14518
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Descobrindo o soneto: sonetos de ontem e de hoje

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Ensino Fundamental sobre reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentidos provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Danielle Lima De Vasconcelos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Danielle Vasconcelos
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: Descobrindo o soneto: sonetos de ontem e de hoje

Finalidade da aula: Realizar leitura interpretativa e de fruição de sonetos de autores variados. Ter acesso a informações biográficas de autores e produzir material escrito sobre o soneto e o poeta.

Ano:9º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Soneto

Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentidos provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos.

Prática de linguagem: Leitura

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP48

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero soneto e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do Módulo de leitura.

 

Materiais necessários: Poemas e textos impressos, projetor ou quadro digital (pode ser também tablets ou um notebook), objetos ou imagens, fotografias ou figuras recortadas em EVA, cartolinas, canetas hidrográficas, colas, tesouras, caixas de papelão/leite/suco, barbante, tablets, classmates ou notebooks (caso as apresentações sejam digitais). Definir e providenciar o material com antecedência.

 

Informações sobre o gênero:  Soneto, poema de forma fixa, com 14 versos, cuja formação mais usual é 4-4-3-3 ou 4-4-4-2. Normalmente o soneto apresenta rimas, e suas sílabas poéticas são decassílabos ou versos alexandrinos.

 

Dificuldades antecipadas:

  • Dificuldade em interpretar os poemas por falta de familiaridade com a linguagem usada: peça aos alunos que anotem as palavras cujo significado não compreendem e sugira o uso do dicionário ou de um buscador online (se tiver disponível) para facilitar a interpretação do soneto. Outra possibilidade é criar um glossário com as palavras menos usuais encontradas e já compartilhar com os alunos.
  • Dificuldade em sintetizar as informações coletadas: como o trabalho é em grupo, peça que os alunos distribuam as tarefas. Cada um fica responsável por um soneto ou resumo biográfico. Oriente que é permitido  grifar partes dos textos e fazer anotações na própria folha do poema/resumo biográfico. Ao final, isso os ajudará a sintetizar as informações.

 

Referências sobre o assunto:

ALVES, José Hélder Pinheiro. Caminhos da abordagem do poema em sala de aula. Graphos. João Pessoa, v. 10, n. 1, 2008 – ISSN 1516-1536. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/viewFile/4299/3250>. Acesso em: 17 jul. 2018.

BRANDÃO, H.;  MICHELETTI, G. Teoria e prática da leitura. Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos.  Vol. 2. São Paulo: Cortez, 1997.
GERALDI, J. W. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2005.
KLEIMAN, A. Oficina da leitura: teoria & prática. Campinas, SP: Pontes, 2004.
SILVA, E.F.; DE JESUS, W.G. Como e por que trabalhar a poesia na sala de aula. Revista Graduando. Nº 2, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www2.uefs.br/dla/graduando/n2/n2.21-34.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2018.

TEIXEIRA, Madalena Telles; REIS, Maria Filomena. A Organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa.  Meta: Avaliação | Rio de Janeiro, v. 4, n. 11, p. 162-187, mai./ago. 2012. Disponível em : <http://www.adventista.edu.br/_imagens/area_academica/files/A%20organiza%C3%A7%C3%A3o%20do%20espa%C3%A7o%20em%20sala%20de%20aula.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2018.


Código: LPO9_02SQA02

(EF69LP48) Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráfico- espacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas