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Plano de aula - Previsões sobre o futuro com will

POR: Rafaela Xavier de Araújo 18/11/2018
Código: ING8_01UND01

8º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF08LI04) Utilizar recursos e repertório linguísticos apropriados para informar/comunicar/falar do futuro: planos, previsões, possibilidades e probabilidades.

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Previsões sobre o futuro com will

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada na produção oral e no uso do verbo will para fazer previsões sobre o futuro.

Context select-down

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Mostre o slide ou escreva as perguntas no quadro. Pergunte aos alunos Have you ever thought about the future? e espere a confirmação deles. Após isso, pergunte What does the future hold for you? e sugira os tópicos do slide para reflexão. Escolha um tópico e pergunte, por exemplo: Does the future hold fame for you? e espere por respostas do tipo Yes, I hope I will be famous someday ou No, I don’t want to be famous. Peça para que alguns alunos compartilhem suas reflexões com a turma oralmente. Você pode acrescentar outros tópicos, caso julgue necessário.

Input select-down

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Mostrar aos alunos uma conversa com alguém que (supostamente) pode prever o futuro (vidente, no caso, a fortune-teller). Não é necessária a compreensão total do diálogo; a contextualização da situação e dos personagens envolvidos é o mais esperado.

Expectativa: Que os alunos sejam familiarizados com os personagens do diálogo (role play), fortune-teller e cliente.

Orientações: Imprima ou mostre o slide com a figura para a turma. Explore a imagem fazendo perguntas que possam antecipar a situação a ser vista no vídeo e o vocabulário relativo à cena. Exemplos:

T: What can you see in this picture?/ Ss: A woman;

T: Where is this woman? / Ss: She is in a room with some candles.

Escreva fortune-teller no quadro. Pergunte aos alunos Do you know what a fortune-teller is?. Em caso de resposta negativa, explique: A fortune-teller is a person who is supposed to predict the future. Em caso de resposta afirmativa, pergunte: What does a fortune-teller do? e deixe-os definir com suas palavras. Pergunte: What kind of people look for a fortune-teller? e espere respostas como: Common/curious people, believers, people who need to make difficult decisions.

Mostre o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=2y6Vw1EVIUY . Disponível no YouTube, o vídeo é um trecho de um episódio da série americana “The Big Bang Theory”. A transcrição já aparece no próprio vídeo. Sugestão: faça download do vídeo para evitar imprevistos. Após a exibição do vídeo, faça algumas perguntas para checar a compreensão. Exemplo:

T: Who are the characters in this video? / Ss: A fortune-teller and two clients (a woman and a man).

T: What does the fortune-teller predict to the man? / Ss: a woman/ a (serious) relationship with a (dark-haired) woman.

T: Is the woman curious about the predictions? And what about the man? Why?/ Ss: The woman is curious, but the man isn’t. He is not a believer.

Pergunte What about you? Are you curious about the future?. Estimule respostas como Yes, I am curious about the future/ I want to know about my future. Informação: a palavra “malarkey” (final do vídeo) significa: meaningless talk, nonsense (conversa sem sentido). Fonte: https://en.oxforddictionaries.com/definition/malarkey. Sugira a situação: Let’s imagine you are going to see a fortune-teller. What kind of things would you ask him/her?. Dê alguns exemplos sobre a sua realidade primeiro para dar um contexto mais realista (I would ask about my career, my family) e deixe-os refletir. Pergunte: What about you? What do you expect from the future? What will you do in the future?. Peça para os alunos escreverem em tópicos coisas sobre o futuro que eles gostariam de perguntar para um(a) fortune-teller. Exemplo de tópicos esperados: Pass in math; live in another country; play soccer in an important team; win the lottery, etc.

Output select-down

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Fazer os alunos praticarem o verbo will nas formas interrogativa, negativa e afirmativa em um diálogo específico (role play).

Expectativa: Que os alunos pratiquem oralmente a forma futuro simples (will) o máximo que puderem.

Orientações: Mostre o slide ou escreva o modelo no quadro. Peça para um aluno citar algum tópico que ele escreveu (exemplo: pass in math). Oriente-o a acrescentar o tópico citado após a estrutura Will I…? para completar o modelo de pergunta (Will I pass in math?). Responda Yes, you will (ou No, you won’t, dependendo do tópico citado pelo aluno). Para exemplificar bem o role play, peça para que outros alunos façam perguntas e respostas semelhantes, sempre seguindo o modelo, quantas vezes você achar necessário. Você também pode escolher alguns alunos para responder perguntas feitas por você (Will I have a Ferrari?, Will I travel to Italy?) e induzi-los a responder Yes, you will ou No, you won’t. Pratique o quanto você julgar necessário.

Depois de perceber que eles entenderam a dinâmica de perguntas e respostas, peça para que formem duplas. Um aluno será o fortune-teller, que responderá sobre as previsões, e o outro será o cliente, que fará as perguntas. Deixe-os praticar por alguns minutos e peça para que invertam os papéis (quem era fortune-teller vira cliente e quem era cliente vira fortune-teller) e troquem de dupla. Deixe-os praticar por mais alguns minutos. Sugestão: durante a prática dos alunos, ande ao redor das duplas e faça anotações de pontos que possam ser pertinentes para a sua realidade, como pronúncia, erros e acertos de estrutura, vocabulário etc. Ao final da prática, peça para alguns alunos compartilharem as perguntas que eles acharam mais interessantes.

Feedback select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante esta aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de terem aprendido e falado algo. Mesmo aqueles que falaram pouco devem perceber que sabem usar o verbo will para perguntar sobre suas previsões para o futuro.

Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Em uma conversa coletiva, deixe os alunos darem suas opiniões sobre os tópicos, registre as que você achar pertinente para a sua realidade, como possíveis dúvidas remanescentes, e compartilhe algumas das anotações que você fez durante a prática para correção de erros, elogios etc.

Material complementar: Há vários textos e pesquisas que tratam sobre uso de role play em sala de aula. Eles podem ajudar na preparação para esta aula, que visa levar os alunos a fazer pequenos diálogos com situações e personagens específicos. Exemplos desses textos são as dissertações de mestrado de Karina Aires Reinlein Fernandes Couto de Moraes - Universidade Federal do Paraná - https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/36859/R%20-%20D%20-%20KARINA%20AIRES%20REINLEIN%20FERNANDES%20COUTO%20DE%20MORAES.pdf?sequence=3&isAllowed=y - e Rafael Carneiro Vasques - Unesp - http://portal.fclar.unesp.br/poseduesc/teses/rafael_carneiro_vasques.pdf.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada na produção oral e no uso do verbo will para fazer previsões sobre o futuro.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Mostre o slide ou escreva as perguntas no quadro. Pergunte aos alunos Have you ever thought about the future? e espere a confirmação deles. Após isso, pergunte What does the future hold for you? e sugira os tópicos do slide para reflexão. Escolha um tópico e pergunte, por exemplo: Does the future hold fame for you? e espere por respostas do tipo Yes, I hope I will be famous someday ou No, I don’t want to be famous. Peça para que alguns alunos compartilhem suas reflexões com a turma oralmente. Você pode acrescentar outros tópicos, caso julgue necessário.

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Mostrar aos alunos uma conversa com alguém que (supostamente) pode prever o futuro (vidente, no caso, a fortune-teller). Não é necessária a compreensão total do diálogo; a contextualização da situação e dos personagens envolvidos é o mais esperado.

Expectativa: Que os alunos sejam familiarizados com os personagens do diálogo (role play), fortune-teller e cliente.

Orientações: Imprima ou mostre o slide com a figura para a turma. Explore a imagem fazendo perguntas que possam antecipar a situação a ser vista no vídeo e o vocabulário relativo à cena. Exemplos:

T: What can you see in this picture?/ Ss: A woman;

T: Where is this woman? / Ss: She is in a room with some candles.

Escreva fortune-teller no quadro. Pergunte aos alunos Do you know what a fortune-teller is?. Em caso de resposta negativa, explique: A fortune-teller is a person who is supposed to predict the future. Em caso de resposta afirmativa, pergunte: What does a fortune-teller do? e deixe-os definir com suas palavras. Pergunte: What kind of people look for a fortune-teller? e espere respostas como: Common/curious people, believers, people who need to make difficult decisions.

Mostre o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=2y6Vw1EVIUY . Disponível no YouTube, o vídeo é um trecho de um episódio da série americana “The Big Bang Theory”. A transcrição já aparece no próprio vídeo. Sugestão: faça download do vídeo para evitar imprevistos. Após a exibição do vídeo, faça algumas perguntas para checar a compreensão. Exemplo:

T: Who are the characters in this video? / Ss: A fortune-teller and two clients (a woman and a man).

T: What does the fortune-teller predict to the man? / Ss: a woman/ a (serious) relationship with a (dark-haired) woman.

T: Is the woman curious about the predictions? And what about the man? Why?/ Ss: The woman is curious, but the man isn’t. He is not a believer.

Pergunte What about you? Are you curious about the future?. Estimule respostas como Yes, I am curious about the future/ I want to know about my future. Informação: a palavra “malarkey” (final do vídeo) significa: meaningless talk, nonsense (conversa sem sentido). Fonte: https://en.oxforddictionaries.com/definition/malarkey. Sugira a situação: Let’s imagine you are going to see a fortune-teller. What kind of things would you ask him/her?. Dê alguns exemplos sobre a sua realidade primeiro para dar um contexto mais realista (I would ask about my career, my family) e deixe-os refletir. Pergunte: What about you? What do you expect from the future? What will you do in the future?. Peça para os alunos escreverem em tópicos coisas sobre o futuro que eles gostariam de perguntar para um(a) fortune-teller. Exemplo de tópicos esperados: Pass in math; live in another country; play soccer in an important team; win the lottery, etc.

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Fazer os alunos praticarem o verbo will nas formas interrogativa, negativa e afirmativa em um diálogo específico (role play).

Expectativa: Que os alunos pratiquem oralmente a forma futuro simples (will) o máximo que puderem.

Orientações: Mostre o slide ou escreva o modelo no quadro. Peça para um aluno citar algum tópico que ele escreveu (exemplo: pass in math). Oriente-o a acrescentar o tópico citado após a estrutura Will I…? para completar o modelo de pergunta (Will I pass in math?). Responda Yes, you will (ou No, you won’t, dependendo do tópico citado pelo aluno). Para exemplificar bem o role play, peça para que outros alunos façam perguntas e respostas semelhantes, sempre seguindo o modelo, quantas vezes você achar necessário. Você também pode escolher alguns alunos para responder perguntas feitas por você (Will I have a Ferrari?, Will I travel to Italy?) e induzi-los a responder Yes, you will ou No, you won’t. Pratique o quanto você julgar necessário.

Depois de perceber que eles entenderam a dinâmica de perguntas e respostas, peça para que formem duplas. Um aluno será o fortune-teller, que responderá sobre as previsões, e o outro será o cliente, que fará as perguntas. Deixe-os praticar por alguns minutos e peça para que invertam os papéis (quem era fortune-teller vira cliente e quem era cliente vira fortune-teller) e troquem de dupla. Deixe-os praticar por mais alguns minutos. Sugestão: durante a prática dos alunos, ande ao redor das duplas e faça anotações de pontos que possam ser pertinentes para a sua realidade, como pronúncia, erros e acertos de estrutura, vocabulário etc. Ao final da prática, peça para alguns alunos compartilharem as perguntas que eles acharam mais interessantes.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante esta aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de terem aprendido e falado algo. Mesmo aqueles que falaram pouco devem perceber que sabem usar o verbo will para perguntar sobre suas previsões para o futuro.

Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Em uma conversa coletiva, deixe os alunos darem suas opiniões sobre os tópicos, registre as que você achar pertinente para a sua realidade, como possíveis dúvidas remanescentes, e compartilhe algumas das anotações que você fez durante a prática para correção de erros, elogios etc.

Material complementar: Há vários textos e pesquisas que tratam sobre uso de role play em sala de aula. Eles podem ajudar na preparação para esta aula, que visa levar os alunos a fazer pequenos diálogos com situações e personagens específicos. Exemplos desses textos são as dissertações de mestrado de Karina Aires Reinlein Fernandes Couto de Moraes - Universidade Federal do Paraná - https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/36859/R%20-%20D%20-%20KARINA%20AIRES%20REINLEIN%20FERNANDES%20COUTO%20DE%20MORAES.pdf?sequence=3&isAllowed=y - e Rafael Carneiro Vasques - Unesp - http://portal.fclar.unesp.br/poseduesc/teses/rafael_carneiro_vasques.pdf.


Contents

  1. INPUT: Excerpt from the tv series The Big Bang Theory https://www.youtube.com/watch?v=2y6Vw1EVIUY

  1. OUTPUT: Role play (fortune-teller and client).

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF08LI04) Utilizar recursos e repertório linguísticos apropriados para informar/comunicar/falar do futuro: planos, previsões, possibilidades e probabilidades.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professora-autora: Rafaela Araújo

Mentor: Newton Murce

Especialista: Celina Ferna


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