9977
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Geometria

Plano de aula - Planificando e identificando faces

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre • Reconhecer que os sólidos geométricos são formados pela composição de figuras planas. Distinguir um sólido geométrico ao observar as figuras planas que o formam. Associar figu

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Katiene Santos Paes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Katiene Santos Paes

Mentor: Paula Massi Reis Pires

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF05MA16 - Associar figuras espaciais a suas planificações (prismas, pirâmides, cilindros e cones) e analisar, nomear e comparar seus atributos.

Objetivos específicos

  • Reconhecer que os sólidos geométricos são formados pela composição de figuras planas.
  • Distinguir um sólido geométrico a partir da observação das figuras planas que o formam.
  • Associar figuras geométricas a suas planificações e analisar, nomear e comparar seus atributos.



Conceito-chave

Planificações de sólidos geométricos a partir do contorno de suas faces

Recursos necessários

  • Cola;
  • Tesoura;
  • Régua;
  • Fita adesiva;
  • Caixas em diferentes formatos de sólidos geométricos;
  • Lápis de cor ou canetas coloridas
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Contorno de sólidos geométricos select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Proponha que os alunos façam a observação das faces do sólido que foram obtidas, levantando hipóteses sobre qual sólido pode ser formado com essas figuras, sempre socializando com a turma para que todos possam justificar suas escolhas.

Propósito: Reconhecer que os sólidos geométricos são formados pela composição de figuras planas.

Discuta com a turma:

Por quantas faces é formado esse sólido geométrico? (5 faces)

Qual polígono aparece em cada uma de suas faces? (Aparecem três triângulos e um quadrado)

Planificando formas select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Como a atividade apresenta 9 sólidos geométricos diferentes, separe-os de três em três e divida a turma em 6 grupos, onde cada duas equipes trabalhará com o mesmo trio de sólidos. Para isso você precisará do dobro de sólidos que aparecem na questão, ou seja, 18 sólidos. (Duas equipes trabalhando com o mesmo trio de sólido é possível verificar se ambas obtiveram a mesma resposta ou não, possibilitando assim uma melhor discussão da solução).

Para a realização da atividade utilize diferentes tipos de embalagens, caixas ou objetos que se assemelham às formas ilustradas no slide ou confeccione-os com antecedência. Proponha que os alunos façam o contorno de cada uma das faces da figura espacial e pinte-as na sequência. Após finalizado, peça que desmontem as embalagens para observar suas planificações.

Compare as planificações com os desenhos obtidos e identifiquem quais figuras geométricas planas os formaram.

Propósito: Identificar figuras geométricas planas que formam uma representação de sólido, por meio de contorno de suas faces.

Discuta com a turma:

Quais figuras são obtidas ao contornar determinado sólido? (Resposta pessoal, depende de qual sólido estará sendo contornado)

As figuras obtidas nos contornos são as mesmas encontradas nas planificações dos sólidos? ( Espera-se que sim, caso a resposta seja não, o aluno pode ter deixado de contornar alguma das faces do sólido).

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Representando faces dos sólidos select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Proponha que cada grupo exponha os desenhos encontrados a partir do contorno das embalagens, caixas ou objetos utilizados e comparem os resultados obtidos com os da equipe que trabalhou com o mesmo trio de sólidos.

Feita a experimentação de desmontar os modelos de sólido, verifique se as equipes analisaram que a esfera não é passível de planificação e discuta com a turma porque não é possível planificá-la.

Solicite que expliquem quais as diferenças e semelhanças existentes entre as figuras contornadas, quais figuras geométricas planas formam cada uma delas e quais as particularidades observadas.

Propósito: Estabelecer relações entre sólidos e a representação das faces que os compõem.

Discuta com a turma:

Qual das figuras espaciais não foi possível fazer o contorno?

(A esfera por ter uma superfície curva contínua)

Quais figuras formaram o cilindro? Quais formaram o cone?

(Cilindro foi formado por dois círculos e um retângulo, já o cone foi formado por um círculo e um setor circular).

Em que o cone, o cilindro e a esfera se diferenciam das demais figuras espaciais?

O cone, o cilindro e a esfera são corpos redondos, o que os diferenciam das demais formas. Possuem superfícies curvas e arredondadas.

Representando faces dos sólidos select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Proponha que cada grupo exponha os desenhos encontrados a partir do contorno das embalagens, caixas ou objetos utilizados e comparem os resultados obtidos com os da equipe que trabalhou com o mesmo trio de sólidos.

Feita a experimentação de desmontar os modelos de sólido, verifique se as equipes analisaram que a esfera não é passível de planificação e discuta com a turma porque não é possível planificá-la.

Solicite que expliquem quais as diferenças e semelhanças existentes entre as figuras contornadas, quais figuras geométricas planas formam cada uma delas e quais as particularidades observadas.

Propósito: Estabelecer relações entre sólidos e a representação das faces que os compõem.

Discuta com a turma:

Qual das figuras espaciais não foi possível fazer o contorno?

(A esfera por ter uma superfície curva contínua)

Quais figuras formaram o cilindro? Quais formaram o cone?

(Cilindro foi formado por dois círculos e um retângulo, já o cone foi formado por um círculo e um setor circular).

Em que o cone, o cilindro e a esfera se diferenciam das demais figuras espaciais?

O cone, o cilindro e a esfera são corpos redondos, o que os diferenciam das demais formas. Possuem superfícies curvas e arredondadas.

Representando faces dos sólidos select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Proponha que cada grupo exponha os desenhos encontrados a partir do contorno das embalagens, caixas ou objetos utilizados e comparem os resultados obtidos com os da equipe que trabalhou com o mesmo trio de sólidos.

Feita a experimentação de desmontar os modelos de sólido, verifique se as equipes analisaram que a esfera não é passível de planificação e discuta com a turma porque não é possível planificá-la.

Solicite que expliquem quais as diferenças e semelhanças existentes entre as figuras contornadas, quais figuras geométricas planas formam cada uma delas e quais as particularidades observadas.

Propósito: Estabelecer relações entre sólidos e a representação das faces que os compõem.

Discuta com a turma:

Qual das figuras espaciais não foi possível fazer o contorno?

(A esfera por ter uma superfície curva contínua)

Quais figuras formaram o cilindro? Quais formaram o cone?

(Cilindro foi formado por dois círculos e um retângulo, já o cone foi formado por um círculo e um setor circular).

Em que o cone, o cilindro e a esfera se diferenciam das demais figuras espaciais?

O cone, o cilindro e a esfera são corpos redondos, o que os diferenciam das demais formas. Possuem superfícies curvas e arredondadas.

Encerramento da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Socialize com o grupo quais conhecimentos foram adquiridos na aula.

Propósito: Compartilhar os conhecimentos adquiridos na aula.

Discuta com a turma:

O que aprendemos hoje na aula? (Resposta pessoal)

Reconhecendo Planificações select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos

Orientações: Nessa atividade, as crianças poderão desenhar a planificação da caixa para construírem suas respostas.

Propósito: Determinar a planificação que constitui o modelo da caixa.

Discuta com a turma:

Que figura geométrica espacial se assemelha a caixa? (Um cubo).

Quantas faces tem o novo modelo de caixa? (6 faces)

Qual polígono se assemelha o desenho de cada face? (Quadrado)

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Katiene Santos Paes

Mentor: Paula Massi Reis Pires

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF05MA16 - Associar figuras espaciais a suas planificações (prismas, pirâmides, cilindros e cones) e analisar, nomear e comparar seus atributos.

Objetivos específicos

  • Reconhecer que os sólidos geométricos são formados pela composição de figuras planas.
  • Distinguir um sólido geométrico a partir da observação das figuras planas que o formam.
  • Associar figuras geométricas a suas planificações e analisar, nomear e comparar seus atributos.



Conceito-chave

Planificações de sólidos geométricos a partir do contorno de suas faces

Recursos necessários

  • Cola;
  • Tesoura;
  • Régua;
  • Fita adesiva;
  • Caixas em diferentes formatos de sólidos geométricos;
  • Lápis de cor ou canetas coloridas
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Proponha que os alunos façam a observação das faces do sólido que foram obtidas, levantando hipóteses sobre qual sólido pode ser formado com essas figuras, sempre socializando com a turma para que todos possam justificar suas escolhas.

Propósito: Reconhecer que os sólidos geométricos são formados pela composição de figuras planas.

Discuta com a turma:

Por quantas faces é formado esse sólido geométrico? (5 faces)

Qual polígono aparece em cada uma de suas faces? (Aparecem três triângulos e um quadrado)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Como a atividade apresenta 9 sólidos geométricos diferentes, separe-os de três em três e divida a turma em 6 grupos, onde cada duas equipes trabalhará com o mesmo trio de sólidos. Para isso você precisará do dobro de sólidos que aparecem na questão, ou seja, 18 sólidos. (Duas equipes trabalhando com o mesmo trio de sólido é possível verificar se ambas obtiveram a mesma resposta ou não, possibilitando assim uma melhor discussão da solução).

Para a realização da atividade utilize diferentes tipos de embalagens, caixas ou objetos que se assemelham às formas ilustradas no slide ou confeccione-os com antecedência. Proponha que os alunos façam o contorno de cada uma das faces da figura espacial e pinte-as na sequência. Após finalizado, peça que desmontem as embalagens para observar suas planificações.

Compare as planificações com os desenhos obtidos e identifiquem quais figuras geométricas planas os formaram.

Propósito: Identificar figuras geométricas planas que formam uma representação de sólido, por meio de contorno de suas faces.

Discuta com a turma:

Quais figuras são obtidas ao contornar determinado sólido? (Resposta pessoal, depende de qual sólido estará sendo contornado)

As figuras obtidas nos contornos são as mesmas encontradas nas planificações dos sólidos? ( Espera-se que sim, caso a resposta seja não, o aluno pode ter deixado de contornar alguma das faces do sólido).

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Proponha que cada grupo exponha os desenhos encontrados a partir do contorno das embalagens, caixas ou objetos utilizados e comparem os resultados obtidos com os da equipe que trabalhou com o mesmo trio de sólidos.

Feita a experimentação de desmontar os modelos de sólido, verifique se as equipes analisaram que a esfera não é passível de planificação e discuta com a turma porque não é possível planificá-la.

Solicite que expliquem quais as diferenças e semelhanças existentes entre as figuras contornadas, quais figuras geométricas planas formam cada uma delas e quais as particularidades observadas.

Propósito: Estabelecer relações entre sólidos e a representação das faces que os compõem.

Discuta com a turma:

Qual das figuras espaciais não foi possível fazer o contorno?

(A esfera por ter uma superfície curva contínua)

Quais figuras formaram o cilindro? Quais formaram o cone?

(Cilindro foi formado por dois círculos e um retângulo, já o cone foi formado por um círculo e um setor circular).

Em que o cone, o cilindro e a esfera se diferenciam das demais figuras espaciais?

O cone, o cilindro e a esfera são corpos redondos, o que os diferenciam das demais formas. Possuem superfícies curvas e arredondadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Proponha que cada grupo exponha os desenhos encontrados a partir do contorno das embalagens, caixas ou objetos utilizados e comparem os resultados obtidos com os da equipe que trabalhou com o mesmo trio de sólidos.

Feita a experimentação de desmontar os modelos de sólido, verifique se as equipes analisaram que a esfera não é passível de planificação e discuta com a turma porque não é possível planificá-la.

Solicite que expliquem quais as diferenças e semelhanças existentes entre as figuras contornadas, quais figuras geométricas planas formam cada uma delas e quais as particularidades observadas.

Propósito: Estabelecer relações entre sólidos e a representação das faces que os compõem.

Discuta com a turma:

Qual das figuras espaciais não foi possível fazer o contorno?

(A esfera por ter uma superfície curva contínua)

Quais figuras formaram o cilindro? Quais formaram o cone?

(Cilindro foi formado por dois círculos e um retângulo, já o cone foi formado por um círculo e um setor circular).

Em que o cone, o cilindro e a esfera se diferenciam das demais figuras espaciais?

O cone, o cilindro e a esfera são corpos redondos, o que os diferenciam das demais formas. Possuem superfícies curvas e arredondadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Proponha que cada grupo exponha os desenhos encontrados a partir do contorno das embalagens, caixas ou objetos utilizados e comparem os resultados obtidos com os da equipe que trabalhou com o mesmo trio de sólidos.

Feita a experimentação de desmontar os modelos de sólido, verifique se as equipes analisaram que a esfera não é passível de planificação e discuta com a turma porque não é possível planificá-la.

Solicite que expliquem quais as diferenças e semelhanças existentes entre as figuras contornadas, quais figuras geométricas planas formam cada uma delas e quais as particularidades observadas.

Propósito: Estabelecer relações entre sólidos e a representação das faces que os compõem.

Discuta com a turma:

Qual das figuras espaciais não foi possível fazer o contorno?

(A esfera por ter uma superfície curva contínua)

Quais figuras formaram o cilindro? Quais formaram o cone?

(Cilindro foi formado por dois círculos e um retângulo, já o cone foi formado por um círculo e um setor circular).

Em que o cone, o cilindro e a esfera se diferenciam das demais figuras espaciais?

O cone, o cilindro e a esfera são corpos redondos, o que os diferenciam das demais formas. Possuem superfícies curvas e arredondadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Socialize com o grupo quais conhecimentos foram adquiridos na aula.

Propósito: Compartilhar os conhecimentos adquiridos na aula.

Discuta com a turma:

O que aprendemos hoje na aula? (Resposta pessoal)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos

Orientações: Nessa atividade, as crianças poderão desenhar a planificação da caixa para construírem suas respostas.

Propósito: Determinar a planificação que constitui o modelo da caixa.

Discuta com a turma:

Que figura geométrica espacial se assemelha a caixa? (Um cubo).

Quantas faces tem o novo modelo de caixa? (6 faces)

Qual polígono se assemelha o desenho de cada face? (Quadrado)

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 5º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem representação de deslocamentos no plano cartesiano, Identificação de ângulos retos e não retos, Análise de figuras planas e suas propriedades, Classificação e representação de figuras não planas e Ampliação e redução de figuras poligonais.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA16 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano