Diferentes sons, provocados pelo professor ou pelos bebês, levam todos dançar, cada um do seu jeito.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Tamira Paula Torres Martins de Souza
Mentor: Keli Luca
Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião
Campos de Experiência: o eu, o outro e o nós; corpo, gesto e movimento; traços, sons, cores e formas; espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Objetivos e códigos da Base
Centrais:
(EI01CG03) Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.
(EI01ET06) Vivenciar diferentes ritmos, velocidades e fluxos nas interações e brincadeiras (em danças, balanços, escorregadores etc.).
Transversal:
(EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.
Abordagem didática: A história da dança é uma manifestação cultural antiga que coincide com a história da civilização humana. Dançar era, e ainda é, uma forma de garantir os costumes de um povo, cultuar valores e entender crenças. Assim, a dança, ao mesmo tempo em que provoca aprendizagens, provoca prazer.
Para os bebês, é importante organizar espaços e tempos de danças e músicas, previamente selecionadas, como as regionais, as populares e as clássicas. Ampliar o repertório deles é muito importante para construção de um olhar amplo, atento e respeitoso, pois temos uma diversidade de danças, ritmos e instrumentos.
É interessante convidar as crianças a dançar entre elas, a dançar com os adultos, a dançar com objetos. Elas irão percebendo aos poucos a alegria de brincar em grupo e a potência dos seus diversos gestos e movimentos.
A dança convida à exploração e ao contato com diferentes ritmos (noções matemáticas), à observação da relação do seu corpo com a música (noções físicas); além de proporcionar a interação com o patrimônio cultural. Possibilita também, às crianças, a criação de sua própria ação ao movimentarem-se.
Código: EDI1_09UND02
(EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.
(EI01CG03) Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.
(EI01ET06) Vivenciar diferentes ritmos, velocidades e fluxos nas interações e brincadeiras (em danças, balanços, escorregadores etc.).
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 04
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes