13480
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - R ou RR?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre R ou RR?

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Fortunato Araujo Sousa

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é usar R ou RR em palavras, empregando adequadamente as regularidades.

Materiais necessários: Microcomputador, projetor multimídia e tela. Caso não seja possível, tenha impressões das imagens. Atividade em folha para exercitação e mídia para projetar a atividade (caso não tenha equipamento para projeção imprima a atividade). Painel (com papel pardo, color set, folhas de bloco coloridas ou outro material para registro), caderno e lápis de cor ou caneta marca texto.

Dificuldades antecipadas: Nessa etapa muitas crianças ainda podem confundir o uso da letra R, por isso é importante relembrar e retomar as discussões realizadas anteriormente, caso ainda não tenha trabalhado com as regularidades, abra sua aula com um levantamento de hipóteses sobre o uso das letras R e RR. Realize agrupamentos produtivos.

Referências sobre o assunto: BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: . Acesso em: 04 de julho de 2018.

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

Fonte: Lavar as mãos – Composição: Arnaldo Antunes, disponível em https://www.letras.mus.br/castelo-ra-tim-bum/471371/ acesso em 12 de julho de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos, que é analisar as regularidades do uso das letras R ou RR.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Realize coletivamente a tarefa.
  • Projete as imagens (ou imprima).
  • Caso tenha utilizado as aulas 1 e 2 retome o painel de regularidades da escrita do uso das letras R ou RR discutidas até aqui. Caso essa seja sua primeira aula, comece refletindo com os alunos sobre a escrita e diga que a aula de hoje será sobre as regularidades da escrita utilizando as letras R/RR.
  • Peça para que os alunos observem e leiam os nomes das imagens.
  • Neste momento abra uma discussão para que reflitam sobre a escrita de cada palavra.
  • Faça uma lista com o nome de cada figura e coloque no mural de descobertas (Caso já tenha feito o painel de descobertas acrescente as palavras, se ainda não o fez esse é um bom momento para que faça o registro das hipóteses dos alunos).
  • Se houver necessidade, peça aos alunos que copiem no caderno.

Materiais complementares: Microcomputador, projetor multimídia e tela. Caso não seja possível projetar, clique aqui para imprimir as imagens. Caderno.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações:

  • Realize coletivamente a tarefa.
  • Projete as imagens (ou imprima).
  • Relembre as regularidades da escrita utilizando as letras R ou RR discutidas até aqui. Caso essa seja sua primeira aula comece refletindo com os alunos sobre a escrita e que a aula de hoje será sobre as regularidades da escrita utilizando as letras R/RR.
  • Peça para que os alunos observem e leiam os nomes das imagens.
  • Neste momento abra uma discussão para que reflitam sobre a escrita de cada palavra.
  • Faça uma lista com o nome de cada figura e coloque no mural de descobertas (Caso já tenha feito o painel de descobertas acrescente as palavras, se ainda não o fez esse é um bom momento para que faça o registro das hipóteses dos alunos).
  • Se houver necessidade, peça aos alunos que copiem no caderno.

Materiais complementares: Microcomputador, projetor multimídia e tela. Caso não seja possível projetar, clique aqui para imprimir as imagens. Caderno.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos.

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas ou trios produtivos. Atenção para o nível conceitual de escrita da qual esses alunos se encontram.
  • Diga aos alunos que farão uma atividade impressa, e que algumas palavras foram escritas erradas quanto ao uso das letras R e RR
  • Entregue uma atividade por aluno.
  • Projete a atividade para que acompanhem a leitura, caso não tenha como projetar leia o texto da forma correta e peça para que os alunos acompanhem.
  • Em seguida explique que eles devem localizar as palavras grafadas erradas e sinalizar com lápis de cor ou caneta marca texto.
  • Oriente os alunos para que após localizarem as palavras grafadas erradas, eles devem ir ao final da folha para escrever as palavras da forma que eles consideram correta.
  • Incentive os alunos a se ajudarem no grupo, peça para que leiam as palavras em voz alta, pois isso ajuda a trabalhar melhor os fonemas.
  • Os alunos podem consultar os registros feitos.
  • Pergunte aos alunos quais são as palavras que eles grifaram como erradas.
  • Escreva no quadro ou em folhas coloridas as palavras erradas.
  • Questione qual foi o erro cometido em cada situação.
  • Peça para que um aluno mostre a forma correta da escrita no quadro.
  • Oriente os alunos para que façam a correção, a palavra escrita errada não deve ser apagada, mas sim reescrita ao lado da forma correta utilizando lápis de cor.
  • Atenção! A atividade na íntegra não cabe num único slide, por esse motivo está fracionada em 2 slides com as mesmas orientações.

Materiais complementares: Atividade em folha para exercitação e mídia para projetar a letra da música (caso não tenha equipamento para projeção leia junto com os alunos), lápis de cor e folhas coloridas. Para acessar o modelo de atividade de exercitação, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas ou trios produtivos. Atenção para o nível conceitual de escrita da qual esses alunos se encontram.
  • Diga aos alunos que farão uma atividade impressa, e que algumas palavras foram escritas erradas quanto ao uso das letras R e RR
  • Entregue uma atividade por aluno.
  • Projete a atividade para que acompanhem a leitura, caso não tenha como projetar leia o texto da forma correta e peça para que os alunos acompanhem.
  • Em seguida explique que eles devem localizar as palavras grafadas erradas e sinalizar com lápis de cor ou caneta marca texto.
  • Oriente os alunos para que após localizarem as palavras grafadas erradas, eles devem ir ao final da folha para escrever as palavras da forma que eles consideram correta.
  • Incentive os alunos a se ajudarem no grupo, peça para que leiam as palavras em voz alta, pois isso ajuda a trabalhar melhor os fonemas.
  • Os alunos podem consultar os registros feitos.
  • Pergunte aos alunos quais são as palavras que eles grifaram como erradas.
  • Escreva no quadro ou em folhas coloridas as palavras erradas.
  • Questione qual foi o erro cometido em cada situação.
  • Peça para que um aluno mostre a forma correta da escrita no quadro.
  • Oriente os alunos para que façam a correção, a palavra escrita errada não deve ser apagada, mas sim reescrita ao lado da forma correta utilizando lápis de cor.
  • Atenção! A atividade na íntegra não cabe num único slide, por esse motivo está fracionada em 2 slides com as mesmas orientações.

Materiais complementares: Atividade em folha para exercitação e mídia para projetar a letra da música (caso não tenha equipamento para projeção leia junto com os alunos), lápis de cor e folhas coloridas. Para acessar o modelo de atividade de exercitação, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Após a atividade faça perguntas desafiadoras como: Utilizamos RR no início e ao final das palavras? A letra R no início da palavra tem o mesmo som que que um R no meio palavra? Diga alguns exemplos? As letras RR aparecem quando? Vocês sabem dizer que som RR produz?
  • Após cada pergunta peça para que expliquem justificando a resposta, exercite a capacidade dos alunos de formular e defender opiniões.
  • Elabore um registro coletivo, se houver necessidade além do registro para o painel os alunos podem copiar no caderno algumas dicas, as mais importantes para que possam consultar posteriormente e relembrar a discussão.
  • Faça com os alunos uma lista com as palavras mais usadas, professor seja o escriba.
  • A lista deve fazer parte do painel, servindo para consultas posteriores, evitando que tais erros sejam cometidos.

Materiais complementares: Painel de descobertas, folhas coloridas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é usar R ou RR em palavras, empregando adequadamente as regularidades.

Materiais necessários: Microcomputador, projetor multimídia e tela. Caso não seja possível, tenha impressões das imagens. Atividade em folha para exercitação e mídia para projetar a atividade (caso não tenha equipamento para projeção imprima a atividade). Painel (com papel pardo, color set, folhas de bloco coloridas ou outro material para registro), caderno e lápis de cor ou caneta marca texto.

Dificuldades antecipadas: Nessa etapa muitas crianças ainda podem confundir o uso da letra R, por isso é importante relembrar e retomar as discussões realizadas anteriormente, caso ainda não tenha trabalhado com as regularidades, abra sua aula com um levantamento de hipóteses sobre o uso das letras R e RR. Realize agrupamentos produtivos.

Referências sobre o assunto: BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: . Acesso em: 04 de julho de 2018.

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

Fonte: Lavar as mãos – Composição: Arnaldo Antunes, disponível em https://www.letras.mus.br/castelo-ra-tim-bum/471371/ acesso em 12 de julho de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos, que é analisar as regularidades do uso das letras R ou RR.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Realize coletivamente a tarefa.
  • Projete as imagens (ou imprima).
  • Caso tenha utilizado as aulas 1 e 2 retome o painel de regularidades da escrita do uso das letras R ou RR discutidas até aqui. Caso essa seja sua primeira aula, comece refletindo com os alunos sobre a escrita e diga que a aula de hoje será sobre as regularidades da escrita utilizando as letras R/RR.
  • Peça para que os alunos observem e leiam os nomes das imagens.
  • Neste momento abra uma discussão para que reflitam sobre a escrita de cada palavra.
  • Faça uma lista com o nome de cada figura e coloque no mural de descobertas (Caso já tenha feito o painel de descobertas acrescente as palavras, se ainda não o fez esse é um bom momento para que faça o registro das hipóteses dos alunos).
  • Se houver necessidade, peça aos alunos que copiem no caderno.

Materiais complementares: Microcomputador, projetor multimídia e tela. Caso não seja possível projetar, clique aqui para imprimir as imagens. Caderno.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações:

  • Realize coletivamente a tarefa.
  • Projete as imagens (ou imprima).
  • Relembre as regularidades da escrita utilizando as letras R ou RR discutidas até aqui. Caso essa seja sua primeira aula comece refletindo com os alunos sobre a escrita e que a aula de hoje será sobre as regularidades da escrita utilizando as letras R/RR.
  • Peça para que os alunos observem e leiam os nomes das imagens.
  • Neste momento abra uma discussão para que reflitam sobre a escrita de cada palavra.
  • Faça uma lista com o nome de cada figura e coloque no mural de descobertas (Caso já tenha feito o painel de descobertas acrescente as palavras, se ainda não o fez esse é um bom momento para que faça o registro das hipóteses dos alunos).
  • Se houver necessidade, peça aos alunos que copiem no caderno.

Materiais complementares: Microcomputador, projetor multimídia e tela. Caso não seja possível projetar, clique aqui para imprimir as imagens. Caderno.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos.

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas ou trios produtivos. Atenção para o nível conceitual de escrita da qual esses alunos se encontram.
  • Diga aos alunos que farão uma atividade impressa, e que algumas palavras foram escritas erradas quanto ao uso das letras R e RR
  • Entregue uma atividade por aluno.
  • Projete a atividade para que acompanhem a leitura, caso não tenha como projetar leia o texto da forma correta e peça para que os alunos acompanhem.
  • Em seguida explique que eles devem localizar as palavras grafadas erradas e sinalizar com lápis de cor ou caneta marca texto.
  • Oriente os alunos para que após localizarem as palavras grafadas erradas, eles devem ir ao final da folha para escrever as palavras da forma que eles consideram correta.
  • Incentive os alunos a se ajudarem no grupo, peça para que leiam as palavras em voz alta, pois isso ajuda a trabalhar melhor os fonemas.
  • Os alunos podem consultar os registros feitos.
  • Pergunte aos alunos quais são as palavras que eles grifaram como erradas.
  • Escreva no quadro ou em folhas coloridas as palavras erradas.
  • Questione qual foi o erro cometido em cada situação.
  • Peça para que um aluno mostre a forma correta da escrita no quadro.
  • Oriente os alunos para que façam a correção, a palavra escrita errada não deve ser apagada, mas sim reescrita ao lado da forma correta utilizando lápis de cor.
  • Atenção! A atividade na íntegra não cabe num único slide, por esse motivo está fracionada em 2 slides com as mesmas orientações.

Materiais complementares: Atividade em folha para exercitação e mídia para projetar a letra da música (caso não tenha equipamento para projeção leia junto com os alunos), lápis de cor e folhas coloridas. Para acessar o modelo de atividade de exercitação, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas ou trios produtivos. Atenção para o nível conceitual de escrita da qual esses alunos se encontram.
  • Diga aos alunos que farão uma atividade impressa, e que algumas palavras foram escritas erradas quanto ao uso das letras R e RR
  • Entregue uma atividade por aluno.
  • Projete a atividade para que acompanhem a leitura, caso não tenha como projetar leia o texto da forma correta e peça para que os alunos acompanhem.
  • Em seguida explique que eles devem localizar as palavras grafadas erradas e sinalizar com lápis de cor ou caneta marca texto.
  • Oriente os alunos para que após localizarem as palavras grafadas erradas, eles devem ir ao final da folha para escrever as palavras da forma que eles consideram correta.
  • Incentive os alunos a se ajudarem no grupo, peça para que leiam as palavras em voz alta, pois isso ajuda a trabalhar melhor os fonemas.
  • Os alunos podem consultar os registros feitos.
  • Pergunte aos alunos quais são as palavras que eles grifaram como erradas.
  • Escreva no quadro ou em folhas coloridas as palavras erradas.
  • Questione qual foi o erro cometido em cada situação.
  • Peça para que um aluno mostre a forma correta da escrita no quadro.
  • Oriente os alunos para que façam a correção, a palavra escrita errada não deve ser apagada, mas sim reescrita ao lado da forma correta utilizando lápis de cor.
  • Atenção! A atividade na íntegra não cabe num único slide, por esse motivo está fracionada em 2 slides com as mesmas orientações.

Materiais complementares: Atividade em folha para exercitação e mídia para projetar a letra da música (caso não tenha equipamento para projeção leia junto com os alunos), lápis de cor e folhas coloridas. Para acessar o modelo de atividade de exercitação, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Após a atividade faça perguntas desafiadoras como: Utilizamos RR no início e ao final das palavras? A letra R no início da palavra tem o mesmo som que que um R no meio palavra? Diga alguns exemplos? As letras RR aparecem quando? Vocês sabem dizer que som RR produz?
  • Após cada pergunta peça para que expliquem justificando a resposta, exercite a capacidade dos alunos de formular e defender opiniões.
  • Elabore um registro coletivo, se houver necessidade além do registro para o painel os alunos podem copiar no caderno algumas dicas, as mais importantes para que possam consultar posteriormente e relembrar a discussão.
  • Faça com os alunos uma lista com as palavras mais usadas, professor seja o escriba.
  • A lista deve fazer parte do painel, servindo para consultas posteriores, evitando que tais erros sejam cometidos.

Materiais complementares: Painel de descobertas, folhas coloridas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 3º ano :

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03LP01 da BNCC

3º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

3º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

3º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

3º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

3º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

3º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

3º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

3º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

3º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

3º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano