13035
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - AÇO X BORRACHA

POR: Helisabety Barros Mendes de Melo 25/02/2019
Código: CIE2_02M&E05

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF02CI02) Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de uso cotidiano, tendo em vista algumas propriedades desses materiais (flexibilidade, dureza, transparência etc.).

Plano de aula de Ciências com atividades para 2o ano do EF sobre AÇO X BORRACHA

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula:

  • Palitos de sorvete
  • Cola
  • Barbantes
  • Fita adesiva
  • Tesoura (para cortar os palitos)

Para cada grupo de 3 ou 4 alunos(as).

Materiais feito de borracha e aço para que os(as) alunos(as) tenham contato.

Título da aula select-down

Tempo sugerido: 2 min

Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Leia o tema da aula e prossiga com a apresentação.

Contexto select-down

Tempo sugerido: 15 min

Orientações: Solicite que os(as) alunos(as) desenhem uma ponte qualquer, podendo pesquisar na internet, deixando-os(as) livres para comentar entre eles(as), mas determinando um tempo para conclusão. Essa atividade de desenho da ponte deve ser individual para verificar quais são os conhecimentos prévios desses(as) estudantes e como os(as) mesmos(as) identificam as pontes. Solicite que conversem com o colega ao lado sobre a ponte desenhada e prossiga com a apresentação.

Questão disparadora select-down

Tempo sugerido: 3 min

Orientações: leia a questão disparadora do slide e explique à turma que todos irão participar de uma atividade em grupo. O (a) professor(a) deve instigar os(as) alunos(as) com questionamentos e observações antes, durante e após a execução da atividade. Algumas questões que podem auxiliá-lo(a) antes da atividade:

Você irá passar em alguma ponte no caminho de volta para casa?

Você já atravessou alguma ponte sobre o rio ou mar?

Tem alguma ponte desse tipo no bairro em que você mora? Próximo a sua casa?

Já observou ou passou por baixo de uma ponte?

Após, prossiga com a apresentação.

Mão na massa select-down

Tempo sugerido: 20 min (Slides 5 e 6)

Orientações: Divida a turma em grupos de 3 ou 4 alunos(as) e explique que eles(as) deverão se organizar e definir entre eles(as) os(as) responsável(éis) por cada passo da construção da ponte. Distribua os materiais necessários e solicite que iniciem a tarefa. O(a) professor(a) deve realizar a construção de uma ponte sobre o rio ou mar antes da aula, pois caso os grupos de alunos(as) não consigam construí-la adequadamente, ele(a) deverá apresentar o seu protótipo em boas condições.

Veja como fazer uma ponte com palitos de picolé: https://pt.wikihow.com/Fazer-uma-Ponte-com-Palitos-de-Sorvete

Algumas questões que podem auxiliá-lo(a) durante a atividade:

De que material é feito a(as) ponte(s) que vocês conhecem?

Seria possível construir uma ponte de borracha?

E uma ponte de concreto e aço? Será possivel?

E uma ponte de vidro e aço? Será possivel?

Após a construção da ponte, prossiga para etapa de sistematização.

Sistematização select-down

Tempo sugerido: 10 min

Orientações: Após as apresentações de cada grupo, realize uma roda de conversa e discuta sobre a diversidade de materiais que são construídas as pontes existentes no mundo todo. Explique que o material utilizado na construção de uma ponte serve para melhorar a sua resistência e segurança e que atualmente nós temos pontes de madeira, concreto e aço, vidro e aço, mas que a borracha não confere resistência e segurança para ponte, principalmente pela sua elasticidade. Leve alguns materiais feito de borracha e aço para que os(as) alunos (as) tenham contato.

Sugestões de vídeos e leituras para o(a) professor(a) subsidiar a discussão:

Série JR: China tem a maior ponte de vidro do mundo: https://www.youtube.com/watch?v=WAO5HIrfOX4

vídeo 01 - Construção Ponte Rio Negro: https://www.youtube.com/watch?v=6tlcW1vdlPM

vídeo 02 - Construção Ponte Rio Negro: https://www.youtube.com/watch?v=6PU1ho9N7ow

Borracha natural e sintética: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/borracha-natural-sintetica.htm

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula:

  • Palitos de sorvete
  • Cola
  • Barbantes
  • Fita adesiva
  • Tesoura (para cortar os palitos)

Para cada grupo de 3 ou 4 alunos(as).

Materiais feito de borracha e aço para que os(as) alunos(as) tenham contato.

Tempo sugerido: 2 min

Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Leia o tema da aula e prossiga com a apresentação.

Tempo sugerido: 15 min

Orientações: Solicite que os(as) alunos(as) desenhem uma ponte qualquer, podendo pesquisar na internet, deixando-os(as) livres para comentar entre eles(as), mas determinando um tempo para conclusão. Essa atividade de desenho da ponte deve ser individual para verificar quais são os conhecimentos prévios desses(as) estudantes e como os(as) mesmos(as) identificam as pontes. Solicite que conversem com o colega ao lado sobre a ponte desenhada e prossiga com a apresentação.

Tempo sugerido: 3 min

Orientações: leia a questão disparadora do slide e explique à turma que todos irão participar de uma atividade em grupo. O (a) professor(a) deve instigar os(as) alunos(as) com questionamentos e observações antes, durante e após a execução da atividade. Algumas questões que podem auxiliá-lo(a) antes da atividade:

Você irá passar em alguma ponte no caminho de volta para casa?

Você já atravessou alguma ponte sobre o rio ou mar?

Tem alguma ponte desse tipo no bairro em que você mora? Próximo a sua casa?

Já observou ou passou por baixo de uma ponte?

Após, prossiga com a apresentação.

Tempo sugerido: 20 min (Slides 5 e 6)

Orientações: Divida a turma em grupos de 3 ou 4 alunos(as) e explique que eles(as) deverão se organizar e definir entre eles(as) os(as) responsável(éis) por cada passo da construção da ponte. Distribua os materiais necessários e solicite que iniciem a tarefa. O(a) professor(a) deve realizar a construção de uma ponte sobre o rio ou mar antes da aula, pois caso os grupos de alunos(as) não consigam construí-la adequadamente, ele(a) deverá apresentar o seu protótipo em boas condições.

Veja como fazer uma ponte com palitos de picolé: https://pt.wikihow.com/Fazer-uma-Ponte-com-Palitos-de-Sorvete

Algumas questões que podem auxiliá-lo(a) durante a atividade:

De que material é feito a(as) ponte(s) que vocês conhecem?

Seria possível construir uma ponte de borracha?

E uma ponte de concreto e aço? Será possivel?

E uma ponte de vidro e aço? Será possivel?

Após a construção da ponte, prossiga para etapa de sistematização.

Tempo sugerido: 10 min

Orientações: Após as apresentações de cada grupo, realize uma roda de conversa e discuta sobre a diversidade de materiais que são construídas as pontes existentes no mundo todo. Explique que o material utilizado na construção de uma ponte serve para melhorar a sua resistência e segurança e que atualmente nós temos pontes de madeira, concreto e aço, vidro e aço, mas que a borracha não confere resistência e segurança para ponte, principalmente pela sua elasticidade. Leve alguns materiais feito de borracha e aço para que os(as) alunos (as) tenham contato.

Sugestões de vídeos e leituras para o(a) professor(a) subsidiar a discussão:

Série JR: China tem a maior ponte de vidro do mundo: https://www.youtube.com/watch?v=WAO5HIrfOX4

vídeo 01 - Construção Ponte Rio Negro: https://www.youtube.com/watch?v=6tlcW1vdlPM

vídeo 02 - Construção Ponte Rio Negro: https://www.youtube.com/watch?v=6PU1ho9N7ow

Borracha natural e sintética: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/borracha-natural-sintetica.htm


2º Ano

Objetivos de aprendizagem

Identificar que as propriedades de um material vão determinar como ele é usado.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF02CI02) Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de uso cotidiano, tendo em vista algumas propriedades desses materiais (flexibilidade, dureza, transparência etc.).

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.

Professor-autor: Helisabety Melo

Mentor: Lisandra Amaral

Especialista: Margareth Polido


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

AULAS RELACIONADAS:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes