9818
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Álgebra

Plano de aula - Descobrindo equivalência usando adição e subtração II

Plano de aula de matemática com atividades para 5 do Fundamental sobre investigar a equivalência em adições e subtrações e utilizar informações existentes para descobrir um valor desconhecido em uma igualdade.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: INÊZ APARECIDA SIMÕES

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Inêz Aparecida Simões

Mentora: Carla Simone de Albuquerque

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

(EF05MA10) Concluir por meio de investigações,que uma igualdade não se altera ao adicionar,subtrair,multiplicar ou dividir seus membros por um mesmo número,para construir a noção de equivalência.



Objetivos específicos

  • Investigar a equivalência em adições e subtrações.
  • Utilizar informações existentes para descobrir um valor desconhecido em uma igualdade.

Conceito-chave

Adição, subtração, equivalência.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas.
  • Fichas do jogo de Memória (caso você decida utilizá-lo);
  • Datashow (opcional).


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Inicie a aula retomando que podemos obter o mesmo resultado em operações com valores diferentes, e que ao acrescentar o mesmo valor nas duas operações, continuaremos obtendo o mesmo resultado. Apresente o slide,ou escreva n quadro e faça leitura com a turma para diagnosticar o que eles lembram sobre igualdade, adição e equivalência.

Propósito: Retomar os conhecimentos dos alunos acerca da equivalência em adições e subtrações.

Discuta com a turma:

  • Os resultados das operações ficaram diferentes ao adicionar 50 em ambos os lados?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slide 4 e 5 )

Orientação: Esta atividade poderá ser realizada em grupo ou individualmente. Imprima a atividade e entregue uma cópia da atividade para cada aluno e peça que leiam com atenção ao enunciado e grifem os dados que consideram importantes para realização da atividade. Aproveite para comentar com os alunos sobre a importância de uma alimentação saudável. Circule na sala enquanto estão resolvendo a atividade e verifique se há dúvidas na resolução do problema, e caso perceba alguma dificuldade, faça perguntas que auxilie na resolução. Utilize o guia de intervenção para discutir com os alunos possíveis dificuldades. No arquivo leitura complementar tem uma sugestão de jogo da memória - equivalência, esse material poderá ser utilizado em uma próxima aula.

Propósito: Fazer a leitura para levantar dados na situação -problema e utilizar estratégias de cálculo para resolvê-la.

Discuta com a turma:

  • Quais os dados apresentados no enunciado deste problema poderão serem utilizados para solucioná-lo?
  • Quais informações temos da quantidade de ingredientes que devem ser utilizados por Cidinha e Eliane no recheios?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Sugestão: Jogo Complementar

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slide 4 e 5 )

Orientação: O aluno poderá utilizar a estratégia que achar melhor para resolvê-la. No momento da resolução, percorra pela sala observando a resolução da atividade e, se necessário, faça intervenções individuais para auxiliar aqueles com mais dificuldades. A primeira situação proposta envolve a ideia de retirar certo ingrediente, enquanto a segunda sugere acrescentar um ingrediente que não consta na receita. Uma traz a subtração e a outra uma adição.

Propósito: Fazer a leitura para levantar dados na situação-problema e utilizar estratégias de cálculo para resolvê-la.

Discuta com a turma:

  • O que elas precisam fazer para conseguir a quantidade total de ingredientes, sem colocar o milho?
  • Se somente Eliane adicionar 200 gramas de azeitona, elas teriam a mesma quantidade final?
  • Ao adicionar 200 gramas de azeitonas na receita de Eliane e de Cidinha o que percebemos?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 6 a 11)

Orientação: Leia o enunciado com os alunos e comente cada etapa para resolução, orientando-os na resolução do problema. Comente com os alunos a quantidade de cada ingrediente Eliane já tem, e oriente os passos seguintes para descobrir a quantidade de carne que deve comprar para conseguir fazer a receita de acordo com as instruções.

Propósito: Compartilhar estratégias de resolução da situação-problema proposta.

Discuta com a turma:

  • Os dados que temos sobre a quantidade de ingredientes de Eliane estão completos? Com eles consigo solucionar o que foi proposto?
  • Adicionando os ingredientes que Eliane tem, atingiu o peso final do recheio?

Material complementar:
Resolução da Atividade Principal

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. ( slides 6 a 11)

Orientação: Comente com os alunos que temos a quantidade de ingredientes que Eliane já tem, e sabemos o peso total de calorias a ser utilizado na receita. Oriente sobre os seguintes passos para descobrir a quantidade de carne que ela deve comprar.

Propósito: Compartilhar estratégias de resolução da situação-problema proposta.

Discuta com a turma:

  • Temos o total dos ingredientes que Eliane já tem. Devo adicionar ou subtraí-los para encontrar a quantidade de carne que ela deve comprar?
  • Posso utilizar outras estratégias para encontrar a quantidade de carne? Quais?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 6 a 11)

Orientação: Discuta com os alunos quais procedimentos podemos utilizar para certificar se a quantidade de ingredientes que Cidinha está utilizando está de acordo com as instruções da receita e oriente os passos que poderão utilizar.

Propósito: Compartilhar estratégias de resolução da situação-problema proposta.

Discuta com a turma:

  • Temos o peso de cada ingrediente que serão utilizados por Cidinha, posso certificar se está de acordo com a quantidade total de ingredientes do recheio? Como posso fazer isso?
  • Posso utilizar outras estratégias ?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 6 a 11)

Orientação: As intervenções pedagógicas pelo professor são essenciais para encorajar e estimular os alunos a se tornarem autônomos na produção de conhecimentos matemáticos, por isso, sempre que necessário, faça intervenções, saiba ouvi-los, tente compreender as abordagens desenvolvidas por eles. Após a resolução do problema proposto, comente com os alunos que ao retirarmos o milho da receita dos ingredientes do recheio, a quantidade de ingredientes do recheio modifica.

Propósito: Compartilhar estratégias de resolução da situação-problema proposta.

Discuta com a turma:

  • Ao retirar o milho dos ingredientes do recheio Cidinha terá 1 002 gramas de ingredientes para o recheio, poderá aumentar a quantidade dos outros ingredientes para ter a quantidade total indicada na receita?
  • Ao retirar o milho dos ingredientes do recheio Eliane terá 1 132 gramas de ingredientes para o recheio, poderá aumentar a quantidade nos outros dois ingredientes ou somente em um para ter a quantidade total indicada na receita?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 6 a 11)

Orientação: Após a resolução do problema proposto, comente com os alunos que ao adicionarmos a mesma quantidade de ingrediente nas duas receitas, qual será a quantidade de ingredientes?

Propósito: Compartilhar estratégias de resolução da situação-problema proposta.

Discuta com a turma:

  • O que você percebe ao adicionar a mesma quantidade de azeitonas nas duas receitas?
  • Isto acontecerá se somente Eliane adicionar 200 gramas a sua receita? Por que?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 6 a 11)

Orientação: Discuta com os alunos o resultado encontrado, mostrando que existe uma igualdade entre a quantidade de ingredientes utilizados por Cidinha e Eliane. Deixe que eles socialize as observações sobre a conclusão apresentada.

Propósito: Compartilhar estratégias de resolução da situação-problema proposta.

Discuta com a turma:

  • Somando a quantidade de milho, a quantidade de carne e a quantidade de batata do recheio de Cidinha, que resultado encontraremos?
  • Somando a quantidade de milho, carne e batatas do recheio de Eliane, encontraremos qual resultado.
  • A quantidade de carne que Cidinha utilizou foi a mesma quantidade utilizada por Eliane?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes sobre a importância de ler com atenção a situação-problema, e que a escolha da estratégia dependerá da situação-problema dada, e para encontrar o termo desconhecido não podemos esquecer que há equivalência entre as operações de adição e subtração.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Imprima a atividade e peça que resolvam individualmente. Permita que os alunos exponham suas estratégias e o resultado encontrado. Você poderá utilizar outras atividades para reforçar o que foi estudado, e até mesmo esclarecer algumas dúvidas que ainda exista a respeito do mesmo. Para isso, veja as atividades complementares.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da utilização das estratégias de cálculo para resolver situação-problema apresentando um valor desconhecido, e percebendo a equivalência entre adições e subtrações.

Discuta com a turma:

  • Como são as fichas apresentadas ? O que contém nelas?
  • Todas as fichas possuem o mesmo tipo de operação? Quais as operações contidas nas fichas?
  • Todas as operações estão completas? O que você faria para completá-las?

Material complementar.

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Inêz Aparecida Simões

Mentora: Carla Simone de Albuquerque

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

(EF05MA10) Concluir por meio de investigações,que uma igualdade não se altera ao adicionar,subtrair,multiplicar ou dividir seus membros por um mesmo número,para construir a noção de equivalência.



Objetivos específicos

  • Investigar a equivalência em adições e subtrações.
  • Utilizar informações existentes para descobrir um valor desconhecido em uma igualdade.

Conceito-chave

Adição, subtração, equivalência.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas.
  • Fichas do jogo de Memória (caso você decida utilizá-lo);
  • Datashow (opcional).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Inicie a aula retomando que podemos obter o mesmo resultado em operações com valores diferentes, e que ao acrescentar o mesmo valor nas duas operações, continuaremos obtendo o mesmo resultado. Apresente o slide,ou escreva n quadro e faça leitura com a turma para diagnosticar o que eles lembram sobre igualdade, adição e equivalência.

Propósito: Retomar os conhecimentos dos alunos acerca da equivalência em adições e subtrações.

Discuta com a turma:

  • Os resultados das operações ficaram diferentes ao adicionar 50 em ambos os lados?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slide 4 e 5 )

Orientação: Esta atividade poderá ser realizada em grupo ou individualmente. Imprima a atividade e entregue uma cópia da atividade para cada aluno e peça que leiam com atenção ao enunciado e grifem os dados que consideram importantes para realização da atividade. Aproveite para comentar com os alunos sobre a importância de uma alimentação saudável. Circule na sala enquanto estão resolvendo a atividade e verifique se há dúvidas na resolução do problema, e caso perceba alguma dificuldade, faça perguntas que auxilie na resolução. Utilize o guia de intervenção para discutir com os alunos possíveis dificuldades. No arquivo leitura complementar tem uma sugestão de jogo da memória - equivalência, esse material poderá ser utilizado em uma próxima aula.

Propósito: Fazer a leitura para levantar dados na situação -problema e utilizar estratégias de cálculo para resolvê-la.

Discuta com a turma:

  • Quais os dados apresentados no enunciado deste problema poderão serem utilizados para solucioná-lo?
  • Quais informações temos da quantidade de ingredientes que devem ser utilizados por Cidinha e Eliane no recheios?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Sugestão: Jogo Complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slide 4 e 5 )

Orientação: O aluno poderá utilizar a estratégia que achar melhor para resolvê-la. No momento da resolução, percorra pela sala observando a resolução da atividade e, se necessário, faça intervenções individuais para auxiliar aqueles com mais dificuldades. A primeira situação proposta envolve a ideia de retirar certo ingrediente, enquanto a segunda sugere acrescentar um ingrediente que não consta na receita. Uma traz a subtração e a outra uma adição.

Propósito: Fazer a leitura para levantar dados na situação-problema e utilizar estratégias de cálculo para resolvê-la.

Discuta com a turma:

  • O que elas precisam fazer para conseguir a quantidade total de ingredientes, sem colocar o milho?
  • Se somente Eliane adicionar 200 gramas de azeitona, elas teriam a mesma quantidade final?
  • Ao adicionar 200 gramas de azeitonas na receita de Eliane e de Cidinha o que percebemos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 6 a 11)

Orientação: Leia o enunciado com os alunos e comente cada etapa para resolução, orientando-os na resolução do problema. Comente com os alunos a quantidade de cada ingrediente Eliane já tem, e oriente os passos seguintes para descobrir a quantidade de carne que deve comprar para conseguir fazer a receita de acordo com as instruções.

Propósito: Compartilhar estratégias de resolução da situação-problema proposta.

Discuta com a turma:

  • Os dados que temos sobre a quantidade de ingredientes de Eliane estão completos? Com eles consigo solucionar o que foi proposto?
  • Adicionando os ingredientes que Eliane tem, atingiu o peso final do recheio?

Material complementar:
Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. ( slides 6 a 11)

Orientação: Comente com os alunos que temos a quantidade de ingredientes que Eliane já tem, e sabemos o peso total de calorias a ser utilizado na receita. Oriente sobre os seguintes passos para descobrir a quantidade de carne que ela deve comprar.

Propósito: Compartilhar estratégias de resolução da situação-problema proposta.

Discuta com a turma:

  • Temos o total dos ingredientes que Eliane já tem. Devo adicionar ou subtraí-los para encontrar a quantidade de carne que ela deve comprar?
  • Posso utilizar outras estratégias para encontrar a quantidade de carne? Quais?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 6 a 11)

Orientação: Discuta com os alunos quais procedimentos podemos utilizar para certificar se a quantidade de ingredientes que Cidinha está utilizando está de acordo com as instruções da receita e oriente os passos que poderão utilizar.

Propósito: Compartilhar estratégias de resolução da situação-problema proposta.

Discuta com a turma:

  • Temos o peso de cada ingrediente que serão utilizados por Cidinha, posso certificar se está de acordo com a quantidade total de ingredientes do recheio? Como posso fazer isso?
  • Posso utilizar outras estratégias ?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 6 a 11)

Orientação: As intervenções pedagógicas pelo professor são essenciais para encorajar e estimular os alunos a se tornarem autônomos na produção de conhecimentos matemáticos, por isso, sempre que necessário, faça intervenções, saiba ouvi-los, tente compreender as abordagens desenvolvidas por eles. Após a resolução do problema proposto, comente com os alunos que ao retirarmos o milho da receita dos ingredientes do recheio, a quantidade de ingredientes do recheio modifica.

Propósito: Compartilhar estratégias de resolução da situação-problema proposta.

Discuta com a turma:

  • Ao retirar o milho dos ingredientes do recheio Cidinha terá 1 002 gramas de ingredientes para o recheio, poderá aumentar a quantidade dos outros ingredientes para ter a quantidade total indicada na receita?
  • Ao retirar o milho dos ingredientes do recheio Eliane terá 1 132 gramas de ingredientes para o recheio, poderá aumentar a quantidade nos outros dois ingredientes ou somente em um para ter a quantidade total indicada na receita?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 6 a 11)

Orientação: Após a resolução do problema proposto, comente com os alunos que ao adicionarmos a mesma quantidade de ingrediente nas duas receitas, qual será a quantidade de ingredientes?

Propósito: Compartilhar estratégias de resolução da situação-problema proposta.

Discuta com a turma:

  • O que você percebe ao adicionar a mesma quantidade de azeitonas nas duas receitas?
  • Isto acontecerá se somente Eliane adicionar 200 gramas a sua receita? Por que?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 6 a 11)

Orientação: Discuta com os alunos o resultado encontrado, mostrando que existe uma igualdade entre a quantidade de ingredientes utilizados por Cidinha e Eliane. Deixe que eles socialize as observações sobre a conclusão apresentada.

Propósito: Compartilhar estratégias de resolução da situação-problema proposta.

Discuta com a turma:

  • Somando a quantidade de milho, a quantidade de carne e a quantidade de batata do recheio de Cidinha, que resultado encontraremos?
  • Somando a quantidade de milho, carne e batatas do recheio de Eliane, encontraremos qual resultado.
  • A quantidade de carne que Cidinha utilizou foi a mesma quantidade utilizada por Eliane?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes sobre a importância de ler com atenção a situação-problema, e que a escolha da estratégia dependerá da situação-problema dada, e para encontrar o termo desconhecido não podemos esquecer que há equivalência entre as operações de adição e subtração.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Imprima a atividade e peça que resolvam individualmente. Permita que os alunos exponham suas estratégias e o resultado encontrado. Você poderá utilizar outras atividades para reforçar o que foi estudado, e até mesmo esclarecer algumas dúvidas que ainda exista a respeito do mesmo. Para isso, veja as atividades complementares.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da utilização das estratégias de cálculo para resolver situação-problema apresentando um valor desconhecido, e percebendo a equivalência entre adições e subtrações.

Discuta com a turma:

  • Como são as fichas apresentadas ? O que contém nelas?
  • Todas as fichas possuem o mesmo tipo de operação? Quais as operações contidas nas fichas?
  • Todas as operações estão completas? O que você faria para completá-las?

Material complementar.

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 5º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem propriedades da igualdade e noção de equivalência, Investigação de padrões e expressão da regularidade observada em sequências numéricas ou geométricas, Investigação e expressão de regularidades na multiplicação e divisão de números decimais por 10, 100, 1000 e análise de grandezas diretamente proporcionais.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano