13420
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Panfleto para divulgar a cidade

POR: Renata Luz de Lima Lourenço 18/11/2018
Código: ING7_10UND05

7º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF07LI13) Organizar texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos ou tópicos e subtópicos, explorando as possibilidades de organização gráfica, de suporte e de formato do texto.

(EF07LI15) Construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado), preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros).

Plano de aula de Inglês com atividades para 7o ano do EF sobre Panfleto para divulgar a cidade

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Para esta aula os alunos irão produzir um panfleto para divulgar a cidade. Você irá precisar de materiais para a confecção dos panfletos. Traga-os ou peça na aula anterior para que os próprios alunos tragam. Sugiro o seguinte:

  • Folha de sulfite branca.
  • Lápis de cor.
  • Giz de cera.
  • Canetinha.
  • Lápis de escrever e borracha.
  • Tesoura e cola.
  • Fita crepe (para expor os trabalhos nas paredes).
  • Imagens relacionadas ao tema da aula.

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia o objetivo desta aula para os alunos. Explique que ao final desta aula eles terão produzido um panfleto para divulgar a cidade.

At the end of this class you’ll have made a pamphlet to promote your town/city.

Context select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: O objetivo desta atividade é fazer um levantamento sobre o conhecimento prévio dos alunos sobre alguns tópicos relacionados à Inglaterra e prepará-los para a leitura do texto no Input.

Coloque-os em pares. Diga que você irá mostrar algumas imagens e eles deverão conversar sobre o que as imagens representam em relação a Inglaterra:

Students, I’m going to show you some pictures. I want you to discuss with your friends what they represent in the United Kingdom.

As imagens representam os tópicos que serão tratados no texto. São eles: accent, tea, manners, elegance and politeness (posh), the Queen e rain.

Neste link você encontra os flashcards que poderão ser usados para apresentar os temas aos alunos.

Input select-down

Tempo sugerido: 13 minutos.

Propósito: Ler um texto sobre 6 estereótipos sobre a Inglaterra.

Expectativa: Que os alunos entendam o que são estereótipos e o contexto do artigo. Por se tratar de um conteúdo que provavelmente faz parte do repertório de mundo de muitos alunos, espera-se que eles entendam o conteúdo do texto e consigam conversar sobre ele com o professor sem muita dificuldade. Linguisticamente não se trata de um texto com palavras muito complicadas. Porém, por ter sido escrito por uma pessoa nativa e o público leitor não ser específico, pode conter palavras que eles precisarão da ajuda do professor para entenderem.

Orientações: Diga que vocês irão ler um texto sobre os 6 temas discutidos na unidade anterior. Explique rapidamente sobre estereótipos caso eles não saibam:

Now we’re going to read an article about those 6 interesting things you’ve just talked about. The text is about stereotypes people usually have about the British people. Do you know what stereotypes are? (Você encontra a definição sobre stereotype aqui e um texto para leitura aqui. Use-os apenas para estar melhor preparado para a aula. Não os leia para os alunos).

Abra o texto aqui. Caso você não tenha acesso à internet durante a aula, você pode reproduzir o texto em um papel pardo e expor para os alunos. Lembre-se de manter o layout original.

Antes de iniciar a leitura, explore o contexto de produção. Pergunte:

What kind of text is it? (É um listicle. Saiba mais sobre esse gênero aqui).

Who wrote it? (Rachel Smith. Você encontra informações sobre ela logo abaixo do texto)

Where was it found? (Em uma revista online destinada ao público teen. Você encontra mais sobre a revista aqui e aqui.)

When was it written? (30 de janeiro)

Leia o título e o primeiro parágrafo e pergunte:

How is the writer related to the subject of the text? (Ela nasceu e cresceu na Inglaterra).

What’s her opinion about the stereotypes people usually have about the UK? (Ela diz que a maioria deles não chegam perto da verdade, embora alguns sejam mais verdadeiros do que pensam).

Who are the possible readers? (Pessoas que pretendem viajar para a Inglaterra, pessoas que se interessam pela Inglaterra, pessoas que acompanham a revista The teen magazine, entre outros).

Continue a leitura. Esclareça qualquer problema de vocabulário. Como os alunos já fizeram uma atividade de aquecimento (CONTEXT) sobre os tópicos discutidos no texto, eles irão confirmar se o que pensavam é verdadeiro ou não de acordo com o texto.

Após a leitura, converse rapidamente com os alunos se há algum estereótipo do lugar em que eles moram. Pergunte também o que eles mais gostam de sua cidade. Se você achar interessante, peça para que conversem em grupos de 3 sobre a segunda pergunta:

Is there any stereotype about the place we live?
What do you like the most about our town/city?

Preparação

Imperativos

Para prepará-los melhor para a produção do output, faça um prévia a partir do texto lido no Input. De maneira coletiva, vocês irão escrever um texto de propaganda para convidar as pessoas a visitar a Inglaterra. Explique:

Now, let’s imagine we need to invite people to visit Britain based on the information we read on the text. How could we do that?

Escreva no quadro: Why you should visit Britain

Conforme eles vão respondendo, você anota no quadro no imperativo. Não diga nada sobre a forma verbal nesse momento. Caso eles falem em português, repita. a frase em inglês e peça confirmação deles Por exemplo:

Students: Tem muitos sotaques diferentes para aprender lá!

Teacher: There are many accents you can learn in Britain, right? (Eles confirmam a informação).

Escreva no quadro:

Learn a lot of different accents here!

Faça isso com todos as informações que eles passarem. Você pode pedir informações que eles tenham sobre a Inglaterra para montar sua propaganda. Lembre-se de escrever frases claras e simples. Você encontra alguns exemplos aqui.

Após escreverem todas as frases chame atenção para o uso do imperativo:

Students, what kind of language did we use to write the sentences? (O imperativo)

Are the words difficult or easy to understand? (Fáceis)

Did we use any kind of figurative language? (Não)

Explique sobre o discurso publicitário que vocês irão usar na próxima atividade:

This is the advertising speech. It’s usually written in a simple and direct way so the audience who reads or listens to it can understand it easily. The author does not know who is going to read or listen, due to that he/she needs to use a kind of language most people will be able to understand.

Pergunte sobre o imperativo:

Why do you think we used the imperative in our text? (O imperativo é usado para sugestões, ordens, pedido, recomendação, entre outros. Por se tratar de uma linguagem direta chama mais atenção do interlocutor).

Conectores

Fale também sobre os conectores. Escreva no quadro:

Text 1

Come to Pizzaria Real! Eat a pizza. Have some drinks. Have much fun with your friends.

Text 2

Come to Pizzaria Real! Eat a pizza, have some drinks and have much fun with your friends .

Pergunte:

Which text sounds more natural? Why? (Texto 2 porque as frases não estão justapostas, ou seja, não estão uma ao lado da outra sem conexão).

Explique:

The word and is named connector. We use them to connect sentences and ideas in a text. The function of the connector and is addition. Let’s check on the text which connectors the author uses and what their functions are.

Volte ao texto. Peça para os alunos identificarem os conectores usados pelo autor e indicar suas funções:

Você encontra as respostas aqui.

Output select-down

Tempo sugerido: 25 minutos.

Propósito: Produzir um panfleto para promover a cidade.

Expectativa: Que os alunos consigam produzir um texto em discurso turístico e façam um panfleto para divulgar a cidade. Espera-se que eles produzam textos mais simples porém que consigam atingir o objetivo do trabalho.

Orientações:

Produção do panfleto

Pergunte sobre panfleto:

What is a pamphlet? What’s it used for? (Uma propaganda impressa em uma ou mais folhas e entregue às pessoas. Geralmente feitos em grande quantidade e distribuídos em locais públicos. Servem para divulgar algo para um grande número de pessoas).

Explique que eles irão produzir um panfleto com informações sobre a cidade onde moram. O objetivo do panfleto é divulgar a cidade, portanto trata-se de um gênero publicitário:

Now you’re going to produce a pamphlet to promote your town/city. Let’s suppose you want to bring more tourists here and they need to know some very nice and interesting things about the town/city. This is called ad. Ads usually have visual and written texts, the language is simple and the written texts are usually short. They need to call people’s attention and convince them. You are doing one that needs to convince people to come to our town/city. You need to be creative.

Separe-os em duplas. Cada dupla deverá produzir um panfleto. Comece com o planejamento.

Planejamento

Before making the pamphlet, let’s plan what you are going to write.

Entregue o worksheet 1. Explique os passos do planejamento:

Title: The title of your pamphlet will be: 5 things you have to know before coming to _______________ (name of the town/city).

O título deverá ser o mesmo para todos os alunos. É a partir dessa proposta que eles deverão escrever seus textos.

Information: With your partner, decide on 5 interesting things about your town. Write the information and explain, the same way done in the text we’ve just read. Just remember: language has to be easy and clear. Use verbs in imperative, like: We are famous for making great pizzas! Come and have a wonderful pizza at ________________.

Escreva o exemplo no quadro. Você pode dar exemplos de sua cidade para ficar mais claro.

Lembre-os de usar conectores quando for necessário:

Don’t forget to use connects when necessary.

Mostre que você usou o conector de adição and na frase que você produziu.

Closing sentence: Essa é a frase de efeito da propaganda. Deve ser algo chamativo para a cidade. Dê alguns exemplos como:

Come to _________________ and have the best time ever!

Here at _________________ you can live to the fullest!

Incentive-os a serem criativos. Lembre-os: é um discurso publicitário. Eles devem chamar atenção.

Revisão

Após a organização do texto, peça para trocarem de trabalho com outra dupla de colegas. Eles devem fazer a revisão do que foi escrito, afinal, uma boa propagando não pode conter erros de estrutura. Entregue o worksheet 2 com o checklist de revisão. Peça para que leiam a produção dos colegas e passem pela checklist. Caso tenha algum item não ticado, eles devem conversar com os autores para que as correções sejam feitas.

Produção

Entregue a eles uma folha de sulfite e peça para montarem seus panfletos. Peça para colocarem imagens. Caso não dê tempo de fazer a parte de montagem do panfleto na sala, peça para fazerem em casa e trazer pronto na aula seguinte. Exponha os trabalhos no mural da escola ou nas paredes da sala.

Feedback select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Organizar o que foi aprendido durante a aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com mais informações sobre o gênero anúncio publicitário em panfletos, o tipo de linguagem que se espera e com mais informações sobre sua cidade.

Orientações: Pergunte a eles o que aprenderam durante a aula. Você pode ir anotando no quadro ou mostrar esse slide. Se algum aluno sugerir algo mais, considere.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Para esta aula os alunos irão produzir um panfleto para divulgar a cidade. Você irá precisar de materiais para a confecção dos panfletos. Traga-os ou peça na aula anterior para que os próprios alunos tragam. Sugiro o seguinte:

  • Folha de sulfite branca.
  • Lápis de cor.
  • Giz de cera.
  • Canetinha.
  • Lápis de escrever e borracha.
  • Tesoura e cola.
  • Fita crepe (para expor os trabalhos nas paredes).
  • Imagens relacionadas ao tema da aula.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia o objetivo desta aula para os alunos. Explique que ao final desta aula eles terão produzido um panfleto para divulgar a cidade.

At the end of this class you’ll have made a pamphlet to promote your town/city.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: O objetivo desta atividade é fazer um levantamento sobre o conhecimento prévio dos alunos sobre alguns tópicos relacionados à Inglaterra e prepará-los para a leitura do texto no Input.

Coloque-os em pares. Diga que você irá mostrar algumas imagens e eles deverão conversar sobre o que as imagens representam em relação a Inglaterra:

Students, I’m going to show you some pictures. I want you to discuss with your friends what they represent in the United Kingdom.

As imagens representam os tópicos que serão tratados no texto. São eles: accent, tea, manners, elegance and politeness (posh), the Queen e rain.

Neste link você encontra os flashcards que poderão ser usados para apresentar os temas aos alunos.

Tempo sugerido: 13 minutos.

Propósito: Ler um texto sobre 6 estereótipos sobre a Inglaterra.

Expectativa: Que os alunos entendam o que são estereótipos e o contexto do artigo. Por se tratar de um conteúdo que provavelmente faz parte do repertório de mundo de muitos alunos, espera-se que eles entendam o conteúdo do texto e consigam conversar sobre ele com o professor sem muita dificuldade. Linguisticamente não se trata de um texto com palavras muito complicadas. Porém, por ter sido escrito por uma pessoa nativa e o público leitor não ser específico, pode conter palavras que eles precisarão da ajuda do professor para entenderem.

Orientações: Diga que vocês irão ler um texto sobre os 6 temas discutidos na unidade anterior. Explique rapidamente sobre estereótipos caso eles não saibam:

Now we’re going to read an article about those 6 interesting things you’ve just talked about. The text is about stereotypes people usually have about the British people. Do you know what stereotypes are? (Você encontra a definição sobre stereotype aqui e um texto para leitura aqui. Use-os apenas para estar melhor preparado para a aula. Não os leia para os alunos).

Abra o texto aqui. Caso você não tenha acesso à internet durante a aula, você pode reproduzir o texto em um papel pardo e expor para os alunos. Lembre-se de manter o layout original.

Antes de iniciar a leitura, explore o contexto de produção. Pergunte:

What kind of text is it? (É um listicle. Saiba mais sobre esse gênero aqui).

Who wrote it? (Rachel Smith. Você encontra informações sobre ela logo abaixo do texto)

Where was it found? (Em uma revista online destinada ao público teen. Você encontra mais sobre a revista aqui e aqui.)

When was it written? (30 de janeiro)

Leia o título e o primeiro parágrafo e pergunte:

How is the writer related to the subject of the text? (Ela nasceu e cresceu na Inglaterra).

What’s her opinion about the stereotypes people usually have about the UK? (Ela diz que a maioria deles não chegam perto da verdade, embora alguns sejam mais verdadeiros do que pensam).

Who are the possible readers? (Pessoas que pretendem viajar para a Inglaterra, pessoas que se interessam pela Inglaterra, pessoas que acompanham a revista The teen magazine, entre outros).

Continue a leitura. Esclareça qualquer problema de vocabulário. Como os alunos já fizeram uma atividade de aquecimento (CONTEXT) sobre os tópicos discutidos no texto, eles irão confirmar se o que pensavam é verdadeiro ou não de acordo com o texto.

Após a leitura, converse rapidamente com os alunos se há algum estereótipo do lugar em que eles moram. Pergunte também o que eles mais gostam de sua cidade. Se você achar interessante, peça para que conversem em grupos de 3 sobre a segunda pergunta:

Is there any stereotype about the place we live?
What do you like the most about our town/city?

Preparação

Imperativos

Para prepará-los melhor para a produção do output, faça um prévia a partir do texto lido no Input. De maneira coletiva, vocês irão escrever um texto de propaganda para convidar as pessoas a visitar a Inglaterra. Explique:

Now, let’s imagine we need to invite people to visit Britain based on the information we read on the text. How could we do that?

Escreva no quadro: Why you should visit Britain

Conforme eles vão respondendo, você anota no quadro no imperativo. Não diga nada sobre a forma verbal nesse momento. Caso eles falem em português, repita. a frase em inglês e peça confirmação deles Por exemplo:

Students: Tem muitos sotaques diferentes para aprender lá!

Teacher: There are many accents you can learn in Britain, right? (Eles confirmam a informação).

Escreva no quadro:

Learn a lot of different accents here!

Faça isso com todos as informações que eles passarem. Você pode pedir informações que eles tenham sobre a Inglaterra para montar sua propaganda. Lembre-se de escrever frases claras e simples. Você encontra alguns exemplos aqui.

Após escreverem todas as frases chame atenção para o uso do imperativo:

Students, what kind of language did we use to write the sentences? (O imperativo)

Are the words difficult or easy to understand? (Fáceis)

Did we use any kind of figurative language? (Não)

Explique sobre o discurso publicitário que vocês irão usar na próxima atividade:

This is the advertising speech. It’s usually written in a simple and direct way so the audience who reads or listens to it can understand it easily. The author does not know who is going to read or listen, due to that he/she needs to use a kind of language most people will be able to understand.

Pergunte sobre o imperativo:

Why do you think we used the imperative in our text? (O imperativo é usado para sugestões, ordens, pedido, recomendação, entre outros. Por se tratar de uma linguagem direta chama mais atenção do interlocutor).

Conectores

Fale também sobre os conectores. Escreva no quadro:

Text 1

Come to Pizzaria Real! Eat a pizza. Have some drinks. Have much fun with your friends.

Text 2

Come to Pizzaria Real! Eat a pizza, have some drinks and have much fun with your friends .

Pergunte:

Which text sounds more natural? Why? (Texto 2 porque as frases não estão justapostas, ou seja, não estão uma ao lado da outra sem conexão).

Explique:

The word and is named connector. We use them to connect sentences and ideas in a text. The function of the connector and is addition. Let’s check on the text which connectors the author uses and what their functions are.

Volte ao texto. Peça para os alunos identificarem os conectores usados pelo autor e indicar suas funções:

Você encontra as respostas aqui.

Tempo sugerido: 25 minutos.

Propósito: Produzir um panfleto para promover a cidade.

Expectativa: Que os alunos consigam produzir um texto em discurso turístico e façam um panfleto para divulgar a cidade. Espera-se que eles produzam textos mais simples porém que consigam atingir o objetivo do trabalho.

Orientações:

Produção do panfleto

Pergunte sobre panfleto:

What is a pamphlet? What’s it used for? (Uma propaganda impressa em uma ou mais folhas e entregue às pessoas. Geralmente feitos em grande quantidade e distribuídos em locais públicos. Servem para divulgar algo para um grande número de pessoas).

Explique que eles irão produzir um panfleto com informações sobre a cidade onde moram. O objetivo do panfleto é divulgar a cidade, portanto trata-se de um gênero publicitário:

Now you’re going to produce a pamphlet to promote your town/city. Let’s suppose you want to bring more tourists here and they need to know some very nice and interesting things about the town/city. This is called ad. Ads usually have visual and written texts, the language is simple and the written texts are usually short. They need to call people’s attention and convince them. You are doing one that needs to convince people to come to our town/city. You need to be creative.

Separe-os em duplas. Cada dupla deverá produzir um panfleto. Comece com o planejamento.

Planejamento

Before making the pamphlet, let’s plan what you are going to write.

Entregue o worksheet 1. Explique os passos do planejamento:

Title: The title of your pamphlet will be: 5 things you have to know before coming to _______________ (name of the town/city).

O título deverá ser o mesmo para todos os alunos. É a partir dessa proposta que eles deverão escrever seus textos.

Information: With your partner, decide on 5 interesting things about your town. Write the information and explain, the same way done in the text we’ve just read. Just remember: language has to be easy and clear. Use verbs in imperative, like: We are famous for making great pizzas! Come and have a wonderful pizza at ________________.

Escreva o exemplo no quadro. Você pode dar exemplos de sua cidade para ficar mais claro.

Lembre-os de usar conectores quando for necessário:

Don’t forget to use connects when necessary.

Mostre que você usou o conector de adição and na frase que você produziu.

Closing sentence: Essa é a frase de efeito da propaganda. Deve ser algo chamativo para a cidade. Dê alguns exemplos como:

Come to _________________ and have the best time ever!

Here at _________________ you can live to the fullest!

Incentive-os a serem criativos. Lembre-os: é um discurso publicitário. Eles devem chamar atenção.

Revisão

Após a organização do texto, peça para trocarem de trabalho com outra dupla de colegas. Eles devem fazer a revisão do que foi escrito, afinal, uma boa propagando não pode conter erros de estrutura. Entregue o worksheet 2 com o checklist de revisão. Peça para que leiam a produção dos colegas e passem pela checklist. Caso tenha algum item não ticado, eles devem conversar com os autores para que as correções sejam feitas.

Produção

Entregue a eles uma folha de sulfite e peça para montarem seus panfletos. Peça para colocarem imagens. Caso não dê tempo de fazer a parte de montagem do panfleto na sala, peça para fazerem em casa e trazer pronto na aula seguinte. Exponha os trabalhos no mural da escola ou nas paredes da sala.

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Organizar o que foi aprendido durante a aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com mais informações sobre o gênero anúncio publicitário em panfletos, o tipo de linguagem que se espera e com mais informações sobre sua cidade.

Orientações: Pergunte a eles o que aprenderam durante a aula. Você pode ir anotando no quadro ou mostrar esse slide. Se algum aluno sugerir algo mais, considere.

Contents

  1. INPUT: a listicle about 6 British stereotypes
  2. OUTPUT: a pamphlet to promote the town/city

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF07LI13) Organizar texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos ou tópicos e subtópicos, explorando as possibilidades de organização gráfica e de formato do texto.

(EF07LI15) Construir repertório lexical relativo a conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros).

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Renata Luz de Lima Lourenço

Mentor: Tatiana Martin

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes