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Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Cruzando palavras com fonema /z/

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Cruzando palavras com fonema /z/

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Alves Do Amaral

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é analisar as regularidades e irregularidades que compõe a escrita de palavras com o fonema /z/ (som Zê), utilizando o dicionário para verificação de hipóteses.

Materiais necessários: Dicionários, retroprojetor, tabuleiro do jogo, lápis e borracha.

Dificuldades antecipadas: Falta de repertório vocabular para pensar em palavras que se utilizam do fonema /z/ em suas escritas; Encontrar com autonomia as palavras no dicionário.

Referências sobre o assunto:

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1. Acesso em:25 jul. 2018

MONROE, Camila. Como ensinar as irregularidades ortográficas. 2011. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2566/como-ensinar-as-irregularidades-ortograficas Acesso em:25 jul. 2018

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente aos alunos o tema da aula, o jogo “Cruzando palavras”, explique que é uma adaptação das tradicionais Cruzadinhas. Não há necessidade de mostrar esse slide.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas produtivas e, posteriormente, em grupos de quatro. Uma dupla jogará contra a outra.
  • Cada dupla utilizará uma cor de lápis ou caneta diferente para escrever no tabuleiro, dessa forma, ficará mais fácil identificar de quem é a escrita na finalização do jogo.
  • Apresente aos alunos o jogo “Cruzando letras” (modelo no slide). O jogo é uma adaptação das tradicionais cruzadinhas, porém aqui os alunos terão uma palavra que servirá como ponto de partida, a partir dessa palavra um aluno por vez deverá pensar uma outra palavra que se encaixe em uma das palavras já escritas no tabuleiro. As palavras podem ser livres, ou seja, não precisam se encaixar no mesmo campo semântico, a única regra, porém, é que as palavras tenham o som de Z. Dessa forma, precisam apresentar o fonema /z/ podendo ser grafadas tanto com Z, S ou X.
  • Diga aos alunos que quando eles não conseguirem pensar em uma palavra deverão passar a vez para a outra dupla. Combine com a turma se esse recurso será ilimitado ou se terão por exemplo três chances apenas de passar a vez.
  • Entregue a cada grupo um tabuleiro e dê início ao jogo.

Professor: Permitir que os alunos joguem em duplas contra outras duplas, auxilia-os em possíveis dificuldades de repertório vocabular que possam surgir durante o jogo.

Material complementar: tabuleiro do jogo para impressão.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Inicie o jogo e circule pela sala para observar o andamento do mesmo e as maiores dificuldades das duplas (grafia ou falta de repertório vocabular).
  • Cada dupla escreve uma palavra por vez seguindo as regras já pré estabelecidas.
  • Vá colocando no quadro algumas das palavras que aparecem nos tabuleiros dos alunos (copie-as de forma idêntica à grafia feita pelos alunos).
  • Registre em seu material pessoal possíveis dúvidas e dificuldades dos alunos para retomá-las posteriormente.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Após a finalização do jogo mostre aos alunos as palavras que foram colocadas no quadro por você diante de suas observações dos tabuleiros dos grupos. Questione os alunos sobre qual a melhor maneira de descobrir se as grafias produzidas estão corretas quanto ao uso do fonema /z/.
  • É esperado que eles validem a importância do dicionário para isso.
  • Com o retroprojetor compartilhe com a turma o quadro 5 - Relações Irregulares produzido pelo site alfaletrar. Analisem conjuntamente as diferentes possibilidades de representação do fonema /z/ nos contextos irregulares.
  • É importante salientar que o fonema /z/ pode ser grafado por três letras distintas Z, S e X em posições idênticas. Como, por exemplo, nas relações intervocálicas em que aparece com Z em BELEZA, S em MESA e com X em EXAME.
  • Distribua aos alunos uma cópia do Quadro de relações irregulares para que eles possam colar no caderno.
  • Entregue a cada dupla um dicionário e convide-os a localizar as palavras escritas no quadro e verificar se suas escritas estão corretas. Você pode deixar que eles escolham quais palavras procurar ou dividir as palavras entre as duplas.
  • Diga a turma que quando sentimos dúvidas sobre qual é a grafia correta de determinada palavra é necessário consultar o dicionário para se certificar de qual é a grafia correta da palavra a ser escrita.
  • Distribua entre os alunos também um quadro para que possam registrar suas descobertas ao consultar o dicionário.

Materiais complementares: Entregue a cada aluno um quadro de correção e uma cópia do quadro de relações irregulares produzido pelo site Alfaletrar.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Após análise das escritas pelas duplas, convide alguns alunos para realizarem as correções necessárias nas palavras disponíveis no quadro.
  • Solicite que verifiquem seus quadros individuais e façam correções necessárias nesse material de registro também.
  • Finalize propondo que os alunos colem seus quadros no caderno para consultas futuras.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é analisar as regularidades e irregularidades que compõe a escrita de palavras com o fonema /z/ (som Zê), utilizando o dicionário para verificação de hipóteses.

Materiais necessários: Dicionários, retroprojetor, tabuleiro do jogo, lápis e borracha.

Dificuldades antecipadas: Falta de repertório vocabular para pensar em palavras que se utilizam do fonema /z/ em suas escritas; Encontrar com autonomia as palavras no dicionário.

Referências sobre o assunto:

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1. Acesso em:25 jul. 2018

MONROE, Camila. Como ensinar as irregularidades ortográficas. 2011. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2566/como-ensinar-as-irregularidades-ortograficas Acesso em:25 jul. 2018

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Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente aos alunos o tema da aula, o jogo “Cruzando palavras”, explique que é uma adaptação das tradicionais Cruzadinhas. Não há necessidade de mostrar esse slide.

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Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas produtivas e, posteriormente, em grupos de quatro. Uma dupla jogará contra a outra.
  • Cada dupla utilizará uma cor de lápis ou caneta diferente para escrever no tabuleiro, dessa forma, ficará mais fácil identificar de quem é a escrita na finalização do jogo.
  • Apresente aos alunos o jogo “Cruzando letras” (modelo no slide). O jogo é uma adaptação das tradicionais cruzadinhas, porém aqui os alunos terão uma palavra que servirá como ponto de partida, a partir dessa palavra um aluno por vez deverá pensar uma outra palavra que se encaixe em uma das palavras já escritas no tabuleiro. As palavras podem ser livres, ou seja, não precisam se encaixar no mesmo campo semântico, a única regra, porém, é que as palavras tenham o som de Z. Dessa forma, precisam apresentar o fonema /z/ podendo ser grafadas tanto com Z, S ou X.
  • Diga aos alunos que quando eles não conseguirem pensar em uma palavra deverão passar a vez para a outra dupla. Combine com a turma se esse recurso será ilimitado ou se terão por exemplo três chances apenas de passar a vez.
  • Entregue a cada grupo um tabuleiro e dê início ao jogo.

Professor: Permitir que os alunos joguem em duplas contra outras duplas, auxilia-os em possíveis dificuldades de repertório vocabular que possam surgir durante o jogo.

Material complementar: tabuleiro do jogo para impressão.

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Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Inicie o jogo e circule pela sala para observar o andamento do mesmo e as maiores dificuldades das duplas (grafia ou falta de repertório vocabular).
  • Cada dupla escreve uma palavra por vez seguindo as regras já pré estabelecidas.
  • Vá colocando no quadro algumas das palavras que aparecem nos tabuleiros dos alunos (copie-as de forma idêntica à grafia feita pelos alunos).
  • Registre em seu material pessoal possíveis dúvidas e dificuldades dos alunos para retomá-las posteriormente.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Após a finalização do jogo mostre aos alunos as palavras que foram colocadas no quadro por você diante de suas observações dos tabuleiros dos grupos. Questione os alunos sobre qual a melhor maneira de descobrir se as grafias produzidas estão corretas quanto ao uso do fonema /z/.
  • É esperado que eles validem a importância do dicionário para isso.
  • Com o retroprojetor compartilhe com a turma o quadro 5 - Relações Irregulares produzido pelo site alfaletrar. Analisem conjuntamente as diferentes possibilidades de representação do fonema /z/ nos contextos irregulares.
  • É importante salientar que o fonema /z/ pode ser grafado por três letras distintas Z, S e X em posições idênticas. Como, por exemplo, nas relações intervocálicas em que aparece com Z em BELEZA, S em MESA e com X em EXAME.
  • Distribua aos alunos uma cópia do Quadro de relações irregulares para que eles possam colar no caderno.
  • Entregue a cada dupla um dicionário e convide-os a localizar as palavras escritas no quadro e verificar se suas escritas estão corretas. Você pode deixar que eles escolham quais palavras procurar ou dividir as palavras entre as duplas.
  • Diga a turma que quando sentimos dúvidas sobre qual é a grafia correta de determinada palavra é necessário consultar o dicionário para se certificar de qual é a grafia correta da palavra a ser escrita.
  • Distribua entre os alunos também um quadro para que possam registrar suas descobertas ao consultar o dicionário.

Materiais complementares: Entregue a cada aluno um quadro de correção e uma cópia do quadro de relações irregulares produzido pelo site Alfaletrar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Após análise das escritas pelas duplas, convide alguns alunos para realizarem as correções necessárias nas palavras disponíveis no quadro.
  • Solicite que verifiquem seus quadros individuais e façam correções necessárias nesse material de registro também.
  • Finalize propondo que os alunos colem seus quadros no caderno para consultas futuras.

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