Rascunho do plano de aula de Ciências
Plano de Aula
Plano de aula: A água no planeta Terra
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Características da Terra
Sobre esta aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários para a aula: Imagem que demonstra a distribuição de água no planeta (encontrado no material complementar deste plano) , recipientes com água (1.000 gotas) previamente separado, recipientes vazios para colocar água e conta-gotas.
Abaixo há algumas sugestões de recursos que o professor pode acessar, a fim de que haja um melhor embasamento para o desenvolvimento da aula. É interessante que este material seja para aproveitamento do professor, já que não é nosso objetivo trazer conceitos pré elaborados para a turma, mas que, a partir da análise investigativa, as crianças consigam compreendê-los significativamente.
Texto: Distribuição da água no planeta Terra
https://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/distribuicao_agua.htm
A água
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia para os alunos o título da aula. Em seguida, realize alguns questionamentos como:
- Você já imaginou como seria o planeta Terra sem água?
- Como está a situação da água em nosso planeta?
- A água pode ser encontrada em quais estados?
- Como precisa estar a água que será consumida pelos seres humanos?
- É possível consumir a água dos oceanos?
As perguntas a serem realizadas dependerão das concepções apresentadas pelos educandos. É importante salientar que os questionamentos desta seção não tem como intenção que os alunos cheguem às respostas exatas neste momento, mas que, através da mediação do professor, eles tragam seus conhecimentos prévios e sejam estimulados à discussão e à reflexão.
CONTEXTO
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Informe aos alunos que vocês irão assistir a um vídeo que apresenta crianças respondendo a alguns questionamentos sobre a água. O vídeo indicado é “Por que precisa economizar água?” (5:02) e está disponível em https://www.youtube.com/watch?v=32g2y3ACGaE. Caso não haja possibilidade de uso de recurso audiovisual para exibição do vídeo, como sugestão alternativa, você poderá ler o texto “Universo: A água do planeta Terra vai acabar? Ou “esse recurso natural é infinito?” disponível em http://radioagencianacional.ebc.com.br/pesquisa-e-inovacao/audio/2018-03/universo-agua-do-planeta-terra-vai-acabar-ou-esse-recurso-natural e complementar com a leitura do texto “A água do planeta vai acabar”, disponível em http://chc.org.br/acervo/a-agua-do-planeta-vai-acabar/.
Após assistir ao vídeo, realize questionamentos, como:
- A água é importante? Por quê?
- De onde vem a água?
- A água pode acabar? O que aconteceria?
- É preciso economizar água? De que forma?
QUESTÃO DISPARADORA
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia a pergunta para os alunos. Pergunte o que significa a palavra distribuída. Você pode utilizar o processo da operação de divisão, fazendo uso de uma caixa de lápis de cor, para exemplificar. Provavelmente, algum aluno possa citar os oceanos, os rios, os lagos como forma de distribuição da água no planeta Terra. Se assim ocorrer, aproveite o momento para questionar se o gosto da água é o mesmo. Amplie a discussão perguntando se a quantidade de água é maior ou menor que a quantidade de terra. Permita que os alunos digam suas percepções, viabilizando a troca de informações e verificando quais as concepções prévias que os alunos apresentam sobre o tema.
MÃO NA MASSA
Tempo sugerido: 24 minutos
Orientações: Solicite aos alunos que formem pequenos grupos (3 ou 4 alunos). Informe aos alunos que eles irão realizar uma chuva de ideias. A chuva de ideias é uma dinâmica rápida onde os alunos dizem palavras relacionadas ao tema estudado, nesse caso: a água no planeta Terra. Peça aos alunos que pensem em um local que a água pode ser encontrada no planeta. Solicite que cada grupo diga sua palavra e registre-as no quadro. Os alunos poderão apontar palavras, como: oceanos, rios, lagos, gelo, iceberg, torneira, entre outras. Caso algum grupo cite alguma palavra que não esteja relacionada à água enquanto componente do planeta Terra, ou seja, fora do contexto, leve-os a refletir, ativando os conhecimentos adquiridos anteriormente e que tragam consigo.
Posteriormente, mostre aos alunos o recipiente contendo as 1.000 gotas de água que foram separadas previamente e informe aos alunos que a quantidade de água do recipiente representa a água existente no planeta Terra (doce e salgada). Entregue aos grupos os recipientes com as 1.000 gotas de água e outro vazio, além do conta-gotas. Solicite que cada grupo retire do recipiente com água vinte e cinco gotas, utilizando o conta-gotas. Após essa ação pergunte aos alunos o que eles acreditam que representam o recipiente com maior e menor quantidade de água. Ao término das exposições dos alunos informe que no recipiente com maior quantidade de água ficou a representação da água salgada e no recipiente com menor quantidade de água ficou a representação da água doce. Continue a explanação dizendo que nem toda a água doce é própria para o consumo.
Em seguida, entregue a imagem que apresenta a distribuição de água no planeta (disponível no material complementar deste plano), e diga que a água doce pode ser encontrada nos locais apresentados pelas imagens laterais ao infográfico. Permita que os alunos visualizem a imagem e troquem informações no grupo. Retome as palavras da chuva de ideias e verifique com os alunos quais delas são potáveis. Saliente que a água dos oceanos não pode ser consumida, pois é salgada e água dos rios e lagos é conhecida como água doce.
Pergunte aos alunos quais foram as conclusões que eles chegaram ao realizar o experimento, possibilitando que cada grupo fale sobre a atividade. Promova alguns questionamentos, que podem ser:
- Ao retirar a água do recipiente com o conta gotas o que foi possível perceber?
- Após a experiência é possível afirmar que é preciso evitar o desperdício da água? Por quê?
- A água doce é encontrada onde?
- Qual é a água utilizada pelos seres humanos?
- O planeta Terra poderia ser chamado de planeta água? Por quê?
Realize outros questionamentos, conforme a participação dos alunos. Aproveite o momento para realizar intervenções sobre o assunto, destacando que a extensão de terra no planeta é inferior ao de água, mas que a quantidade de água que pode ser consumida é muito pequena perto do total existente no mundo. Aproveite o momento para indagar aos alunos o que indica essa proporção da água doce e água salgada, levando em consideração o momento da experimentação. É preciso deixar claro aos alunos que a água não é um recurso infinito e que ela é essencial para a manutenção da vida no planeta. Além disso, a medida que os alunos forem apresentando suas conclusões, destaque que a maior parte da água existente no planeta é salgada e encontra-se nos oceanos e mares, sendo imprópria para o consumo. Destaque que a menor porcentagem é a proporção de água, própria para o consumo, mas que a maior parte dela é encontrada nas calotas polares, o que torna inviável seu consumo. Assim sendo, informe aos alunos que os rios e os lagos são fontes disponíveis de água potável e, portanto há necessidade de evitar a poluição e economizar água. Até porque a população vem aumentando.
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Retome a Questão disparadora e verifique se os alunos conseguiram compreender a distribuição, separando em água salgado e água doce. Na sequência relembre rapidamente, com os alunos, o vídeo apresentado no contexto e lance o questionamento: Afinal, porque é preciso economizar água? Permita que os alunos expressem suas conclusões e proponha a escrita de uma frase por grupo para a conscientização das pessoas para a necessidade de economizar água.
Como sugestão, caso haja tempo hábil, ou para uma próxima aula, segue o link de um vídeo. E se toda a água da Terra desaparecesse? (3:40) - https://www.youtube.com/watch?v=bP8fTI2ZIPw
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Apresentações Google para projeção.
- Google Jamboard: Tempestade de ideias.
Contexto e questão disparadora
Marque uma aula ao vivo com a turma através do Zoom ou Google meet. Faça uma apresentação de slides e partilhe a tela com as crianças, para que todas acompanhem a contextualização da aula. Projete o vídeo sugerido no slide 3 e faça questionamentos para instigar os alunos. Em seguida, apresente a questão disparadora e permita que a turma fale sobre as percepções antes de avançar para a próxima etapa.
Mão na massa
Siga as orientações do slide 5 para o “mão na massa”, com pequenas alterações: divida os alunos em salas/grupos menores durante a aula ao vivo e peça para que a chuva de ideias seja feita de forma online e interativa, através da plataforma Google Jamboard. Solicite que cada grupo diga uma palavra e registre-a na lousa virtual. Faça uma montagem na sua casa para replicar a etapa do “recipiente com 1000 gotas” e demonstre a atividade aos alunos durante a videochamada. Siga o restante das instruções do slide 5 para concluir a etapa mão na massa.
Sistematização
Ao término dos questionamentos da etapa anterior, faça o que se pede no slide 6 e projete a sugestão de vídeo para a turma.
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a ajudarem as crianças no acesso às plataformas de interação online.
A água no planeta Terra
3° Ano
Objetivos de aprendizagem
Refletir sobre as proporções de água e terra existentes no planeta Terra, estabelecendo comparativo entre a quantidade de água doce e água salgada.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF03CI07) Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.).
Professor-autor: Lenira Tamanini
Mentor: Cíntia Diógenes
Especialista: Margareth Polido
Sobre esta aula: Você observará que a habilidade indicada não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em outras aulas. Esta pode ser considerada uma aula sequencial, posterior ao plano CIE3_07TU01 e CIE3_07TU02, e que antecede os planos CIE3_07TU04 e CIE3_07TU05.
Materiais necessários para a aula: Imagem que demonstra a distribuição de água no planeta (encontrado no material complementar deste plano) , recipientes com água (1.000 gotas) previamente separado, recipientes vazios para colocar água e conta-gotas.
Abaixo há algumas sugestões de recursos que o professor pode acessar, a fim de que haja um melhor embasamento para o desenvolvimento da aula. É interessante que este material seja para aproveitamento do professor, já que não é nosso objetivo trazer conceitos pré elaborados para a turma, mas que, a partir da análise investigativa, as crianças consigam compreendê-los significativamente.
Texto: Distribuição da água no planeta Terra
https://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/distribuicao_agua.htm
A água