13581
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 6º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Os dinossauros estão entre nós!

Plano de aula de Ciências com atividades para 6º ano do Fundamental sobre a utilização do cladograma simples para reconhecimento do parentesco entre seres vivos atuais e outros já extintos

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gracieli Dall Ostro Persich

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre esta aula select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Computador ou notebook, projetor (Data Show), acesso à internet, tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, caneta, borracha; régua, fita adesiva, tesoura.

Flashcards (disponíveis para impressão aqui: https://docs.google.com/document/d/1IW8tuvY-RJcYYSAoiyNCIK49WOCoRQlNIbW4HBdu4sw/edit)

Fichas com características evolutivas de animais (disponíveis para impressão aqui: https://docs.google.com/document/d/1iZ4W25kBKLVrCnevlAlWBTfSm9QjaY-Nlh7k7Mi7ipc/edit)

Tabelas impressas para construção de um cladograma (disponíveis para impressão aqui: https://docs.google.com/document/d/1DPANeX2A4TbfaDTDzydx6phokv-8tHRWO8E3TTwRDVY/edit)

Nomes dos animais impressos (disponíveis para impressão, ou passe no quadro para a turma copiar e recortar. https://docs.google.com/document/d/1guXdWvjBbVjlB30YPT1oO0yhXtFjPBJvF8DX7zKwnuU/edit)

Cladogramas para preencher (disponíveis para impressão aqui: https://docs.google.com/document/d/1vvgbkklHsa3nH17cD851nuPWQ6oxX9zM8d96iZ1hn40/edit).

Materiais de apoio:

- http://www.ib.usp.br/evosite/evo101/VIIB1aAdaptiveRadiation.shtml - http://www.ib.usp.br/evosite/evo101/IIIE5dQualifying.shtml - https://epoca.globo.com/vida/noticia/2014/10/cientistas-descobrem-provas-concretas-da-bevolucao-dos-dinossauros-avesb.html - http://revistaepoca.globo.com/Primeiro-Plano/noticia/2012/04/tiranossauro-rex-uma-galinha-anabolizada.html - https://istoe.com.br/3617_DO+TIRANOSSAURO+A+GALINHA+/ -https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2014/07/31/dinossauros-diminuiram-de-tamanho-e-evoluiram-para-passaros-revela-estudo.htm#fotoNav=2 -https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/the-new-york-times/2017/10/14/como-dinossauros-trocaram-os-dentes-aterrorizantes-por-bicos-de-aves.htm - https://novaescola.org.br/conteudo/3098/uma-aula-pratica-sobre-evolucao

- https://www.nationalgeographicbrasil.com/historia/quase-todos-os-dinossauros-tinham-penas-sugere-descoberta-na-siberia

- http://revistapesquisa.fapesp.br/2017/05/23/repteis-da-cizania/

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Não é necessário projetar este slide. Fale o título para a turma e explique que nesta aula iremos compreender que todos os seres vivos têm ancestrais em comum e estão sujeitos à evolução, que é um conjunto de processos guiados pelas mutações genéticas e por transformações a nível de DNA que são passadas ao longo das gerações, resultando em transformações a nível de espécies. Os registros fósseis são evidências desses processos evolutivos porque podemos comparar os seres vivos da antiguidade com os seres atuais, traçando a história evolutiva das espécies.

Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro.

CONTEXTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete este slide ou imprima a manchete da reportagem diretamente aqui: https://ciencia.estadao.com.br/noticias/geral,tiranossauro-e-parente-mais-proximo-da-galinha-que-do-jacare,162256

Caso não seja possível projetar ou imprimir a reportagem, escreva a manchete no quadro e leve imagens de galinhas e dinossauros terópodes recortadas de revistas/jornais ou encontradas em livros didáticos. Explore as ideias dos estudantes sobre o assunto a partir da leitura da manchete e da análise das imagens dos animais. Pergunte à turma: O que as aves e os dinossauros têm em comum? Vocês sabiam que eles são parentes?

Materiais necessários para a aula: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola ou reportagem impressa e imagens semelhantes de revistas, jornais ou livros.

QUESTÃO DISPARADORA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Não é necessário projetar este slide. Escreva no quadro ou pergunte oralmente à turma: Como é possível que as galinhas sejam parentes dos dinossauros? Ouça a turma e instigue-os a pensarem em respostas possíveis.

Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro.

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos

Orientações: Para esta parte inicial, recomendamos usar 3 minutos. Projete este slide para a turma ou escreva no quadro. Peça que os alunos leiam a situação de estudo que introduz as próximas tarefas. Depois, organize a turma em 6 grupos para a próxima atividade desta etapa.

Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro.

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Para esta parte, recomenda-se 30 minutos. Projete este slide para a turma ou apenas explique a atividade. A atividade proposta consiste em estudar várias espécies de seres vivos e construir coletivamente um cladograma para entender as relações evolutivas entre os grupos de animais, com o intuito de responder à questão disparadora.

Acesse as orientações para essa atividade aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4UtUCqvU5fHqP2YgFkqMfPY3q5gnZ4QcG7xeuC2aMnJdF6eHPAwSTfvCpHxJ/resolucao-da-atividade-mao-na-massa-cie6-10tu04.pdf

Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), acesso à internet, tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, caneta, borracha; régua, fita adesiva, tesoura.

Flashcards (disponíveis para impressão aqui: https://docs.google.com/document/d/1IW8tuvY-RJcYYSAoiyNCIK49WOCoRQlNIbW4HBdu4sw/edit)

Fichas com características evolutivas de animais (disponíveis para impressão aqui: https://docs.google.com/document/d/1iZ4W25kBKLVrCnevlAlWBTfSm9QjaY-Nlh7k7Mi7ipc/edit)

Tabelas impressas para construção de um cladograma (disponíveis para impressão aqui: https://docs.google.com/document/d/1DPANeX2A4TbfaDTDzydx6phokv-8tHRWO8E3TTwRDVY/edit)

Nomes dos animais impressos (disponíveis para impressão, ou passe no quadro para a turma copiar e recortar. https://docs.google.com/document/d/1guXdWvjBbVjlB30YPT1oO0yhXtFjPBJvF8DX7zKwnuU/edit)

Cladogramas para preencher (disponíveis para impressão aqui: https://docs.google.com/document/d/1vvgbkklHsa3nH17cD851nuPWQ6oxX9zM8d96iZ1hn40/edit).

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete este slide para a turma ou escreva no quadro - na verdade, este slide indica o gabarito do cladograma elaborado na etapa anterior. Você pode explicar esta parte com o cladograma pronto exposto no quadro. Retorne à questão disparadora: Como é possível que as galinhas sejam parentes dos dinossauros? Peça que os alunos elaborem uma explicação final para o questionamento, concluindo a aula com a análise do cladograma construído: as galinhas são descendentes vivos dos dinossauros e os tiranossauros já foram extintos.

Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; cladograma completo projetado ou desenhado no quadro.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Computador ou notebook, projetor (Data Show), acesso à internet, tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, caneta, borracha; régua, fita adesiva, tesoura.

Flashcards (disponíveis para impressão aqui: https://docs.google.com/document/d/1IW8tuvY-RJcYYSAoiyNCIK49WOCoRQlNIbW4HBdu4sw/edit)

Fichas com características evolutivas de animais (disponíveis para impressão aqui: https://docs.google.com/document/d/1iZ4W25kBKLVrCnevlAlWBTfSm9QjaY-Nlh7k7Mi7ipc/edit)

Tabelas impressas para construção de um cladograma (disponíveis para impressão aqui: https://docs.google.com/document/d/1DPANeX2A4TbfaDTDzydx6phokv-8tHRWO8E3TTwRDVY/edit)

Nomes dos animais impressos (disponíveis para impressão, ou passe no quadro para a turma copiar e recortar. https://docs.google.com/document/d/1guXdWvjBbVjlB30YPT1oO0yhXtFjPBJvF8DX7zKwnuU/edit)

Cladogramas para preencher (disponíveis para impressão aqui: https://docs.google.com/document/d/1vvgbkklHsa3nH17cD851nuPWQ6oxX9zM8d96iZ1hn40/edit).

Materiais de apoio:

- http://www.ib.usp.br/evosite/evo101/VIIB1aAdaptiveRadiation.shtml - http://www.ib.usp.br/evosite/evo101/IIIE5dQualifying.shtml - https://epoca.globo.com/vida/noticia/2014/10/cientistas-descobrem-provas-concretas-da-bevolucao-dos-dinossauros-avesb.html - http://revistaepoca.globo.com/Primeiro-Plano/noticia/2012/04/tiranossauro-rex-uma-galinha-anabolizada.html - https://istoe.com.br/3617_DO+TIRANOSSAURO+A+GALINHA+/ -https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2014/07/31/dinossauros-diminuiram-de-tamanho-e-evoluiram-para-passaros-revela-estudo.htm#fotoNav=2 -https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/the-new-york-times/2017/10/14/como-dinossauros-trocaram-os-dentes-aterrorizantes-por-bicos-de-aves.htm - https://novaescola.org.br/conteudo/3098/uma-aula-pratica-sobre-evolucao

- https://www.nationalgeographicbrasil.com/historia/quase-todos-os-dinossauros-tinham-penas-sugere-descoberta-na-siberia

- http://revistapesquisa.fapesp.br/2017/05/23/repteis-da-cizania/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Não é necessário projetar este slide. Fale o título para a turma e explique que nesta aula iremos compreender que todos os seres vivos têm ancestrais em comum e estão sujeitos à evolução, que é um conjunto de processos guiados pelas mutações genéticas e por transformações a nível de DNA que são passadas ao longo das gerações, resultando em transformações a nível de espécies. Os registros fósseis são evidências desses processos evolutivos porque podemos comparar os seres vivos da antiguidade com os seres atuais, traçando a história evolutiva das espécies.

Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete este slide ou imprima a manchete da reportagem diretamente aqui: https://ciencia.estadao.com.br/noticias/geral,tiranossauro-e-parente-mais-proximo-da-galinha-que-do-jacare,162256

Caso não seja possível projetar ou imprimir a reportagem, escreva a manchete no quadro e leve imagens de galinhas e dinossauros terópodes recortadas de revistas/jornais ou encontradas em livros didáticos. Explore as ideias dos estudantes sobre o assunto a partir da leitura da manchete e da análise das imagens dos animais. Pergunte à turma: O que as aves e os dinossauros têm em comum? Vocês sabiam que eles são parentes?

Materiais necessários para a aula: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola ou reportagem impressa e imagens semelhantes de revistas, jornais ou livros.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Não é necessário projetar este slide. Escreva no quadro ou pergunte oralmente à turma: Como é possível que as galinhas sejam parentes dos dinossauros? Ouça a turma e instigue-os a pensarem em respostas possíveis.

Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos

Orientações: Para esta parte inicial, recomendamos usar 3 minutos. Projete este slide para a turma ou escreva no quadro. Peça que os alunos leiam a situação de estudo que introduz as próximas tarefas. Depois, organize a turma em 6 grupos para a próxima atividade desta etapa.

Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro.

Slide Plano Aula

Orientações: Para esta parte, recomenda-se 30 minutos. Projete este slide para a turma ou apenas explique a atividade. A atividade proposta consiste em estudar várias espécies de seres vivos e construir coletivamente um cladograma para entender as relações evolutivas entre os grupos de animais, com o intuito de responder à questão disparadora.

Acesse as orientações para essa atividade aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4UtUCqvU5fHqP2YgFkqMfPY3q5gnZ4QcG7xeuC2aMnJdF6eHPAwSTfvCpHxJ/resolucao-da-atividade-mao-na-massa-cie6-10tu04.pdf

Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), acesso à internet, tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, caneta, borracha; régua, fita adesiva, tesoura.

Flashcards (disponíveis para impressão aqui: https://docs.google.com/document/d/1IW8tuvY-RJcYYSAoiyNCIK49WOCoRQlNIbW4HBdu4sw/edit)

Fichas com características evolutivas de animais (disponíveis para impressão aqui: https://docs.google.com/document/d/1iZ4W25kBKLVrCnevlAlWBTfSm9QjaY-Nlh7k7Mi7ipc/edit)

Tabelas impressas para construção de um cladograma (disponíveis para impressão aqui: https://docs.google.com/document/d/1DPANeX2A4TbfaDTDzydx6phokv-8tHRWO8E3TTwRDVY/edit)

Nomes dos animais impressos (disponíveis para impressão, ou passe no quadro para a turma copiar e recortar. https://docs.google.com/document/d/1guXdWvjBbVjlB30YPT1oO0yhXtFjPBJvF8DX7zKwnuU/edit)

Cladogramas para preencher (disponíveis para impressão aqui: https://docs.google.com/document/d/1vvgbkklHsa3nH17cD851nuPWQ6oxX9zM8d96iZ1hn40/edit).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete este slide para a turma ou escreva no quadro - na verdade, este slide indica o gabarito do cladograma elaborado na etapa anterior. Você pode explicar esta parte com o cladograma pronto exposto no quadro. Retorne à questão disparadora: Como é possível que as galinhas sejam parentes dos dinossauros? Peça que os alunos elaborem uma explicação final para o questionamento, concluindo a aula com a análise do cladograma construído: as galinhas são descendentes vivos dos dinossauros e os tiranossauros já foram extintos.

Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; cladograma completo projetado ou desenhado no quadro.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 6º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06CI12 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano