13347
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Dançando em dose dupla

Diferentes sons, provocados pelo professor ou pelos bebês, levam todos dançar, cada um do seu jeito.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Tamira Paula Torres Martins

Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Tamira Paula Torres Martins de Souza

Mentor: Keli Luca

Especialista do subgrupo etário:  Ana Teresa Gavião

Campos de Experiência: o eu, o outro e o nós; corpo, gesto e movimento; traços, sons, cores e formas; espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Objetivos e códigos da Base
Centrais:

(EI01CG03) Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.

(EI01ET06) Vivenciar diferentes ritmos, velocidades e fluxos nas interações e brincadeiras (em danças, balanços, escorregadores etc.).

Transversal:

(EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.

Abordagem didática:  A história da dança é uma manifestação cultural antiga que coincide com a história da civilização humana. Dançar era, e ainda é, uma forma de garantir os costumes de um povo, cultuar valores e entender crenças. Assim, a dança, ao mesmo tempo em que provoca aprendizagens, provoca prazer.

Para os bebês, é importante organizar espaços e tempos de danças e músicas, previamente selecionadas, como as regionais, as populares e as clássicas. Ampliar o repertório deles é muito importante para construção de um olhar amplo, atento e respeitoso, pois temos uma diversidade de danças, ritmos e instrumentos.

É interessante convidar as crianças a dançar entre elas, a dançar com os adultos, a dançar com objetos. Elas irão percebendo aos poucos a alegria de brincar em grupo e a potência dos seus diversos gestos e movimentos.

A dança convida à exploração e ao contato com diferentes ritmos (noções matemáticas), à observação da relação do seu corpo com a música (noções físicas); além de proporcionar a interação com o patrimônio cultural. Possibilita também, às crianças, a criação de sua própria ação ao movimentarem-se.


Código: EDI1_09UND02

(EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.

(EI01CG03) Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.

(EI01ET06) Vivenciar diferentes ritmos, velocidades e fluxos nas interações e brincadeiras (em danças, balanços, escorregadores etc.).

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas