Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Gislaine Beatriz Teixeira Santos
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
(EF06MA28) Calcular a probabilidade de um evento aleatório, expressando-a por um número racional (forma fracionária, decimal e percentual) e comparar esse número com a probabilidade obtida por meio de experimentos sucessivos.
Objetivos específicos
- Relacionar situações-problema com conceitos de espaço amostral e probabilidade.
Conhecimentos prévios
- Fluência com fatos fundamentais da adição e subtração (2º ano, Números, EF02MA05)
- Fluência com fatos fundamentais da multiplicação e divisão (4º ano, EF04MA03,EF04MA04, EF04MA05)
- -Compreensão das relações entre as representações fracionárias, decimal e percentual (6º ano; EF06MA12)
- Analisar espaço amostral para se representar a probabilidade. (5º ano, EF05MA22, EF05MA23)
- Resolução de problemas simples de contagem utilizando diferentes forma de representação. (5º ano, Números, EF05MA09)
- Equação de primeiro grau (6º Ano, álgebra, EF06MA13)
Conceito-chave
Probabilidade
Recursos necessários
- Atividades principal e de Raio X impressas.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma para compartilhar o objetivo da aula.
Propósito: Informar a turma o objetivo da aula.
Aquecimento.
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientação: Comece a aula retomando o conceito de que a probabilidade de um evento ocorrer é determinada pela razão entre o número de casos favoráveis em relação ao total de eventos possíveis. Faça as perguntas apresentadas em slide, escute as respostas da turma, tome nota no quadro e as discuta com a classe.
Propósito: Retomar o conceito de probabilidade, como ela é calculada e quais as suas representações.
Discuta com a turma:
- Em que situações usamos probabilidade no nosso dia a dia?
- É possível identificar probabilidade em pesquisas e dados estatísticos?
- De que forma vocês preferem calcular a probabilidade? E como preferem representá-la? Por quê?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5).
Orientação: Organize a turma em duplas, e entregue para eles a atividade disponível para impressão. Oriente a turma que as duplas terão que discutir como resolver o problema entre eles e registrar no caderno a solução. Enquanto discutem, ande pela sala para verificar as estratégias deles e quais as dificuldades eles apresentam. Quando abordá-los pergunte o que estão pensando, se entenderam o problema, se o método que estão usando é o mais adequado.
Propósito: Deduzir possíveis hipóteses para resolução de uma situação problema.
Discuta com a turma:
- Quantas vezes ela terá que jogar a moeda?
- Existem quantos caminhos possíveis para chegar em cada local?
- É possível ela não chegar a um dos seus destinos? Por quê?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5).
Orientação: Orientação: Organize a turma em duplas, e entregue para eles a atividade disponível para impressão aqui. Oriente a turma que as duplas terão que discutir como resolver o problema entre eles e registrar no caderno a solução. Enquanto discutem, ande pela sala para verificar as estratégias deles e quais as dificuldades eles apresentam. Quando abordá-los pergunte o que estão pensando, se entenderam o problema, se o método que estão usando é o mais adequado.
Caso tenha alguma necessidade consulte o guia de intervenções disponível aqui.
E acesse a resolução da atividade aqui.
Propósito: Deduzir possíveis hipóteses para resolução de uma situação problema.
Discuta com a turma:
- Quantas vezes ela terá que jogar a moeda?
- Existem quantos caminhos possíveis para chegar em cada local?
- É possível ela não chegar a um dos seus destinos? Por quê?
Discussão das soluções.
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 13).
Orientação: Este momento é para que as duplas dividam com a turma as maneiras que encontram para a resolução do problema, indique algumas duplas que você observou durante a resolução em que você percebeu uma resolução diferente ou que notou algum erro para que eles expliquem como resolveram e seus pontos de vista do problema. À medida que forem falando anote (ou peça que eles façam isso) no quadro as estratégias deles para a resolução. Priorize as estratégias apresentadas pela turma e caso eles apresentem estratégias semelhantes aos slides, não apresente-os.
Propósito: Analisar soluções e compará-las.
Discuta com a turma:
- Por que você chegou a essa solução?
- Teria algum outro jeito de resolver? Qual?
- Você consegue pensar em outra maneira de representar a probabilidade encontrada?
- Existe a possibilidade dela jogar a moeda e não chegar a lugar algum? Por quê?
Discussão das soluções.
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 13).
Orientação: Este momento é para que as duplas dividam com a turma as maneiras que encontram para a resolução do problema, indique algumas duplas que você observou durante a resolução em que você percebeu uma resolução diferente ou que notou algum erro para que eles expliquem como resolveram e seus pontos de vista do problema. À medida que forem falando anote (ou peça que eles façam isso) no quadro as estratégias deles para a resolução. Priorize as estratégias apresentadas pela turma e caso eles apresentem estratégias semelhantes aos slides, não apresente-os.
Propósito: Analisar soluções e compará-las.
Discuta com a turma:
- Por que você chegou a essa solução?
- Teria algum outro jeito de resolver? Qual?
- Você consegue pensar em outra maneira de representar a probabilidade encontrada?
- Existe a possibilidade dela jogar a moeda e não chegar a lugar algum? Por quê?
Discussão das soluções.
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 13).
Orientação: Este momento é para que as duplas dividam com a turma as maneiras que encontram para a resolução do problema, indique algumas duplas que você observou durante a resolução em que você percebeu uma resolução diferente ou que notou algum erro para que eles expliquem como resolveram e seus pontos de vista do problema. À medida que forem falando anote (ou peça que eles façam isso) no quadro as estratégias deles para a resolução. Priorize as estratégias apresentadas pela turma e caso eles apresentem estratégias semelhantes aos slides, não apresente-os.
Propósito: Analisar soluções e compará-las.
Discuta com a turma:
- Por que você chegou a essa solução?
- Teria algum outro jeito de resolver? Qual?
- Você consegue pensar em outra maneira de representar a probabilidade encontrada?
- Existe a possibilidade dela jogar a moeda e não chegar a lugar algum? Por quê?
Discussão das soluções.
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 13).
Orientação: Este momento é para que as duplas dividam com a turma as maneiras que encontram para a resolução do problema, indique algumas duplas que você observou durante a resolução em que você percebeu uma resolução diferente ou que notou algum erro para que eles expliquem como resolveram e seus pontos de vista do problema. À medida que forem falando anote (ou peça que eles façam isso) no quadro as estratégias deles para a resolução. Priorize as estratégias apresentadas pela turma e caso eles apresentem estratégias semelhantes aos slides, não apresente-os.
Propósito: Analisar soluções e compará-las.
Discuta com a turma:
- Por que você chegou a essa solução?
- Teria algum outro jeito de resolver? Qual?
- Você consegue pensar em outra maneira de representar a probabilidade encontrada?
- Existe a possibilidade dela jogar a moeda e não chegar a lugar algum? Por quê?
Discussão das soluções.
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 13).
Orientação: Este momento é para que as duplas dividam com a turma as maneiras que encontram para a resolução do problema, indique algumas duplas que você observou durante a resolução em que você percebeu uma resolução diferente ou que notou algum erro para que eles expliquem como resolveram e seus pontos de vista do problema. À medida que forem falando anote (ou peça que eles façam isso) no quadro as estratégias deles para a resolução. Priorize as estratégias apresentadas pela turma e caso eles apresentem estratégias semelhantes aos slides, não apresente-os.
Propósito: Analisar soluções e compará-las.
Discuta com a turma:
- Por que você chegou a essa solução?
- Teria algum outro jeito de resolver? Qual?
- Você consegue pensar em outra maneira de representar a probabilidade encontrada?
- Existe a possibilidade dela jogar a moeda e não chegar a lugar algum? Por quê?
Discussão das soluções.
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 13).
Orientação: Este momento é para que as duplas dividam com a turma as maneiras que encontram para a resolução do problema, indique algumas duplas que você observou durante a resolução em que você percebeu uma resolução diferente ou que notou algum erro para que eles expliquem como resolveram e seus pontos de vista do problema. À medida que forem falando anote (ou peça que eles façam isso) no quadro as estratégias deles para a resolução. Priorize as estratégias apresentadas pela turma e caso eles apresentem estratégias semelhantes aos slides, não apresente-os.
Propósito: Analisar soluções e compará-las.
Discuta com a turma:
- Por que você chegou a essa solução?
- Teria algum outro jeito de resolver? Qual?
- Você consegue pensar em outra maneira de representar a probabilidade encontrada?
- Existe a possibilidade dela jogar a moeda e não chegar a lugar algum? Por quê?
Discussão das soluções.
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 13).
Orientação: Este momento é para que as duplas dividam com a turma as maneiras que encontram para a resolução do problema, indique algumas duplas que você observou durante a resolução em que você percebeu uma resolução diferente ou que notou algum erro para que eles expliquem como resolveram e seus pontos de vista do problema. À medida que forem falando anote (ou peça que eles façam isso) no quadro as estratégias deles para a resolução. Priorize as estratégias apresentadas pela turma e caso eles apresentem estratégias semelhantes aos slides, não apresente-os.
Propósito: Analisar soluções e compará-las.
Discuta com a turma:
- Por que você chegou a essa solução?
- Teria algum outro jeito de resolver? Qual?
- Você consegue pensar em outra maneira de representar a probabilidade encontrada?
- Existe a possibilidade dela jogar a moeda e não chegar a lugar algum? Por quê?
Discussão das soluções.
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 13).
Orientação: Este momento é para que as duplas dividam com a turma as maneiras que encontram para a resolução do problema, indique algumas duplas que você observou durante a resolução em que você percebeu uma resolução diferente ou que notou algum erro para que eles expliquem como resolveram e seus pontos de vista do problema. À medida que forem falando anote (ou peça que eles façam isso) no quadro as estratégias deles para a resolução. Priorize as estratégias apresentadas pela turma e caso eles apresentem estratégias semelhantes aos slides, não apresente-os.
Propósito: Analisar soluções e compará-las.
Discuta com a turma:
- Por que você chegou a essa solução?
- Teria algum outro jeito de resolver? Qual?
- Você consegue pensar em outra maneira de representar a probabilidade encontrada?
- Existe a possibilidade dela jogar a moeda e não chegar a lugar algum? Por quê?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação:Professor, chame um aluno e faça um rápido experimento ao fim da aula com uma moeda, repetindo a jogada por 4 vezes e anotando os resultados no quadro. Provoque a turma no sentido de comparar o resultado do experimento com o problema que acabou de ser esquematizado no quadro. Encerre a atividade e resuma para a turma o que foi aprendido na aula. Sugira que eles tomem nota do do resumo da aula.
Propósito: Resumir e registrar o conteúdo abordado na aula.
Discuta com a turma:
- O que você esperava que saísse nesse experimento? Por quê?
- Compare o resultado obtido com as possibilidades elencadas no problema.
- Se jogássemos a moeda quatro vezes novamente, será que daria o mesmo resultado? Por quê? E se repetíssemos o lançamento da moeda 50 vezes, seria possível fazer uma estimativa de resultados?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça para que seus alunos resolvam a atividade sozinhos, e a realizem utilizando a melhor estratégia para eles. Enquanto fazem a atividade ande pela sala observando as estratégias utilizadas por cada um e as dificuldades que estão tendo na resolução, essa atividade é o momento que você tem para avaliar o aprendizado da turma em relação ao conteúdo proposto, por isso é importante que você observe. Termine com uma discussão coletiva sobre a resolução do problema proposto.
Propósito: Verificar como os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos na aula em situações parecidas com com o trabalhado.
Discuta com a turma:
- Qual é a soma de todas as probabilidades calculadas? Por quê?
- Como você fará para encontrar o número de alunos que praticam outra modalidade?
- Num sorteio de um aluno aleatoriamente em qual das modalidades é mais provável que esse aluno esteja inscrito?