Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é demonstrar a função do verbo como núcleo das orações e sua importância para a transmissão de sentido. Para isto a função do verbo como núcleo será analisada em títulos de notícias, visto que este gênero é bastante significativo quando analisados o verbo utilizado e o que se transmite de informação.
Materiais necessários: Computador e projetor; envelope com cópia das imagens e texto das notícias para produção de manchetes.
Dificuldades antecipadas: Escrever títulos de notícia adequados, pois em geral os alunos escrevem títulos semelhantes àqueles encontrados em textos narrativos. Por isso, é importante ter trabalhado o gênero Notícia e suas características previamente.
Referências sobre o assunto: Antunes, Irandé. Gramática contextualizada - limpando o “pó das ideias simples”. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
Faria, Maria Alice. O jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2007. Páginas 25-28.
Ferrarezi Junior, Celso. Sintaxe para a Educação Básica. São Paulo: Contexto, 2012.
Sallorenzo, Letícia. Gramática da manipulação. Belo Horizonte: Quintal Edições, 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Informe aos alunos que eles serão redatores do jornal do bairro e deverão produzir manchetes para as notícias sugeridas.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientações:
- Retome as características do gênero Manchete/título de notícias perguntando aos estudantes as características das manchetes, onde elas aparecem, quais as funções desempenhadas por elas etc. Com base nas respostas, reforce que: os títulos/manchetes não podem ser muito longos, devem conter uma informação-chave da notícia (ou algo que se quer dar destaque) e, em geral, apresentam um verbo nocional como núcleo da oração. A escolha do verbo é fundamental para a informação que se quer transmitir.
- Pensando nisso, os alunos irão desenvolver manchetes para três notícias hipotéticas, que seriam divulgadas no jornal do bairro.
- Organize a classe em grupos de quatro alunos e entregue a cada grupo um envelope, que conterá o material para a atividade.
Materiais complementares: Professor, para que você se aprofunde no assunto análise de manchetes, sugere-se este blog do jornal GGN, de uma especialista em análise de manchetes, chamada Leticia Sallorenzo. O livro dela foi sugerido no slide inicial. Site: https://jornalggn.com.br/blogs/leticia-sallorenzo. Acesso em: 2/10/2018.
O site a seguir apresenta capas de jornal do mundo inteiro e também é uma boa sugestão de material para ilustrar a presença das manchetes e títulos: http://www.newseum.org/todaysfrontpages/?tfp_page=18. Acesso em: 8/10/2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
- Cada grupo receberá um envelope com as propostas de produção, devendo produzir três manchetes, conforme os slides.
- Circule entre os grupos e verifique se eles estão produzindo manchetes utilizando verbos nocionais como núcleo da oração.
- Caso algum grupo apresente dificuldade, oriente-o quanto à necessidade da presença do verbo, o quanto é importante para a manchete conter um verbo que transmita a informação, o que o torna núcleo da oração.
- Caso haja dificuldades, forneça um exemplo de manchete como: “Museu Nacional resgata crânio de Luzia quebrado e identifica 80% das partes” (site UOL, https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2018/10/19/equipe-resgata-cranio-da-luzia-no-museu-nacional.htm. Acesso em: 21/10/2018.) Neste exemplo foram usados dois verbos, o que eles indicam? Que informações prévias eles trazem? (O verbo “resgata” refere-se à situação de incêndio ocorrida no Museu, e a perda do crânio de Luzia, o fóssil humano mais antigo das Américas, e “identifica” mostra que foi necessário identificar as partes do crânio destruídas pelo incêndio. A manchete só faz sentido para quem ficou sabendo do incêndio do Museu e sobre a história de Luzia.)
Desenvolvimento
Orientações:
- Cada grupo receberá um envelope com as propostas de produção, devendo produzir três manchetes, conforme os slides.
- Circule entre os grupos e verifique se eles estão produzindo manchetes utilizando verbos nocionais como núcleo da oração.
- Caso algum grupo apresente dificuldade, oriente-o quanto à necessidade da presença do verbo, o quanto é importante para a manchete conter um verbo que transmita a informação, o que o torna núcleo da oração.
- Caso haja dificuldades, forneça um exemplo de manchete, como: “Museu Nacional resgata crânio de Luzia quebrado e identifica 80% das partes” (site UOL, https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2018/10/19/equipe-resgata-cranio-da-luzia-no-museu-nacional.htm. Acesso em: 21/10/2018.) Neste exemplo, foram usados dois verbos, o que eles indicam? Que informações prévias eles trazem? (O verbo “resgata” refere-se à situação de incêndio ocorrida no Museu, e a perda do crânio de Luzia, o fóssil humano mais antigo das Américas; e “identifica” mostra que foi necessário identificar
as partes do crânio destruídas pelo incêndio. A manchete só faz sentido para quem ficou sabendo do incêndio do Museu e sobre a história de Luzia.)
Desenvolvimento
Orientações:
- Cada grupo receberá um envelope com as propostas de produção, devendo produzir três manchetes, conforme os slides.
- Circule entre os grupos e verifique se eles estão produzindo manchetes utilizando verbos nocionais como núcleo da oração.
- Caso algum grupo apresente dificuldade, oriente-o quanto à necessidade da presença do verbo, o quanto é importante para a manchete conter um verbo que transmita a informação, o que o torna núcleo da oração.
- Caso haja dificuldades, forneça um exemplo de manchete como: “Museu Nacional resgata crânio de Luzia quebrado e identifica 80% das partes” (Site UOL, https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2018/10/19/equipe-resgata-cranio-da-luzia-no-museu-nacional.htm. Acesso em: 21/10/2018.) Neste exemplo, foram usados dois verbos, o que eles indicam? Que informações prévias eles trazem? (O verbo “resgata” refere-se à situação de incêndio ocorrida no Museu, e a perda do crânio de Luzia, o fóssil humano mais antigo das Américas; e “identifica” mostra que foi necessário identificar as partes do crânio destruídas pelo incêndio. A manchete só faz sentido para quem ficou sabendo acerca do incêndio do Museu e sobre a história de Luzia.)
Fechamento
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
- Finalizadas as manchetes, este é o momento de compará-las. Peça que os grupos leiam as suas produções e anote no quadro os verbos utilizados para as propostas 1, 2 e 3, respectivamente.
- Analise as escolhas com os alunos: O que cada escolha verbal demonstra? A que informação foi dada ênfase?
- Analise também se as manchetes são chamativas, se atrairiam os leitores para a leitura completa do texto, se elas correspondem ao fato a ser noticiado.
- Identifique, com os alunos, quais os sujeitos dos verbos escolhidos por eles; chame atenção para a necessidade de concordar sujeito e verbo e da presença do verbo como núcleo organizador das orações.
- Finalize com a última pergunta do slide: O que vocês perceberam quanto à escolha do verbo e à mensagem que foi transmitida?. É fundamental que os alunos percebam a relação entre o verbo ser núcleo da oração e a sua função de transmissão do sentido. Reforce a função dos verbos nocionais como núcleos das orações, neste fechamento de aula.