14350
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 9º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Conhecendo os gametas

Plano de aula de Ciências com atividades para 9º ano do Fundamental sobre os gametas que são as células associadas à formação de novos seres vivos através do processo de reprodução sexuada.

Plano 03 de 6 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciana Maria de Jesus Baptista Gomes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula representa a terceira etapa de uma sequência de aulas sobre a temática das estruturas celulares relacionadas à genética e à hereditariedade. Você observará que a habilidade será contemplada em sua totalidade ao longo de todas as aulas.

Materiais necessários: Fichas impressas das atividades, folhas sulfites ou almaço, tesoura, cola, lápis de cor, dados, computador e projetor (caso tenha disponível em sua escola).

É importante que os estudantes já tenham construído alguns conhecimentos prévios sobre estruturas celulares ligadas à hereditariedade, alguns conceitos de genética e tipos de reprodução. Sugere-se alguns planos que abordam estas temáticas: CIE8_06VE01, CIE9_08VE01 e CIE9_09VE01.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o tema da aula com os alunos e comente que eles farão uma atividade em que estudarão os gametas, células muito importantes para a vida da maior parte dos seres vivos, como os vegetais, seres humanos e demais animais.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Inicie a aula com os alunos organizados em um grande círculo. Em seguida, leia para eles os trechos do poema “À minha filha”, do escritor Alberto de Oliveira. Caso não possua projetor, você pode imprimir, escrever no quadro ou escrever em uma cartolina os trechos aqui selecionados. Leia-os com a entonação adequada para toda a turma.

Pergunte o que eles entenderam do poema usando questionamentos como:

  • O que vocês compreenderam do que foi dito pelo autor?
  • Vocês conseguem dizer se esta filha se parece com seu pai apenas pela descrição dada no poema?

Conte para eles que o autor do texto é o poeta brasileiro Antônio Mariano Alberto de Oliveira (conhecido por Alberto de Oliveira) e que viveu entre os anos de 1857 e 1937. Ele foi um dos grandes nomes da escola Parnasiana do Brasil, e junto com Olavo Bilac e Raimundo Correia formou a “trindade parnasiana”.

Caso haja interesse e disponibilidade, você pode propor um trabalho interdisciplinar com o componente curricular de Português, pesquisando informações sobre este poeta e sobre o Parnasianismo, por exemplo.

Para mais informações sobre o assunto recomenda-se consultar o site http://www.academia.org.br/academicos/alberto-de-oliveira/biografia.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Com os estudantes ainda organizados em um círculo peça que se imaginem como biólogos geneticistas estudando as relações entre filhos e seus pais biológicos (Atenção: usamos o termo “pais biológicos” já que o plano trata das questões biológicas e evolutivas relacionadas à reprodução sexuada. Sinta-se à vontade para utilizar ou não o termo de acordo com os contextos familiares da turma). Explique que estão interessados em investigar que relações existem entre as características de filhos e filhas com as de seus pais, como apresentado no Contexto da aula (slide anterior). Leia, então, a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses para explicar a questão.

Não se preocupe em responder aos questionamentos trazidos, mas em estimular os alunos a pensarem sobre o tema.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Para este momento da etapa sugere-se o tempo de 20 minutos. Organize os alunos em pequenos grupos estabelecendo que um deles deve ficar responsável por registrar as respostas do seu grupo, que serão compartilhadas em um momento posterior. Cada grupo deve receber folhas, que serão usadas para sistematizar suas respostas às perguntas feitas. Explique a atividade usando as informações do slide e imprima as fichas de atividades disponíveis neste https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nSngqzHfrCdqVE2VcMezvhYNs9bktKaB5j5cQvmq6G9NgsQWwz5sGKsWmtyb/cie9-08ve03--orientacao-para-sistematizacao--atividade-para-impressao.pdf. O arquivo também indica outras orientações importantes para esta etapa. Você deve repetir a quantidade de materiais de acordo com a quantidade de estudantes da turma. Caso você não possua uma impressora, poderá colocar as indicações da atividade no quadro e pedir que eles registrem em seus cadernos, ou ainda, escrever as indicações em cartolinas. Lembre-se apenas de deixar um tempo disponível para isso.

Caso queria buscar mais informações sobre este tipo de atividade, sugere-se o site: http://genoma.ib.usp.br/educacao-e-difusao/materiais-didaticos/atividades-interativas.

Resolução das questões da atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ntv2zAZN5XTkJmeugAmgbTMSnnCC5pw88h4HwpcaVutwztuqqQaqpDhFJQ4k/cie9-08ve3--mao-na-massa-c2a0resolucao-da-atividade-para-impressao.pdf.

Materiais necessários: Fichas impressas das atividades, folhas sulfites ou almaço, tesoura, cola, lápis de cor, dados, computador e projetor (caso tenha disponível em sua escola).

