13245
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 8º ano > Oralidade

Plano de aula - Roda de conversa

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Roda de conversa

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabela Silveira Sued

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre este plano 2. Objective 3. Context 4. Input 5. Output 6. Feedback Materiais e Atividades
download Baixar plano

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula:

  • Cópias da ficha de atividades;
  • Cópia da ficha de transcrição do input;
  • Download do vídeo;
  • Pedaços ou folhas de papel em branco.
  • Se houver a possibilidade: usar os slides do plano no datashow ou na TV;
  • Se não houver o recurso de exibição de slides:
  • Slide 3 impresso em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar.
  • Cópia da leitura complementar para o professor se aprofundar nos tópicos da aula (se necessário):
  • Expressões para roda de conversa;
  • Sobre Malala 1;
  • Sobre Malala 2.

Objective select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Mostre para a turma ou leia e escreva no quadro o objetivo desta aula.
  • Explique que a aula será focada em técnicas orais usadas em uma roda de conversa.

Context select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Antes de mostrar o slide, divida os alunos em grupos de duas a quatro pessoas e diga: I’m going to show you some words. You’re going to create a story using the words that I gave you, OK? The story doesn’t have to be too long. You don’t have to use all the words. You have four minutes to do it.
  • Mostre o slide ou imprima em tamanho grande o suficiente para que a turma toda possa enxergar.
  • Enquanto os alunos elaboram suas histórias, ande pela sala monitorando e ajudando se necessário.
  • Ao fim, verifique se algum grupo gostaria de compartilhar sua história com o grupo todo e permita que o faça por alguns minutos.
  • Então diga: This is a tag cloud. Tag clouds are used to illustrate a context by making use of key-words. You created a new context for these words now. But what do you think was the original context behind this tag cloud?
  • Caso os alunos não tenham reconhecido a história, diga: These words are related to a girl called Malala. Have you ever heard of Malala? Today we’re going to get to know a bit about her life.

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Propósito: Apresentar a história de Malala de uma maneira breve e ampliada.

Expectativa: Que os alunos entendam um pouco da história de Malala e do seu impacto no mundo em que vivemos.

Orientações:

  • Diga aos alunos que eles verão o trailer de um documentário sobre a história de Malala.
  • Antes de exibir o vídeo, fale um pouco sobre a vida de Malala: Malala grew up in Pakistan. Her father was a teacher and she attended classes in one of his schools, which was meant for girls. Around the time Malala was 10, the Taliban began to take over the region where she lived. They had very strict rules: women couldn’t vote or have jobs, for example. Then, they started shutting down schools for girls. That was when Malala started a blog to write about her life. The blog was called Diary of a Pakistani Schoolgirl. She became famous and started speaking in public about the situation in her region. After a while, the government opened the schools again and Malala went back to study. But one day after school, while she was going home a man got onto the bus and shot her.
  • Então diga: This documentary tells the story of Malala. Watch the trailer and, after watching it, point out what was most interesting for you.
  • Depois de assistir ao trailer, peça que, em pares, os alunos compartilhem o que acharam mais interessante.
  • Então proponha: Having inspired ourselves by Malala’s history, today we’re going to have a group discussion on education.

Material Complementar:

  • Ficha de transcrição do input: AQUI
  • Sugestão de leitura para o professor: Malala:
  • https://www.ducksters.com/biography/women_leaders/malalayousafzai.php (acessado em 05/07/2018)
  • https://www.biography.com/people/malala-yousafzai-21362253 (acessado em 05/07/2018)

Output select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Apresentar técnicas usadas em uma roda de conversa.

Expectativa: Que os alunos entendam e tentem aplicar as técnicas exploradas em uma roda de conversa.

Orientações:

  • Distribua a ficha complementar de atividades. Indique o #1 e diga: When having a group discussion, there are some expressions which may help you get your ideas across. There is a purpose for each expression. For example, if I say “I think”, what is the purpose behind it? (Ss: You want to express your opinion). Read the expressions in #1 and match them to their purposes.
  • Depois de um ou dois minutos, peça que os alunos comparem suas respostas em duplas e então corrija com o grupo todo.
  • Antes de dar início à discussão, indique o #2 para estabelecer as regras de uma roda de conversa. Diga: There are also some rules we need to take into account when having a group discussion. In pairs, say whether these statements are true or false. If you think a statement is false, come up with an argument to justify your opinion.
  • Dê algum tempo para os alunos discutirem. Ao fim, releia as questões com o grupo todo e peça que os alunos justifiquem suas respostas para as alternativas falsas.
  • Então, escreva as expressões do #1 no quadro e peça que os alunos deem exemplos de como usá-las.
  • Por fim, diga: We’re going to have a group discussion on education. Peça que os alunos escrevam suas opiniões no #3 usando essas expressões.
  • Diga: Before we start, write down your opinions to prepare yourselves for our discussion. Use the expressions written on the board.
  • Quando os alunos terminarem, divida os alunos em grupos de, no máximo, cinco pessoas.
  • Relembre-os das regras de uma roda de conversa e sobre as expressões que podem usar, pedindo que as ilustrem com exemplos.
  • Então diga: Now, in groups, discuss the statements in #3.
  • Ande pela sala durante as discussões, ajudando com vocabulário, se necessário, e monitorando as discussões. Tente intervir o mínimo possível, pois este é um momento de produção livre. É normal que haja alunos participando mais que outros. O importante é que o aluno vivencie um momento de roda de conversa, então lembre-se de respeitar como cada um deseja participar da discussão.
  • Dê até dez minutos para que discutam, atentando para o interesse e envolvimento dos alunos. Encerre a atividade quando notar que os alunos já contribuíram o máximo que podiam.
  • Caso os alunos concluam a conversa e ainda haja tempo sobrando, você pode pedir que troquem de grupos e discutam novamente as questões, mas em grupos diferentes.
  • Ao fim, analise as frases do #3 com o grupo todo, convidando alguns alunos a compartilharem suas ideias com o grupo todo. Convide os alunos cuja participação oral não tenha sido muito intensa a expor o que o grupo discutiu.

Material Complementar:

  • Sugestão de leitura para o professor: Discussion expressions:
  • http://www.teflsites.com/Expressions%20for%20Discussion%20and%20Debate%20new.pdf (acessado em 06/07/2018)

Feedback select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Propósito: Proporcionar aos alunos a oportunidade de pensarem criticamente sobre os saberes adquiridos na aula.

Expectativa: Que os alunos reflitam sobre o que aprenderam e saibam sistematizar esse aprendizado em uma tag cloud.

Orientações:

  • Para finalizar, divida os alunos em duplas e dê um pedaço de papel para cada dupla.
  • Peça que criem uma tag cloud explorando o que aprenderam durante a aula: In pairs, create a tag cloud using what we learned today. Use key-words.
  • Abaixo, há uma lista com algumas possíveis palavras-chave, mas os alunos provavelmente terão outras ideias que devem ser aceitas também:
  • tag cloud
  • Malala
  • Education
  • group discussion
  • discussion rules
  • discussion expressions
  • human rights
  • key-words
  • Ao fim, peça que as duplas comparem suas respostas com uma outra dupla, adicionando as ideias trazidas pelo outro grupo a suas tag clouds.
  • Finalize a aula parabenizando os alunos pelas suas contribuições e mencionando, caso possível, ideias interessantes que você anotou durante os momentos em que monitorou as discussões.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula:

  • Cópias da ficha de atividades;
  • Cópia da ficha de transcrição do input;
  • Download do vídeo;
  • Pedaços ou folhas de papel em branco.
  • Se houver a possibilidade: usar os slides do plano no datashow ou na TV;
  • Se não houver o recurso de exibição de slides:
  • Slide 3 impresso em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar.
  • Cópia da leitura complementar para o professor se aprofundar nos tópicos da aula (se necessário):
  • Expressões para roda de conversa;
  • Sobre Malala 1;
  • Sobre Malala 2.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Mostre para a turma ou leia e escreva no quadro o objetivo desta aula.
  • Explique que a aula será focada em técnicas orais usadas em uma roda de conversa.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Antes de mostrar o slide, divida os alunos em grupos de duas a quatro pessoas e diga: I’m going to show you some words. You’re going to create a story using the words that I gave you, OK? The story doesn’t have to be too long. You don’t have to use all the words. You have four minutes to do it.
  • Mostre o slide ou imprima em tamanho grande o suficiente para que a turma toda possa enxergar.
  • Enquanto os alunos elaboram suas histórias, ande pela sala monitorando e ajudando se necessário.
  • Ao fim, verifique se algum grupo gostaria de compartilhar sua história com o grupo todo e permita que o faça por alguns minutos.
  • Então diga: This is a tag cloud. Tag clouds are used to illustrate a context by making use of key-words. You created a new context for these words now. But what do you think was the original context behind this tag cloud?
  • Caso os alunos não tenham reconhecido a história, diga: These words are related to a girl called Malala. Have you ever heard of Malala? Today we’re going to get to know a bit about her life.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Propósito: Apresentar a história de Malala de uma maneira breve e ampliada.

Expectativa: Que os alunos entendam um pouco da história de Malala e do seu impacto no mundo em que vivemos.

Orientações:

  • Diga aos alunos que eles verão o trailer de um documentário sobre a história de Malala.
  • Antes de exibir o vídeo, fale um pouco sobre a vida de Malala: Malala grew up in Pakistan. Her father was a teacher and she attended classes in one of his schools, which was meant for girls. Around the time Malala was 10, the Taliban began to take over the region where she lived. They had very strict rules: women couldn’t vote or have jobs, for example. Then, they started shutting down schools for girls. That was when Malala started a blog to write about her life. The blog was called Diary of a Pakistani Schoolgirl. She became famous and started speaking in public about the situation in her region. After a while, the government opened the schools again and Malala went back to study. But one day after school, while she was going home a man got onto the bus and shot her.
  • Então diga: This documentary tells the story of Malala. Watch the trailer and, after watching it, point out what was most interesting for you.
  • Depois de assistir ao trailer, peça que, em pares, os alunos compartilhem o que acharam mais interessante.
  • Então proponha: Having inspired ourselves by Malala’s history, today we’re going to have a group discussion on education.

Material Complementar:

  • Ficha de transcrição do input: AQUI
  • Sugestão de leitura para o professor: Malala:
  • https://www.ducksters.com/biography/women_leaders/malalayousafzai.php (acessado em 05/07/2018)
  • https://www.biography.com/people/malala-yousafzai-21362253 (acessado em 05/07/2018)
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Apresentar técnicas usadas em uma roda de conversa.

Expectativa: Que os alunos entendam e tentem aplicar as técnicas exploradas em uma roda de conversa.

Orientações:

  • Distribua a ficha complementar de atividades. Indique o #1 e diga: When having a group discussion, there are some expressions which may help you get your ideas across. There is a purpose for each expression. For example, if I say “I think”, what is the purpose behind it? (Ss: You want to express your opinion). Read the expressions in #1 and match them to their purposes.
  • Depois de um ou dois minutos, peça que os alunos comparem suas respostas em duplas e então corrija com o grupo todo.
  • Antes de dar início à discussão, indique o #2 para estabelecer as regras de uma roda de conversa. Diga: There are also some rules we need to take into account when having a group discussion. In pairs, say whether these statements are true or false. If you think a statement is false, come up with an argument to justify your opinion.
  • Dê algum tempo para os alunos discutirem. Ao fim, releia as questões com o grupo todo e peça que os alunos justifiquem suas respostas para as alternativas falsas.
  • Então, escreva as expressões do #1 no quadro e peça que os alunos deem exemplos de como usá-las.
  • Por fim, diga: We’re going to have a group discussion on education. Peça que os alunos escrevam suas opiniões no #3 usando essas expressões.
  • Diga: Before we start, write down your opinions to prepare yourselves for our discussion. Use the expressions written on the board.
  • Quando os alunos terminarem, divida os alunos em grupos de, no máximo, cinco pessoas.
  • Relembre-os das regras de uma roda de conversa e sobre as expressões que podem usar, pedindo que as ilustrem com exemplos.
  • Então diga: Now, in groups, discuss the statements in #3.
  • Ande pela sala durante as discussões, ajudando com vocabulário, se necessário, e monitorando as discussões. Tente intervir o mínimo possível, pois este é um momento de produção livre. É normal que haja alunos participando mais que outros. O importante é que o aluno vivencie um momento de roda de conversa, então lembre-se de respeitar como cada um deseja participar da discussão.
  • Dê até dez minutos para que discutam, atentando para o interesse e envolvimento dos alunos. Encerre a atividade quando notar que os alunos já contribuíram o máximo que podiam.
  • Caso os alunos concluam a conversa e ainda haja tempo sobrando, você pode pedir que troquem de grupos e discutam novamente as questões, mas em grupos diferentes.
  • Ao fim, analise as frases do #3 com o grupo todo, convidando alguns alunos a compartilharem suas ideias com o grupo todo. Convide os alunos cuja participação oral não tenha sido muito intensa a expor o que o grupo discutiu.

Material Complementar:

  • Sugestão de leitura para o professor: Discussion expressions:
  • http://www.teflsites.com/Expressions%20for%20Discussion%20and%20Debate%20new.pdf (acessado em 06/07/2018)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Propósito: Proporcionar aos alunos a oportunidade de pensarem criticamente sobre os saberes adquiridos na aula.

Expectativa: Que os alunos reflitam sobre o que aprenderam e saibam sistematizar esse aprendizado em uma tag cloud.

Orientações:

  • Para finalizar, divida os alunos em duplas e dê um pedaço de papel para cada dupla.
  • Peça que criem uma tag cloud explorando o que aprenderam durante a aula: In pairs, create a tag cloud using what we learned today. Use key-words.
  • Abaixo, há uma lista com algumas possíveis palavras-chave, mas os alunos provavelmente terão outras ideias que devem ser aceitas também:
  • tag cloud
  • Malala
  • Education
  • group discussion
  • discussion rules
  • discussion expressions
  • human rights
  • key-words
  • Ao fim, peça que as duplas comparem suas respostas com uma outra dupla, adicionando as ideias trazidas pelo outro grupo a suas tag clouds.
  • Finalize a aula parabenizando os alunos pelas suas contribuições e mencionando, caso possível, ideias interessantes que você anotou durante os momentos em que monitorou as discussões.
Slide Plano Aula
  • Para o aluno
  • Documento

    Atividade para impressão - Output

  • Documento

    Atividade para impressão - Transcript do Input


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

Mal-entendidos

AULA 02

Paráfrase

AULA 03

Emitir opiniões

AULA 04

Justificar opiniões

AULA 05

Debate

AULA 06

Preparar uma apresentação

AULA 07

Realizar uma apresentação

AULA 09

Interagir com uma outra turma

AULA 10

Conduzir uma atividade para outros alunos

AULAS DE Oralidade do 8º ano :

8º ano / Inglês / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Mal-entendidos

8º ano / Inglês / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Compreensão da previsão do tempo

8º ano / Inglês / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Paráfrase

8º ano / Inglês / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Planos e previsões para o “eu” do futuro (future self)

8º ano / Inglês / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Promessas e planos em um discurso para eleições escolares

8º ano / Inglês / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Planos para a escola perfeita

8º ano / Inglês / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Justificar opiniões

8º ano / Inglês / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Preparar uma apresentação

8º ano / Inglês / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Previsões sobre o futuro com horóscopo no rádio

8º ano / Inglês / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Criando Aplicativos

8º ano / Inglês / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Emitir opiniões

8º ano / Inglês / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Educação para todos

8º ano / Inglês / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Debate

8º ano / Inglês / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Inglês por toda parte

8º ano / Inglês / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Realizar uma apresentação

8º ano / Inglês / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Interagir com uma outra turma

8º ano / Inglês / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Conduzir uma atividade para outros alunos

8º ano / Inglês / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Roda de conversa

8º ano / Inglês / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Perspectivas sobre o tempo

8º ano / Inglês / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Previsões sobre o futuro com will

MAIS AULAS DE Inglês do 8º ano:

8º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

Uso do pronome relativo who-which

8º ano / Inglês / Escrita

Evitar repetição em textos escritos

8º ano / Inglês / Oralidade

Mal-entendidos

8º ano / Inglês / Oralidade

Compreensão da previsão do tempo

8º ano / Inglês / Escrita

"Will+infinitive" e "there will be"

8º ano / Inglês / Oralidade

Paráfrase

8º ano / Inglês / Escrita

Notícias usando linguagem formal e informal

8º ano / Inglês / Leitura

Língua e cultura em diálogo

8º ano / Inglês / Dimensão cultural

Língua e cultura em diálogo

8º ano / Inglês / Escrita

Construindo um infográfico

8º ano / Inglês / Oralidade

Planos e previsões para o “eu” do futuro (future self)

8º ano / Inglês / Oralidade

Promessas e planos em um discurso para eleições escolares

8º ano / Inglês / Oralidade

Planos para a escola perfeita

8º ano / Inglês / Leitura

Literatura e sociedade I

8º ano / Inglês / Dimensão cultural

Literatura e sociedade I

8º ano / Inglês / Oralidade

Justificar opiniões

8º ano / Inglês / Oralidade

Preparar uma apresentação

8º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

Presente, passado e futuro: escrevendo sobre mudanças

8º ano / Inglês / Oralidade

Previsões sobre o futuro com horóscopo no rádio

8º ano / Inglês / Leitura

Língua e cultura em poesia

8º ano / Inglês / Dimensão cultural

Língua e cultura em poesia

8º ano / Inglês / Oralidade

Criando Aplicativos

8º ano / Inglês / Oralidade

Emitir opiniões

8º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

Planejando uma viagem com travel experts

8º ano / Inglês / Leitura

Literatura e sociedade II

8º ano / Inglês / Dimensão cultural

Literatura e sociedade II

8º ano / Inglês / Oralidade

Educação para todos

8º ano / Inglês / Oralidade

Debate

8º ano / Inglês / Escrita

Classificados: escrevendo e avaliando

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08LI02 da BNCC

8º ano / Inglês / Unidade

Preparar uma apresentação

8º ano / Inglês / Unidade

Realizar uma apresentação

8º ano / Inglês / Unidade

Interagir com uma outra turma

8º ano / Inglês / Unidade

Conduzir uma atividade para outros alunos

8º ano / Inglês / Unidade

Roda de conversa

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Inglês 6º ANO Inglês 7º ANO Inglês 8º ANO Inglês 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann