Nesta atividade, proponha que as crianças briquem na terra e explorem a interação desse material com outros objetos.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fernanda Zanatta
Mentora: Keli Luca
Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião
Campos de Experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Corpo, gestos e movimentos.
Objetivos e códigos da Base
(EI01ET03) Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.
(EI01ET01) Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura).
(EI01CG03) Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.
Abordagem didática: As crianças passam boa parte do tempo muito próximas ou sobre superfícies variadas, seja sentadas, engatinhando, andando. Para os bebês, explorar essas áreas é uma oportunidade para descobrir texturas, cores, composições e temperaturas. Também para aprender mais sobre o próprio corpo, por meio do contato de pés, mãos e braços com essas superfícies. É interessante observar como eles interagem com uma superfície inédita, como a areia, por exemplo. E acrescentar um elemento novo a uma área já conhecida por eles.
Código: EDI1_30UND04
(EI01ET01) Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura).
(EI01CG03) Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.
(EI01ET03) Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes