13400
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Atividade - Manuseio de livros

Os pequenos irão explorar e manusear obras já conhecidas dispostas no espaço da sala

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Helena Cristina Cintra Eher

Manuseio de livros

Apresente a proposta
Nesta atividade, os pequenos irão explorar e manusear obras já conhecidas dispostas em algum espaço da casa. Grave um áudio para as famílias explicando como a atividade pode acontecer. Explique que o momento do manuseio dos livros é importante para que as crianças tenham contato com diversas histórias e portadores de textos, permitindo que façam as leituras do próprio modo.

Adaptações necessárias
A atividade sugere que as crianças possam manusear diversos livros de história. Caso as famílias não disponham de livros infantis em casa, sugira opções, como: pedir livros emprestado aos familiares ou vizinhos que tenham crianças e possam disponibilizar alguns (lembrando que é fundamental higienizá-los antes e depois do uso); explorar outros portadores de texto que possam ser utilizados pelas crianças, como encartes de jogos, livros de receita, papéis de supermercados, folders de lojas etc.

Sugira às famílias
Durante a exploração, oriente os familiares a deixarem as crianças à vontade para explorarem, escolherem os livros ou outros portadores de texto, como sugerido acima, o local em que querem ler (mesa, chão, almofada, colchonete, cabana) e como querem ler. Oriente que é importante que fiquem atentos às interações das crianças com os materiais, que observem se elas os seguram na posição certa, se conseguem folheá-los, se recontam uma história que memorizaram e criam histórias com as ilustrações.

Diante das observações, convide-os a interagirem com as crianças, demonstrando interesse pelas explorações delas e participando da atividade.

Para compartilhar com o grupo
Sugira aos familiares que registrem com fotos o momento de exploração dos livros e outros portadores de texto. Peça para te enviarem esse material via Whatsapp ou outra plataforma de comunicação que a rede esteja utilizando, para que você possa acompanhar o processo de descoberta das crianças. Ao receber os registros, dê devolutivas para as famílias, parabenizando o engajamento e incentivando que possam fazer esse tipo de exploração mais vezes.

Sugestão Enviada Por: Vládia Pires


Código: EDI2_25UND02

(EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.

(EI02EF06) Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.

(EI02EF07) Manusear diferentes portadores textuais, demonstrando reconhecer seus usos sociais.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses):

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas