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Plano de aula > Ciências > 4º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - A transformação da lã de aço

Plano de aula de Ciências com atividades para 4o ano do EF sobre A transformação da lã de aço

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiane de Sant'Ana Leite

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, trabalharemos com um experimento que trata da transformação da lã de aço pela ação da umidade. Um fenômeno que ocorre devido à presença de umidade com o material que compõe o aço.

Material necessário:

  • Duas unidades de lã de aço.
  • Água.
  • Dois potes.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão trabalhar com uma transformação utilizando a umidade e que terão que ficar bem atentos aos detalhes durante a observação. Isso requer de todos muita atenção no cumprimento das regras para que tudo ocorra de forma tranquila.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Faça a leitura do Contexto e em seguida um semicírculo com a turma. Coloque uma mesa no centro, para que facilite a visualização de todos.
Apresente a lã de aço e explique que este objeto é feito de um material resistente chamado aço. Permita que os alunos manuseiem a lã de aço e que sintam a textura deste material. Questione as crianças sobre em qual local da casa costuma ficar este material, para que serve, como é utilizado, se é usado com algum outro tipo de produto, se é um material muito utilizado nas residências.
Ao lançar mão destas perguntas, é possível que seus alunos se familiarizem com o material estudado.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia a Questão disparadora para a turma, de maneira que possam refletir sobre como o material de que a lã de aço é feita pode ser transformado, modificando sua cor e sua textura.

Os alunos podem falar da aula anterior citando a transformação ocorrida pela ação da umidade. Diga ao alunos que testarão outro tipo de transformação aqui.

Como sugestão de pesquisa, você poderá acessar o site: https://www.reflo.com.br/noticia/25-como-se-forma-a-ferrugem-e-por-que-o-aco-nao-enferruja-/

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Professor, antes de começar a aula aproveite para questionar os alunos sobre seu conhecimento sobre a lã de aço.

Faça perguntas como:

Em que local da casa podemos encontrar este produto?

Para que serve?

Como é utilizado?

Utiliza-se sozinho ou é necessário usar outro produto junto?

Existe outra utilidade diferente da convencional para este material?

Inicie a aula fazendo alguns questionamentos sobre o material utilizado no experimento, a lã de aço. Passe para a segunda parte da aula dividindo a turma em três grupos. Explique que, nesta aula, os alunos precisam estar atentos aos detalhes das características do material utilizado: a lã de aço.

Todos deverão anotar as características observadas da lã de aço antes de iniciarem o experimento. Desta forma, estabeleceremos uma comparação
do antes e depois.

O primeiro grupo deverá pegar a lã de aço e mergulhá-la num dos potes com água. Peça a um dos alunos que tampe o pote e deixe num cantinho, identificando o mesmo com o nome do grupo.

Oriente o segundo grupo a colocar a segunda lã de aço dentro do pote, porém, neste caso, não haverá água. Eles deverão identificar o mesmo com o nome do grupo, mas neste caso não irão tampar o pote, permitindo que este fique em contato com o ar do ambiente.

O terceiro grupo colocará a lã de aço no pote, porém utilizará algumas gotinhas de água, de forma que não fique encharcada, mas úmida, sem excesso de água no pote. Importante que percebam que a influência da água e do oxigênio existente no ar provoca o processo de ferrugem na palha de aço, porém o contato com a umidade é que acelera a transformação.

Trabalhando com três elementos comparativos, você conseguirá diferentes situações de ferrugem para demonstrar aos seus alunos. Eles devem concluir que a transformação da lã de aço foi ocasionada pela ação da umidade em contato com o oxigênio do ar.

Volte à Questão disparadora e responda juntamente com seus alunos.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Para sistematizar trabalharemos com uma tabela comparativa do antes e depois, separando por características da lã que foi inserida em água, a que foi exposta ao ar, a que recebeu algumas gotinhas de água e a que foi retirada imediatamente do pacote. O tempo para que a lã de aço enferruje é de aproximadamente meia hora, porém você poderá concluir esta aula no dia seguinte, para que se obtenha um resultado bem evidente.

Link para acessar o modelo da tabela para a Sistematização no material complementar.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Conclua a aula explicando que, por ter sido submetida à umidade, a lã de aço acabou sofrendo uma transformação. Importante ressaltar que isso ocorre porque o material em contato com o ar e a água se modifica, causando mudança na cor, no cheiro e na textura, deixando o material muito mais frágil, fazendo-o se deteriorar.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, trabalharemos com um experimento que trata da transformação da lã de aço pela ação da umidade. Um fenômeno que ocorre devido à presença de umidade com o material que compõe o aço.

Material necessário:

  • Duas unidades de lã de aço.
  • Água.
  • Dois potes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão trabalhar com uma transformação utilizando a umidade e que terão que ficar bem atentos aos detalhes durante a observação. Isso requer de todos muita atenção no cumprimento das regras para que tudo ocorra de forma tranquila.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Faça a leitura do Contexto e em seguida um semicírculo com a turma. Coloque uma mesa no centro, para que facilite a visualização de todos.
Apresente a lã de aço e explique que este objeto é feito de um material resistente chamado aço. Permita que os alunos manuseiem a lã de aço e que sintam a textura deste material. Questione as crianças sobre em qual local da casa costuma ficar este material, para que serve, como é utilizado, se é usado com algum outro tipo de produto, se é um material muito utilizado nas residências.
Ao lançar mão destas perguntas, é possível que seus alunos se familiarizem com o material estudado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia a Questão disparadora para a turma, de maneira que possam refletir sobre como o material de que a lã de aço é feita pode ser transformado, modificando sua cor e sua textura.

Os alunos podem falar da aula anterior citando a transformação ocorrida pela ação da umidade. Diga ao alunos que testarão outro tipo de transformação aqui.

Como sugestão de pesquisa, você poderá acessar o site: https://www.reflo.com.br/noticia/25-como-se-forma-a-ferrugem-e-por-que-o-aco-nao-enferruja-/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Professor, antes de começar a aula aproveite para questionar os alunos sobre seu conhecimento sobre a lã de aço.

Faça perguntas como:

Em que local da casa podemos encontrar este produto?

Para que serve?

Como é utilizado?

Utiliza-se sozinho ou é necessário usar outro produto junto?

Existe outra utilidade diferente da convencional para este material?

Inicie a aula fazendo alguns questionamentos sobre o material utilizado no experimento, a lã de aço. Passe para a segunda parte da aula dividindo a turma em três grupos. Explique que, nesta aula, os alunos precisam estar atentos aos detalhes das características do material utilizado: a lã de aço.

Todos deverão anotar as características observadas da lã de aço antes de iniciarem o experimento. Desta forma, estabeleceremos uma comparação
do antes e depois.

O primeiro grupo deverá pegar a lã de aço e mergulhá-la num dos potes com água. Peça a um dos alunos que tampe o pote e deixe num cantinho, identificando o mesmo com o nome do grupo.

Oriente o segundo grupo a colocar a segunda lã de aço dentro do pote, porém, neste caso, não haverá água. Eles deverão identificar o mesmo com o nome do grupo, mas neste caso não irão tampar o pote, permitindo que este fique em contato com o ar do ambiente.

O terceiro grupo colocará a lã de aço no pote, porém utilizará algumas gotinhas de água, de forma que não fique encharcada, mas úmida, sem excesso de água no pote. Importante que percebam que a influência da água e do oxigênio existente no ar provoca o processo de ferrugem na palha de aço, porém o contato com a umidade é que acelera a transformação.

Trabalhando com três elementos comparativos, você conseguirá diferentes situações de ferrugem para demonstrar aos seus alunos. Eles devem concluir que a transformação da lã de aço foi ocasionada pela ação da umidade em contato com o oxigênio do ar.

Volte à Questão disparadora e responda juntamente com seus alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Para sistematizar trabalharemos com uma tabela comparativa do antes e depois, separando por características da lã que foi inserida em água, a que foi exposta ao ar, a que recebeu algumas gotinhas de água e a que foi retirada imediatamente do pacote. O tempo para que a lã de aço enferruje é de aproximadamente meia hora, porém você poderá concluir esta aula no dia seguinte, para que se obtenha um resultado bem evidente.

Link para acessar o modelo da tabela para a Sistematização no material complementar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Conclua a aula explicando que, por ter sido submetida à umidade, a lã de aço acabou sofrendo uma transformação. Importante ressaltar que isso ocorre porque o material em contato com o ar e a água se modifica, causando mudança na cor, no cheiro e na textura, deixando o material muito mais frágil, fazendo-o se deteriorar.

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