Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários para a aula: Sentenças e fichas da atividade.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o título com os alunos. Comente que hoje irão pensar nos benefícios e nos riscos que vieram com a eletricidade.
Contexto
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Leia para os alunos a situação apresentada. Pergunte às crianças: “O que a eletricidade trouxe de benefício nessa situação?” É esperado que eles percebam que graças à eletricidade, Júlio poderia realizar sua lição de casa mesmo que já estivesse anoitecendo. Pergunte em seguida: “ Que outros benefícios tivemos com a chegada da eletricidade?”. É esperado que os alunos apresentem ideias como a possibilidade de ver televisão, o aquecimento da água do chuveiro, o funcionamento de aparelhos eletrônicos, entre outros. Você, professor, pode auxiliar nessa reflexão. Após esse momento questione-os: “Vocês identificam algum perigo na situação apresentada?”. Comente que refletiremos agora sobre todos os riscos que a eletricidade pode apresentar.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia para os alunos a questão disparadora. Retome a situação de Júlio e diga que pensarão sobre esse assunto agora.
Mão na massa
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Divida a sala em dois grupos. Para cada grupo, entregue as fichas com os dizeres PERIGO e SEGURO e as sentenças definidas para cada grupo (as equipes receberão sentenças diferentes). Oriente os grupos a analisar cada sentença apresentada e definir se é uma situação de PERIGO ou uma situação SEGURA e colocar ao lado a palavra correspondente. Um integrante de cada equipe deverá ser o responsável por registrar por que a sentença foi definida como PERIGO ou SEGURO. Circule entre os alunos, observando as discussões. Se necessário, faça intervenções como: “O que pode acontecer nessa situação? Por que?”, “Vocês já viram uma situação como essa?”. É interessante que você, professor, peça aos alunos que se coloquem naquela situação pensando o que fariam. Isso auxilia as crianças a refletir sobre os riscos e os efeitos dela. Para saber mais sobre a temática, acesse: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/riscos-com-a-eletricidade/50354 ou http://desenvolvimento-infantil.blog.br/o-perigo-da-eletricidade-para-criancas/
Materiais necessários: Sentenças e fichas da atividade.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Organize a turma em semicírculo. Peça que os grupos apresentem as sentenças que receberam, o adjetivo atribuído a elas e as justificativas. A cada sentença, valide com os estudantes as hipóteses apresentadas. Ao final da discussão, solicite que cada grupo produza mini cartazes informativos sobre esses perigos detectados. Os materiais serão afixados pela escola.