Plano de aula: Conhecendo os objetos de ampliação

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Instrumentos óticos

Sobre esta aula: Nesta aula será proposta a construção de um protótipo de microscópio ou de um objeto similar que proponha a observação ampliada de um objeto. Esta é a segunda aula de uma sequência de aulas que abordarão a investigação de instrumentos óticos, suas características e atividades práticas. Para maior aprofundamento do tema, aplique anteriormente a aula CIE5_11TU01 e posteriores as aulas CIE5_11TU03, CIE5_11TU04 e CIE5_11TU05.

Materiais necessários para a aula: Diversos materiais de sua preferência para para realização do Mão na massa (construção de um protótipo). Exemplos: copos e sacos plásticos, elástico, papel, cartolina e rolos de papel higiênico.

Título da aula

Orientações: Projete e leia o título da aula com alunos. Caso não possua recursos, escreva o título da aula no quadro. Neste momento, introduza o tema com questionamentos, como, por exemplo:

• É possível observar algo que seja muito pequeno com facilidade?
  • Vocês conhecem algum objeto que seja tão pequenino que dificulte a nossa observação?
  • Qual objeto menor que vocês já viram?