14003
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Criação de palavras derivadas e compostas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Criação de palavras derivadas e compostas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Ruth De Castro Almeida Barbosa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados

- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Introdução
Grave um áudio ou um vídeo dizendo que irão estudar palavras derivadas. Inicie mostrando o slide de Introdução do Plano de Aula, ou leia-o (no caso de áudio). Faça um resumo das Orientações do slide de Introdução para iniciar sua aula, explicando que você irá encaminhar uma atividade em que os alunos irão criar palavras e explicar seus significados e usos. Diga que irá encaminhar as demais orientações por escrito, e solicite que façam esse trabalho em duplas.

Desenvolvimento
Encaminhe aos alunos o que está no slide de Desenvolvimento do Plano (duas atividades com o título “Criando Palavras”). Oriente-os a responder e salvar no Google Docs com o nome da dupla, em uma pasta do Google Drive específica para a atividade. Estabeleça um prazo para que todos compartilhem suas respostas na pasta. Após esse prazo, solicite que todas as duplas “visitem” os documentos umas das outras para ver as palavras criadas pelos colegas. Peça que cada aluno comente, no próprio Documento da dupla, de forma positiva, dois trabalhos, dizendo quais foram as palavras criadas de que mais gostou e por quê. Estabeleça um prazo para esta atividade também.

Fechamento
Após todos postarem seus trabalhos, visite-os e destaque alguns para comentar posteriormente. Caso haja alguma inadequação, destaque-a para explicá-la. Encerre esta aula com um comentário geral para todos os alunos, destacando os pontos positivos dos trabalhos. É importante que fique claro para todos que os neologismos não são criados ao acaso, mas por semelhança com palavras já inventadas e por processos de composição ou derivação. Caso haja possibilidade, realize um encontro no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e siga o roteiro do slide de Fechamento do Plano de Aula.

Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas a fazer o exercício número 1, variando os temas. Sugira outras temáticas para que as famílias escolham, como, por exemplo: cozinhar ou cozinha, dormir/sono/cama; vida em família; relacionamentos; internet; séries/filmes/jogos. Estimule as famílias que se engajarem na atividade a compartilhar as palavras criadas no WhatsApp da turma.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares  


Código: LPO6_08ATS03

(EF67LP35) Distinguir palavras derivadas por acréscimo de afixos e palavras compostas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas