13035
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 2º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - AÇO X BORRACHA

Plano de aula de Ciências com atividades para 2o ano do EF sobre AÇO X BORRACHA

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Helisabety Barros Mendes de Melo

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre este plano 2. Título da aula 3. Contexto 4. Questão disparadora 5. Mão na massa 6. Sistematização Materiais e Atividades
download Baixar plano

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula:

  • Palitos de sorvete
  • Cola
  • Barbantes
  • Fita adesiva
  • Tesoura (para cortar os palitos)

Para cada grupo de 3 ou 4 alunos(as).

Materiais feito de borracha e aço para que os(as) alunos(as) tenham contato.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 min

Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Leia o tema da aula e prossiga com a apresentação.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min

Orientações: Solicite que os(as) alunos(as) desenhem uma ponte qualquer, podendo pesquisar na internet, deixando-os(as) livres para comentar entre eles(as), mas determinando um tempo para conclusão. Essa atividade de desenho da ponte deve ser individual para verificar quais são os conhecimentos prévios desses(as) estudantes e como os(as) mesmos(as) identificam as pontes. Solicite que conversem com o colega ao lado sobre a ponte desenhada e prossiga com a apresentação.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientações: leia a questão disparadora do slide e explique à turma que todos irão participar de uma atividade em grupo. O (a) professor(a) deve instigar os(as) alunos(as) com questionamentos e observações antes, durante e após a execução da atividade. Algumas questões que podem auxiliá-lo(a) antes da atividade:

Você irá passar em alguma ponte no caminho de volta para casa?

Você já atravessou alguma ponte sobre o rio ou mar?

Tem alguma ponte desse tipo no bairro em que você mora? Próximo a sua casa?

Já observou ou passou por baixo de uma ponte?

Após, prossiga com a apresentação.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min (Slides 5 e 6)

Orientações: Divida a turma em grupos de 3 ou 4 alunos(as) e explique que eles(as) deverão se organizar e definir entre eles(as) os(as) responsável(éis) por cada passo da construção da ponte. Distribua os materiais necessários e solicite que iniciem a tarefa. O(a) professor(a) deve realizar a construção de uma ponte sobre o rio ou mar antes da aula, pois caso os grupos de alunos(as) não consigam construí-la adequadamente, ele(a) deverá apresentar o seu protótipo em boas condições.

Veja como fazer uma ponte com palitos de picolé: https://pt.wikihow.com/Fazer-uma-Ponte-com-Palitos-de-Sorvete

Algumas questões que podem auxiliá-lo(a) durante a atividade:

De que material é feito a(as) ponte(s) que vocês conhecem?

Seria possível construir uma ponte de borracha?

E uma ponte de concreto e aço? Será possivel?

E uma ponte de vidro e aço? Será possivel?

Após a construção da ponte, prossiga para etapa de sistematização.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min

Orientações: Após as apresentações de cada grupo, realize uma roda de conversa e discuta sobre a diversidade de materiais que são construídas as pontes existentes no mundo todo. Explique que o material utilizado na construção de uma ponte serve para melhorar a sua resistência e segurança e que atualmente nós temos pontes de madeira, concreto e aço, vidro e aço, mas que a borracha não confere resistência e segurança para ponte, principalmente pela sua elasticidade. Leve alguns materiais feito de borracha e aço para que os(as) alunos (as) tenham contato.

Sugestões de vídeos e leituras para o(a) professor(a) subsidiar a discussão:

Série JR: China tem a maior ponte de vidro do mundo: https://www.youtube.com/watch?v=WAO5HIrfOX4

vídeo 01 - Construção Ponte Rio Negro: https://www.youtube.com/watch?v=6tlcW1vdlPM

vídeo 02 - Construção Ponte Rio Negro: https://www.youtube.com/watch?v=6PU1ho9N7ow

Borracha natural e sintética: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/borracha-natural-sintetica.htm

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula:

  • Palitos de sorvete
  • Cola
  • Barbantes
  • Fita adesiva
  • Tesoura (para cortar os palitos)

Para cada grupo de 3 ou 4 alunos(as).

Materiais feito de borracha e aço para que os(as) alunos(as) tenham contato.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 min

Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Leia o tema da aula e prossiga com a apresentação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min

Orientações: Solicite que os(as) alunos(as) desenhem uma ponte qualquer, podendo pesquisar na internet, deixando-os(as) livres para comentar entre eles(as), mas determinando um tempo para conclusão. Essa atividade de desenho da ponte deve ser individual para verificar quais são os conhecimentos prévios desses(as) estudantes e como os(as) mesmos(as) identificam as pontes. Solicite que conversem com o colega ao lado sobre a ponte desenhada e prossiga com a apresentação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientações: leia a questão disparadora do slide e explique à turma que todos irão participar de uma atividade em grupo. O (a) professor(a) deve instigar os(as) alunos(as) com questionamentos e observações antes, durante e após a execução da atividade. Algumas questões que podem auxiliá-lo(a) antes da atividade:

Você irá passar em alguma ponte no caminho de volta para casa?

Você já atravessou alguma ponte sobre o rio ou mar?

Tem alguma ponte desse tipo no bairro em que você mora? Próximo a sua casa?

Já observou ou passou por baixo de uma ponte?

Após, prossiga com a apresentação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min (Slides 5 e 6)

Orientações: Divida a turma em grupos de 3 ou 4 alunos(as) e explique que eles(as) deverão se organizar e definir entre eles(as) os(as) responsável(éis) por cada passo da construção da ponte. Distribua os materiais necessários e solicite que iniciem a tarefa. O(a) professor(a) deve realizar a construção de uma ponte sobre o rio ou mar antes da aula, pois caso os grupos de alunos(as) não consigam construí-la adequadamente, ele(a) deverá apresentar o seu protótipo em boas condições.

Veja como fazer uma ponte com palitos de picolé: https://pt.wikihow.com/Fazer-uma-Ponte-com-Palitos-de-Sorvete

Algumas questões que podem auxiliá-lo(a) durante a atividade:

De que material é feito a(as) ponte(s) que vocês conhecem?

Seria possível construir uma ponte de borracha?

E uma ponte de concreto e aço? Será possivel?

E uma ponte de vidro e aço? Será possivel?

Após a construção da ponte, prossiga para etapa de sistematização.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min

Orientações: Após as apresentações de cada grupo, realize uma roda de conversa e discuta sobre a diversidade de materiais que são construídas as pontes existentes no mundo todo. Explique que o material utilizado na construção de uma ponte serve para melhorar a sua resistência e segurança e que atualmente nós temos pontes de madeira, concreto e aço, vidro e aço, mas que a borracha não confere resistência e segurança para ponte, principalmente pela sua elasticidade. Leve alguns materiais feito de borracha e aço para que os(as) alunos (as) tenham contato.

Sugestões de vídeos e leituras para o(a) professor(a) subsidiar a discussão:

Série JR: China tem a maior ponte de vidro do mundo: https://www.youtube.com/watch?v=WAO5HIrfOX4

vídeo 01 - Construção Ponte Rio Negro: https://www.youtube.com/watch?v=6tlcW1vdlPM

vídeo 02 - Construção Ponte Rio Negro: https://www.youtube.com/watch?v=6PU1ho9N7ow

Borracha natural e sintética: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/borracha-natural-sintetica.htm

Slide Plano Aula

Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

Permeabilidade dos materiais

AULA 02

Flexibilidade dos materiais

AULA 03

Resistência dos materiais

AULA 04

Transparência dos materiais

AULAS DE Matéria e Energia do 2º ano :

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Objetos e Materiais

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo O plástico

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Os materiais dos brinquedos fabricados no passado e nos dias atuais

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo O papel

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Permeabilidade dos materiais

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo O Vidro

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Flexibilidade dos materiais

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Resistência dos materiais

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Transparência dos materiais

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo AÇO X BORRACHA

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Eletricidade: benefícios e riscos

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Intoxicações: medicamentos e produtos de limpeza

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Cuidado, fogo!

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Cuidado: isso corta!

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Os perigos dentro de casa

MAIS AULAS DE Ciências do 2º ano:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Objetos e Materiais

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

O Mundo Animal: Animais Domésticos e Silvestres

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

A transpiração das plantas

2º ano / Ciências / Terra e Universo

Fontes Naturais e Artificiais de Luz

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

O plástico

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

Animais aquáticos

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Os materiais dos brinquedos fabricados no passado e nos dias atuais

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

Seres Vivos

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

O papel

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Permeabilidade dos materiais

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

O Mundo Animal nas Alturas: Animais Voadores

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

Animais brasileiros: A importância de Preservar

2º ano / Ciências / Terra e Universo

Jogo de espelho

2º ano / Ciências / Terra e Universo

Brincando com o Caminho da Luz

2º ano / Ciências / Terra e Universo

O Sol e as Cores

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

O Vidro

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

A importância da água na vida das plantas

2º ano / Ciências / Terra e Universo

O sol e os seres vivos

2º ano / Ciências / Terra e Universo

A propagação da luz e as superfícies

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

Animais Terrestres

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

As Plantas e o Ambiente

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Flexibilidade dos materiais

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Resistência dos materiais

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Transparência dos materiais

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

As plantas e sua interação com a luz solar

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02CI02 da BNCC

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Permeabilidade dos materiais

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Flexibilidade dos materiais

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Resistência dos materiais

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Transparência dos materiais

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

AÇO X BORRACHA

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Ciências 1º ANO Ciências 2º ANO Ciências 3º ANO Ciências 4º ANO Ciências 5º ANO Ciências 6º ANO Ciências 7º ANO Ciências 8º ANO Ciências 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann