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Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Paroxítonas eis a questão: acentuadas ou não?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre acentuação de paroxítonas

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Rita De Cássia Cintra

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é construir e reconhecer as regras de acentuação das palavras paroxítonas terminadas em i(s), l, r, ão.

Materiais necessários:

Datashow - computador - caso o professor não disponha, poderá ser utilizado cartolinas, papel rolo (pardo).

canetas coloridos

uma folha de sulfite com a imagem do tênis

uma folha de sulfite com a imagem do tênis

uma cópia impressa do texto para todos os alunos

uma cópia impressa para todos os alunos das demais atividades.

Cartolina

Canetas hidrocor

Sugestões: não apenas para esta aula, mas para todas as aulas de descobertas gramaticais:

  • Cadernos das Minhas Descobertas - esse caderno pode passar de um ano para outro, sempre acompanhando o aluno. Alunos novas, iniciarão a partir de sua entrada na escola. A finalidade do caderno é que o aluno poderá consultar palavras em suas dúvidas, pois assim, estará refletindo sobre sua escrita.
  • Baú das Descobertas: uma caixa de sapato com a tampa presa à caixa, preferencialmente de bota, pois é maior. O professor deve ter tarjetas (retângulos de 8/10 cm de altura por uns 25 de largura - ou um pouco menor que a largura da caixa), para colocar as palavras descobertas, preferencialmente, com seu significado. Esse Baú das Descobertas deverá ficar à disposição dos alunos para consultarem a grafia e o significado, pois nem todas as salas têm dicionários suficientes para que os alunos possam realizar suas consultas. Com esse Baú das Descobertas o professor também poderá realizar atividades com alunos colocando em ordem alfabética.

Dificuldades antecipadas: O aluno não perceber a necessidade da acentuação da palavra e assim não consegue realizar a leitura com a entonação correta. Podem ter dificuldades com o conceito de sílaba, sua classificação quanto ao número de sílabas e a tonicidade.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf

MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2003

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula colocando seus alunos em duplas ou trios.

Apresente o tema da aula e questione:

  • Sobre o que iremos refletir hoje?
  • O que vocês sabem sobre isso?

Professor, anote as hipóteses dos seus alunos no quadro.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Entregue uma cópia da imagem do slide a cada um dos alunos. Para acessar uma cópia deste slide clique aqui
  • Importante relembrar seus alunos sobre a classificação segundo a sílaba tônica, pois a partir dessa reflexão é que eles poderão perceber as regularidades sobre a acentuação das palavras.

OBS.: Caso não tiver tantas impressões disponíveis, poderá fazer um cartaz, utilizando o flip chart.

3. Observe a imagem a seguir.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente a imagem do tênis e questione-os sobre o que será tratado, para acessar esta imagem clique aqui.
  • Após os questionamentos escreva no canto direito do quadro as respostas/hipóteses de seus alunos, para após a leitura do texto confrontá-las.
  • Se eles responderem que é sobre o tênis, escreva propositalmente sem o acento, para ver se eles sabem, de memória, que essa palavra é acentuada.
  • Questione: se pensarmos na palavra TÊNIS, qual é a sílaba tônica? Dessa forma, como a classificamos?

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Entregue a cada aluno uma cópia do texto.
  • Peça que façam uma leitura silenciosa. Em seguida, realize a leitura do texto para os mesmos, ou deixe que alguém leia para a turma.
  • Após, confronte as hipóteses dos alunos com o texto e questione-os:
  • Vocês sabiam o momento em que o homem sentiu necessidade de usar calçados?
  • E o tênis, vocês sabiam qual a finalidade para qual ele foi criado?

Material complementar:

Para acessar ao texto e as atividades que serão trabalhadas clique aqui -

Atenção professor: não há necessidade de imprimir todas as atividades, algumas podem ser construídas com os alunos e outras podem ser passadas no quadro.

Caso não tenha datashow, poderá providenciar um texto ampliado através da ferramenta do word Publisher (onde você pode imprimir textos ou imagens do tamanho que você quiser, montando-as página por página como um quebra cabeça de retângulos - folha sulfite),

Incentive seus alunos a lerem o texto na íntegra, disponível em https://www.portalsaofrancisco.com.br/historia-geral/historia-do-tenis é bem interessante. Incentive-os também a realizar outras pesquisas sobre o assunto.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Entregue uma cópia da atividade Palavra Intrusa para cada aluno ou faça uma cópia no quadro para que seus alunos copiem no caderno. Para acessar esta atividade clique aqui
  • Seus alunos estarão em dupla ou trios: peça a eles que tentem descobrir os segredos da atividade e apenas escrevam, espere uns 2 ou 3 minutos, mas incentive-os a tentar. Peça a eles que escrevam a palavra que está faltando.
  • Em seguida, questione-os e coloque suas hipóteses no quadro. Caso não consigam descobrir, ainda assim leve-os a resposta desta forma:
  • Peça aos alunos, um a um que leiam cada palavra de forma a destacar a sílaba tônica: HOOOOmem - caVERRRRnas - necessiDAAAAde e assim sucessivamente, circule a sílaba tônica e deixe que eles próprios percebam que todas as palavras são PAROXÍTONAS.
  • Tênis é a palavra intrusa, porque apesar de paroxítona, como as outras ela é intrusa, pois é acentuada.
  • Curiosidade: vocês sabiam que em relação às sílabas tônicas, existem mais palavras paroxítonas do que oxítonas e proparoxítonas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Entregue a cada dupla ou trio uma cópia das palavras, solicite que as recortem e separem as que estiverem corretamente acentuadas. Para acessar esta atividade clique aqui
  • Observe se seus alunos estão tendo dificuldade na separação das palavras, se isso acontecer leve-os a refletir, instigue-os a descobrir que todas são paroxítonas. Pode explicar também que o til não é acento, mas um sinal de nasalização.
  • Feita a separação, verifique se todas estão corretas, solicitando que pesquisem a escrita correta no dicionário.
  • Questione seus alunos sobre como eles podem saber se uma paroxítona é acentuada ou não.
  • Caso apareçam dificuldades, direcione sugerindo que separem as palavras de acordo com suas terminações, em colunas, contudo dê um tempo suficiente para que sozinhos cheguem a essa conclusão.
  • Após, escreva no quadro as palavras, utilizando o giz colorido nos acentos (lembrando que o til não é acento).
  • Questione seus alunos sobre o que perceberam com relação às palavras acentuadas.

Atenção professor:

  • Existem várias regras de acentuação das palavras paroxítonas, contudo por ser um quarto ano e de acordo com a habilidade na BNCC, iremos trabalhar com as paroxítonas terminadas em -i(s), -u(s), -l, -r, -ão(s).
  • Explique a eles que há muitas situações onde as paroxítonas são acentuadas, mas vocês irão descobrindo aos poucos.
  • As palavras sugeridas nesta atividade podem ser alteradas por outras (de acordo com o vocabulário dos seus alunos), contudo, devem ter a mesma regularidade e quantidades aqui colocadas.
  • Caso queira utilizar palavras não acentuadas, evitar as terminadas em ditongo, hiato, ou hiato na sílaba tônica.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações:

  • Estimule seus alunos a escreverem as regularidades que encontraram na acentuação das palavras, pois assim eles irão refletir melhor no momento da escrita.
  • Os alunos têm que chegar a conclusão que: SÃO ACENTUADAS AS PAROXÍTONAS TERMINADAS EM I(S), Ã(S)/ÃO(S), R, L, U(S). EM CASO DE DÚVIDAS, DEVEM PROCURAR NO DICIONÁRIO.
  • Por fim, faça um cartaz com essas conclusões e cole-o no painel/parede da sala ou use o flip chart.
  • Para acessar esta atividade clique aqui

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é construir e reconhecer as regras de acentuação das palavras paroxítonas terminadas em i(s), l, r, ão.

Materiais necessários:

Datashow - computador - caso o professor não disponha, poderá ser utilizado cartolinas, papel rolo (pardo).

canetas coloridos

uma folha de sulfite com a imagem do tênis

uma folha de sulfite com a imagem do tênis

uma cópia impressa do texto para todos os alunos

uma cópia impressa para todos os alunos das demais atividades.

Cartolina

Canetas hidrocor

Sugestões: não apenas para esta aula, mas para todas as aulas de descobertas gramaticais:

  • Cadernos das Minhas Descobertas - esse caderno pode passar de um ano para outro, sempre acompanhando o aluno. Alunos novas, iniciarão a partir de sua entrada na escola. A finalidade do caderno é que o aluno poderá consultar palavras em suas dúvidas, pois assim, estará refletindo sobre sua escrita.
  • Baú das Descobertas: uma caixa de sapato com a tampa presa à caixa, preferencialmente de bota, pois é maior. O professor deve ter tarjetas (retângulos de 8/10 cm de altura por uns 25 de largura - ou um pouco menor que a largura da caixa), para colocar as palavras descobertas, preferencialmente, com seu significado. Esse Baú das Descobertas deverá ficar à disposição dos alunos para consultarem a grafia e o significado, pois nem todas as salas têm dicionários suficientes para que os alunos possam realizar suas consultas. Com esse Baú das Descobertas o professor também poderá realizar atividades com alunos colocando em ordem alfabética.

Dificuldades antecipadas: O aluno não perceber a necessidade da acentuação da palavra e assim não consegue realizar a leitura com a entonação correta. Podem ter dificuldades com o conceito de sílaba, sua classificação quanto ao número de sílabas e a tonicidade.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf

MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2003

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula colocando seus alunos em duplas ou trios.

Apresente o tema da aula e questione:

  • Sobre o que iremos refletir hoje?
  • O que vocês sabem sobre isso?

Professor, anote as hipóteses dos seus alunos no quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Entregue uma cópia da imagem do slide a cada um dos alunos. Para acessar uma cópia deste slide clique aqui
  • Importante relembrar seus alunos sobre a classificação segundo a sílaba tônica, pois a partir dessa reflexão é que eles poderão perceber as regularidades sobre a acentuação das palavras.

OBS.: Caso não tiver tantas impressões disponíveis, poderá fazer um cartaz, utilizando o flip chart.

3. Observe a imagem a seguir.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente a imagem do tênis e questione-os sobre o que será tratado, para acessar esta imagem clique aqui.
  • Após os questionamentos escreva no canto direito do quadro as respostas/hipóteses de seus alunos, para após a leitura do texto confrontá-las.
  • Se eles responderem que é sobre o tênis, escreva propositalmente sem o acento, para ver se eles sabem, de memória, que essa palavra é acentuada.
  • Questione: se pensarmos na palavra TÊNIS, qual é a sílaba tônica? Dessa forma, como a classificamos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Entregue a cada aluno uma cópia do texto.
  • Peça que façam uma leitura silenciosa. Em seguida, realize a leitura do texto para os mesmos, ou deixe que alguém leia para a turma.
  • Após, confronte as hipóteses dos alunos com o texto e questione-os:
  • Vocês sabiam o momento em que o homem sentiu necessidade de usar calçados?
  • E o tênis, vocês sabiam qual a finalidade para qual ele foi criado?

Material complementar:

Para acessar ao texto e as atividades que serão trabalhadas clique aqui -

Atenção professor: não há necessidade de imprimir todas as atividades, algumas podem ser construídas com os alunos e outras podem ser passadas no quadro.

Caso não tenha datashow, poderá providenciar um texto ampliado através da ferramenta do word Publisher (onde você pode imprimir textos ou imagens do tamanho que você quiser, montando-as página por página como um quebra cabeça de retângulos - folha sulfite),

Incentive seus alunos a lerem o texto na íntegra, disponível em https://www.portalsaofrancisco.com.br/historia-geral/historia-do-tenis é bem interessante. Incentive-os também a realizar outras pesquisas sobre o assunto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Entregue uma cópia da atividade Palavra Intrusa para cada aluno ou faça uma cópia no quadro para que seus alunos copiem no caderno. Para acessar esta atividade clique aqui
  • Seus alunos estarão em dupla ou trios: peça a eles que tentem descobrir os segredos da atividade e apenas escrevam, espere uns 2 ou 3 minutos, mas incentive-os a tentar. Peça a eles que escrevam a palavra que está faltando.
  • Em seguida, questione-os e coloque suas hipóteses no quadro. Caso não consigam descobrir, ainda assim leve-os a resposta desta forma:
  • Peça aos alunos, um a um que leiam cada palavra de forma a destacar a sílaba tônica: HOOOOmem - caVERRRRnas - necessiDAAAAde e assim sucessivamente, circule a sílaba tônica e deixe que eles próprios percebam que todas as palavras são PAROXÍTONAS.
  • Tênis é a palavra intrusa, porque apesar de paroxítona, como as outras ela é intrusa, pois é acentuada.
  • Curiosidade: vocês sabiam que em relação às sílabas tônicas, existem mais palavras paroxítonas do que oxítonas e proparoxítonas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Entregue a cada dupla ou trio uma cópia das palavras, solicite que as recortem e separem as que estiverem corretamente acentuadas. Para acessar esta atividade clique aqui
  • Observe se seus alunos estão tendo dificuldade na separação das palavras, se isso acontecer leve-os a refletir, instigue-os a descobrir que todas são paroxítonas. Pode explicar também que o til não é acento, mas um sinal de nasalização.
  • Feita a separação, verifique se todas estão corretas, solicitando que pesquisem a escrita correta no dicionário.
  • Questione seus alunos sobre como eles podem saber se uma paroxítona é acentuada ou não.
  • Caso apareçam dificuldades, direcione sugerindo que separem as palavras de acordo com suas terminações, em colunas, contudo dê um tempo suficiente para que sozinhos cheguem a essa conclusão.
  • Após, escreva no quadro as palavras, utilizando o giz colorido nos acentos (lembrando que o til não é acento).
  • Questione seus alunos sobre o que perceberam com relação às palavras acentuadas.

Atenção professor:

  • Existem várias regras de acentuação das palavras paroxítonas, contudo por ser um quarto ano e de acordo com a habilidade na BNCC, iremos trabalhar com as paroxítonas terminadas em -i(s), -u(s), -l, -r, -ão(s).
  • Explique a eles que há muitas situações onde as paroxítonas são acentuadas, mas vocês irão descobrindo aos poucos.
  • As palavras sugeridas nesta atividade podem ser alteradas por outras (de acordo com o vocabulário dos seus alunos), contudo, devem ter a mesma regularidade e quantidades aqui colocadas.
  • Caso queira utilizar palavras não acentuadas, evitar as terminadas em ditongo, hiato, ou hiato na sílaba tônica.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações:

  • Estimule seus alunos a escreverem as regularidades que encontraram na acentuação das palavras, pois assim eles irão refletir melhor no momento da escrita.
  • Os alunos têm que chegar a conclusão que: SÃO ACENTUADAS AS PAROXÍTONAS TERMINADAS EM I(S), Ã(S)/ÃO(S), R, L, U(S). EM CASO DE DÚVIDAS, DEVEM PROCURAR NO DICIONÁRIO.
  • Por fim, faça um cartaz com essas conclusões e cole-o no painel/parede da sala ou use o flip chart.
  • Para acessar esta atividade clique aqui

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