13508
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Linha do tempo

POR: Mariana Guedes Bartolo 21/11/2018
Código: ING7_03UND04

7º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF07LI05) Compor, em língua inglesa, narrativas orais sobre fatos, acontecimentos e personalidades marcantes do passado.

(EF07LI15) Construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado), preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros).

Plano de aula de Inglês com atividades para 7o ano do EF sobre Linha do tempo

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esse plano é o segundo de uma sequência de 2 planos que trabalha a competência oral, com foco na composição de narrativas orais sobre acontecimentos passados e na construção de repertório lexical. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem o outro.

Preparação para a aula: Para a realização da atividade proposta no Output, você precisará de canetas hidrográficas coloridas, de folhas de papel 40 quilos para cada aluno (caso não possa levar folhas grandes, use papel tamanho A4), de fita adesiva (ou massinha adesiva reutilizável) para fixar os cartazes no quadro ou na parede da sala de aula e de sua própria linha do tempo já pronta no papel.

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Para começar a abordagem do gênero linha do tempo, mostre o printscreen do site money.cnn.com aos alunos (no datashow ou impresso em tamanho grande, no mínimo A3) e pergunte:

  • What’s this journalistic article about? (Espera-se que, ao lerem o título da matéria, os alunos respondam que o artigo é sobre um novo site que nos permite criar uma linha do tempo de nossas vidas. / This journalistic article is about a new site that lets us create a timeline of our lives).
  • What’s a timeline? Observe the example provided in the article before answering this question. (Ao observarem a linha do tempo ‘Our Love Story’, os alunos provavelmente irão notar que uma timeline organiza os acontecimentos mais marcantes de uma história. / A timeline organizes the most remarkable moments of a story).
  • The article reports that the site The History Project allows users to chronicle events of their lives. Based on this information, how do you think these events will be organized in the timeline? (Os acontecimentos serão organizados de forma cronológica, ou seja, do mais antigo ao mais recente. Observação: Se os alunos tiverem dificuldade para chegar a essa conclusão, destaque a presença da palavra chronicle e trabalhe seu significado. / The events will be organized in chronological order: one after another in time).
  • What kind of events should we include in a timeline of our lives? (Nós devemos incluir os acontecimentos mais importantes e marcantes das nossas vidas. / We should include the most important and remarkable events of our lives).
  • Would you like to create a timeline of your life? Why (not)? (Resposta pessoal).

Fonte do printscreen: https://money.cnn.com/2015/11/04/media/the-history-project/index.html

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para os alunos o objetivo desta aula. Explique que eles irão criar e apresentar uma linha do tempo de suas vidas (Today you are going to create and present a timeline of your life).

Tempo sugerido: 12 minutos.

Propósito: Preparar a turma para a criação e apresentação das linhas do tempo durante o output.

Expectativa: Que os alunos comentem sobre as instruções do vídeo para criar uma linha do tempo.

Observação: O vídeo mostrado neste slide pode ser encontrado em: https://www.youtube.com/watch?v=842mEdbuTJs (transcrição do vídeo aqui).

Orientações: Primeiro, mostre este slide e pergunte:

  • Look at the video’s title and answer: What’s the main objective of this video? (Ao verem o título do vídeo e notarem a presença das palavras how, make e timeline, os alunos provavelmente responderão que o objetivo do vídeo é ensinar como se faz uma linha do tempo. / The main objective of this video is to teach how to make a timeline).
  • Taking into consideration that the video will teach us how to make a timeline, in which of the following genre categories would you place this video: vlog, tutorial or review? (Espera-se que os alunos reconheçam o vídeo como um tutorial. / I would place this video in the tutorial category).
  • Have you ever watched a video tutorial on YouTube? If so, give us some details about what to expect from this genre (Resposta pessoal).

Depois, incentive-os a fazer previsões e aponte alguns detalhes a serem observados no vídeo:

  • What kind of orientations is the narrator going to give about making a timeline? Can you guess? (Resposta pessoal) Now we are going to watch the video. Pay attention to details linked to the following keywords: theme, period covered, list, and units of time.

Apresente o vídeo. Logo após, comente sobre as previsões feitas e acrescente mais perguntas:

  • Could you guess any orientation given? If so, which one(s)? (Resposta pessoal).
  • According to the narrator, a timeline usually follows a theme. What’s the theme of the example given in the video? (O tema é beisebol. / The theme is baseball).
  • Taking into consideration the instructions provided in the video, what’s the first thing we should do to start creating a timeline? (Nós devemos fazer uma lista de acontecimentos e colocá-los em ordem cronológica. /We should make a list of events and put them in chronological order).
  • What will determine the period of time a timeline will cover? (O primeiro e o último acontecimento da lista que organizamos em ordem cronológica. / The first and the last events from the list organized in chronological order).
  • After creating an horizontal line and determining the period of time covered, what should we do to include the other events selected? (Nós devemos, então, dividir a linha horizontal em segmentos. Cada pequena linha vertical utilizada nessa segmentação representará um dos demais eventos selecionados. / We should, then, split the horizontal line into segments. Each small vertical line used in this division will represent one of the other events selected).
  • What are some units of time that might be used to split the timeline segments and indicate when each of the events selected happened? (Dias, meses e anos são algumas dessas unidades de tempo. / Days, months and years are some of these units of time).
  • Since all the events selected to construct a timeline occurred in a definite time in the past, which verb tense are we going to use to talk about them? (Nós iremos usar o passado simples para falar dos acontecimentos selecionados. / We are going to use the past simple tense to talk about the events selected.).
  • We can use connectors to help in the chronological organization of the past events in the timeline. Do you remember any of these linking words? If so, share them with the rest of the group. (Espera-se que os alunos lembrem de conectores como before, then e after. / Yes. Before, then and after).
  • About which themes do you think you would be capable of creating a timeline? (Resposta pessoal).

  • Alternativa: Caso não possa apresentar o vídeo durante a aula por falta de computador e/ou projetor, a atividade pode ser feita com cópias impressas. É só selecionar uma imagem de qualquer linha do tempo. Em seguida, siga os mesmos passos descritos anteriormente: antes de apresentá-la por completo, mostre algumas informações (os acontecimentos que iniciam e encerram o período escolhido, por exemplo) e peça que os alunos façam previsões. Depois, apresente a linha do tempo na íntegra e, então, comente sobre as previsões.

Tempo sugerido: 30 minutos.

Propósito: Dar instruções sobre a criação da linha do tempo.

Expectativa: Que os alunos se engajem na criação da linha do tempo.

Orientações: A atividade proposta neste slide deve durar cerca de 10 minutos.

Diga aos alunos que, neste momento da aula, eles irão criar as linhas do tempo de suas vidas para, depois, apresentá-las aos colegas (Now you are going to create the timelines of your lives in order to present them later to your classmates). Em seguida, dê as instruções para a criação da linha do tempo contidas no slide. (I will now give you some instructions about the creation of your timelines. Pay attention!)

Após as instruções, mostre o modelo presente no próximo slide.

  • Alternativa: Caso não possa utilizar um projetor, escreva as instruções no quadro.

Propósito: Oferecer um modelo de linha do tempo para os alunos.

Expectativa: Que o modelo oferecido guie os alunos na produção das linhas do tempo.

Orientações: Este slide deve ser exibido durante os 10 minutos dedicados à criação das linhas do tempo.

Apresente o modelo fornecido, apontando para cada detalhe da linha do tempo, e, então, dê os 10 minutos propostos anteriormente para a realização da atividade.

  • Alternativa: Caso não possa projetar este slide, copie o modelo de linha do tempo no quadro.

Propósito: Que os alunos utilizem a língua em uma situação real.

Expectativa: Que os alunos consigam se expressar na língua alvo ao apresentarem as linhas do tempo que produziram.

Orientações: A atividade proposta neste slide deve durar cerca de 20 minutos.

Primeiro, leia as instruções contidas neste slide. Após a leitura, diga que você irá começar a rodada de apresentações (Now I’m going to start the presentations talking about by own timeline. Observação: Esse momento é importante para que a turma tenha também um modelo de apresentação oral). Para tal, leve sua linha do tempo já pronta para a aula. Explique cada momento marcante escolhido, dando ênfase aos conectivos utilizados durante sua fala. Ao terminar, pergunte quem deseja ser o(a) próximo(a) a apresentar. Caso não haja candidatos, escolha alguém. Não se esqueça de fixar a timeline de cada um(a) no quadro ou na parede antes de cada apresentação.

É importante que, durante as apresentações, você assuma o papel de mediador(a), ou seja, não interfira diretamente nas produções orais dos alunos. Isso inclui não realizar correções on the spot (logo depois do aluno se equivocar em algum aspecto linguístico). Deixe para fazer comentários técnicos posteriormente.

Quando as apresentações terminarem, pergunte à turma (Respostas pessoais):

  • Was it more difficult to create a timeline of your life or to present it orally?
  • How did you feel while sharing your timeline with the rest of the group?
  • Did the presentations make you feel closer to your classmates? If so, in which way?

  • Alternativa: Caso não possa utilizar um projetor, escreva as instruções no quadro.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula conscientes do que aprenderam e com a sensação de dever cumprido. Eles precisam notar que, ao conseguirem participar das tarefas propostas, foram bem-sucedidos.

Orientações: Neste último momento da aula, retome o que a turma aprendeu. Projete (ou escreva no quadro) os principais aprendizados da aula para sistematizar o processo realizado até aqui. Se puder, comente sobre cada tópico. Entretanto, se o tempo estiver curto, apenas apresente este slide. Eles certamente irão notar o quanto aprenderam!

Contents

  1. INPUT: Video about how to make a timeline.
  2. OUTPUT: The ‘timeline of your life’ presentation.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF07LI05) Compor, em língua inglesa, narrativas orais sobre fatos, acontecimentos e personalidades marcantes do passado.

(EF07LI15) Construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado), preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros).

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professora-autora: Mariana Bartolo

Mentora: Tatiana Martin

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULA 04

Linha do tempo

VOCÊ ESTÁ AQUI

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes