13185
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 9º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Método científico na construção de modelos

Plano de aula de Ciências com atividades para 9o ano do EF sobre Método científico na construção de modelos

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Willian Takemitsu Shigeyosi

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências relacionados a matéria e energia.

Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula introdutória sobre a temática e uma atividade diagnóstica para identificar as concepções dos alunos sobre o tema.

Entretanto é recomendado que os planos da unidade CIE9_01ME já tenham sido abordados para uma boa compreensão do tema.

Nesta aula serão abordados assuntos relacionados à metodologia científica. Será proposto que o aluno desenvolva um modelo para explicar “Como nascem as aves” utilizando o método científico. O método científico é, na verdade, um conjunto de procedimentos empregados por pesquisadores com a intenção de obter os resultados mais confiáveis e, assim, tentar explicar os fatos observados. É um processo dinâmico e em constante evolução, que engloba etapas como: a observação (aquilo que quero estudar/explicar), a formulação de uma hipótese/tese (a pergunta que quero responder), a experimentação (os testes que farei para testar minha hipótese, responder a questão levantada que originou a pesquisa), a interpretação/análise dos resultados, que podem levar a uma nova experimentação, a novas perguntas, num processo cíclico, ou à conclusão.
Para esta aula é também importante que o aluno tenha noções básicas de fecundações, estrutura do ovo e aves.

Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam desta habilidade, consulte o livro e os links abaixo:

HADDAD, Nagib. Metodologia de estudos em ciências da saúde: como planejar, analisar e apresentar um trabalho científico. São Paulo: Roca, 2004.

Links sobre metodologia:

FARIA, C. Método Científico, Info Escola, https://www.infoescola.com/ciencias/metodo-cientifico/ Acesso em: 30 jul. 2018.

Portal UFSCar, Material didático, UFSCar, http://www.ufscar.br/jcfogo/Estat_1/arquivos/Metodologia_Cientifica.pdf Acesso em: 30 jul. 2018.

CHIBENI, S. S. Algumas observações sobre o “método científico” , Unicamp-IFCH, http://www.unicamp.br/~chibeni/textosdidaticos/metodocientifico.pdf Acesso em: 30 jul. 2018.

Link para download sobre estrutura do ovo:

Castillo, C. C. Disciplina: LAN 318 – Carnes e Ovos, USP, https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=1842310 Acesso em: 30 jul. 2018.

Canal de entretenimento, ciência e cultura - ovo:

https://tvescola.org.br/tve/video/de-onde-vem-de-onde-vem-o-ovo Acesso em: 30 jul. 2018.

Link para o material a ser impresso no material complementar.

Materiais necessários para a aula: Uma prancheta ou material de apoio, caneta, material impresso e um cenário de observação, um ovo.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Organize os alunos em semicírculo. Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles serão os cientistas responsáveis pela elaboração de um modelo científico que explique um determinado fenômeno. Comunique os alunos que eles serão encarregados de modelar “Como as aves nascem?”

Atenção: Para esta aula é necessário um ovo.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Pergunte se eles já tentaram explicar como alguma coisa funciona só de olhar para o objeto em estudo. Peça para que compartilhem suas experiências. Você pode usar questões como:

Por que os objetos caem? Do que são feitas as coisas? O que veio primeiro, o ovo ou a galinha?

A ideia não é manter um diálogo prolongado, apenas estimular e contextualizar a aula, então, não se preocupe em responder todas as questões levantadas aqui.

Em seguida, comente sobre a atividade que eles irão realizar: “Hoje vocês irão aprender sobre o rigor científico e por que os modelos da ciência são válidos perante a sociedade, para isso vocês irão aplicar a metodologia científica para a construção de um modelo que explique como as aves nascem.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Ainda no semicírculo, diga para os alunos imaginar que eles são pesquisadores e responsáveis pela elaboração de um modelo científico. Para tal vamos: investigar, coletar dados e analisar um fenômeno específico (“Como nascem as aves?”) com a intenção de exemplificar a construção do modelo científico. Lembre os alunos que esta sequência poderia ser aplicada a qualquer outro fenômeno que quiséssemos explicar.

Leia, então, a Questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre quais seriam as melhores rotas para conduzir esta investigação e avaliação dos resultados. Não corrija as rotas propostas por eles neste momento. A atividade proposta os levará à construção deste conhecimento.

Separe os alunos em grupos. Explique que os pesquisadores registram todas as ideias e depois procuram discutir bastante com os colegas para ver se as afirmações fazem sentido.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos.

Orientações: Explique a atividade usando o slide projetado, e que a atividade terá duas partes. Para a primeira parte da atividade distribua o material impresso e oriente os alunos de acordo com as instruções. Link para o material impressono material complementar.

Organize os alunos em grupos de alunos e peça para que o grupo divida as tarefas, enquanto um anota as observações no material de apoio impresso, os outros observam o ovo e criam hipóteses de como nascem as aves. Caso seja possível leve os alunos até alguma região que tenha alguma ave, ninho ou ovos para que eles possam observar. Caso seja possível, leve um ovo na sala de aula.

Oriente para que eles sigam as instruções para a construção do modelo científico e que eles utilizem a folha guia sobre a metodologia científica. Peça para que eles validem as hipóteses utilizando o fluxograma contido no material impresso.

Dê a eles 5 minutos para que eles escolham e escrevam as primeiras ideias/hipóteses. Depois diga aos alunos que eles terão de validar as ideias/hipóteses por meio das observações e dos fluxogramas.

Dê mais 5 minutos para que os grupos exponham os modelos montados por cada equipe, peça que eles confrontem as ideias.

Durante a atividade, pergunte para eles: O que é a gema do ovo? E a clara? Como se desenvolve a ave no interior do ovo? Pra que serve a casca?

Acompanhe o trabalho e procure colaborar com os grupos que tiverem dúvidas. Para finalizar a primeira etapa, os alunos devem apresentar todas os modelos elaborados.

Dica: Levar um ovo para a sala de aula vai ajudar na observação, quebre um dos ovos em algum prato para que os alunos possam observar o que tem dentro do ovo. Caso opte por distribuir os ovos para os grupos atente-se para ver se eles não vão fazer nenhuma bagunça com os ovos.

Materiais necessários para aula: Uma prancheta ou material de apoio, caneta, material impresso e um cenário de observação, um ovo.

Link para o material impressono material complementar.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Para a segunda parte da atividade (as questões para esta etapa também se encontram no Material impresso) explique que eles irão reformular o modelo anterior e deixá-lo ainda melhor.

Nesta etapa, quebre um ovo e mostre as partes internas do ovo. Compare a aparência real com a figura modelo do slide, pergunte o que eles observam. Solicite aos alunos para que eles elaborem novas hipóteses utilizando as novas informações.

Para ajudar você pode lançar perguntas como: Das partes indicadas na figura... Quem protege o ovo? Como a ave respira dentro do ovo? Quem dá origem ao embrião? Do que o embrião vai se alimentar no início da formação? Do que o embrião mais desenvolvido no ovo se alimenta? Como a gema se mantém no centro e coesa?

Requisite um novo modelo científico que explique o nascimento da ave, peça que eles utilizem a figura e tentem justificar hipóteses.

No final da atividade junte os alunos para discutir os resultados e peça para que apenas um do grupo leia as hipóteses levantadas.

Ao professor segue as respostas referentes à estrutura do ovo:

  • Casca é o invólucro que protege o ovo e é muito rico em cálcio. É uma camada semi-impermeável que permite a entrada e a saída do ar, o qual o embrião necessita para respiração.
  • Membrana vitelínica é a membrana que envolve a clara, é possível perceber bem esta membrana em um ovo cozido.
  • Calaza é o que mantém a gema coesa no centro do ovo, ela é a membrana que liga a gema a cada um dos polos do ovo.
  • Clara também chamada de albúmen é uma substância rica em nutrientes, viscosa e incolor, e serve para alimento do embrião já desenvolvido.
    Quando cozida fica branca.
  • Disco germinativo são os ovócitos que, se fecundados pelo espermatozóide, darão origem ao embrião.
  • Gema é rica em nutrientes para o desenvolvimento da primeira fase do embrião.
  • Câmara de ar é um recinto de ar que fica na base mais larga do ovo, entra a casca e a membrana da casca.

Materiais necessários: Uma prancheta ou material de apoio, caneta, material impresso e um cenário de observação, um ovo.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam durante a atividade. Discuta as questões do slide, verifique se houve algum erro conceitual.

Retome a Questão disparadora e pergunte para os alunos sobre as questões descritas na aula:

Os alunos devem relatar e relacionar todo o processo de geração de uma ave, desde a germinação, desenvolvimento do embrião dentro do ovo, até o momento em que a ave cria forças para botar o ovo, que será “chocado” até que o filhote rompa a casca. Para verificar a aprendizagem veja se os alunos conseguiram identificar corretamente os fenômenos e relacioná-los com o contexto da metodologia científica.

Alguém elaborou alguma hipótese diferente dos demais?

Este debate é importante para que os alunos indiquem as hipóteses que foram escolhidas e percebam a importância da observação no ensino de Ciências.
E como isso pode gerar novas ideias e propostas de novas teorias para explicar determinados eventos. É possível também que surjam questões como:
Só as aves botam ovos? As outras espécies também nascem assim?. Estas reflexões são importantes para o desenvolvimento crítico do aluno.

Link para download sobre estrutura do ovo: https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=1842310

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Retome o conceito de modelo, relacione com a metodologia e peça que eles verifiquem o resultado da evolução do modelo que ele propuseram.

Discuta que nenhum modelo é permanente, tudo pode sempre evoluir, todo modelo precisa ser testado e validado. Explique também que, além disso tudo, é necessário tornar os resultados públicos para que haja um consenso, portanto publicar um trabalho faz parte do método científico para que outras pessoas possam testar seu modelo e verificar se necessita de alterações.

Esta aula é uma aula introdutória para o estudo de modelos que explicam a estrutura da matéria, para um melhor desempenho é importante que o aluno tenha noções de Biologia, como fecundação e formação de embriões.

As próximas aulas que seguem esta unidade de matéria e energia estão voltadas ao estudo de modelos atômicos e moléculas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências relacionados a matéria e energia.

Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula introdutória sobre a temática e uma atividade diagnóstica para identificar as concepções dos alunos sobre o tema.

Entretanto é recomendado que os planos da unidade CIE9_01ME já tenham sido abordados para uma boa compreensão do tema.

Nesta aula serão abordados assuntos relacionados à metodologia científica. Será proposto que o aluno desenvolva um modelo para explicar “Como nascem as aves” utilizando o método científico. O método científico é, na verdade, um conjunto de procedimentos empregados por pesquisadores com a intenção de obter os resultados mais confiáveis e, assim, tentar explicar os fatos observados. É um processo dinâmico e em constante evolução, que engloba etapas como: a observação (aquilo que quero estudar/explicar), a formulação de uma hipótese/tese (a pergunta que quero responder), a experimentação (os testes que farei para testar minha hipótese, responder a questão levantada que originou a pesquisa), a interpretação/análise dos resultados, que podem levar a uma nova experimentação, a novas perguntas, num processo cíclico, ou à conclusão.
Para esta aula é também importante que o aluno tenha noções básicas de fecundações, estrutura do ovo e aves.

Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam desta habilidade, consulte o livro e os links abaixo:

HADDAD, Nagib. Metodologia de estudos em ciências da saúde: como planejar, analisar e apresentar um trabalho científico. São Paulo: Roca, 2004.

Links sobre metodologia:

FARIA, C. Método Científico, Info Escola, https://www.infoescola.com/ciencias/metodo-cientifico/ Acesso em: 30 jul. 2018.

Portal UFSCar, Material didático, UFSCar, http://www.ufscar.br/jcfogo/Estat_1/arquivos/Metodologia_Cientifica.pdf Acesso em: 30 jul. 2018.

CHIBENI, S. S. Algumas observações sobre o “método científico” , Unicamp-IFCH, http://www.unicamp.br/~chibeni/textosdidaticos/metodocientifico.pdf Acesso em: 30 jul. 2018.

Link para download sobre estrutura do ovo:

Castillo, C. C. Disciplina: LAN 318 – Carnes e Ovos, USP, https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=1842310 Acesso em: 30 jul. 2018.

Canal de entretenimento, ciência e cultura - ovo:

https://tvescola.org.br/tve/video/de-onde-vem-de-onde-vem-o-ovo Acesso em: 30 jul. 2018.

Link para o material a ser impresso no material complementar.

Materiais necessários para a aula: Uma prancheta ou material de apoio, caneta, material impresso e um cenário de observação, um ovo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Organize os alunos em semicírculo. Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles serão os cientistas responsáveis pela elaboração de um modelo científico que explique um determinado fenômeno. Comunique os alunos que eles serão encarregados de modelar “Como as aves nascem?”

Atenção: Para esta aula é necessário um ovo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Pergunte se eles já tentaram explicar como alguma coisa funciona só de olhar para o objeto em estudo. Peça para que compartilhem suas experiências. Você pode usar questões como:

Por que os objetos caem? Do que são feitas as coisas? O que veio primeiro, o ovo ou a galinha?

A ideia não é manter um diálogo prolongado, apenas estimular e contextualizar a aula, então, não se preocupe em responder todas as questões levantadas aqui.

Em seguida, comente sobre a atividade que eles irão realizar: “Hoje vocês irão aprender sobre o rigor científico e por que os modelos da ciência são válidos perante a sociedade, para isso vocês irão aplicar a metodologia científica para a construção de um modelo que explique como as aves nascem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Ainda no semicírculo, diga para os alunos imaginar que eles são pesquisadores e responsáveis pela elaboração de um modelo científico. Para tal vamos: investigar, coletar dados e analisar um fenômeno específico (“Como nascem as aves?”) com a intenção de exemplificar a construção do modelo científico. Lembre os alunos que esta sequência poderia ser aplicada a qualquer outro fenômeno que quiséssemos explicar.

Leia, então, a Questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre quais seriam as melhores rotas para conduzir esta investigação e avaliação dos resultados. Não corrija as rotas propostas por eles neste momento. A atividade proposta os levará à construção deste conhecimento.

Separe os alunos em grupos. Explique que os pesquisadores registram todas as ideias e depois procuram discutir bastante com os colegas para ver se as afirmações fazem sentido.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos.

Orientações: Explique a atividade usando o slide projetado, e que a atividade terá duas partes. Para a primeira parte da atividade distribua o material impresso e oriente os alunos de acordo com as instruções. Link para o material impressono material complementar.

Organize os alunos em grupos de alunos e peça para que o grupo divida as tarefas, enquanto um anota as observações no material de apoio impresso, os outros observam o ovo e criam hipóteses de como nascem as aves. Caso seja possível leve os alunos até alguma região que tenha alguma ave, ninho ou ovos para que eles possam observar. Caso seja possível, leve um ovo na sala de aula.

Oriente para que eles sigam as instruções para a construção do modelo científico e que eles utilizem a folha guia sobre a metodologia científica. Peça para que eles validem as hipóteses utilizando o fluxograma contido no material impresso.

Dê a eles 5 minutos para que eles escolham e escrevam as primeiras ideias/hipóteses. Depois diga aos alunos que eles terão de validar as ideias/hipóteses por meio das observações e dos fluxogramas.

Dê mais 5 minutos para que os grupos exponham os modelos montados por cada equipe, peça que eles confrontem as ideias.

Durante a atividade, pergunte para eles: O que é a gema do ovo? E a clara? Como se desenvolve a ave no interior do ovo? Pra que serve a casca?

Acompanhe o trabalho e procure colaborar com os grupos que tiverem dúvidas. Para finalizar a primeira etapa, os alunos devem apresentar todas os modelos elaborados.

Dica: Levar um ovo para a sala de aula vai ajudar na observação, quebre um dos ovos em algum prato para que os alunos possam observar o que tem dentro do ovo. Caso opte por distribuir os ovos para os grupos atente-se para ver se eles não vão fazer nenhuma bagunça com os ovos.

Materiais necessários para aula: Uma prancheta ou material de apoio, caneta, material impresso e um cenário de observação, um ovo.

Link para o material impressono material complementar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Para a segunda parte da atividade (as questões para esta etapa também se encontram no Material impresso) explique que eles irão reformular o modelo anterior e deixá-lo ainda melhor.

Nesta etapa, quebre um ovo e mostre as partes internas do ovo. Compare a aparência real com a figura modelo do slide, pergunte o que eles observam. Solicite aos alunos para que eles elaborem novas hipóteses utilizando as novas informações.

Para ajudar você pode lançar perguntas como: Das partes indicadas na figura... Quem protege o ovo? Como a ave respira dentro do ovo? Quem dá origem ao embrião? Do que o embrião vai se alimentar no início da formação? Do que o embrião mais desenvolvido no ovo se alimenta? Como a gema se mantém no centro e coesa?

Requisite um novo modelo científico que explique o nascimento da ave, peça que eles utilizem a figura e tentem justificar hipóteses.

No final da atividade junte os alunos para discutir os resultados e peça para que apenas um do grupo leia as hipóteses levantadas.

Ao professor segue as respostas referentes à estrutura do ovo:

  • Casca é o invólucro que protege o ovo e é muito rico em cálcio. É uma camada semi-impermeável que permite a entrada e a saída do ar, o qual o embrião necessita para respiração.
  • Membrana vitelínica é a membrana que envolve a clara, é possível perceber bem esta membrana em um ovo cozido.
  • Calaza é o que mantém a gema coesa no centro do ovo, ela é a membrana que liga a gema a cada um dos polos do ovo.
  • Clara também chamada de albúmen é uma substância rica em nutrientes, viscosa e incolor, e serve para alimento do embrião já desenvolvido.
    Quando cozida fica branca.
  • Disco germinativo são os ovócitos que, se fecundados pelo espermatozóide, darão origem ao embrião.
  • Gema é rica em nutrientes para o desenvolvimento da primeira fase do embrião.
  • Câmara de ar é um recinto de ar que fica na base mais larga do ovo, entra a casca e a membrana da casca.

Materiais necessários: Uma prancheta ou material de apoio, caneta, material impresso e um cenário de observação, um ovo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam durante a atividade. Discuta as questões do slide, verifique se houve algum erro conceitual.

Retome a Questão disparadora e pergunte para os alunos sobre as questões descritas na aula:

Os alunos devem relatar e relacionar todo o processo de geração de uma ave, desde a germinação, desenvolvimento do embrião dentro do ovo, até o momento em que a ave cria forças para botar o ovo, que será “chocado” até que o filhote rompa a casca. Para verificar a aprendizagem veja se os alunos conseguiram identificar corretamente os fenômenos e relacioná-los com o contexto da metodologia científica.

Alguém elaborou alguma hipótese diferente dos demais?

Este debate é importante para que os alunos indiquem as hipóteses que foram escolhidas e percebam a importância da observação no ensino de Ciências.
E como isso pode gerar novas ideias e propostas de novas teorias para explicar determinados eventos. É possível também que surjam questões como:
Só as aves botam ovos? As outras espécies também nascem assim?. Estas reflexões são importantes para o desenvolvimento crítico do aluno.

Link para download sobre estrutura do ovo: https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=1842310

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Retome o conceito de modelo, relacione com a metodologia e peça que eles verifiquem o resultado da evolução do modelo que ele propuseram.

Discuta que nenhum modelo é permanente, tudo pode sempre evoluir, todo modelo precisa ser testado e validado. Explique também que, além disso tudo, é necessário tornar os resultados públicos para que haja um consenso, portanto publicar um trabalho faz parte do método científico para que outras pessoas possam testar seu modelo e verificar se necessita de alterações.

Esta aula é uma aula introdutória para o estudo de modelos que explicam a estrutura da matéria, para um melhor desempenho é importante que o aluno tenha noções de Biologia, como fecundação e formação de embriões.

As próximas aulas que seguem esta unidade de matéria e energia estão voltadas ao estudo de modelos atômicos e moléculas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 9º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09CI03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano