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Plano de aula - Escrevendo sobre o que mais gosto em mim

POR: Roberta Ventura Calabre 18/11/2018
Código: ING6_12UND05

6º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF06LI14) Organizar ideias, selecionando-as em função da estrutura e do objetivo do texto.

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Escrevendo sobre o que mais gosto em mim

 

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para esta aula: Para esta aula, será necessário um celular ou câmera fotográfica, acesso à internet e tesoura.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Ativar os saberes dos alunos acerca do tema da aula.

Expectativa: Que os alunos pratiquem o vocabulário da aula através da atividade.

Orientações: Acesse o site https://www.eslgamesplus.com/body-parts-esl-vocabulary-memory-game/. Ele contém um jogo da memória simples, onde as crianças deverão associar as partes do corpo ao nome em inglês. Divida a turma em duplas, ou grupos, conforme sua disponibilidade e realize a atividade com eles. Caso prefira, você pode imprimir um dominó com as partes do corpo aqui. Você pode recortar previamente as peças ou fazê-las junto com os alunos em uma lição prévia. Para jogar, divida a turma em pequenos grupos e explique as regras: os alunos distribuem as peças igualmente entre si e decidem quem será o primeiro a jogar. Em sentido horário, cada aluno irá encaixar sua peça em uma das pontas do dominó, combinando imagem e nome da parte do corpo. Quem não tiver a peça adequada, passa a vez. O vencedor será aquele que colocar a última peça de sua mão primeiro. Esta é uma ótima maneira de trabalhar o vocabulário que será utilizado nas próximas atividades.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.

Orientações: Explique aos alunos que, na aula de hoje, eles irão escolher uma parte do corpo para escrever sobre. Today, you will write about a part of your body that you really like.

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Apresentar o texto e explorá-lo junto com a turma.

Expectativa: Que os alunos entendam os elementos que compõem o texto para reproduzi-los no output.

Print retirado do site Amazon.

Orientações: (10 minutos para este slide, 10 minutos para o próximo).

Antes de apresentar o slide, mostre uma parte de seu corpo à turma, como suas sobrancelhas, por exemplo, e diga: Guys, what do you think of my eyebrows? Because I absolutely love them! I think this is the best part of me. Os alunos devem achar engraçado, inusitado, mas não devem retrucar, pois você acabou de declarar seu amor pelas suas sobrancelhas. Em seguida, peça ajuda aos alunos para descrever as qualidades de suas sobrancelhas e anote-as no quadro. Algumas sugestões:

  • Cool design
  • Great to show emotions
  • Protects your eyes from the sun and rain
  • Looks great with sunglasses on

Feito isto, pergunte aos alunos: Which part of yourself do you like most? Deixe que os alunos respondam à vontade. Certifique-se de que o ambiente em classe seja acolhedor e tolerante, para que cada aluno se sinta à vontade em partilhar. Em seguida, entregue o handout aos alunos com o texto (que pode ser encontrado aqui). Explique aos alunos que este é um texto que faz parte de um livro chamado The Best Part of Me, de Wendy Ewald, que pode ser encontrado aqui. Diga aos alunos que Wendy é uma fotógrafa premiada e, para este livro, resolveu perguntar a crianças qual era a parte do próprio corpo que mais gostavam e por quê. Mostre o slide aos alunos e pergunte: What part of the body does this girl like? Os alunos responderão: Her hair. Em seguida, faça a leitura compartilhada do texto com a turma e faça as seguintes perguntas:

  • What is the title of this text? My hair.
  • Who wrote this text? Camila Villasana
  • Which adjectives does she use to describe her hair? Long, black and wavy with red streaks.
  • Where does Camila think her wavy hair comes from? She thinks it comes from her Mexican heritage.
  • Why does she compare her hair to the ocean? Because they are both “wavy”.

Propósito: Apresentar o texto e explorá-lo junto com a turma.

Expectativa: Que os alunos entendam os elementos que compõem o texto para reproduzi-los no output.

Print retirado do site Amazon.

Orientações: Esta atividade tem o tempo de 10 minutos. Mostre a imagem e pergunte aos alunos: Which body part did this child choose to talk about? Os alunos responderão: Legs ou feet. Faça a leitura compartilhada do texto com a turma, utilizando as seguintes perguntas:

  • Who wrote the text? Martha Brenton
  • Why does she like her feet? Because she painted her toenails and cut them not too short and not too long.
  • Which insect likes her legs? Mosquitoes.
  • Why do they like her legs? Because of her blood.
  • Why does she compare her legs to her dad’s legs? Because mosquitoes like to bite her father’s legs too.
  • What adjective does she use to describe her legs? Long.
  • Why did she take a picture standing on leaves? Because she likes to play with them.

.

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Estimular os alunos a escreverem sobre a melhor parte de si mesmos.

Expectativa: Que os alunos escolham a melhor parte de si mesmos e criem um pequeno texto para falar sobre ela.

Orientações: Para este output, encoraje os alunos a se verem de maneira positiva, destacando aspectos de si mesmos que mais gostam. Peça que escolham uma parte do corpo que mais lhe agrada para escrever sobre. Diga aos alunos que a parte escolhida pode ser física (eyes, mouth, arms, legs) ou metafórica (heart, mind, soul, spirit). O importante é que cada um enxergue qualidades em si mesmo e utilizem o modelo de texto dado para criar sua descrição. Peça aos alunos que fotografem ou desenhem a parte que escolheram no campo indicado no handout. Caso fotografe, você pode imprimi-las e acrescentar ao output na lição seguinte.

Assim que escolherem uma parte do corpo, peça aos alunos que façam um brainstorm, ou seja, escrevam no papel todas as características e atributos que conseguirem pensar. Diga aos alunos que não precisam se preocupar com a gramática ou criar sentenças completas ainda. O importante nesta fase é descrever tudo o que se quer dizer acerca da parte do corpo. Peça aos alunos que pensem sobre a parte que escolheram. Primeiro, peça que descrevam os atributos físicos da parte escolhida (long, short, big, small, pretty, brown, white, cute etc). Para responder à segunda questão, peça aos alunos que analisem a parte escolhida com mais atenção: Why did you choose this part? What makes it special? What can you do with it? Peça aos alunos que pensem sobre os sentimentos deles em relação à parte escolhida e escrevam no handout.

Em seguida, peça aos alunos que pensem na origem dessa parte especial. Pergunte: Where did it come from? As respostas serão as mais variadas possíveis. Eles podem, por exemplo, associar a parte à genética familiar, ou à raça, ou a algum evento que tenha acontecido na vida deles. Peça para que escrevam sobre isso na terceira pergunta.

Feito isto, peça aos alunos que montem seu texto utilizando as informações dadas nas respostas anteriores. Caso prefira, volte ao slide do input para que os alunos se baseiem na estrutura do texto para montar o seu. Ande pela sala conferindo os trabalhos e auxiliando os alunos que estiverem com mais dificuldade. Caso desejem, ofereça dicionários para que os alunos completem a tarefa.

  • ATIVIDADE COMPLEMENTAR: Caso deseje, você pode transformar a produção de texto dos alunos em exposição. Imprima as fotos e textos e cole-os em cartolina colorida e pendure-os no mural ou no corredor. Você também pode compilar os textos em um livro para usar como input para outras lições com turmas diferentes.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.

Orientações: Encerre a aula com a sistematização dos conteúdos trabalhados.

Contents

  1. INPUT: Excerpts of the book “The best part of me”, by Wendy Ewald
  2. OUTPUT:  Descriptive text about the students’ favorite body parts

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF06LI14) Organizar ideias, selecionando-as em função da estrutura e do objetivo do texto                                

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Roberta Calabre

Mentor: Isabel Callejas

Especialista: Celina Fernandes


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