13137
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 9º ano > Conhecimentos linguísticos

Plano de aula - Estudo do Léxico

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre Estudo do Léxico

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Virginia de Sousa Bonfim

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano ING9_01UN10

Adaptação de -
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2437/estudo-do-lexico 

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
     - Videochamadas: Zoom ou Hangout.
     - Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
     - Acesso ao YouTube

Optativas:
     - Para compartilhar as produções, usar algum espaço para publicação de imagens e/ou textos: Instagram, blog da classe, google docs. Além disso, eles podem usar o TikTok para os vídeos.

Context (momento síncrono)

Trabalhe com os alunos de forma síncrona o slide do Context. Faça as perguntas e estimule a participação dos alunos para responderem livremente sobre seus gostos. Apresente o objetivo da aula e explique o input, o qual será feito individualmente. Envie para os alunos o link do vídeo do input, ou baixe o vídeo e encaminhe o arquivo.

Input

Os alunos serão orientados para realizarem esta tarefa individualmente. Encaminhe a folha de atividades (encontrada aqui), e peça para que eles anotem as respostas no Google Docs. (caso não seja possível o uso do Google docs, peça para enviarem por whats app.), desta forma, praticam a forma correta do emprego das linking words dentro de uma frase completa, portanto, com sentido e significado. Oriente-os para que leiam as questões antes de assistirem ao vídeo.

Output

Envie as orientações para os alunos juntamente com a worksheet da atividade que deverão fazer. O link da worksheet está aqui.
Sugira aos alunos que o output seja realizado de duas maneiras: a primeira, eles podem postar no Instagram (ou blog da escola) a imagem da música/livro preferidos e o texto do review. A segunda, é que eles produzam um pequeno vídeo no TikTok no qual eles "apresentam" o favorito e a review, mas oralmente. Peça aos demais alunos para curtirem, comentarem as postagens que os colegas produzirem. Informe aos alunos para verificarem a pronúncia correta das palavras no Google tradutor, caso tenham dúvidas.

Feedback (momento síncrono)

Tempo sugerido: 10 minutos
Reveja com os alunos as produções que eles elaboraram e verifique se ficaram dúvidas. Peça para o aluno que teve a postagem mais curtida para apresentar novamente a sua review com a classe. Se você tiver feito as 10 aulas desta unidade em sequência, aproveite para relembrar com eles os objetivos de cada uma das 10 aulas, assim eles terão uma ideia do todo.

Convite às famílias
Peça aos alunos para que eles perguntem aos pais os livros e músicas preferidos deles, e compartilharem as respostas por escrito no Instagram. Desta forma, eles praticam também o uso gramatical dos verbos no tempo presente na 3a pessoa do singular.

Sugestão Enviada Por: Nani Maciel


Código: ING9_01UND10

(EF09LI14) Utilizar conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese como auxiliares na construção da argumentação e intencionalidade discursiva.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conhecimentos linguísticos do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

MAIS AULAS DE Inglês do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas