13297
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Identificar e Praticar os Sons da Língua inglesa (2)

POR: Michelle de Sousa Bahury 22/11/2018
Código: ING6_03UND02

6º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF06LI18) Reconhecer semelhanças e diferenças na pronúncia de palavras da língua inglesa e da língua materna e/ou outras línguas conhecidas.

(EF06LI25) Identificar a presença da língua inglesa na sociedade brasileira/comunidade (palavras, expressões, suportes e esferas de circulação e consumo) e seu significado.

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Identificar e Praticar os Sons da Língua inglesa (2)

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano de aula é o segundo de uma sequência de cinco planos. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.

Preparação para a aula: Será necessário o uso de data show, computador, internet e uma caixa de som a fim de que seja reproduzido o vídeo do input que foi extraído do YouTube. Não esqueça de imprimir o worksheet disponibilizado no plano para ser entregue durante a aula para os alunos.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada na identificação do som /S/ em inglês. “Today you will be able to identify and practice the English sound /S/.”

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Mostre a imagem central aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande) e pergunte:

  • Do you know what place this is? (Os alunos devem reconhecem esse lugar como: Yes! A playground. Continue explorando a imagem assim: What colors can you see in the playground? (Os alunos provavelmente responderão red, orange, blue, green, brown, yellow, gray and white)
  • How do you say this word? Aponte para a palavra playground. Os alunos provavelmente irão soletrar a palavra revisando o que já aprenderam. Aproveite esse momento para fazer repetição das letras com os alunos enfatizando na pronúncia correta dos sons. Faça o mesmo com as demais palavras: Seesaw, swing and slide.
  • Veja se os alunos conseguem identificar o que cada uma dessas novas palavras significam. Peça para que relacionem as palavras às imagens .A sequência correta deve ser essa: 3 - 1 - 2
  • Agora que os alunos já reconhecem o que cada palavra que inicia com /s/ significa, peça para os alunos pronunciarem a palavra seesaw bem devagar e compararem a pronúncia do som do /s/ inicial com uma palavra em língua portuguesa como: estranho. Enfatize a diferença de pronúncia entre esses sons iniciais em que brasileiros normalmente confundem. Faça a mesma atividades com as demais palavras do slide que iniciam com /S/. A ideia é que percebam a diferença dos sons quando pronunciamos as palavras em inglês e português.

Material Complementar:

Tempo sugerido: 16 minutos.

Propósito: Apresentar o conteúdo de forma contextualizada e organizada.
Expectativa: Que os alunos aprendam a identificar e a praticar os sons da língua inglesa. Não é preciso que entendam todos os novos sons, mas que percebam que algumas palavras possuem pronúncias distintas de acordo com o idioma falado. Nessa aula enfocaremos os sons do /s/ inicial.

Link para a página de onde foi extraído o material para esse input: Ride the slide: https://https://www.youtube.com/watch?v=wHIhKe6jYNI&t=115sww.youtube.com/watch?v=sa_cIOFfqrQ

Se você não tiver um datashow na sua escola para apresentar o vídeo, tente baixar o áudio e imprimir a letra da música.

Orientações: O input dessa aula será um vídeo disponível no link acima em que os animais da fazenda estão em um parquinho. Neste vídeo é possível perceber palavras que iniciam com som de /s/. Mostre o vídeo para a turma e depois de fazer isso, pergunte quais animais/insetos reconhecem no vídeo. Faça assim: How many animals can you see? (os alunos devem responder: one!) , What animal is it? (os alunos devem responder: a pig) / How many insects can you see? (os alunos devem responder: one!) , What insect is it? (os alunos devem responder: an ant). Coloque no quadro essas palavras: Seesaw - swing - slide. Explique para a turma que cada unidade de som de uma palavra faz com que a boca se movimente de um jeito e essa produção sonora chama-se fonema. Pronuncie as palavras colocadas no quadro silenciosamente e peça para os alunos prestarem atenção no movimento da boca e da língua. Após ter feito isso, peça para os alunos pronunciarem as mesmas palavras de maneira silenciosa. Diga para a turma que os sons das palavras que iniciam com /S/ têm sons parecidos com o barulho que a cobra faz. A cobra faz assim: sssssssssssssssssss. Faça os movimentos com a boca e a língua e demonstre esse som. Pergunte aos alunos: How do we pronounce /S/ sounds in Portuguese? (os alunos provavelmente responderão palavras como sapato, sacola, silêncio ou quaisquer outras iniciadas com o som do /s/. Coloque o vídeo mais uma vez. Pause o vídeo toda vez que aparecerem palavras iniciadas com /S/ e pronuncie em voz alta para os alunos repetirem. A ideia é verificar se os alunos conseguem relacionar os sons ensinados nesta aula. Veja quais palavras eles reconhecem ao assistirem o vídeo e faça repetições orais das mesmas. Em seguida mostre o vídeo uma terceira vez para que os alunos possam checar as suas respostas e prestarem mais atenção aos sons enfocados nessa aula.

É importante explicar aos alunos que em inglês algumas palavras que possuem o som de /s/ inicial começam com a letra ‘C’, por exemplo: City, Citizen, Century etc. Pergunte: É assim em português? Sim, por exemplo, cidade, cidadão etc. Para mais informações acesse aqui:

Para mais prática do som /s/ em inglês, acessar o vídeo da música Here comes the Sun dos Beatles aqui. Passe o clipe uma primeira vez. Em seguida faça perguntas sobre informações gerais em relação à banda Do you know this musical band? (Os alunos podem responder Yes!) Em caso afirmativo pergunte: What’s its name? (os alunos devem responder “The Beatles”). Se os alunos responderem No!, apresente a banda para eles. Faça assim: The band is The Beatles. They come from England. Verifique se os alunos conhecem outras músicas da banda: Do you know other songs by the Beatles? (Essas respostas podem variar, pois dependerá deles lembrarem de alguma música). Coloque o vídeo uma segunda vez e enfatize com os alunos as palavras que têm o som do /s/ inicial ou no meio das palavras e faça repetições das mesmas com toda a turma. Repita o vídeo e toda vez que os alunos ouvirem palavras com som de /s/, peça para que levantem os braços. Assim, ficarão atentos aos sons que ouvirão e participarão ativamente da atividade.

-Se achar necessário, Imprima flashcards que representam as imagens propostas na atividade que iniciam com som de /s/ e repita as palavras com a turma.

Material Complementar:

  • Se tiver mais tempo ou como lição de casa, pode usar um worksheet com imagens que iniciam com os sons ensinados nessa aula. Peça para que os alunos identifiquem entre as imagens apresentadas qual delas se inicia com o som de /s/. Faça assim: leia a primeira pergunta e espere os alunos identificarem os nomes das imagens apresentadas. Feito isso, peça para que identifiquem qual tem seu nome pronunciado com o /s/ inicial. Essa atividade possibilita a ampliação da visão de língua pelos alunos. Caso necessite ver a resolução da atividade, clique aqui: Proponha: Look at the image, read the words in pairs and choose the image that starts with initial /s/. (deixe os alunos em duplas e peça que um aluno leia a palavra para que o outro identifique a resposta). Deve ser fácil deles concluírem isso, pois acabaram de ver algo parecido no vídeo. O professor deve circular pela sala e a medida que forem respondendo, fazer reforços como: Good! Excellent!

Peça: Show images and say their pronunciation. Dê 7 minutos para eles. Essa dinâmica segue até que todas as cinco perguntas sejam lidas e cada dupla participe igualmente.

- Há mais dicas de atividades sobre os sons do /s/ aqui

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Reconhecer e identificar os sons da língua inglesa.

Expectativa: Os alunos devem praticar os sons ensinados nessa aula (/s/) através da dinâmica “memory game”. A turma deve ser dividida em dois times para que, de maneira alternada, cada time possa encontrar o par de cada imagem ou vice versa e praticar o jogo da memória.

Orientações:

  • Divida a turma em duplas. As imagens estão pré estabelecidas no quadro. As palavras com os nomes das imagens serão entregues para cada dupla. Acesse aqui o template com as palavras desse memory game. Aproveite para imprimir vários cartões em apenas uma folha.
  • Modele primeiro com a turma para mostrar como a dinâmica funciona. Aponte para uma das imagens e escolha entre os cartões qual palavra representa a imagem em destaque. Depois disso, leia a palavra em voz alta para toda a turma. Feito isso com todas as imagens, peça para as duplas seguirem o exemplo dado. (Faça repetições orais das palavras antes deles jogarem em duplas)
  • Deixe este slide com as imagens projetadas e entregue aos alunos apenas um jogo de cartões com as palavras que as nomeiam. Um aluno escolhe uma imagem e tenta reconhecer qual palavra representa a imagem a partir da escolha correta do cartão. O aluno deverá mostrar o cartão e pronunciar a palavra corretamente. Os componentes da dupla devem se alternar a fim de que possam ter as mesmas chances de interação. Ganha o componente da dupla que reconhecer e pronunciar corretamente a maior parte das palavras. Essa dinâmica segue até que todas as palavras sejam pronunciadas a fim de praticarem bastante a oralidade. Essa atividade deve ser repetida mais de uma vez por ser um jogo da memória. Dê 16 minutos para essa etapa.
  • Administre a quantidade de adivinhações de acordo com o seu tempo. Assim, se você tiver mais tempo, promova mais interações. Verifique a entonação e a pronúncia para que possam reconhecer os sons da língua inglesa de maneira mais prática.

Tempo sugerido: 4 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com uma sensação de sucesso. É importante não colocar uma regra única e nem achar que aqueles que falaram pouco não aprenderam. Eles precisam se dar conta de que o objetivo da aula era ser capaz de identificar e praticar os sons da língua inglesa.

Orientações: Finalize a aula com uma retomada do que aprenderam. Coloque somente o slide 3 novamente. Peça que um dos alunos pronuncie uma das palavras ensinadas na música, como slide. E pergunte para o restante da turma qual é o som da letra inicial. Eles devem dizer /s/. Utilize outras palavras e chame alunos variados para essa atividade. Administre a quantidade de pessoas de acordo com o tempo que tiver disponível. Assim, mostre aos alunos que é isso mesmo: o que eles falaram era exatamente o que você queria que eles aprendessem! Se tiver tempo, também pode decidir colocar uma última vez a música Here comes the sun, e peça aos alunos para tentarem acompanhar a música e pronunciarem as palavras com os som aprendidos na aula.

Contents

  1. INPUT: <Video of the series Word World - The Stage>
  2. OUTPUT: <Memory Game with words with the /S/ sound>

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF06LI18) Reconhecer semelhanças e diferenças na pronúncia de palavras da língua inglesa e da língua materna e/ou outras línguas conhecidas.

(EF06LI25) Identificar a presença da língua inglesa na sociedade brasileira/comunidade (palavras, expressões, suportes e esferas de circulação e consumo) e seu significado.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Michelle Bahury
Mentor: Isabel Callejas
Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes