Atividade para impressão - Input
Plano de Aula
Plano de aula: Estudo do Léxico
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Interaction: Actively participate in debates using proper and correct language.
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é o segundo de uma sequência de 2 planos, abordando a competência oral e o estudo de léxico. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros. Abaixo, são apresentados os tópicos trabalhados em cada um dos planos:
- Aula 1: Compreensão e uso de linking words
- Aula 2: Construir argumentos usando linking words
Preparação da aula: Imprima o material com antecedência, o que inclui:
- a imagem do context (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
- o objective;
- o slide do input (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
- a atividade de input;
- a imagem da atividade de output do slide 5 (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
- a atividade de output;
- o feedback;
- e as transcrições: Favorite Food e Favorite Book.
Os vídeos usados na aula podem ser encontrados nos links: Favorite Food: https://www.youtube.com/watch?v=lU5-AeI9S1I&index=11&list=PL73YndQawY3OnQU5skfCeWUe9C09a6rI3&t=0s e Favorite Book: https://www.youtube.com/watch?v=Ii3DMsA9DAw.
Context
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e diga:
- Look at the two images there. Do you have a favorite musician? (Não há resposta correta para a pergunta. Apenas motive os estudantes a compartilhar suas preferências.) Após algumas respostas, pergunte: Do you have an opinion about her/him/them? Why do you think she/he/them is/are good? (Novamente, não há resposta correta para as perguntas, pois a discussão servirá para prepará-los para a atividade de output, que consistirá em argumentar sobre alguma preferência do estudante.)
Material complementar:
A pergunta apresentada no slide é apenas uma sugestão. O vídeo “Favorite Music Artist” faz parte da lista “Opinions” do canal de YouTube React. Sinta-se à vontade para acessá-lo e adaptar a aula à sua realidade e às preferências dos alunos.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, mostre ou leia o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada na apresentação de uma review sobre um tema favorito.
Input
Tempo sugerido: 15 minutos.
Propósito: Que os alunos revisem as linking words e compreendam o aúdio de dois vídeos que tratam de preferências.
Expectativa: Apresentar o conteúdo que servirá de base para a atividade de output.
Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e pergunte:
- Look at these questions. (Não há resposta correta para a pergunta. Apenas motive-os a compartilhar suas preferências.)
- You’ll watch these two videos in which people share their preferences about each of two categories: food and books.
- But before you watch them, can you imagine which answers will appear? (Incentive-os a pensar quais comidas e livros as pessoas podem mencionar nos vídeos.)
Projete os vídeos disponíveis aqui (Favorite Food) e aqui (Favorite Book). Ambas as transcrições podem ser encontradas aqui: Favorite Food e Favorite Book.
Após a projeção, pergunte:
- Were any of your guesses mentioned? Can you remember any argument they used to justify their preferences? (Encoraje-os a tentar relembrar como os participantes dos vídeos justificaram suas escolhas e quais foram elas.)
- Now you’ll watch both videos again and you’ll need to pay attention to how they justified their arguments and which words they used to do it.
- Look at these sentences here. You’ll need to select one option to complete the phrases according to what they have said. (Entregue a folha de atividades, que pode ser encontrada aqui. A folha de respostas aqui.) Now read all the sentences before watching the videos again.
Projete novamente os vídeos e peça-lhes que marquem as alternativas que ouvirem. Neste momento, não use a legenda gerada automaticamente porque o intuito é que os estudantes pratiquem a compreensão oral.
Por fim, instrua-os a comparar as respostas com os colegas antes de corrigir com toda a sala.
- Now compare your answers with a classmate. Each one of you will read the sentence and complete it with the word you think is the correct one.
Corrija a atividade oralmente, pedindo que voluntários façam a leitura das frases. Preste atenção à pronúncia e tome nota de palavras que causem dificuldade aos alunos, retomando-as ao final da correção.
Output
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Usar as linking words para fazer uma crítica sobre um tema favorito.
Expectativa: Que os alunos consigam, a partir do input e do conhecimento prévio, expressar suas opiniões acerca de uma preferência tendo como base as linking words.
Orientações: Projete ou imprima o slide em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar, e mostre aos alunos. Diga que eles irão, agora, escrever sobre seus próprios favoritos.
- Now it’s your turn to be like the interviewees in the videos. For this activity, you’ll work individually.
- Take a look at the four categories. You need to choose only one and think about one of your favorite things about it. For instance, if you pick “Kind of music”, imagine which one you listen to more often and write some ideas that can relate to it. (Caso julgue necessário, escreva o exemplo no quadro, dizendo algo como: For example, it’s energetic, you can dance a lot, it’s authentic, etc.)
- Then, complete the sentences. At this point, you can use whether physical or online dictionaries to help you construct your review.
Monitore o trabalho dos alunos, certificando-se de que estejam usando as linking words apropriadamente, bem como ajudando-os com dúvidas sobre vocabulário e pronúncia.
Quando todos acabarem, peça-lhes que se reúnam em grupos de três alunos e compartilhem suas reviews.
- Now that you’re done thinking, let’s get to practice! In groups of three you’ll share your review with your friends. And for the ones listening to the classmates, you can react to the reviews as well! You can say that you agree or disagree with the opinion and explain why. Don’t forget to use linking words, such as but, also, because, and.
Se houver tempo:
Peça-lhes que comentem as reviews que acharam mais interessantes/diferentes e o porquê.
Feedback
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.
Expectativa: Que os alunos reflitam sobre as opiniões expressas em sala sobre alguns de seus temas favoritos.
Orientações: Escreva ou projete a pergunta no quadro e espere que eles deem suas opiniões, e então mostre os tópicos para que comparem com o que disseram. Caso o tempo seja pouco, apenas projete ou comente sobre os saberes da aula.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google Meet;
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom;
- Acesso ao YouTube.
Optativas:
- Para compartilhar as produções, use algum espaço para publicação de imagens e/ou textos: Instagram, blog da classe, Google Docs etc. Além disso, eles podem usar o TikTok para a produção dos vídeos.
Context (momento síncrono)
Trabalhe com os alunos, de forma síncrona, o slide do Context. Faça as perguntas e estimule-os a responder livremente a respeito de seus gostos. Apresente o objetivo da aula e explique o input, que será realizado individualmente. Envie aos alunos o link do vídeo do input, ou baixe o vídeo e encaminhe o arquivo.
Input
Os alunos serão orientados a realizarem esta tarefa individualmente. Encaminhe a folha de atividades disponível aqui e peça que eles anotem as respostas no Google Docs. Caso não seja possível o uso do Google Docs, peça para enviarem por WhatsApp. Dessa forma, eles praticarão a maneira correta de empregar as linking words dentro de uma frase completa, portanto, com sentido e significado. Oriente que leiam as questões antes de assistirem ao vídeo.
Output
Envie as orientações aos alunos juntamente com a worksheet da atividade que deverão fazer, disponível aqui.
Sugira que o output seja realizado de duas maneiras: da primeira, eles podem postar no Instagram (ou blog da escola) a imagem da música/livro preferidos e o texto do review; da segunda, eles produzem um pequeno vídeo no TikTok no qual "apresentam" o livro favorito e a review, mas oralmente. Peça aos demais alunos para curtirem e comentarem os conteúdos que os colegas produzirem. Diga para verificarem a pronúncia correta das palavras no Google Tradutor, caso tenham dúvidas.
Feedback (momento síncrono)
Tempo sugerido: 10 minutos
Reveja com os alunos as produções que eles elaboraram e verifique se restaram dúvidas. Peça ao aluno que teve a postagem mais curtida para apresentar novamente a sua review para a classe. Se você tiver feito as 10 aulas desta unidade em sequência, aproveite para relembrar com eles os objetivos de cada uma delas; assim, eles terão uma ideia do todo.
Convite às famílias
Peça aos alunos que perguntem aos pais os livros e músicas preferidos deles, e que compartilheem as respostas por escrito, no Instagram. Dessa forma, eles praticam também o uso gramatical dos verbos no tempo presente, na 3ª pessoa do singular.
Contents
- INPUT: “FAVORITE FOOD” e “FAVORITE BOOK”
- OUPUT: Expressing preferences with the help of linking words
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF09LI14) Utilizar conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese como auxiliares na construção da argumentação e intencionalidade discursiva.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Virginia de Sousa Bonfim
Mentor: Ana Cecília de Medeiros Maciel
Especialista: Celina Fernandes