14554
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Ampliando e modificando os substantivos com adjuntos adnominais

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre o uso dos adjuntos adnominais em uma resenha crítica.

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leandra Antoneli da Silva Franco

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer o uso dos adjuntos adnominais em uma resenha crítica.

Materiais necessários: Caderno, lápis, lápis de cor, canetinha, marca texto, computador, Data show ou Google Drive ou, caso não haja recursos tecnológicos, material impresso da resenha.

Estreia o filme “Os Jovens Titãs em Ação! Nos cinemas”. Disponível em: <https://jornaljoca.com.br/portal/estreia-o-filme-os-jovens-titas-em-acao-nos-cinemas/>. Acesso em: 17 set. 2018.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem restringir o texto a um mero resumo do filme (ou de outro produto cultural) ou não ter vocabulário variado o suficiente para expandir a crítica. Além disso, também poderão ter dificuldade em reconhecer as classes de palavras, sobretudo as que se referem ao nome.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.../BECHARA_ModernaGramaticaPortuguesa.pdf?>. Acesso em 11 out. 2018.

CRUZ, Arion de Souza. Complemento Nominal Vs. Adjunto Adnominal: uma revisão do ensino de gramática sob enfoque gerativista. Trabalho de Conclusão de Curso, UNB-DF. Brasília, 2013. Disponível em: <http://bdm.unb.br/bitstream/10483/7145/1/2013_ArionDeSouzaCruz.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Deixe claro aos alunos que todo discurso constitui-se de várias informações que são adicionadas de acordo com a intenção comunicativa do emissor em relação ao seu receptor. Por isso, os substantivos dificilmente aparecem sozinhos, a presença das outras classes gramaticais se faz fundamental para isso, como se elas fossem os “detalhes” que completassem os vários sentidos possíveis do núcleo. Um exemplo para essa situação poderia ser em relação a uma “prova” (substantivo), que dependendo dos interlocutores poderá ser “uma, duas…” (quantificativa), “fácil, difícil…” (qualificativa), “sua, minha…” (especificativa) ou ainda “a prova” (determinativa). Ou seja, colocamos efeitos “valorativos” ao discurso, tornando-o subjetivo.
  • Explique que ao usar os substantivos em um texto, estes se tornam a parte fundamental para entendimento, mas que o uso das outras classe gramaticais podem determiná-los ou indeterminá-los, numerá-los, especificá-los e qualificá-los (positiva e negativamente). Por exemplo: em sala de aula, quando o aluno comenta sobre uma tarefa (substantivo), ele pode acrescentar a este núcleo: “chata”, “cansativa”, “imensa” = adjetivos; “a(s)” (= artigo) tarefa(s); “duas/três” (= numeral) tarefas; “sua/minha” (= pronome) tarefa.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Projete ou escreva no quadro as classes gramaticais do slide destacando a do substantivo.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete ou escreva no quadro o sujeito da frase: “Os dois melhores diretores de Hollywood produziram um divertido filme: “Os Jovens Titãs em ação!”
  • Peça que os alunos façam os círculos como no slide anterior e que o preencham agora com as palavras do sujeito.
  • Ao centralizarem “diretores” (substantivo), pergunte aos alunos quais as funções das outras palavras associadas a “diretores”.

Espera-se que as respostas sejam:

“Os” determina quem são os diretores;

“dois” quantifica quantos foram os diretores;

“melhores” compara e qualifica-os entre os vários diretores existentes;

“de Hollywood” caracteriza de onde os diretores são para ressaltar sua importância, já que são da meca do cinema.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete ou escreva no quadro o predicado da frase: “Os dois melhores diretores de Hollywood produziram um divertido filme: “Os Jovens Titãs em ação!”
  • Peça que os alunos façam os círculos como no slide anterior e que o preencham agora com as palavras do predicado.
  • Ao centralizarem “filme” (substantivo), pergunte aos alunos quais as funções das outras palavras associadas a “filme”.

Espera-se que as respostas sejam:

“um” indetermina o filme, pois há vários outros;

“divertido” qualifica positivamente o filme;;

“Os Jovens Titãs em ação!” particulariza o filme ao nomeá-lo.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Mostre a frase completa do slide acima e que foram separadas anteriormente.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos a que tipo de texto pertence o título lido no slide e a imagem apresentada. Espera-se, pelo menos, que eles falem que é um texto sobre o filme “Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas”, como consta de forma explícita no título. Mas deve-se questioná-los, de maneira breve, qual é a principal intenção desse texto (“falar sobre a estreia do filme em questão), para quem ele é feito (para quem se interessa por filmes ou cinema, ou qualquer outro produto cultural); onde geralmente ele é veiculado (jornais, revistas, internet); quem o produz (alguém que conhece bem sobre o assunto, um jornalista, comentarista, expert). Ao fim, questione se alguém sabe como se chama o gênero textual que possui as características apresentadas anteriormente. Caso nenhum aluno responda, diga-lhes que é uma resenha crítica.
  • Leia o título de uma resenha publicada no site do Jornal Joca: “Estreia o filme “Os Jovens Titãs em Ação! nos cinemas”.
  • Pergunte se eles conhecem os personagens Jovens Titãs.
  • Peça que identifiquem os substantivos no título (filme, Jovens, Ação, Cinemas).
  • Questione quais substantivos tiveram palavras associadas a eles e que os modificaram de alguma forma (o filme - determina; Os Jovens - determina, Titãs - qualifica).
  • Determine que os alunos se reúnam em grupos de 4-5 integrantes para:

a) lerem a resenha;

b) identificarem com um quadrado os substantivos como núcleo da oração;

c) circularem as palavras que estão diretamente relacionadas aos substantivos e escreverem seus efeitos de sentido: determinar, indeterminar, qualificar (positiva ou negativamente), quantificar ou especificar.

Material complementar:

Estreia o filme “Os Jovens Titãs em Ação! Nos cinemas”. Disponível em: <https://jornaljoca.com.br/portal/estreia-o-filme-os-jovens-titas-em-acao-nos-cinemas/>. Acesso em: 17 set. 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Material necessário: Para impressão da atividade clique aqui.

Para gabarito da atividade clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Antes de checar as respostas da atividade, pergunte aos alunos, em linhas gerais, sem aprofundamento da questão:
  • se eles perceberam qual a intenção do texto lido (produzir uma crítica sobre um filme);
  • se eles conseguem ter a certeza de que a crítica é positiva ou negativa e por quê (positiva pela escolha vocabular: “muitas e divertidas confusões”, na última linha do penúltimo parágrafo);
  • se eles sabem o nome desse tipo de texto voltado para a análise de um produto cultural para indicá-lo ou não ao público-leitor. Caso a resposta seja negativa, fale que é função da resenha crítica, texto que é publicado na mídia para a divulgação de cultura.
  • Agora, comece a checar as etapas da atividade:
  • os substantivos encontrados;
  • os termos associados aos substantivos;
  • aqueles que modificam o significado dos substantivos;
  • esses termos modificadores indicam o quê (determinação, indeterminação, quantificação, qualificação ou especificação).
  • Tire as dúvidas à medida que surgirem e esclareça alguns pontos quando perceber alguma dificuldade por parte dos alunos.
  • Finalize reforçando que esses termos modificadores dos substantivos são denominados adjuntos adnominais.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer o uso dos adjuntos adnominais em uma resenha crítica.

Materiais necessários: Caderno, lápis, lápis de cor, canetinha, marca texto, computador, Data show ou Google Drive ou, caso não haja recursos tecnológicos, material impresso da resenha.

Estreia o filme “Os Jovens Titãs em Ação! Nos cinemas”. Disponível em: <https://jornaljoca.com.br/portal/estreia-o-filme-os-jovens-titas-em-acao-nos-cinemas/>. Acesso em: 17 set. 2018.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem restringir o texto a um mero resumo do filme (ou de outro produto cultural) ou não ter vocabulário variado o suficiente para expandir a crítica. Além disso, também poderão ter dificuldade em reconhecer as classes de palavras, sobretudo as que se referem ao nome.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.../BECHARA_ModernaGramaticaPortuguesa.pdf?>. Acesso em 11 out. 2018.

CRUZ, Arion de Souza. Complemento Nominal Vs. Adjunto Adnominal: uma revisão do ensino de gramática sob enfoque gerativista. Trabalho de Conclusão de Curso, UNB-DF. Brasília, 2013. Disponível em: <http://bdm.unb.br/bitstream/10483/7145/1/2013_ArionDeSouzaCruz.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Deixe claro aos alunos que todo discurso constitui-se de várias informações que são adicionadas de acordo com a intenção comunicativa do emissor em relação ao seu receptor. Por isso, os substantivos dificilmente aparecem sozinhos, a presença das outras classes gramaticais se faz fundamental para isso, como se elas fossem os “detalhes” que completassem os vários sentidos possíveis do núcleo. Um exemplo para essa situação poderia ser em relação a uma “prova” (substantivo), que dependendo dos interlocutores poderá ser “uma, duas…” (quantificativa), “fácil, difícil…” (qualificativa), “sua, minha…” (especificativa) ou ainda “a prova” (determinativa). Ou seja, colocamos efeitos “valorativos” ao discurso, tornando-o subjetivo.
  • Explique que ao usar os substantivos em um texto, estes se tornam a parte fundamental para entendimento, mas que o uso das outras classe gramaticais podem determiná-los ou indeterminá-los, numerá-los, especificá-los e qualificá-los (positiva e negativamente). Por exemplo: em sala de aula, quando o aluno comenta sobre uma tarefa (substantivo), ele pode acrescentar a este núcleo: “chata”, “cansativa”, “imensa” = adjetivos; “a(s)” (= artigo) tarefa(s); “duas/três” (= numeral) tarefas; “sua/minha” (= pronome) tarefa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Projete ou escreva no quadro as classes gramaticais do slide destacando a do substantivo.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete ou escreva no quadro o sujeito da frase: “Os dois melhores diretores de Hollywood produziram um divertido filme: “Os Jovens Titãs em ação!”
  • Peça que os alunos façam os círculos como no slide anterior e que o preencham agora com as palavras do sujeito.
  • Ao centralizarem “diretores” (substantivo), pergunte aos alunos quais as funções das outras palavras associadas a “diretores”.

Espera-se que as respostas sejam:

“Os” determina quem são os diretores;

“dois” quantifica quantos foram os diretores;

“melhores” compara e qualifica-os entre os vários diretores existentes;

“de Hollywood” caracteriza de onde os diretores são para ressaltar sua importância, já que são da meca do cinema.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete ou escreva no quadro o predicado da frase: “Os dois melhores diretores de Hollywood produziram um divertido filme: “Os Jovens Titãs em ação!”
  • Peça que os alunos façam os círculos como no slide anterior e que o preencham agora com as palavras do predicado.
  • Ao centralizarem “filme” (substantivo), pergunte aos alunos quais as funções das outras palavras associadas a “filme”.

Espera-se que as respostas sejam:

“um” indetermina o filme, pois há vários outros;

“divertido” qualifica positivamente o filme;;

“Os Jovens Titãs em ação!” particulariza o filme ao nomeá-lo.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Mostre a frase completa do slide acima e que foram separadas anteriormente.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos a que tipo de texto pertence o título lido no slide e a imagem apresentada. Espera-se, pelo menos, que eles falem que é um texto sobre o filme “Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas”, como consta de forma explícita no título. Mas deve-se questioná-los, de maneira breve, qual é a principal intenção desse texto (“falar sobre a estreia do filme em questão), para quem ele é feito (para quem se interessa por filmes ou cinema, ou qualquer outro produto cultural); onde geralmente ele é veiculado (jornais, revistas, internet); quem o produz (alguém que conhece bem sobre o assunto, um jornalista, comentarista, expert). Ao fim, questione se alguém sabe como se chama o gênero textual que possui as características apresentadas anteriormente. Caso nenhum aluno responda, diga-lhes que é uma resenha crítica.
  • Leia o título de uma resenha publicada no site do Jornal Joca: “Estreia o filme “Os Jovens Titãs em Ação! nos cinemas”.
  • Pergunte se eles conhecem os personagens Jovens Titãs.
  • Peça que identifiquem os substantivos no título (filme, Jovens, Ação, Cinemas).
  • Questione quais substantivos tiveram palavras associadas a eles e que os modificaram de alguma forma (o filme - determina; Os Jovens - determina, Titãs - qualifica).
  • Determine que os alunos se reúnam em grupos de 4-5 integrantes para:

a) lerem a resenha;

b) identificarem com um quadrado os substantivos como núcleo da oração;

c) circularem as palavras que estão diretamente relacionadas aos substantivos e escreverem seus efeitos de sentido: determinar, indeterminar, qualificar (positiva ou negativamente), quantificar ou especificar.

Material complementar:

Estreia o filme “Os Jovens Titãs em Ação! Nos cinemas”. Disponível em: <https://jornaljoca.com.br/portal/estreia-o-filme-os-jovens-titas-em-acao-nos-cinemas/>. Acesso em: 17 set. 2018.

Slide Plano Aula

Orientações:

Material necessário: Para impressão da atividade clique aqui.

Para gabarito da atividade clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Antes de checar as respostas da atividade, pergunte aos alunos, em linhas gerais, sem aprofundamento da questão:
  • se eles perceberam qual a intenção do texto lido (produzir uma crítica sobre um filme);
  • se eles conseguem ter a certeza de que a crítica é positiva ou negativa e por quê (positiva pela escolha vocabular: “muitas e divertidas confusões”, na última linha do penúltimo parágrafo);
  • se eles sabem o nome desse tipo de texto voltado para a análise de um produto cultural para indicá-lo ou não ao público-leitor. Caso a resposta seja negativa, fale que é função da resenha crítica, texto que é publicado na mídia para a divulgação de cultura.
  • Agora, comece a checar as etapas da atividade:
  • os substantivos encontrados;
  • os termos associados aos substantivos;
  • aqueles que modificam o significado dos substantivos;
  • esses termos modificadores indicam o quê (determinação, indeterminação, quantificação, qualificação ou especificação).
  • Tire as dúvidas à medida que surgirem e esclareça alguns pontos quando perceber alguma dificuldade por parte dos alunos.
  • Finalize reforçando que esses termos modificadores dos substantivos são denominados adjuntos adnominais.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08LP09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano