13245
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Roda de conversa

POR: Isabela Sued 11/11/2018
Código: ING8_04UND08

8º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF08LI02) Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais, entre outros) em situações de interação oral.

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Roda de conversa

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula:

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Mostre para a turma ou leia e escreva no quadro o objetivo desta aula.
  • Explique que a aula será focada em técnicas orais usadas em uma roda de conversa.

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Antes de mostrar o slide, divida os alunos em grupos de duas a quatro pessoas e diga: I’m going to show you some words. You’re going to create a story using the words that I gave you, OK? The story doesn’t have to be too long. You don’t have to use all the words. You have four minutes to do it.
  • Mostre o slide ou imprima em tamanho grande o suficiente para que a turma toda possa enxergar.
  • Enquanto os alunos elaboram suas histórias, ande pela sala monitorando e ajudando se necessário.
  • Ao fim, verifique se algum grupo gostaria de compartilhar sua história com o grupo todo e permita que o faça por alguns minutos.
  • Então diga: This is a tag cloud. Tag clouds are used to illustrate a context by making use of key-words. You created a new context for these words now. But what do you think was the original context behind this tag cloud?
  • Caso os alunos não tenham reconhecido a história, diga: These words are related to a girl called Malala. Have you ever heard of Malala? Today we’re going to get to know a bit about her life.

Tempo sugerido: 12 minutos

Propósito: Apresentar a história de Malala de uma maneira breve e ampliada.

Expectativa: Que os alunos entendam um pouco da história de Malala e do seu impacto no mundo em que vivemos.

Orientações:

  • Diga aos alunos que eles verão o trailer de um documentário sobre a história de Malala.
  • Antes de exibir o vídeo, fale um pouco sobre a vida de Malala: Malala grew up in Pakistan. Her father was a teacher and she attended classes in one of his schools, which was meant for girls. Around the time Malala was 10, the Taliban began to take over the region where she lived. They had very strict rules: women couldn’t vote or have jobs, for example. Then, they started shutting down schools for girls. That was when Malala started a blog to write about her life. The blog was called Diary of a Pakistani Schoolgirl. She became famous and started speaking in public about the situation in her region. After a while, the government opened the schools again and Malala went back to study. But one day after school, while she was going home a man got onto the bus and shot her.
  • Então diga: This documentary tells the story of Malala. Watch the trailer and, after watching it, point out what was most interesting for you.
  • Depois de assistir ao trailer, peça que, em pares, os alunos compartilhem o que acharam mais interessante.
  • Então proponha: Having inspired ourselves by Malala’s history, today we’re going to have a group discussion on education.

Material Complementar:

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Apresentar técnicas usadas em uma roda de conversa.

Expectativa: Que os alunos entendam e tentem aplicar as técnicas exploradas em uma roda de conversa.

Orientações:

  • Distribua a ficha complementar de atividades. Indique o #1 e diga: When having a group discussion, there are some expressions which may help you get your ideas across. There is a purpose for each expression. For example, if I say “I think”, what is the purpose behind it? (Ss: You want to express your opinion). Read the expressions in #1 and match them to their purposes.
  • Depois de um ou dois minutos, peça que os alunos comparem suas respostas em duplas e então corrija com o grupo todo.
  • Antes de dar início à discussão, indique o #2 para estabelecer as regras de uma roda de conversa. Diga: There are also some rules we need to take into account when having a group discussion. In pairs, say whether these statements are true or false. If you think a statement is false, come up with an argument to justify your opinion.
  • Dê algum tempo para os alunos discutirem. Ao fim, releia as questões com o grupo todo e peça que os alunos justifiquem suas respostas para as alternativas falsas.
  • Então, escreva as expressões do #1 no quadro e peça que os alunos deem exemplos de como usá-las.
  • Por fim, diga: We’re going to have a group discussion on education. Peça que os alunos escrevam suas opiniões no #3 usando essas expressões.
  • Diga: Before we start, write down your opinions to prepare yourselves for our discussion. Use the expressions written on the board.
  • Quando os alunos terminarem, divida os alunos em grupos de, no máximo, cinco pessoas.
  • Relembre-os das regras de uma roda de conversa e sobre as expressões que podem usar, pedindo que as ilustrem com exemplos.
  • Então diga: Now, in groups, discuss the statements in #3.
  • Ande pela sala durante as discussões, ajudando com vocabulário, se necessário, e monitorando as discussões. Tente intervir o mínimo possível, pois este é um momento de produção livre. É normal que haja alunos participando mais que outros. O importante é que o aluno vivencie um momento de roda de conversa, então lembre-se de respeitar como cada um deseja participar da discussão.
  • Dê até dez minutos para que discutam, atentando para o interesse e envolvimento dos alunos. Encerre a atividade quando notar que os alunos já contribuíram o máximo que podiam.
  • Caso os alunos concluam a conversa e ainda haja tempo sobrando, você pode pedir que troquem de grupos e discutam novamente as questões, mas em grupos diferentes.
  • Ao fim, analise as frases do #3 com o grupo todo, convidando alguns alunos a compartilharem suas ideias com o grupo todo. Convide os alunos cuja participação oral não tenha sido muito intensa a expor o que o grupo discutiu.

Material Complementar:

Tempo sugerido: 8 minutos

Propósito: Proporcionar aos alunos a oportunidade de pensarem criticamente sobre os saberes adquiridos na aula.

Expectativa: Que os alunos reflitam sobre o que aprenderam e saibam sistematizar esse aprendizado em uma tag cloud.

Orientações:

  • Para finalizar, divida os alunos em duplas e dê um pedaço de papel para cada dupla.
  • Peça que criem uma tag cloud explorando o que aprenderam durante a aula: In pairs, create a tag cloud using what we learned today. Use key-words.
  • Abaixo, há uma lista com algumas possíveis palavras-chave, mas os alunos provavelmente terão outras ideias que devem ser aceitas também:
  • tag cloud
  • Malala
  • Education
  • group discussion
  • discussion rules
  • discussion expressions
  • human rights
  • key-words
  • Ao fim, peça que as duplas comparem suas respostas com uma outra dupla, adicionando as ideias trazidas pelo outro grupo a suas tag clouds.
  • Finalize a aula parabenizando os alunos pelas suas contribuições e mencionando, caso possível, ideias interessantes que você anotou durante os momentos em que monitorou as discussões.

Contents

  1. INPUT: ‘He Named Me Malala’ official trailer
  2. OUTPUT: Group discussion

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF08LI02) Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais, entre outros) em situações de interação oral.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Isabela Sued

Mentor: Newton Murce

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes