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Plano de aula > Ciências > 5º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Periodicidade das fases da Lua: movimentos da Lua e de suas fases

Plano de aula de Ciências com atividades para 5o ano do EF sobre Periodicidade das fases da Lua: movimentos da Lua e de suas fases

Plano 01 de 4 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Andresa Prata Cirino Cuginotti

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre esta aula select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Computadores conectados à internet e/ou livros e textos impressos sobre o tema para pesquisa

Material de apoio:

Lua (https://tvescola.org.br/tve/video/abc-da-astronomia-lua)

Fases da Lua (https://tvescola.org.br/tve/video/abc-da-astronomia-fases-da-lua) (Acesso em 09/08/2018).

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão levantar hipóteses sobre as características da Lua e, posteriormente, buscar informações sobre essas características, confirmando ou não suas hipóteses.

CONTEXTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Organize os alunos em um círculo, semicírculo ou “U”, de acordo com as possibilidades do seu espaço. Mostre o trecho dessa reportagem, projetando o slide ou imprimindo cópias para que os alunos sigam a leitura.

A reportagem completa pode ser lida em https://exame.abril.com.br/ciencia/segundo-cientistas-em-10-anos-voce-pode-morar-na-lua (Acesso em 08/08/2018). Leia o trecho com os alunos em voz alta e inicie uma discussão sobre o que foi lido.

Você pode usar questões como:

  • O que vocês sabem sobre a Lua?
  • O que vocês precisam/gostariam de saber?
  • Seria possível viver na Lua? O que seria necessário?

Registre o que os alunos forem falando. Você pode, por exemplo, montar um quadro SQA (O que Sabemos? O que Queremos saber? O que Aprendemos?), com uma coluna para cada uma dessas perguntas e ir registrando o que eles disserem aqui na coluna S (O que sabemos?). Este quadro pode ser usado durante toda a unidade, ou para cada aula. Leia mais sobre o quadro SQA em http://www.storyboardthat.com/pt/articles/e/kwl-chart (Acesso em 10/08/2018).

Em seguida, comente sobre a atividade que será realizada: Hoje nós vamos levantar hipóteses sobre as características da Lua e confirmá-las ou não por meio de pesquisa em livros ou na internet (de acordo com os recursos que você vá utilizar).

QUESTÃO DISPARADORA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia a Questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem brevemente suas opiniões sobre o tema. Registre o que eles dizem na coluna S (O que sabemos?) do quadro SQA e possíveis questionamentos que forem expressos na coluna Q (O que queremos saber?). Não se preocupe em responder aos questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos.

Orientações: Organize os alunos em duplas ou trios. Forneça a cada grupo as imagens impressas da Lua e a folha para anotação das hipóteses. Explique a atividade usando o slide projetado, se possível. Ressalte que o primeiro passo é pensar sobre as características sugeridas, levantando hipóteses com base nos conhecimentos que eles já têm e analisando as imagens recebidas. Peça para que utilizem medidas conhecidas principalmente para as medidas de distância, de forma que seja mais acessível a todos (Ex: a distância da Terra à Lua é equivalente a altura que teria um prédio de 2000 andares). Relembre-os que o levantamento de hipóteses não é uma adivinhação, um chute, mas sim um palpite informado, que pode ser justificado com base nos dados de que o pesquisador dispõe em um dado momento. Se você nunca tiver discutido com os alunos o que é um levantamento de hipóteses, convém dedicar um tempo para essa discussão. Dê um tempo para esse levantamento de hipóteses (tempo sugerido: 8 minutos).

Ao final desse tempo, ou à medida em que os alunos forem terminando o levantamento de hipóteses (caso eles terminem antes do tempo dado), forneça a cada dupla a folha para anotação das descobertas. Disponibilize livros e textos sobre o tema e computadores conectados à internet (se possível) para que os alunos possam pesquisar. É importante que o material fornecido para pesquisa (caso sejam textos impressos), não tragam explicações sobre as fases da Lua, pois elas serão abordadas nas aulas seguintes e a entrega de respostas nessa aula pode prejudicar o processo de investigação das próximas aulas. Veja sugestões de sites para pesquisa e ou impressão de textos no final desse slide.

Quando todas as duplas estiverem trabalhando na pesquisa, chame a atenção para as perguntas para discussão ao final da folha fornecida e também no slide: Em que a Lua difere da Terra? É possível viver na Lua? Peça para que discutam essas questões quando tiverem os dados da pesquisa, embasando seus argumentos nesses dados, e para que registrem sua discussão. Deixe claro o tempo disponível para essa segunda etapa (tempo sugerido: 20 minutos) e avise sobre o tempo disponível periodicamente, ajudando-os no gerenciamento do tempo.

Materiais necessários: Imagens da Lua impressas, folhas para hipóteses e descobertas impressas (uma de cada por grupo), Computadores conectados à internet e/ou livros e textos impressos sobre o tema para pesquisa

Sugestão de sites para pesquisa e impressão de textos:

https://super.abril.com.br/tecnologia/se-morassemos-na-lua/

https://www.suapesquisa.com/astronomia/lua.htm

http://chc.org.br/no-mundo-da-lua/

http://chc.org.br/trombada-interplanetaria/

http://cienciahoje.org.br/coluna/o-luar-que-nos-fascina/

https://exame.abril.com.br/ciencia/estudo-aponta-que-a-lua-tem-mais-agua-do-que-o-imaginado/

https://www.youtube.com/watch?v=eZrLN6mJEOU (vídeo)

Materiais de apoio:

Imagens da Lua para impressão

Folha para hipóteses

Folha para descobertas

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações: Proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que discutiram sobre as perguntas propostas no final da pesquisa. Peça para que justifiquem seus argumentos com os dados que obtiveram na pesquisa, contrastando-os com suas hipóteses iniciais. Retome os registros feitos no quadro SQA no início da aula e peça para que eles registrem na coluna A o que descobriram com a atividade. Compare os conhecimentos prévios e hipóteses com o que aprenderam.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Se houver tempo e recursos, mostre ao alunos o vídeo sobre a Lua da série ABC da Astronomia (disponível em https://tvescola.org.br/tve/video/abc-da-astronomia-lua. Acesso em 09/08/2018).

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Computadores conectados à internet e/ou livros e textos impressos sobre o tema para pesquisa

Material de apoio:

Lua (https://tvescola.org.br/tve/video/abc-da-astronomia-lua)

Fases da Lua (https://tvescola.org.br/tve/video/abc-da-astronomia-fases-da-lua) (Acesso em 09/08/2018).

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão levantar hipóteses sobre as características da Lua e, posteriormente, buscar informações sobre essas características, confirmando ou não suas hipóteses.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Organize os alunos em um círculo, semicírculo ou “U”, de acordo com as possibilidades do seu espaço. Mostre o trecho dessa reportagem, projetando o slide ou imprimindo cópias para que os alunos sigam a leitura.

A reportagem completa pode ser lida em https://exame.abril.com.br/ciencia/segundo-cientistas-em-10-anos-voce-pode-morar-na-lua (Acesso em 08/08/2018). Leia o trecho com os alunos em voz alta e inicie uma discussão sobre o que foi lido.

Você pode usar questões como:

  • O que vocês sabem sobre a Lua?
  • O que vocês precisam/gostariam de saber?
  • Seria possível viver na Lua? O que seria necessário?

Registre o que os alunos forem falando. Você pode, por exemplo, montar um quadro SQA (O que Sabemos? O que Queremos saber? O que Aprendemos?), com uma coluna para cada uma dessas perguntas e ir registrando o que eles disserem aqui na coluna S (O que sabemos?). Este quadro pode ser usado durante toda a unidade, ou para cada aula. Leia mais sobre o quadro SQA em http://www.storyboardthat.com/pt/articles/e/kwl-chart (Acesso em 10/08/2018).

Em seguida, comente sobre a atividade que será realizada: Hoje nós vamos levantar hipóteses sobre as características da Lua e confirmá-las ou não por meio de pesquisa em livros ou na internet (de acordo com os recursos que você vá utilizar).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia a Questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem brevemente suas opiniões sobre o tema. Registre o que eles dizem na coluna S (O que sabemos?) do quadro SQA e possíveis questionamentos que forem expressos na coluna Q (O que queremos saber?). Não se preocupe em responder aos questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos.

Orientações: Organize os alunos em duplas ou trios. Forneça a cada grupo as imagens impressas da Lua e a folha para anotação das hipóteses. Explique a atividade usando o slide projetado, se possível. Ressalte que o primeiro passo é pensar sobre as características sugeridas, levantando hipóteses com base nos conhecimentos que eles já têm e analisando as imagens recebidas. Peça para que utilizem medidas conhecidas principalmente para as medidas de distância, de forma que seja mais acessível a todos (Ex: a distância da Terra à Lua é equivalente a altura que teria um prédio de 2000 andares). Relembre-os que o levantamento de hipóteses não é uma adivinhação, um chute, mas sim um palpite informado, que pode ser justificado com base nos dados de que o pesquisador dispõe em um dado momento. Se você nunca tiver discutido com os alunos o que é um levantamento de hipóteses, convém dedicar um tempo para essa discussão. Dê um tempo para esse levantamento de hipóteses (tempo sugerido: 8 minutos).

Ao final desse tempo, ou à medida em que os alunos forem terminando o levantamento de hipóteses (caso eles terminem antes do tempo dado), forneça a cada dupla a folha para anotação das descobertas. Disponibilize livros e textos sobre o tema e computadores conectados à internet (se possível) para que os alunos possam pesquisar. É importante que o material fornecido para pesquisa (caso sejam textos impressos), não tragam explicações sobre as fases da Lua, pois elas serão abordadas nas aulas seguintes e a entrega de respostas nessa aula pode prejudicar o processo de investigação das próximas aulas. Veja sugestões de sites para pesquisa e ou impressão de textos no final desse slide.

Quando todas as duplas estiverem trabalhando na pesquisa, chame a atenção para as perguntas para discussão ao final da folha fornecida e também no slide: Em que a Lua difere da Terra? É possível viver na Lua? Peça para que discutam essas questões quando tiverem os dados da pesquisa, embasando seus argumentos nesses dados, e para que registrem sua discussão. Deixe claro o tempo disponível para essa segunda etapa (tempo sugerido: 20 minutos) e avise sobre o tempo disponível periodicamente, ajudando-os no gerenciamento do tempo.

Materiais necessários: Imagens da Lua impressas, folhas para hipóteses e descobertas impressas (uma de cada por grupo), Computadores conectados à internet e/ou livros e textos impressos sobre o tema para pesquisa

Sugestão de sites para pesquisa e impressão de textos:

https://super.abril.com.br/tecnologia/se-morassemos-na-lua/

https://www.suapesquisa.com/astronomia/lua.htm

http://chc.org.br/no-mundo-da-lua/

http://chc.org.br/trombada-interplanetaria/

http://cienciahoje.org.br/coluna/o-luar-que-nos-fascina/

https://exame.abril.com.br/ciencia/estudo-aponta-que-a-lua-tem-mais-agua-do-que-o-imaginado/

https://www.youtube.com/watch?v=eZrLN6mJEOU (vídeo)

Materiais de apoio:

Imagens da Lua para impressão

Folha para hipóteses

Folha para descobertas

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Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações: Proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que discutiram sobre as perguntas propostas no final da pesquisa. Peça para que justifiquem seus argumentos com os dados que obtiveram na pesquisa, contrastando-os com suas hipóteses iniciais. Retome os registros feitos no quadro SQA no início da aula e peça para que eles registrem na coluna A o que descobriram com a atividade. Compare os conhecimentos prévios e hipóteses com o que aprenderam.

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Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Se houver tempo e recursos, mostre ao alunos o vídeo sobre a Lua da série ABC da Astronomia (disponível em https://tvescola.org.br/tve/video/abc-da-astronomia-lua. Acesso em 09/08/2018).

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