Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete e leia o título da aula com alunos. Caso não possua recursos, escreva o título da aula no quadro. Neste momento, introduza o tema com questionamentos, como, por exemplo:
- É possível observar algo que esteja muito longe de vocês?
- Vocês conhecem algum objeto que permita observar algo que está longe?
- Qual objeto mais longe que vocês já viram?
CONTEXTO
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete as imagens aos alunos. Caso não possua recursos, imprima a imagem ou tente descrevê-la. Após a apresentação, questione-os:
- Vocês sabem o que são essas imagens?
- Onde podemos encontrá-las?
- Conseguimos enxergá-las a olho nu com a mesma nitidez que estamos vendo na fotografia?
- O que vocês imaginam que seja necessário para que consigamos enxergá-las?
QUESTÃO DISPARADORA
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete a Questão disparadora aos alunos. Caso não possua recursos, leia ou escreva a pergunta no quadro. Após a leitura, dialogue com os alunos:
- Como é possível ver coisas que estão bem longe de nós como as estrelas?
- Conseguimos enxergá-las a olho nu?
- O que é necessário para conseguirmos observar esses objetos?
MÃO NA MASSA
Tempo sugerido: 27 minutos
Orientações: Projete a imagem: Foto de um pergaminho escrito por Galileu pedindo ajuda para construir algo que consiga ver as estrelas. Caso não possua recursos, imprima a imagem ou tente descrevê-la. Após a apresentação, questione-os:
- Como podemos ver algo que está longe, assim como as estrelas de Galileu?
- É possível ver outras coisas que estão tão longe quanto as estrelas?
- Como será que Galileu resolveu esse problema?
Posteriormente, divida a turma em 5 grupos e lance o desafio para que cada um construa um protótipo de algo que ajude o Galileu a resolver seu problema.
Reserve 10 minutos para essa parte da atividade e oriente os alunos construírem uma lente de acordo com o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=iGgO82eBsAI
Cada grupo receberá dois pares de círculos já cortados nos tamanhos ideais de garrafa pet, 1 par grande e 1 par pequeno e os oriente passo a passo para construção da lente:
- Juntem os dois círculos de modo que eles fiquem com suas bordas encostadas.
- Auxilie os grupos, passando cola quente para fechar as extremidades de modo que não fique nenhum buraquinho.
- Façam um pequeno com uma agulha.
- Mergulhe o objeto na água para que a esta possa entrar dentro.
- Observem o que irá acontecer.
Após terminarem, entregue os demais materiais de sua preferência como, por exemplo, copos e sacos plásticos, elástico, papel, cartolina, rolos de papel higiênico, rolos de papel toalha e canos de PVC, e oriente os grupos a construírem sua luneta utilizando as lentes feitas anteriormente. Reserve mais 10 minutos para essa segunda parte da atividade.
Durante a atividade, observe as construções. Se possível registre as hipóteses dos alunos. Após os grupos terminarem de construir seus protótipos, reserve os 7 minutos finais da atividade para que cada grupo apresente sua construção.
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Após os grupos terminarem de apresentar seus protótipos, inicie a sistematização apresentando o slide. Caso não possua recursos, imprima ou descreva-o utilizando o quadro. Leia o que está escrito no slide e questione os alunos:
- Este é o telescópio criado por Galileu, ficou parecido com o de vocês?
- Quais semelhanças?
- Quais diferenças?
- O poderia ser melhorado no protótipo que vocês fizeram?
Neste momento é importante falar com os alunos sobre o uso das lentes (convergentes e divergentes) utilizadas nos objetos de observação. Esse assunto pode ser aprofundado com a aula CIE5_11TU04 onde o aprofundamento, aplicação e diferenças sobre essas lentes e seu uso será abordado.
Caso tenha interesse em apronfundar o assunto abordando as propiedades da lentes, aplicar a aula CIE5_11TU04.
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Continue a sistematização apresentando o slide. Caso não possua recursos, imprima ou descreva-o utilizando o quadro. Leia o que está escrito no slide e questione os alunos:
- Observem esses objetos, qual a semelhança entre eles?
- Quais diferenças?
- Será que todos possuem a mesma função?
- Todos conseguem observar as mesmas imagens?
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Finalize a sistematização apresentando imagens tiradas do universo por telescópios. Caso não possua recursos, imprima ou descreva-o utilizando o quadro. Leia o que está escrito no slide e questione os alunos: