o texto, para que façam a leitura no livro digital, se não dispuserem de um exemplar físico. Oriente que usem os materiais que tiverem em casa para representar os personagens, respeitando as recomendações do isolamento social. Por exemplo, um pegador de alimentos poderia se transformar num jacaré. Convide-as a encaminhar para você um pequeno vídeo ou foto com o relato desse momento em família.

Sugira às famílias

Convide para que prepararem, juntos, o local onde será lida a história de forma acolhedora. Diga para que se acomodem de forma confortável. Oriente que convidem o bebê de forma animada, já despertando o interesse e curiosidade com perguntas sobre a história, permitindo que ele se levante para explorar o personagem, o livro e participando ativamente durante o momento da leitura. Os menores podem reagir sorrindo, mexendo as perninhas em sinal de que estão gostando. Durante a atividade, oriente que observem como o bebê reage e se expressa. Desta forma, a leitura em casa se torna um momento especial, que une o grupo familiar através de atividades divertidas e prazerosas.

Para compartilhar com o grupo

Agrupe os registros compartilhados num arquivo digital da turma, “Histórias lidas pelas famílias”, feitos durante o período de isolamento social. Socialize com todas elas usando o Apresentações Google, por exemplo, ou pela plataforma que sua rede esteja utilizando para se comunicar no momento. Ao compartilhar, mais famílias serão estimuladas a realizarem a atividade, ampliando experiências, tanto da família quanto da escola. Quando retornarem, você pode retomar a proposta com os bebês na escola, oportunizando momentos de memórias afetivas que são fundamentais para apoiar o processo de convívio escolar.

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca e Bruna Bonfá Terra da Silva


Código: EDI1_13UND04

(EI01CG03) Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.

(EI01EO01) Perceber que suas ações têm efeitos nas outras crianças e nos adultos.

(EI01EF03) Demonstrar interesse ao ouvir histórias lidas ou contadas, observando ilustrações e os movimentos de leitura do adulto-leitor (modo de segurar o portador e de virar as páginas).

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas