Plano de Aula

Plano de aula: Tem probabilidade em gráficos?

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Probabilidade e suas aplicações

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Gislaine Beatriz Teixeira Santos

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva



Habilidade da BNCC

(EF06MA28) Calcular a probabilidade de um evento aleatório, expressando-a por um número racional (forma fracionária, decimal e percentual) e comparar esse número com a probabilidade obtida por meio de experimentos sucessivos.

Objetivos específicos

Resolver problemas de probabilidade a partir da leitura e interpretação de gráficos.

Conhecimentos prévios

  • Fluência com fatos fundamentais da adição e subtração (2º ano, Números, EF02MA05)
  • Fluência com fatos fundamentais da multiplicação e divisão (4º ano, EF04MA03,EF04MA04, EF04MA05)
  • Compreensão das relações entre as representações fracionárias, decimal e percentual (6º ano; EF06MA12)
  • Analisar espaço amostral para se representar a probabilidade.(5º ano, EF05MA22, EF05MA23)
  • Resolução de problemas simples de contagem utilizando diferentes formas de representação. (5º ano, Números, EF05MA09)
  • Ler, interpretar gráficos. (5º Ano, EF05MA24)

Conceito-chave

Probabilidade frequentista.

Recursos necessários

  • Impressões das atividades principal e de Raio X.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Resolver problemas de probabilidade a partir da leitura e interpretação de gráficos.

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aulaOrientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma para compartilhar o objetivo da aula.

Propósito: Informar à turma o objetivo da aula.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO