Plano de Aula

Plano de aula: Comparando probabilidade frequentista com a clássica

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Probabilidade e suas aplicações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Gislaine Beatriz Teixeira Santos

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva



Habilidade da BNCC

(EF06MA28) Calcular a probabilidade de um evento aleatório, expressando-a por um número racional (forma fracionária, decimal e percentual) e comparar esse número com a probabilidade obtida por meio de experimentos sucessivos.



Objetivos específicos

Resolver situações-problema em que haja a necessidade de comparar as probabilidades clássica e frequentista.

Conhecimentos prévios

  • Fluência com fatos fundamentais da adição e subtração (2º ano, Números, EF02MA05)
  • Fluência com fatos fundamentais da multiplicação e divisão (4º ano, EF04MA03,EF04MA04, EF04MA05)
  • -Compreensão das relações entre as representações fracionárias, decimal e percentual (6º ano;; EF06MA12)
  • Analisar espaço amostral para se representar a probabilidade.(5º ano, EF05MA22, EF05MA23)
  • Resolução de problemas simples de contagem utilizando diferentes forma de representação. (5º ano, Números, EF05MA09)
  • Equação de primeiro grau (6º Ano, álgebra, EF06MA13)

Conceito-chave

Probabilidade frequentista e probabilidade clássica.

Recursos necessários

  • Impressões das atividades principal e de Raio X.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Resolver situações-problema em que haja a necessidade de comparar as probabilidades clássica e frequentista.

Planner gratuito 2024

Com espaço para anotar compromissos, semanário também traz sugestões antirracistas.

ACESSAR AGORA