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Para esta etapa sugere-se o tempo de 10 minutos. Depois da realização das atividades, peça que dois grupos se reúnam, mostrem as “famílias de peixinhos” criadas, contem suas conclusões e comparem seus registros. Peça para que eles dialoguem sobre suas anotações, dizendo se concordam ou discordam do que foi proposto e por quê.
Durante toda esta etapa, circule pela sala e observe como os alunos interagem e como cada grupo consegue contribuir com o trabalho do outro. Intervenha quando eles não conseguirem interagir de forma construtiva, indicando soluções e fazendo questionamentos que possam auxiliar no encontro de concordâncias e divergências entre as ideias de cada grupo.

Resolução das questões da atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ntv2zAZN5XTkJmeugAmgbTMSnnCC5pw88h4HwpcaVutwztuqqQaqpDhFJQ4k/cie9-08ve3--mao-na-massa-c2a0resolucao-da-atividade-para-impressao.pdf.

Para expandir as discussões sobre o assunto com os estudantes: http://chc.org.br/sem-pais/ e http://chc.org.br/cara-de-um-focinho-do-outro/.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após o término do tempo estipulado para a troca entre os grupos, você deve fazer uma sistematização do que foi trabalhado nesta aula, retomando a questão disparadora e estimulando que os estudantes voltem a refletir sobre ela de acordo com o que foi realizado na etapa Mão na massa. Um documento com orientações mais detalhadas para a Sistematização está disponível neste https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YwYWUgmsrMSU8yCntjJ3dVyNb7mUBqRwY6kNUgZx7dcktMQP2TvkZxkzrVGm/cie9-08ve3--mao-na-massa--atividade-para-impressao-para-professor.pdf. Peça que os alunos registrem o que foi trazido neste slide em seus cadernos ou proponha a criação de um parágrafo coletivo que organize os conceitos trabalhados e as questões trazidas na etapa Mão na massa, como um material de estudo. Lembre-se de deixar um tempo da aula disponível para a reorganização da sala.

Para mais informações sobre os conceitos trazidos neste plano, recomenda-se consultar os sites: http://ead.hemocentro.fmrp.usp.br/joomla/index.php/programa/adote-um-cientista/134-a-fecundacao-no-homem, https://pt.khanacademy.org/science/biology/cellular-molecular-biology/meiosis/a/sexual-life-cycles, https://pt.khanacademy.org/science/biology/dna-as-the-genetic-material

http://revista.fmrp.usp.br/2007/vol40n4/revisao_gametogenese.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula representa a terceira etapa de uma sequência de aulas sobre a temática das estruturas celulares relacionadas à genética e à hereditariedade. Você observará que a habilidade será contemplada em sua totalidade ao longo de todas as aulas.

Materiais necessários: Fichas impressas das atividades, folhas sulfites ou almaço, tesoura, cola, lápis de cor, dados, computador e projetor (caso tenha disponível em sua escola).

É importante que os estudantes já tenham construído alguns conhecimentos prévios sobre estruturas celulares ligadas à hereditariedade, alguns conceitos de genética e tipos de reprodução. Sugere-se alguns planos que abordam estas temáticas: CIE8_06VE01, CIE9_08VE01 e CIE9_09VE01.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o tema da aula com os alunos e comente que eles farão uma atividade em que estudarão os gametas, células muito importantes para a vida da maior parte dos seres vivos, como os vegetais, seres humanos e demais animais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Inicie a aula com os alunos organizados em um grande círculo. Em seguida, leia para eles os trechos do poema “À minha filha”, do escritor Alberto de Oliveira. Caso não possua projetor, você pode imprimir, escrever no quadro ou escrever em uma cartolina os trechos aqui selecionados. Leia-os com a entonação adequada para toda a turma.

Pergunte o que eles entenderam do poema usando questionamentos como:

  • O que vocês compreenderam do que foi dito pelo autor?
  • Vocês conseguem dizer se esta filha se parece com seu pai apenas pela descrição dada no poema?

Conte para eles que o autor do texto é o poeta brasileiro Antônio Mariano Alberto de Oliveira (conhecido por Alberto de Oliveira) e que viveu entre os anos de 1857 e 1937. Ele foi um dos grandes nomes da escola Parnasiana do Brasil, e junto com Olavo Bilac e Raimundo Correia formou a “trindade parnasiana”.

Caso haja interesse e disponibilidade, você pode propor um trabalho interdisciplinar com o componente curricular de Português, pesquisando informações sobre este poeta e sobre o Parnasianismo, por exemplo.

Para mais informações sobre o assunto recomenda-se consultar o site http://www.academia.org.br/academicos/alberto-de-oliveira/biografia.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Com os estudantes ainda organizados em um círculo peça que se imaginem como biólogos geneticistas estudando as relações entre filhos e seus pais biológicos (Atenção: usamos o termo “pais biológicos” já que o plano trata das questões biológicas e evolutivas relacionadas à reprodução sexuada. Sinta-se à vontade para utilizar ou não o termo de acordo com os contextos familiares da turma). Explique que estão interessados em investigar que relações existem entre as características de filhos e filhas com as de seus pais, como apresentado no Contexto da aula (slide anterior). Leia, então, a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses para explicar a questão.

Não se preocupe em responder aos questionamentos trazidos, mas em estimular os alunos a pensarem sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Para este momento da etapa sugere-se o tempo de 20 minutos. Organize os alunos em pequenos grupos estabelecendo que um deles deve ficar responsável por registrar as respostas do seu grupo, que serão compartilhadas em um momento posterior. Cada grupo deve receber folhas, que serão usadas para sistematizar suas respostas às perguntas feitas. Explique a atividade usando as informações do slide e imprima as fichas de atividades disponíveis neste https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nSngqzHfrCdqVE2VcMezvhYNs9bktKaB5j5cQvmq6G9NgsQWwz5sGKsWmtyb/cie9-08ve03--orientacao-para-sistematizacao--atividade-para-impressao.pdf. O arquivo também indica outras orientações importantes para esta etapa. Você deve repetir a quantidade de materiais de acordo com a quantidade de estudantes da turma. Caso você não possua uma impressora, poderá colocar as indicações da atividade no quadro e pedir que eles registrem em seus cadernos, ou ainda, escrever as indicações em cartolinas. Lembre-se apenas de deixar um tempo disponível para isso.

Caso queria buscar mais informações sobre este tipo de atividade, sugere-se o site: http://genoma.ib.usp.br/educacao-e-difusao/materiais-didaticos/atividades-interativas.

Resolução das questões da atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ntv2zAZN5XTkJmeugAmgbTMSnnCC5pw88h4HwpcaVutwztuqqQaqpDhFJQ4k/cie9-08ve3--mao-na-massa-c2a0resolucao-da-atividade-para-impressao.pdf.

Materiais necessários: Fichas impressas das atividades, folhas sulfites ou almaço, tesoura, cola, lápis de cor, dados, computador e projetor (caso tenha disponível em sua escola).

Slide Plano Aula

Orientações: Para esta etapa sugere-se o tempo de 10 minutos. Depois da realização das atividades, peça que dois grupos se reúnam, mostrem as “famílias de peixinhos” criadas, contem suas conclusões e comparem seus registros. Peça para que eles dialoguem sobre suas anotações, dizendo se concordam ou discordam do que foi proposto e por quê.
Durante toda esta etapa, circule pela sala e observe como os alunos interagem e como cada grupo consegue contribuir com o trabalho do outro. Intervenha quando eles não conseguirem interagir de forma construtiva, indicando soluções e fazendo questionamentos que possam auxiliar no encontro de concordâncias e divergências entre as ideias de cada grupo.

Resolução das questões da atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ntv2zAZN5XTkJmeugAmgbTMSnnCC5pw88h4HwpcaVutwztuqqQaqpDhFJQ4k/cie9-08ve3--mao-na-massa-c2a0resolucao-da-atividade-para-impressao.pdf.

Para expandir as discussões sobre o assunto com os estudantes: http://chc.org.br/sem-pais/ e http://chc.org.br/cara-de-um-focinho-do-outro/.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após o término do tempo estipulado para a troca entre os grupos, você deve fazer uma sistematização do que foi trabalhado nesta aula, retomando a questão disparadora e estimulando que os estudantes voltem a refletir sobre ela de acordo com o que foi realizado na etapa Mão na massa. Um documento com orientações mais detalhadas para a Sistematização está disponível neste https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YwYWUgmsrMSU8yCntjJ3dVyNb7mUBqRwY6kNUgZx7dcktMQP2TvkZxkzrVGm/cie9-08ve3--mao-na-massa--atividade-para-impressao-para-professor.pdf. Peça que os alunos registrem o que foi trazido neste slide em seus cadernos ou proponha a criação de um parágrafo coletivo que organize os conceitos trabalhados e as questões trazidas na etapa Mão na massa, como um material de estudo. Lembre-se de deixar um tempo da aula disponível para a reorganização da sala.

Para mais informações sobre os conceitos trazidos neste plano, recomenda-se consultar os sites: http://ead.hemocentro.fmrp.usp.br/joomla/index.php/programa/adote-um-cientista/134-a-fecundacao-no-homem, https://pt.khanacademy.org/science/biology/cellular-molecular-biology/meiosis/a/sexual-life-cycles, https://pt.khanacademy.org/science/biology/dna-as-the-genetic-material

http://revista.fmrp.usp.br/2007/vol40n4/revisao_gametogenese.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 9º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09CI08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano