13310
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 9º ano > Dimensão cultural

Plano de aula - Lendo contos de fadas

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre Lendo contos de fadas

Plano 04 de 6 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Patricia Vergara Emmerich Vasques

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Objective select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: leia o slide com os alunos.

Context select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 2 e 3)

Orientações: Apresente a imagem do slide 3 aos alunos e pergunte:

  • Do you know this story? (Possível resposta: Yes.)
  • What story is this? (Resposta: The Little Red Riding Hood - provavelmente os alunos responderão em português. Ajude-os com a resposta em inglês.)
  • What can you see in the picture? ( Possíveis respostas: a girl, a wolf, butterflies, trees, a forest etc.)
  • Do you like fairy tales? Why? (Respostas pessoais. Tente investigar se eles costumavam ler/ouvir/contar)
  • What are they used for? (Respostas possíveis: To explain things to children, to show them a moral, to develop children's imagination etc)
  • Do you think these tales represent something beyond their stories (have a figurative meaning)? (Possíveis respostas: Yes, because they can show us something more than the story. - Observe que talvez, para alguns alunos, a ideia de sentido figurado não esteja muito clara. Retome, se necessário, a ideia básica desse conteúdo.)

Link da imagem: https://www.storynory.com/little-red-riding-hood-2/

Context select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Context

Orientações: Apresente a imagem do slide 4 aos alunos e pergunte:

  • What can you see now? (Possíveis respostas: The Little Red Riding Hood with a knife / blood / a shadow imitating a wolf.)
  • Do you think this is the same story? (Resposta possível: No, because it seems she killed somebody.)
  • Do you think this is a more modern version? Why? ( Possíveis respostas: Yes, because the girl is not innocent, naive / she seems to be violent.)
  • When could we use this version of the story? (Respostas possíveis: When we are telling this story to teens, adults / When we want to show another message with this story.)

Link da imagem: https://br.pinterest.com/pin/482588916297108601/

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: leitura compartilhada da história com os alunos

Expectativa: fazer com que os alunos leiam uma história já conhecida e levantem aspectos do gênero.

Orientações:

Faça a leitura compartilhada com eles. É sempre importante que a primeira leitura seja feita pelo professor (modelo). Caso ache interessante, acesse a leitura do conto em https://www.storynory.com/little-red-riding-hood-2/ . Lá você também poderá fazer o download para usar em sua aula. Mostre a eles que neste momento não é importante a exploração do vocabulário. Caso eles tenham muita dúvida, após a discussão a seguir, você pode pedir para que eles investiguem o vocabulário em sala de aula ou como tarefa de casa.

Projetar o texto e distribuir o handout para os alunos. Antes de iniciar a leitura, faça perguntas como:

  • How many characters are there in the version you know of this story? (Possíveis respostas: 5 )
  • What are the figurative elements present in this text? (Possíveis respostas: the wolf has human feelings / in some versions the grandmother is alive after having been eaten by the wolf, etc)

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Continuação do input

Orientações:

Seguir as orientações do slide anterior.

Output select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Propósito: analisar as caracteríticas do conto revisitado.

Expectativa: que os alunos consigam comparar, levantando elementos de congruência e diferenciação do conto revisitado em relação ao conto tradicional.

Orientações:

Explique aos alunos que os contos de fadas são excelentes meios de se ensinar algo a uma pessoa. Dessa forma, podemos através de uma história, mostrar uma atitude certa ou errada na vida real. Peça aos alunos que se sentem em grupos de 3 ou 4 pessoas. Distribua os handouts com as novas versões. Explique que eles deverão ler e anotar diferenças e semelhanças entre a versão tradicional e a revisitada, analisando alguns aspectos dados: a menina, o lobo, a avó e o cenário.

You will have to write some differences between the original and the revisited version of this story . You have to observe:

  • The girl;
  • The wolf;
  • The grandma;
  • The place (setting).

Depois de 15 minutos, abrir para discussão sobre as diferentes histórias e, através de uma roda de conversa, levantar com os alunos os aspectos mais relevantes desse gênero, como a moral presente, que é sempre atual.

As novas versões foram baseadas nas histórias disponíveis em http://blog.ac-versailles.fr/englishclass2nde8/index.php/post/08/01/2010/The-Little-Red-Riding-Hood,-revisited!

Feedback select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Propósito: organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com uma sensação de sucesso. Eles precisam se dar conta de que o objetivo da aula era ser capaz de rever as características de um conto de fadas e compará-los com uma história mais moderna desse mesmo conto.

Orientações: Feche a aula com uma retomada do que aprenderam. Apresente esse slide, e leia com eles, pedindo que eles falem um pouco sobre cada item.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: leia o slide com os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 2 e 3)

Orientações: Apresente a imagem do slide 3 aos alunos e pergunte:

  • Do you know this story? (Possível resposta: Yes.)
  • What story is this? (Resposta: The Little Red Riding Hood - provavelmente os alunos responderão em português. Ajude-os com a resposta em inglês.)
  • What can you see in the picture? ( Possíveis respostas: a girl, a wolf, butterflies, trees, a forest etc.)
  • Do you like fairy tales? Why? (Respostas pessoais. Tente investigar se eles costumavam ler/ouvir/contar)
  • What are they used for? (Respostas possíveis: To explain things to children, to show them a moral, to develop children's imagination etc)
  • Do you think these tales represent something beyond their stories (have a figurative meaning)? (Possíveis respostas: Yes, because they can show us something more than the story. - Observe que talvez, para alguns alunos, a ideia de sentido figurado não esteja muito clara. Retome, se necessário, a ideia básica desse conteúdo.)

Link da imagem: https://www.storynory.com/little-red-riding-hood-2/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Context

Orientações: Apresente a imagem do slide 4 aos alunos e pergunte:

  • What can you see now? (Possíveis respostas: The Little Red Riding Hood with a knife / blood / a shadow imitating a wolf.)
  • Do you think this is the same story? (Resposta possível: No, because it seems she killed somebody.)
  • Do you think this is a more modern version? Why? ( Possíveis respostas: Yes, because the girl is not innocent, naive / she seems to be violent.)
  • When could we use this version of the story? (Respostas possíveis: When we are telling this story to teens, adults / When we want to show another message with this story.)

Link da imagem: https://br.pinterest.com/pin/482588916297108601/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: leitura compartilhada da história com os alunos

Expectativa: fazer com que os alunos leiam uma história já conhecida e levantem aspectos do gênero.

Orientações:

Faça a leitura compartilhada com eles. É sempre importante que a primeira leitura seja feita pelo professor (modelo). Caso ache interessante, acesse a leitura do conto em https://www.storynory.com/little-red-riding-hood-2/ . Lá você também poderá fazer o download para usar em sua aula. Mostre a eles que neste momento não é importante a exploração do vocabulário. Caso eles tenham muita dúvida, após a discussão a seguir, você pode pedir para que eles investiguem o vocabulário em sala de aula ou como tarefa de casa.

Projetar o texto e distribuir o handout para os alunos. Antes de iniciar a leitura, faça perguntas como:

  • How many characters are there in the version you know of this story? (Possíveis respostas: 5 )
  • What are the figurative elements present in this text? (Possíveis respostas: the wolf has human feelings / in some versions the grandmother is alive after having been eaten by the wolf, etc)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Continuação do input

Orientações:

Seguir as orientações do slide anterior.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Propósito: analisar as caracteríticas do conto revisitado.

Expectativa: que os alunos consigam comparar, levantando elementos de congruência e diferenciação do conto revisitado em relação ao conto tradicional.

Orientações:

Explique aos alunos que os contos de fadas são excelentes meios de se ensinar algo a uma pessoa. Dessa forma, podemos através de uma história, mostrar uma atitude certa ou errada na vida real. Peça aos alunos que se sentem em grupos de 3 ou 4 pessoas. Distribua os handouts com as novas versões. Explique que eles deverão ler e anotar diferenças e semelhanças entre a versão tradicional e a revisitada, analisando alguns aspectos dados: a menina, o lobo, a avó e o cenário.

You will have to write some differences between the original and the revisited version of this story . You have to observe:

  • The girl;
  • The wolf;
  • The grandma;
  • The place (setting).

Depois de 15 minutos, abrir para discussão sobre as diferentes histórias e, através de uma roda de conversa, levantar com os alunos os aspectos mais relevantes desse gênero, como a moral presente, que é sempre atual.

As novas versões foram baseadas nas histórias disponíveis em http://blog.ac-versailles.fr/englishclass2nde8/index.php/post/08/01/2010/The-Little-Red-Riding-Hood,-revisited!

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Propósito: organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com uma sensação de sucesso. Eles precisam se dar conta de que o objetivo da aula era ser capaz de rever as características de um conto de fadas e compará-los com uma história mais moderna desse mesmo conto.

Orientações: Feche a aula com uma retomada do que aprenderam. Apresente esse slide, e leia com eles, pedindo que eles falem um pouco sobre cada item.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Dimensão cultural do 9º ano :

MAIS AULAS DE Inglês do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LI19 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano