14233
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Atividade - Fotografando o meu entorno

Nesta atividade, as crianças irão visitar e fotografar outros espaços da escola. Depois, tentarão identificar as imagens feitas por elas.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Adamari Rodolfo Depetris

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
1. O que fazer antes? 2. O que fazer durante? 3. Desdobramentos 4. Engajando as famílias Materiais e Atividades
download Baixar plano

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Converse com os outros profissionais da escola sobre a proposta, na qual as crianças escolherão espaços, situações ou pessoas para fotografar. Deixe-os previamente preparados para isso. Peça, com antecedência, o auxílio de outro profissional que esteja disponível para ficar com as crianças na sala enquanto você leva os pequenos grupos para fotografar. Verifique se a escola possui uma impressora com tinta para imprimir as fotografias.

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Conhecendo a escola 

Brincando com as profissões do meu entorno 

Brincadeiras em um espaço da escola 

Encontrando objetos escondidos pelos espaços da escola 

Fotografando o meu entorno 

Materiais:

Para fotos e impressão: celular, tablet ou máquina fotográfica, cabo USB, impressora e folha sulfite. Para cantos de atividades diversificadas: jogos diversos, livros de literatura, massinha de modelar, riscantes, folhas em branco, caderno, bonecas, carrinhos, dentre outros que estiverem disponíveis. Para assinatura e exposição das fotos: canetas hidrográficas coloridas, fita para fixação. Para convite: papel sulfite A3 ou cartaz e caneta permanente.

Espaços:

A atividade se iniciará em roda na própria sala de atividades. Depois, enquanto algumas crianças ficarão na sala brincando em diferentes cantos, pequenos grupos irão se deslocar pelos espaços da Unidade para fotografar. Após as fotos serem impressas, será realizada uma nova roda de conversa na sala para exposição das fotografias.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 1 hora.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Quais atitudes demonstram se as crianças deslocam-se pelo espaço com autonomia? Quais demonstram que elas revelam-se pertencentes à ele?

2. Como elas demonstram as preferências pelos espaços, pessoas e/ou objetos, ao escolherem qual/quem fotografar? Quais são essas preferências?

3. As crianças demonstram conhecer os objetos ao manipulá-los, tendo cuidado com eles? De que maneira?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Perceba, além da comunicação oral, os gestos e expressões das crianças, tendo uma escuta atenta para identificar as escolhas delas. Auxilie, se necessário, na manipulação do aparelho fotográfico. Incentive que elas apoiem umas as outras, se ajudando mutuamente.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Em roda de conversa com o grande grupo, conte as crianças que elas irão escolher um local, objeto ou pessoa da Unidade para fotografar e que, depois, as fotos serão socializadas com todos. Converse com elas para que falem o que pensam e pretendem registrar. Caso queiram tirar fotos de outras pessoas, converse com elas que é necessário convidá-las antes de tirar a foto. Caso essa pessoa não queira, é preciso respeitar o espaço do próximo. Apresente o aparelho fotográfico, que pode ser uma câmera, celular, tablet, o que estiver disponível, identificando quem já conhece e sabe manusear. Peça para as crianças que já conhecem e manipulam o aparelho para mostrar as demais como fotografar nele. Se você for usar um celular ou tablet, oriente-as que, nesse momento, o que elas irão manusear é a câmera do aparelho.

Possíveis falas do professor neste momento: Hoje vamos escolher algum espaço, objeto ou pessoa da nossa Unidade para fotografar. O que vocês querem registrar? Quem já viu esse aparelho? Vocês já fotografaram antes? O quê ou quem? Alguém sabe tirar uma foto com ele? Pode ensinar os colegas?


2

Explique que você irá levá-las em pequenos grupos para fotografar e garanta que elas possam escolher seus parceiros para realizar a atividade. Enquanto isso, as que ficarem na sala poderão escolher alguns cantos para montar e brincar. As brincadeiras podem ser faz de conta, jogos de encaixe, artes, leitura, dentre outros, de acordo com os materiais da sua realidade. Peça ajuda de outro profissional que esteja disponível para ficar com as crianças. Incentive que elas brinquem individualmente ou escolham seus parceiros para explorar os cantinhos de atividades diversas enquanto você sai em pequenos grupos de 2 a 4 crianças para fotografar. Caso alguma criança não queira fotografar um espaço, respeite a decisão dela, mas convide-a outras vezes, instigando a criança a contar suas experiências para animá-la a participar.


3

Converse com as crianças que estão no pequeno grupo para que mostrem o que, quem ou qual lugar querem fotografar, escolhendo a melhor posição para tirar a foto. Para mostrar o local que irão fotografar, instigue-as a pensar sobre o que tem perto, ao lado, na frente, atrás, para que elas possam conduzir o grupo para o local através dessas informações. Deixe que manipulem o equipamento fotográfico, auxiliando se necessário. Depois, mostre a imagem no aparelho para que vejam o resultado da fotografia, se o aprovam ou querem tirar outra. Aproveite para tirar uma foto sua, assim você as inspira e se aproxima mais delas no contexto da atividade.

Possíveis falas do professor neste momento: O que você quer fotografar? Me leve até lá! Onde você quer ficar pra tirar a fotografia? Gostou da foto que tirou? Quer tirar outra?

Possíveis falas das crianças neste momento: Eu vou tirar foto do balanço do parque. Eu gosto de brincar lá. Posso tirar outra foto? Essa não ficou legal. Vou tirar ela daqui desse lado agora.


4

Depois que todas as crianças tiverem registrado a foto e enquanto elas brincam nos cantos na sala, vá até um computador ligado a uma impressora, conecte o aparelho fotográfico e imprima as fotografias em um tamanho que possibilite uma boa visualização (1 ou 2 por folha A4, por exemplo).


5

Peça auxílio das crianças para organizar a sala para uma roda de conversa. Disponibilize as fotografias impressas no centro para que elas identifiquem sua foto. Deixe que compartilhem as imagens com os colegas, discutindo sobre elas com eles. Converse sobre o local da imagem e os elementos que estão nela, o que eles lembram que têm perto, na frente, atrás, ao lado, relembrando as informações e construções presentes no espaço. Pode ser que as crianças achem que a foto que o colega tirou é a sua. Aproveite, se isso acontecer, para conversar com elas sobre este mesmo elemento que chamou a atenção de mais de uma delas e que foi registrado mais de uma vez.

Possíveis falas do professor neste momento: Vocês reconhecem sua foto no centro da roda? Qual será a que cada uma tirou? Podem pegá-las para mostrar aos colegas. Olha, você tirou foto da árvore que está na frente da secretaria! E essa, alguém sabe o que tem atrás dessa foto e não aparece na imagem?

Possíveis falas das crianças neste momento: Sua foto é igual a minha! No mesmo lugar. Nós tivemos a mesma idéia. Eu adoro brincar nesse brinquedo, por isso tirei a foto lá.


6

Disponibilize algumas canetinhas coloridas para as crianças fazerem sua “assinatura” na fotografia de forma espontânea, deixando sua marca. Se algumas ainda não conseguem escrever o nome, sugira que façam uma tentativa de escrita, um desenho ou marca. O importante é elas identificarem que são autoras da sua obra fotográfica. Não se esqueça de assinar a foto que você tirou, sendo um estímulo a mais para elas.

Possíveis falas do professor neste momento: Vamos assinar essas fotos? Podem escolher as cores que quiserem. Vocês podem escrever o nome como quiserem. Se não conseguirem, que tal fazer um desenho? Vocês escolhem, a obra é de vocês!

Possíveis falas das crianças neste momento: Eu não sei escrever o meu nome, mas posso fazer um desenho? Vou desenhar eu na foto.


Para finalizar:

Assim que finalizarem a assinatura, converse com as crianças sobre o fim da atividade e, para a conclusão, disponibilize pedaços de fita adesiva e sugira que colem as imagens no mural da sala, para que fique exposto para todos poderem visualizar. Nesse momento, aproveite para apreciar as fotos junto com as crianças, chamando a atenção delas para as diferenças entre as fotos, as preferências de cada uma ao escolher o que fotografar etc.

Desdobramentos

Em outro momento, é possível realizar a atividade novamente dando possibilidade às crianças de escolher outros espaços e situações para fotografar. Você ainda pode propor que fotografem momentos de seu dia a dia e dos colegas em atividades na sala ou na área interna e externa, usando a tecnologia que conhecem para registrar essas situações.

Engajando as famílias

Converse com as crianças sobre a ideia de as famílias se fotografarem em um espaço da Unidade. Elabore junto com elas um convite, escrevendo de acordo com as sugestões delas, lembrando de falar sobre quais informações deve ter um convite. Exponha-o na porta da sala e incentive-as a mostrá-lo para as famílias, convidando-as para a atividade. Peça aos pais que puderem que enviem as fotografias para expor em um mural para apreciação de todos.


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADE 01

Conhecendo a escola

ATIVIDADE 02

Brincando com as profissões do entorno

ATIVIDADE 03

Brincadeiras em um espaço da escola

ATIVIDADE 04

Encontrando objetos escondidos pelo espaço da escola

ATIVIDADES DE Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) :

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Cuidados com o Corpo: Higiene e Cooperação

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Autonomia no momento do banheiro

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Cuidados com o corpo: hidratação

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo a escola

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras em um espaço da escola

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando com as profissões do entorno

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando com as expressões

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Confecção do Painel das Expressões

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Narração de história

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Percepção de cuidados das plantas do entorno

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando de lavar roupas na área externa

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Caça aos tesouros da natureza

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras com diferentes elementos da natureza

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras de outras épocas

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Exploração e criação de sons com objetos

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras com sons do corpo

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Instalações Sonoras

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Pintura com materiais da natureza

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Observação e pintura

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Pintura com o corpo

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo novas parlendas

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Leitura de poesias

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando com rimas

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Exploração das ilustrações do livro

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Manuseio de livros

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Creche / Educação Infantil / Bebês

Adaptação: meu cantinho acolhedor

Creche / Educação Infantil / Bebês

Preparando uma cozinha para os bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Preparação do álbum dos bebês

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Brincando com personagens

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Banho nas bonecas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Investigação das fotos do álbum dos bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Brincadeiras no espelho

Creche / Educação Infantil / Bebês

O que eu vejo quando me olho no espelho?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Exploração com espelhos e caixas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Danças, balanços e acalantos

Creche / Educação Infantil / Bebês

Dançando em dose dupla

Creche / Educação Infantil / Bebês

Dança do barulho

Creche / Educação Infantil / Bebês

Sacos sensoriais

Creche / Educação Infantil / Bebês

Onde está o objeto que estava aqui?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com tiras de papel

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com túnel e bolinhas coloridas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com colchões

Creche / Educação Infantil / Bebês

Luz e sombra: brincadeiras com lanterna

Creche / Educação Infantil / Bebês

Brincadeiras com celofane

Creche / Educação Infantil / Bebês

Luz e sombras: Brincadeiras com lençol

Creche / Educação Infantil / Bebês

Cantigas com os nomes das crianças

Creche / Educação Infantil / Bebês

Retratos das famílias

Creche / Educação Infantil / Bebês

A identificação nas produções artísticas como marcas de identidade

Creche / Educação Infantil / Bebês

Os caminhos até o pátio

Creche / Educação Infantil / Bebês

O corredor como espaço de passagem e aprendizagens

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI02EF09 da BNCC

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras de outras épocas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Preparando um recital de poesias

Creche / Educação Infantil / Unidade

Fotografando o meu entorno

Creche / Educação Infantil / Unidade

Levando livros para casa

Creche / Educação Infantil / Unidade

Lendo os títulos para escolher a leitura do dia

Creche / Educação Infantil / Unidade

Meu nome, minha identidade

Creche / Educação Infantil / Unidade

Desenho e natureza

Creche / Educação Infantil / Unidade

Jogo com dados: O jogo da melancia

Creche / Educação Infantil / Unidade

O desenho e o corpo

Creche / Educação Infantil / Unidade

Jogo de memória com desenhos autorais

Creche / Educação Infantil / Unidade

Ilustrando o livro de receitas

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI02CG01 da BNCC

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com as expressões

Creche / Educação Infantil / Unidade

Narração de história

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando de lavar roupas na área externa

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com diferentes elementos da natureza

Creche / Educação Infantil / Unidade

Exploração e criação de sons com objetos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com sons do corpo

Creche / Educação Infantil / Unidade

Explorando as Expressões

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando de imitar os bichos de jardim

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando de usar o banheiro

Creche / Educação Infantil / Unidade

Faz de conta na floresta: sentimentos e expressões

Creche / Educação Infantil / Unidade

Construindo o próprio brinquedo

Creche / Educação Infantil / Unidade

Esconde esconde de objetos sonoros

Creche / Educação Infantil / Unidade

Preparando um recital de poesias

Creche / Educação Infantil / Unidade

O cuidado e o faz de conta: Banho de bonecos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Fotografando o meu entorno

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com os colegas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Nossa orquestra: explorando instrumentos musicais

Creche / Educação Infantil / Unidade

Gravando um recital de poesias

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo a artista Niki e sua obra

Creche / Educação Infantil / Unidade

As crianças e suas danças

Creche / Educação Infantil / Unidade

Experimentando vegetais

Creche / Educação Infantil / Unidade

Corrida do Sapo

Creche / Educação Infantil / Unidade

Organizando coreografias

Creche / Educação Infantil / Unidade

Rodada de caretas da despedida

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando de banquete

Creche / Educação Infantil / Unidade

Dançando para os colegas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras de mágica e imitação

Creche / Educação Infantil / Unidade

Adaptação: brinquedos e brincadeiras preferidos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo a ciranda Coco de roda

Creche / Educação Infantil / Unidade

Escolhendo livros e histórias

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras musicais

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI02CG02 da BNCC

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando de lavar roupas na área externa

Creche / Educação Infantil / Unidade

Encontrando objetos escondidos pelo espaço da escola

Creche / Educação Infantil / Unidade

Fotografando o meu entorno

Creche / Educação Infantil / Unidade

Desvio de obstáculos

Creche / Educação Infantil / Unidade

As danças e as culturas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com bolas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Dançando para os colegas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com cantigas de rodas conhecidas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Construção de um jogo de percurso

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Educação Infantil Bebês Crianças bem pequenas Crianças pequenas

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann