9927
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Onde posso aplicar a probabilidade?

Plano de aula de matemática com atividades para 6 do Fundamental sobre relacionar situações-problema com conceitos de espaço amostral e probabilidade.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gislaine Beatriz Teixeira Santos

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Gislaine Beatriz Teixeira Santos

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

(EF06MA28) Calcular a probabilidade de um evento aleatório, expressando-a por um número racional (forma fracionária, decimal e percentual) e comparar esse número com a probabilidade obtida por meio de experimentos sucessivos.

Objetivos específicos

  • Relacionar situações-problema com conceitos de espaço amostral e probabilidade.

Conhecimentos prévios

  • Fluência com fatos fundamentais da adição e subtração (2º ano, Números, EF02MA05)
  • Fluência com fatos fundamentais da multiplicação e divisão (4º ano, EF04MA03,EF04MA04, EF04MA05)
  • -Compreensão das relações entre as representações fracionárias, decimal e percentual (6º ano; EF06MA12)
  • Analisar espaço amostral para se representar a probabilidade. (5º ano, EF05MA22, EF05MA23)
  • Resolução de problemas simples de contagem utilizando diferentes forma de representação. (5º ano, Números, EF05MA09)
  • Equação de primeiro grau (6º Ano, álgebra, EF06MA13)

Conceito-chave

Probabilidade

Recursos necessários

  • Atividades principal e de Raio X impressas.




Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma para compartilhar o objetivo da aula.

Propósito: Informar a turma o objetivo da aula.

Aquecimento. select-down

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientação: Comece a aula retomando o conceito de que a probabilidade de um evento ocorrer é determinada pela razão entre o número de casos favoráveis em relação ao total de eventos possíveis. Faça as perguntas apresentadas em slide, escute as respostas da turma, tome nota no quadro e as discuta com a classe.

Propósito: Retomar o conceito de probabilidade, como ela é calculada e quais as suas representações.

Discuta com a turma:

  • Em que situações usamos probabilidade no nosso dia a dia?
  • É possível identificar probabilidade em pesquisas e dados estatísticos?
  • De que forma vocês preferem calcular a probabilidade? E como preferem representá-la? Por quê?

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5).

Orientação: Organize a turma em duplas, e entregue para eles a atividade disponível para impressão. Oriente a turma que as duplas terão que discutir como resolver o problema entre eles e registrar no caderno a solução. Enquanto discutem, ande pela sala para verificar as estratégias deles e quais as dificuldades eles apresentam. Quando abordá-los pergunte o que estão pensando, se entenderam o problema, se o método que estão usando é o mais adequado.

Propósito: Deduzir possíveis hipóteses para resolução de uma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Quantas vezes ela terá que jogar a moeda?
  • Existem quantos caminhos possíveis para chegar em cada local?
  • É possível ela não chegar a um dos seus destinos? Por quê?

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5).

Orientação: Orientação: Organize a turma em duplas, e entregue para eles a atividade disponível para impressão aqui. Oriente a turma que as duplas terão que discutir como resolver o problema entre eles e registrar no caderno a solução. Enquanto discutem, ande pela sala para verificar as estratégias deles e quais as dificuldades eles apresentam. Quando abordá-los pergunte o que estão pensando, se entenderam o problema, se o método que estão usando é o mais adequado.

Caso tenha alguma necessidade consulte o guia de intervenções disponível aqui.

E acesse a resolução da atividade aqui.

Propósito: Deduzir possíveis hipóteses para resolução de uma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Quantas vezes ela terá que jogar a moeda?
  • Existem quantos caminhos possíveis para chegar em cada local?
  • É possível ela não chegar a um dos seus destinos? Por quê?

Discussão das soluções. select-down

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 13).

Orientação: Este momento é para que as duplas dividam com a turma as maneiras que encontram para a resolução do problema, indique algumas duplas que você observou durante a resolução em que você percebeu uma resolução diferente ou que notou algum erro para que eles expliquem como resolveram e seus pontos de vista do problema. À medida que forem falando anote (ou peça que eles façam isso) no quadro as estratégias deles para a resolução. Priorize as estratégias apresentadas pela turma e caso eles apresentem estratégias semelhantes aos slides, não apresente-os.

Propósito: Analisar soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que você chegou a essa solução?
  • Teria algum outro jeito de resolver? Qual?
  • Você consegue pensar em outra maneira de representar a probabilidade encontrada?
  • Existe a possibilidade dela jogar a moeda e não chegar a lugar algum? Por quê?

Discussão das soluções. select-down

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 13).

Orientação: Este momento é para que as duplas dividam com a turma as maneiras que encontram para a resolução do problema, indique algumas duplas que você observou durante a resolução em que você percebeu uma resolução diferente ou que notou algum erro para que eles expliquem como resolveram e seus pontos de vista do problema. À medida que forem falando anote (ou peça que eles façam isso) no quadro as estratégias deles para a resolução. Priorize as estratégias apresentadas pela turma e caso eles apresentem estratégias semelhantes aos slides, não apresente-os.

Propósito: Analisar soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que você chegou a essa solução?
  • Teria algum outro jeito de resolver? Qual?
  • Você consegue pensar em outra maneira de representar a probabilidade encontrada?
  • Existe a possibilidade dela jogar a moeda e não chegar a lugar algum? Por quê?

Discussão das soluções. select-down

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 13).

Orientação: Este momento é para que as duplas dividam com a turma as maneiras que encontram para a resolução do problema, indique algumas duplas que você observou durante a resolução em que você percebeu uma resolução diferente ou que notou algum erro para que eles expliquem como resolveram e seus pontos de vista do problema. À medida que forem falando anote (ou peça que eles façam isso) no quadro as estratégias deles para a resolução. Priorize as estratégias apresentadas pela turma e caso eles apresentem estratégias semelhantes aos slides, não apresente-os.

Propósito: Analisar soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que você chegou a essa solução?
  • Teria algum outro jeito de resolver? Qual?
  • Você consegue pensar em outra maneira de representar a probabilidade encontrada?
  • Existe a possibilidade dela jogar a moeda e não chegar a lugar algum? Por quê?

Discussão das soluções. select-down

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 13).

Orientação: Este momento é para que as duplas dividam com a turma as maneiras que encontram para a resolução do problema, indique algumas duplas que você observou durante a resolução em que você percebeu uma resolução diferente ou que notou algum erro para que eles expliquem como resolveram e seus pontos de vista do problema. À medida que forem falando anote (ou peça que eles façam isso) no quadro as estratégias deles para a resolução. Priorize as estratégias apresentadas pela turma e caso eles apresentem estratégias semelhantes aos slides, não apresente-os.

Propósito: Analisar soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que você chegou a essa solução?
  • Teria algum outro jeito de resolver? Qual?
  • Você consegue pensar em outra maneira de representar a probabilidade encontrada?
  • Existe a possibilidade dela jogar a moeda e não chegar a lugar algum? Por quê?

Discussão das soluções. select-down

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 13).

Orientação: Este momento é para que as duplas dividam com a turma as maneiras que encontram para a resolução do problema, indique algumas duplas que você observou durante a resolução em que você percebeu uma resolução diferente ou que notou algum erro para que eles expliquem como resolveram e seus pontos de vista do problema. À medida que forem falando anote (ou peça que eles façam isso) no quadro as estratégias deles para a resolução. Priorize as estratégias apresentadas pela turma e caso eles apresentem estratégias semelhantes aos slides, não apresente-os.

Propósito: Analisar soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que você chegou a essa solução?
  • Teria algum outro jeito de resolver? Qual?
  • Você consegue pensar em outra maneira de representar a probabilidade encontrada?
  • Existe a possibilidade dela jogar a moeda e não chegar a lugar algum? Por quê?

Discussão das soluções. select-down

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 13).

Orientação: Este momento é para que as duplas dividam com a turma as maneiras que encontram para a resolução do problema, indique algumas duplas que você observou durante a resolução em que você percebeu uma resolução diferente ou que notou algum erro para que eles expliquem como resolveram e seus pontos de vista do problema. À medida que forem falando anote (ou peça que eles façam isso) no quadro as estratégias deles para a resolução. Priorize as estratégias apresentadas pela turma e caso eles apresentem estratégias semelhantes aos slides, não apresente-os.

Propósito: Analisar soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que você chegou a essa solução?
  • Teria algum outro jeito de resolver? Qual?
  • Você consegue pensar em outra maneira de representar a probabilidade encontrada?
  • Existe a possibilidade dela jogar a moeda e não chegar a lugar algum? Por quê?

Discussão das soluções. select-down

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 13).

Orientação: Este momento é para que as duplas dividam com a turma as maneiras que encontram para a resolução do problema, indique algumas duplas que você observou durante a resolução em que você percebeu uma resolução diferente ou que notou algum erro para que eles expliquem como resolveram e seus pontos de vista do problema. À medida que forem falando anote (ou peça que eles façam isso) no quadro as estratégias deles para a resolução. Priorize as estratégias apresentadas pela turma e caso eles apresentem estratégias semelhantes aos slides, não apresente-os.

Propósito: Analisar soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que você chegou a essa solução?
  • Teria algum outro jeito de resolver? Qual?
  • Você consegue pensar em outra maneira de representar a probabilidade encontrada?
  • Existe a possibilidade dela jogar a moeda e não chegar a lugar algum? Por quê?

Discussão das soluções. select-down

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 13).

Orientação: Este momento é para que as duplas dividam com a turma as maneiras que encontram para a resolução do problema, indique algumas duplas que você observou durante a resolução em que você percebeu uma resolução diferente ou que notou algum erro para que eles expliquem como resolveram e seus pontos de vista do problema. À medida que forem falando anote (ou peça que eles façam isso) no quadro as estratégias deles para a resolução. Priorize as estratégias apresentadas pela turma e caso eles apresentem estratégias semelhantes aos slides, não apresente-os.

Propósito: Analisar soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que você chegou a essa solução?
  • Teria algum outro jeito de resolver? Qual?
  • Você consegue pensar em outra maneira de representar a probabilidade encontrada?
  • Existe a possibilidade dela jogar a moeda e não chegar a lugar algum? Por quê?

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação:Professor, chame um aluno e faça um rápido experimento ao fim da aula com uma moeda, repetindo a jogada por 4 vezes e anotando os resultados no quadro. Provoque a turma no sentido de comparar o resultado do experimento com o problema que acabou de ser esquematizado no quadro. Encerre a atividade e resuma para a turma o que foi aprendido na aula. Sugira que eles tomem nota do do resumo da aula.

Propósito: Resumir e registrar o conteúdo abordado na aula.

Discuta com a turma:

  • O que você esperava que saísse nesse experimento? Por quê?
  • Compare o resultado obtido com as possibilidades elencadas no problema.
  • Se jogássemos a moeda quatro vezes novamente, será que daria o mesmo resultado? Por quê? E se repetíssemos o lançamento da moeda 50 vezes, seria possível fazer uma estimativa de resultados?

Raio X select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça para que seus alunos resolvam a atividade sozinhos, e a realizem utilizando a melhor estratégia para eles. Enquanto fazem a atividade ande pela sala observando as estratégias utilizadas por cada um e as dificuldades que estão tendo na resolução, essa atividade é o momento que você tem para avaliar o aprendizado da turma em relação ao conteúdo proposto, por isso é importante que você observe. Termine com uma discussão coletiva sobre a resolução do problema proposto.

Propósito: Verificar como os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos na aula em situações parecidas com com o trabalhado.

Discuta com a turma:

  • Qual é a soma de todas as probabilidades calculadas? Por quê?
  • Como você fará para encontrar o número de alunos que praticam outra modalidade?
  • Num sorteio de um aluno aleatoriamente em qual das modalidades é mais provável que esse aluno esteja inscrito?

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma para compartilhar o objetivo da aula.

Propósito: Informar a turma o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Gislaine Beatriz Teixeira Santos

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

(EF06MA28) Calcular a probabilidade de um evento aleatório, expressando-a por um número racional (forma fracionária, decimal e percentual) e comparar esse número com a probabilidade obtida por meio de experimentos sucessivos.

Objetivos específicos

  • Relacionar situações-problema com conceitos de espaço amostral e probabilidade.

Conhecimentos prévios

  • Fluência com fatos fundamentais da adição e subtração (2º ano, Números, EF02MA05)
  • Fluência com fatos fundamentais da multiplicação e divisão (4º ano, EF04MA03,EF04MA04, EF04MA05)
  • -Compreensão das relações entre as representações fracionárias, decimal e percentual (6º ano; EF06MA12)
  • Analisar espaço amostral para se representar a probabilidade. (5º ano, EF05MA22, EF05MA23)
  • Resolução de problemas simples de contagem utilizando diferentes forma de representação. (5º ano, Números, EF05MA09)
  • Equação de primeiro grau (6º Ano, álgebra, EF06MA13)

Conceito-chave

Probabilidade

Recursos necessários

  • Atividades principal e de Raio X impressas.



Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientação: Comece a aula retomando o conceito de que a probabilidade de um evento ocorrer é determinada pela razão entre o número de casos favoráveis em relação ao total de eventos possíveis. Faça as perguntas apresentadas em slide, escute as respostas da turma, tome nota no quadro e as discuta com a classe.

Propósito: Retomar o conceito de probabilidade, como ela é calculada e quais as suas representações.

Discuta com a turma:

  • Em que situações usamos probabilidade no nosso dia a dia?
  • É possível identificar probabilidade em pesquisas e dados estatísticos?
  • De que forma vocês preferem calcular a probabilidade? E como preferem representá-la? Por quê?

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5).

Orientação: Organize a turma em duplas, e entregue para eles a atividade disponível para impressão. Oriente a turma que as duplas terão que discutir como resolver o problema entre eles e registrar no caderno a solução. Enquanto discutem, ande pela sala para verificar as estratégias deles e quais as dificuldades eles apresentam. Quando abordá-los pergunte o que estão pensando, se entenderam o problema, se o método que estão usando é o mais adequado.

Propósito: Deduzir possíveis hipóteses para resolução de uma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Quantas vezes ela terá que jogar a moeda?
  • Existem quantos caminhos possíveis para chegar em cada local?
  • É possível ela não chegar a um dos seus destinos? Por quê?

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5).

Orientação: Orientação: Organize a turma em duplas, e entregue para eles a atividade disponível para impressão aqui. Oriente a turma que as duplas terão que discutir como resolver o problema entre eles e registrar no caderno a solução. Enquanto discutem, ande pela sala para verificar as estratégias deles e quais as dificuldades eles apresentam. Quando abordá-los pergunte o que estão pensando, se entenderam o problema, se o método que estão usando é o mais adequado.

Caso tenha alguma necessidade consulte o guia de intervenções disponível aqui.

E acesse a resolução da atividade aqui.

Propósito: Deduzir possíveis hipóteses para resolução de uma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Quantas vezes ela terá que jogar a moeda?
  • Existem quantos caminhos possíveis para chegar em cada local?
  • É possível ela não chegar a um dos seus destinos? Por quê?

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 13).

Orientação: Este momento é para que as duplas dividam com a turma as maneiras que encontram para a resolução do problema, indique algumas duplas que você observou durante a resolução em que você percebeu uma resolução diferente ou que notou algum erro para que eles expliquem como resolveram e seus pontos de vista do problema. À medida que forem falando anote (ou peça que eles façam isso) no quadro as estratégias deles para a resolução. Priorize as estratégias apresentadas pela turma e caso eles apresentem estratégias semelhantes aos slides, não apresente-os.

Propósito: Analisar soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que você chegou a essa solução?
  • Teria algum outro jeito de resolver? Qual?
  • Você consegue pensar em outra maneira de representar a probabilidade encontrada?
  • Existe a possibilidade dela jogar a moeda e não chegar a lugar algum? Por quê?

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 13).

Orientação: Este momento é para que as duplas dividam com a turma as maneiras que encontram para a resolução do problema, indique algumas duplas que você observou durante a resolução em que você percebeu uma resolução diferente ou que notou algum erro para que eles expliquem como resolveram e seus pontos de vista do problema. À medida que forem falando anote (ou peça que eles façam isso) no quadro as estratégias deles para a resolução. Priorize as estratégias apresentadas pela turma e caso eles apresentem estratégias semelhantes aos slides, não apresente-os.

Propósito: Analisar soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que você chegou a essa solução?
  • Teria algum outro jeito de resolver? Qual?
  • Você consegue pensar em outra maneira de representar a probabilidade encontrada?
  • Existe a possibilidade dela jogar a moeda e não chegar a lugar algum? Por quê?

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 13).

Orientação: Este momento é para que as duplas dividam com a turma as maneiras que encontram para a resolução do problema, indique algumas duplas que você observou durante a resolução em que você percebeu uma resolução diferente ou que notou algum erro para que eles expliquem como resolveram e seus pontos de vista do problema. À medida que forem falando anote (ou peça que eles façam isso) no quadro as estratégias deles para a resolução. Priorize as estratégias apresentadas pela turma e caso eles apresentem estratégias semelhantes aos slides, não apresente-os.

Propósito: Analisar soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que você chegou a essa solução?
  • Teria algum outro jeito de resolver? Qual?
  • Você consegue pensar em outra maneira de representar a probabilidade encontrada?
  • Existe a possibilidade dela jogar a moeda e não chegar a lugar algum? Por quê?

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 13).

Orientação: Este momento é para que as duplas dividam com a turma as maneiras que encontram para a resolução do problema, indique algumas duplas que você observou durante a resolução em que você percebeu uma resolução diferente ou que notou algum erro para que eles expliquem como resolveram e seus pontos de vista do problema. À medida que forem falando anote (ou peça que eles façam isso) no quadro as estratégias deles para a resolução. Priorize as estratégias apresentadas pela turma e caso eles apresentem estratégias semelhantes aos slides, não apresente-os.

Propósito: Analisar soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que você chegou a essa solução?
  • Teria algum outro jeito de resolver? Qual?
  • Você consegue pensar em outra maneira de representar a probabilidade encontrada?
  • Existe a possibilidade dela jogar a moeda e não chegar a lugar algum? Por quê?

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 13).

Orientação: Este momento é para que as duplas dividam com a turma as maneiras que encontram para a resolução do problema, indique algumas duplas que você observou durante a resolução em que você percebeu uma resolução diferente ou que notou algum erro para que eles expliquem como resolveram e seus pontos de vista do problema. À medida que forem falando anote (ou peça que eles façam isso) no quadro as estratégias deles para a resolução. Priorize as estratégias apresentadas pela turma e caso eles apresentem estratégias semelhantes aos slides, não apresente-os.

Propósito: Analisar soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que você chegou a essa solução?
  • Teria algum outro jeito de resolver? Qual?
  • Você consegue pensar em outra maneira de representar a probabilidade encontrada?
  • Existe a possibilidade dela jogar a moeda e não chegar a lugar algum? Por quê?

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 13).

Orientação: Este momento é para que as duplas dividam com a turma as maneiras que encontram para a resolução do problema, indique algumas duplas que você observou durante a resolução em que você percebeu uma resolução diferente ou que notou algum erro para que eles expliquem como resolveram e seus pontos de vista do problema. À medida que forem falando anote (ou peça que eles façam isso) no quadro as estratégias deles para a resolução. Priorize as estratégias apresentadas pela turma e caso eles apresentem estratégias semelhantes aos slides, não apresente-os.

Propósito: Analisar soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que você chegou a essa solução?
  • Teria algum outro jeito de resolver? Qual?
  • Você consegue pensar em outra maneira de representar a probabilidade encontrada?
  • Existe a possibilidade dela jogar a moeda e não chegar a lugar algum? Por quê?

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 13).

Orientação: Este momento é para que as duplas dividam com a turma as maneiras que encontram para a resolução do problema, indique algumas duplas que você observou durante a resolução em que você percebeu uma resolução diferente ou que notou algum erro para que eles expliquem como resolveram e seus pontos de vista do problema. À medida que forem falando anote (ou peça que eles façam isso) no quadro as estratégias deles para a resolução. Priorize as estratégias apresentadas pela turma e caso eles apresentem estratégias semelhantes aos slides, não apresente-os.

Propósito: Analisar soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que você chegou a essa solução?
  • Teria algum outro jeito de resolver? Qual?
  • Você consegue pensar em outra maneira de representar a probabilidade encontrada?
  • Existe a possibilidade dela jogar a moeda e não chegar a lugar algum? Por quê?

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 13).

Orientação: Este momento é para que as duplas dividam com a turma as maneiras que encontram para a resolução do problema, indique algumas duplas que você observou durante a resolução em que você percebeu uma resolução diferente ou que notou algum erro para que eles expliquem como resolveram e seus pontos de vista do problema. À medida que forem falando anote (ou peça que eles façam isso) no quadro as estratégias deles para a resolução. Priorize as estratégias apresentadas pela turma e caso eles apresentem estratégias semelhantes aos slides, não apresente-os.

Propósito: Analisar soluções e compará-las.

Discuta com a turma:

  • Por que você chegou a essa solução?
  • Teria algum outro jeito de resolver? Qual?
  • Você consegue pensar em outra maneira de representar a probabilidade encontrada?
  • Existe a possibilidade dela jogar a moeda e não chegar a lugar algum? Por quê?

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação:Professor, chame um aluno e faça um rápido experimento ao fim da aula com uma moeda, repetindo a jogada por 4 vezes e anotando os resultados no quadro. Provoque a turma no sentido de comparar o resultado do experimento com o problema que acabou de ser esquematizado no quadro. Encerre a atividade e resuma para a turma o que foi aprendido na aula. Sugira que eles tomem nota do do resumo da aula.

Propósito: Resumir e registrar o conteúdo abordado na aula.

Discuta com a turma:

  • O que você esperava que saísse nesse experimento? Por quê?
  • Compare o resultado obtido com as possibilidades elencadas no problema.
  • Se jogássemos a moeda quatro vezes novamente, será que daria o mesmo resultado? Por quê? E se repetíssemos o lançamento da moeda 50 vezes, seria possível fazer uma estimativa de resultados?

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça para que seus alunos resolvam a atividade sozinhos, e a realizem utilizando a melhor estratégia para eles. Enquanto fazem a atividade ande pela sala observando as estratégias utilizadas por cada um e as dificuldades que estão tendo na resolução, essa atividade é o momento que você tem para avaliar o aprendizado da turma em relação ao conteúdo proposto, por isso é importante que você observe. Termine com uma discussão coletiva sobre a resolução do problema proposto.

Propósito: Verificar como os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos na aula em situações parecidas com com o trabalhado.

Discuta com a turma:

  • Qual é a soma de todas as probabilidades calculadas? Por quê?
  • Como você fará para encontrar o número de alunos que praticam outra modalidade?
  • Num sorteio de um aluno aleatoriamente em qual das modalidades é mais provável que esse aluno esteja inscrito?

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 6º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem o cálculo de probabilidade, pesquisa com foco em coleta, registro, organização de dados em tabelas e gráficos variados.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano