14496
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Verbo como núcleo da oração em manchetes

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Verbo como núcleo da oração em manchetes

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Wania Aparecida Guedes da Silva

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é demonstrar a função do verbo como núcleo das orações e sua importância para a transmissão de sentido. Para isto a função do verbo como núcleo será analisada em títulos de notícias, visto que este gênero é bastante significativo quando analisados o verbo utilizado e o que se transmite de informação.

Materiais necessários: Computador e projetor; envelope com cópia das imagens e texto das notícias para produção de manchetes.

Dificuldades antecipadas: Escrever títulos de notícia adequados, pois em geral os alunos escrevem títulos semelhantes àqueles encontrados em textos narrativos. Por isso, é importante ter trabalhado o gênero Notícia e suas características previamente.

Referências sobre o assunto: Antunes, Irandé. Gramática contextualizada - limpando o “pó das ideias simples”. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

Faria, Maria Alice. O jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2007. Páginas 25-28.

Ferrarezi Junior, Celso. Sintaxe para a Educação Básica. São Paulo: Contexto, 2012.

Sallorenzo, Letícia. Gramática da manipulação. Belo Horizonte: Quintal Edições, 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Informe aos alunos que eles serão redatores do jornal do bairro e deverão produzir manchetes para as notícias sugeridas.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações:

  • Retome as características do gênero Manchete/título de notícias perguntando aos estudantes as características das manchetes, onde elas aparecem, quais as funções desempenhadas por elas etc. Com base nas respostas, reforce que: os títulos/manchetes não podem ser muito longos, devem conter uma informação-chave da notícia (ou algo que se quer dar destaque) e, em geral, apresentam um verbo nocional como núcleo da oração. A escolha do verbo é fundamental para a informação que se quer transmitir.
  • Pensando nisso, os alunos irão desenvolver manchetes para três notícias hipotéticas, que seriam divulgadas no jornal do bairro.
  • Organize a classe em grupos de quatro alunos e entregue a cada grupo um envelope, que conterá o material para a atividade.

Materiais complementares: Professor, para que você se aprofunde no assunto análise de manchetes, sugere-se este blog do jornal GGN, de uma especialista em análise de manchetes, chamada Leticia Sallorenzo. O livro dela foi sugerido no slide inicial. Site: https://jornalggn.com.br/blogs/leticia-sallorenzo. Acesso em: 2/10/2018.

O site a seguir apresenta capas de jornal do mundo inteiro e também é uma boa sugestão de material para ilustrar a presença das manchetes e títulos: http://www.newseum.org/todaysfrontpages/?tfp_page=18. Acesso em: 8/10/2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Cada grupo receberá um envelope com as propostas de produção, devendo produzir três manchetes, conforme os slides.
  • Circule entre os grupos e verifique se eles estão produzindo manchetes utilizando verbos nocionais como núcleo da oração.
  • Caso algum grupo apresente dificuldade, oriente-o quanto à necessidade da presença do verbo, o quanto é importante para a manchete conter um verbo que transmita a informação, o que o torna núcleo da oração.
  • Caso haja dificuldades, forneça um exemplo de manchete como: “Museu Nacional resgata crânio de Luzia quebrado e identifica 80% das partes” (site UOL, https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2018/10/19/equipe-resgata-cranio-da-luzia-no-museu-nacional.htm. Acesso em: 21/10/2018.) Neste exemplo foram usados dois verbos, o que eles indicam? Que informações prévias eles trazem? (O verbo “resgata” refere-se à situação de incêndio ocorrida no Museu, e a perda do crânio de Luzia, o fóssil humano mais antigo das Américas, e “identifica” mostra que foi necessário identificar as partes do crânio destruídas pelo incêndio. A manchete só faz sentido para quem ficou sabendo do incêndio do Museu e sobre a história de Luzia.)

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Cada grupo receberá um envelope com as propostas de produção, devendo produzir três manchetes, conforme os slides.
  • Circule entre os grupos e verifique se eles estão produzindo manchetes utilizando verbos nocionais como núcleo da oração.
  • Caso algum grupo apresente dificuldade, oriente-o quanto à necessidade da presença do verbo, o quanto é importante para a manchete conter um verbo que transmita a informação, o que o torna núcleo da oração.
  • Caso haja dificuldades, forneça um exemplo de manchete, como: “Museu Nacional resgata crânio de Luzia quebrado e identifica 80% das partes” (site UOL, https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2018/10/19/equipe-resgata-cranio-da-luzia-no-museu-nacional.htm. Acesso em: 21/10/2018.) Neste exemplo, foram usados dois verbos, o que eles indicam? Que informações prévias eles trazem? (O verbo “resgata” refere-se à situação de incêndio ocorrida no Museu, e a perda do crânio de Luzia, o fóssil humano mais antigo das Américas; e “identifica” mostra que foi necessário identificar
    as partes do crânio destruídas pelo incêndio. A manchete só faz sentido para quem ficou sabendo do incêndio do Museu e sobre a história de Luzia.)

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Cada grupo receberá um envelope com as propostas de produção, devendo produzir três manchetes, conforme os slides.
  • Circule entre os grupos e verifique se eles estão produzindo manchetes utilizando verbos nocionais como núcleo da oração.
  • Caso algum grupo apresente dificuldade, oriente-o quanto à necessidade da presença do verbo, o quanto é importante para a manchete conter um verbo que transmita a informação, o que o torna núcleo da oração.
  • Caso haja dificuldades, forneça um exemplo de manchete como: “Museu Nacional resgata crânio de Luzia quebrado e identifica 80% das partes” (Site UOL, https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2018/10/19/equipe-resgata-cranio-da-luzia-no-museu-nacional.htm. Acesso em: 21/10/2018.) Neste exemplo, foram usados dois verbos, o que eles indicam? Que informações prévias eles trazem? (O verbo “resgata” refere-se à situação de incêndio ocorrida no Museu, e a perda do crânio de Luzia, o fóssil humano mais antigo das Américas; e “identifica” mostra que foi necessário identificar as partes do crânio destruídas pelo incêndio. A manchete só faz sentido para quem ficou sabendo acerca do incêndio do Museu e sobre a história de Luzia.)

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Finalizadas as manchetes, este é o momento de compará-las. Peça que os grupos leiam as suas produções e anote no quadro os verbos utilizados para as propostas 1, 2 e 3, respectivamente.
  • Analise as escolhas com os alunos: O que cada escolha verbal demonstra? A que informação foi dada ênfase?
  • Analise também se as manchetes são chamativas, se atrairiam os leitores para a leitura completa do texto, se elas correspondem ao fato a ser noticiado.
  • Identifique, com os alunos, quais os sujeitos dos verbos escolhidos por eles; chame atenção para a necessidade de concordar sujeito e verbo e da presença do verbo como núcleo organizador das orações.
  • Finalize com a última pergunta do slide: O que vocês perceberam quanto à escolha do verbo e à mensagem que foi transmitida?. É fundamental que os alunos percebam a relação entre o verbo ser núcleo da oração e a sua função de transmissão do sentido. Reforce a função dos verbos nocionais como núcleos das orações, neste fechamento de aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é demonstrar a função do verbo como núcleo das orações e sua importância para a transmissão de sentido. Para isto a função do verbo como núcleo será analisada em títulos de notícias, visto que este gênero é bastante significativo quando analisados o verbo utilizado e o que se transmite de informação.

Materiais necessários: Computador e projetor; envelope com cópia das imagens e texto das notícias para produção de manchetes.

Dificuldades antecipadas: Escrever títulos de notícia adequados, pois em geral os alunos escrevem títulos semelhantes àqueles encontrados em textos narrativos. Por isso, é importante ter trabalhado o gênero Notícia e suas características previamente.

Referências sobre o assunto: Antunes, Irandé. Gramática contextualizada - limpando o “pó das ideias simples”. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

Faria, Maria Alice. O jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2007. Páginas 25-28.

Ferrarezi Junior, Celso. Sintaxe para a Educação Básica. São Paulo: Contexto, 2012.

Sallorenzo, Letícia. Gramática da manipulação. Belo Horizonte: Quintal Edições, 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Informe aos alunos que eles serão redatores do jornal do bairro e deverão produzir manchetes para as notícias sugeridas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações:

  • Retome as características do gênero Manchete/título de notícias perguntando aos estudantes as características das manchetes, onde elas aparecem, quais as funções desempenhadas por elas etc. Com base nas respostas, reforce que: os títulos/manchetes não podem ser muito longos, devem conter uma informação-chave da notícia (ou algo que se quer dar destaque) e, em geral, apresentam um verbo nocional como núcleo da oração. A escolha do verbo é fundamental para a informação que se quer transmitir.
  • Pensando nisso, os alunos irão desenvolver manchetes para três notícias hipotéticas, que seriam divulgadas no jornal do bairro.
  • Organize a classe em grupos de quatro alunos e entregue a cada grupo um envelope, que conterá o material para a atividade.

Materiais complementares: Professor, para que você se aprofunde no assunto análise de manchetes, sugere-se este blog do jornal GGN, de uma especialista em análise de manchetes, chamada Leticia Sallorenzo. O livro dela foi sugerido no slide inicial. Site: https://jornalggn.com.br/blogs/leticia-sallorenzo. Acesso em: 2/10/2018.

O site a seguir apresenta capas de jornal do mundo inteiro e também é uma boa sugestão de material para ilustrar a presença das manchetes e títulos: http://www.newseum.org/todaysfrontpages/?tfp_page=18. Acesso em: 8/10/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Cada grupo receberá um envelope com as propostas de produção, devendo produzir três manchetes, conforme os slides.
  • Circule entre os grupos e verifique se eles estão produzindo manchetes utilizando verbos nocionais como núcleo da oração.
  • Caso algum grupo apresente dificuldade, oriente-o quanto à necessidade da presença do verbo, o quanto é importante para a manchete conter um verbo que transmita a informação, o que o torna núcleo da oração.
  • Caso haja dificuldades, forneça um exemplo de manchete como: “Museu Nacional resgata crânio de Luzia quebrado e identifica 80% das partes” (site UOL, https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2018/10/19/equipe-resgata-cranio-da-luzia-no-museu-nacional.htm. Acesso em: 21/10/2018.) Neste exemplo foram usados dois verbos, o que eles indicam? Que informações prévias eles trazem? (O verbo “resgata” refere-se à situação de incêndio ocorrida no Museu, e a perda do crânio de Luzia, o fóssil humano mais antigo das Américas, e “identifica” mostra que foi necessário identificar as partes do crânio destruídas pelo incêndio. A manchete só faz sentido para quem ficou sabendo do incêndio do Museu e sobre a história de Luzia.)

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Cada grupo receberá um envelope com as propostas de produção, devendo produzir três manchetes, conforme os slides.
  • Circule entre os grupos e verifique se eles estão produzindo manchetes utilizando verbos nocionais como núcleo da oração.
  • Caso algum grupo apresente dificuldade, oriente-o quanto à necessidade da presença do verbo, o quanto é importante para a manchete conter um verbo que transmita a informação, o que o torna núcleo da oração.
  • Caso haja dificuldades, forneça um exemplo de manchete, como: “Museu Nacional resgata crânio de Luzia quebrado e identifica 80% das partes” (site UOL, https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2018/10/19/equipe-resgata-cranio-da-luzia-no-museu-nacional.htm. Acesso em: 21/10/2018.) Neste exemplo, foram usados dois verbos, o que eles indicam? Que informações prévias eles trazem? (O verbo “resgata” refere-se à situação de incêndio ocorrida no Museu, e a perda do crânio de Luzia, o fóssil humano mais antigo das Américas; e “identifica” mostra que foi necessário identificar
    as partes do crânio destruídas pelo incêndio. A manchete só faz sentido para quem ficou sabendo do incêndio do Museu e sobre a história de Luzia.)

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Cada grupo receberá um envelope com as propostas de produção, devendo produzir três manchetes, conforme os slides.
  • Circule entre os grupos e verifique se eles estão produzindo manchetes utilizando verbos nocionais como núcleo da oração.
  • Caso algum grupo apresente dificuldade, oriente-o quanto à necessidade da presença do verbo, o quanto é importante para a manchete conter um verbo que transmita a informação, o que o torna núcleo da oração.
  • Caso haja dificuldades, forneça um exemplo de manchete como: “Museu Nacional resgata crânio de Luzia quebrado e identifica 80% das partes” (Site UOL, https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2018/10/19/equipe-resgata-cranio-da-luzia-no-museu-nacional.htm. Acesso em: 21/10/2018.) Neste exemplo, foram usados dois verbos, o que eles indicam? Que informações prévias eles trazem? (O verbo “resgata” refere-se à situação de incêndio ocorrida no Museu, e a perda do crânio de Luzia, o fóssil humano mais antigo das Américas; e “identifica” mostra que foi necessário identificar as partes do crânio destruídas pelo incêndio. A manchete só faz sentido para quem ficou sabendo acerca do incêndio do Museu e sobre a história de Luzia.)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Finalizadas as manchetes, este é o momento de compará-las. Peça que os grupos leiam as suas produções e anote no quadro os verbos utilizados para as propostas 1, 2 e 3, respectivamente.
  • Analise as escolhas com os alunos: O que cada escolha verbal demonstra? A que informação foi dada ênfase?
  • Analise também se as manchetes são chamativas, se atrairiam os leitores para a leitura completa do texto, se elas correspondem ao fato a ser noticiado.
  • Identifique, com os alunos, quais os sujeitos dos verbos escolhidos por eles; chame atenção para a necessidade de concordar sujeito e verbo e da presença do verbo como núcleo organizador das orações.
  • Finalize com a última pergunta do slide: O que vocês perceberam quanto à escolha do verbo e à mensagem que foi transmitida?. É fundamental que os alunos percebam a relação entre o verbo ser núcleo da oração e a sua função de transmissão do sentido. Reforce a função dos verbos nocionais como núcleos das orações, neste fechamento de aula.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07LP04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano