Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula será proposta a construção de um protótipo de microscópio ou de um objeto similar que proponha a observação ampliada de um objeto. Esta é a segunda aula de uma sequência de aulas que abordarão a investigação de instrumentos óticos, suas características e atividades práticas. Para maior aprofundamento do tema, aplique anteriormente a aula CIE5_11TU01 e posteriores as aulas CIE5_11TU03, CIE5_11TU04 e CIE5_11TU05.
Materiais necessários para a aula: Diversos materiais de sua preferência para para realização do Mão na massa (construção de um protótipo). Exemplos: copos e sacos plásticos, elástico, papel, cartolina e rolos de papel higiênico.
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete e leia o título da aula com alunos. Caso não possua recursos, escreva o título da aula no quadro. Neste momento, introduza o tema com questionamentos, como, por exemplo:
- É possível observar algo que seja muito pequeno com facilidade?
- Vocês conhecem algum objeto que seja tão pequenino que dificulte a nossa observação?
- Qual objeto menor que vocês já viram?
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete as imagens aos alunos. Caso não possua recursos, imprima a imagem ou tente descrevê-la. Após a apresentação, questione-os:
- Vocês reconhecem essas imagens?
- O que são cada uma delas?
- Qual semelhança entre elas?
- Conseguimos enxergá-las a olho nu com a mesma nitidez que estamos vendo na fotografia?
- O que vocês imaginam que seja necessário para que consigamos enxergá-las dessa forma?
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete a Questão disparadora aos alunos. Caso não possua recursos, leia e/ou escreva-a no quadro. Após a leitura, dialogue com os alunos:
- Como é possível ver coisas que são bem pequenas, ou até mesmo nem enxergamos?
- Conseguimos enxergar seus detalhes?
- Vocês conhecem algo que não conseguimos enxergar?
- O que é necessário para conseguirmos observar esses objetos?
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Projete a imagem: foto de um pergaminho escrito pelo detetive Bonifácio pedindo ajuda para construir algo que consiga observar as pistas pequenas do caso que ele precisa desvendar. Caso não possua recursos, imprima a imagem ou tente descrevê-la. Após a apresentação, questione-os:
- Como podemos analisar algo que é tão pequeno, assim como as pistas do detetive?
- É possível ver outras coisas que não conseguimos enxergar a olho nu?
- Como será que o detetive resolveu esse problema?
Posteriormente, divida a turma em 5 grupos e lance o desafio para que cada um construa um protótipo de algo que ajude o detetive a resolver seu problema.
Cada grupo receberá os seguintes materiais: um lápis, um pote com água e um arame. Reserve 15 minutos para essa parte da atividade. Vá observando e mediando as construções, mas deixe que os alunos construam da forma que preferirem, que criem hipóteses e façam tentativas. Se possível registre as hipóteses dos alunos. Após os grupos terminarem de construir seus protótipos, verifique com os grupos se as tentativas deram certo, o que eles pensaram, se conseguiram resolver o problema do detetive.
Após terminarem, reserve os 15 minutos finais para a construção da lupa de acordo com as orientaç;oes (http://www2.fc.unesp.br/experimentosdefisica/opt05.htm):
- Faça uma argola enrolando o arame no lápis. É uma argola pequena, do diâmetro do lápis.
- Mergulhe a argola na água de modo que a gota fique presa.
- A água formará um tipo de lente de aumento.
Deixe que eles experimentem a “lente” construída olhando as letras de um livro e relatem o que estão observando.
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Após os grupos terminarem de apresentar seus protótipos, inicie a sistematização apresentando o slide. Caso não possua recursos, imprima ou descreva-o utilizando o quadro. Leia o que está escrito no slide e questione os alunos:
- Estes são exemplos de objetos que poderiam ter ajudado o detetive a desvendar o mistério. Vocês conhecem algum?
- Quais semelhanças entre eles?
- Quais diferenças?
- Vocês construíram um protótipo parecido com algum deles?
- O poderia ser melhorado no protótipo que vocês fizeram?
- Vocês conhecem outros objetos que aumentam a imagem do que é observado?
Neste momento é importante falar com os alunos sobre o uso das lentes (convergentes e divergentes) utilizadas nos objetos de observação. Porém, esse assunto pode ser aprofundado com a aula CIE5_11TU04 onde o aprofundamento, aplicação e diferenças sobre essas lentes e seu uso será abordado.
Sistematização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Continue a sistematização apresentando imagens tiradas do universo por telescópios. Caso não possua recursos, imprima ou descreva-o utilizando o quadro. Leia o que está escrito no slide e questione os alunos:Caso não possua recursos, imprima ou descreva-o utilizando o quadro. Leia o que está escrito no slide e questione os alunos:
- Quais semelhanças estre as imagens?
- Quais diferenças?
Posteriormente, finalize a sistematização concluindo com a turma a diferença do aumento de imagem do microscópio e da lupa.
Neste momento é importante falar com os alunos sobre o uso social desses objetos e suas colaborações para ciência. Porém, esse assunto pode ser aprofundado com a aula CIE5_11TU05 onde o aprofundamento, aplicação e usos dos recursos de observação e ampliação.