13035
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano de aula - AÇO X BORRACHA

Plano de aula de Ciências com atividades para 2o ano do EF sobre AÇO X BORRACHA

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Helisabety Barros Mendes de Melo

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula:

  • Palitos de sorvete
  • Cola
  • Barbantes
  • Fita adesiva
  • Tesoura (para cortar os palitos)

Para cada grupo de 3 ou 4 alunos(as).

Materiais feito de borracha e aço para que os(as) alunos(as) tenham contato.

Título da aula select-down

Tempo sugerido: 2 min

Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Leia o tema da aula e prossiga com a apresentação.

Contexto select-down

Tempo sugerido: 15 min

Orientações: Solicite que os(as) alunos(as) desenhem uma ponte qualquer, podendo pesquisar na internet, deixando-os(as) livres para comentar entre eles(as), mas determinando um tempo para conclusão. Essa atividade de desenho da ponte deve ser individual para verificar quais são os conhecimentos prévios desses(as) estudantes e como os(as) mesmos(as) identificam as pontes. Solicite que conversem com o colega ao lado sobre a ponte desenhada e prossiga com a apresentação.

Questão disparadora select-down

Tempo sugerido: 3 min

Orientações: leia a questão disparadora do slide e explique à turma que todos irão participar de uma atividade em grupo. O (a) professor(a) deve instigar os(as) alunos(as) com questionamentos e observações antes, durante e após a execução da atividade. Algumas questões que podem auxiliá-lo(a) antes da atividade:

Você irá passar em alguma ponte no caminho de volta para casa?

Você já atravessou alguma ponte sobre o rio ou mar?

Tem alguma ponte desse tipo no bairro em que você mora? Próximo a sua casa?

Já observou ou passou por baixo de uma ponte?

Após, prossiga com a apresentação.

Mão na massa select-down

Tempo sugerido: 20 min (Slides 5 e 6)

Orientações: Divida a turma em grupos de 3 ou 4 alunos(as) e explique que eles(as) deverão se organizar e definir entre eles(as) os(as) responsável(éis) por cada passo da construção da ponte. Distribua os materiais necessários e solicite que iniciem a tarefa. O(a) professor(a) deve realizar a construção de uma ponte sobre o rio ou mar antes da aula, pois caso os grupos de alunos(as) não consigam construí-la adequadamente, ele(a) deverá apresentar o seu protótipo em boas condições.

Veja como fazer uma ponte com palitos de picolé: https://pt.wikihow.com/Fazer-uma-Ponte-com-Palitos-de-Sorvete

Algumas questões que podem auxiliá-lo(a) durante a atividade:

De que material é feito a(as) ponte(s) que vocês conhecem?

Seria possível construir uma ponte de borracha?

E uma ponte de concreto e aço? Será possivel?

E uma ponte de vidro e aço? Será possivel?

Após a construção da ponte, prossiga para etapa de sistematização.

Sistematização select-down

Tempo sugerido: 10 min

Orientações: Após as apresentações de cada grupo, realize uma roda de conversa e discuta sobre a diversidade de materiais que são construídas as pontes existentes no mundo todo. Explique que o material utilizado na construção de uma ponte serve para melhorar a sua resistência e segurança e que atualmente nós temos pontes de madeira, concreto e aço, vidro e aço, mas que a borracha não confere resistência e segurança para ponte, principalmente pela sua elasticidade. Leve alguns materiais feito de borracha e aço para que os(as) alunos (as) tenham contato.

Sugestões de vídeos e leituras para o(a) professor(a) subsidiar a discussão:

Série JR: China tem a maior ponte de vidro do mundo: https://www.youtube.com/watch?v=WAO5HIrfOX4

vídeo 01 - Construção Ponte Rio Negro: https://www.youtube.com/watch?v=6tlcW1vdlPM

vídeo 02 - Construção Ponte Rio Negro: https://www.youtube.com/watch?v=6PU1ho9N7ow

Borracha natural e sintética: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/borracha-natural-sintetica.htm

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula:

  • Palitos de sorvete
  • Cola
  • Barbantes
  • Fita adesiva
  • Tesoura (para cortar os palitos)

Para cada grupo de 3 ou 4 alunos(as).

Materiais feito de borracha e aço para que os(as) alunos(as) tenham contato.

Tempo sugerido: 2 min

Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Leia o tema da aula e prossiga com a apresentação.

Tempo sugerido: 15 min

Orientações: Solicite que os(as) alunos(as) desenhem uma ponte qualquer, podendo pesquisar na internet, deixando-os(as) livres para comentar entre eles(as), mas determinando um tempo para conclusão. Essa atividade de desenho da ponte deve ser individual para verificar quais são os conhecimentos prévios desses(as) estudantes e como os(as) mesmos(as) identificam as pontes. Solicite que conversem com o colega ao lado sobre a ponte desenhada e prossiga com a apresentação.

Tempo sugerido: 3 min

Orientações: leia a questão disparadora do slide e explique à turma que todos irão participar de uma atividade em grupo. O (a) professor(a) deve instigar os(as) alunos(as) com questionamentos e observações antes, durante e após a execução da atividade. Algumas questões que podem auxiliá-lo(a) antes da atividade:

Você irá passar em alguma ponte no caminho de volta para casa?

Você já atravessou alguma ponte sobre o rio ou mar?

Tem alguma ponte desse tipo no bairro em que você mora? Próximo a sua casa?

Já observou ou passou por baixo de uma ponte?

Após, prossiga com a apresentação.

Tempo sugerido: 20 min (Slides 5 e 6)

Orientações: Divida a turma em grupos de 3 ou 4 alunos(as) e explique que eles(as) deverão se organizar e definir entre eles(as) os(as) responsável(éis) por cada passo da construção da ponte. Distribua os materiais necessários e solicite que iniciem a tarefa. O(a) professor(a) deve realizar a construção de uma ponte sobre o rio ou mar antes da aula, pois caso os grupos de alunos(as) não consigam construí-la adequadamente, ele(a) deverá apresentar o seu protótipo em boas condições.

Veja como fazer uma ponte com palitos de picolé: https://pt.wikihow.com/Fazer-uma-Ponte-com-Palitos-de-Sorvete

Algumas questões que podem auxiliá-lo(a) durante a atividade:

De que material é feito a(as) ponte(s) que vocês conhecem?

Seria possível construir uma ponte de borracha?

E uma ponte de concreto e aço? Será possivel?

E uma ponte de vidro e aço? Será possivel?

Após a construção da ponte, prossiga para etapa de sistematização.

Tempo sugerido: 10 min

Orientações: Após as apresentações de cada grupo, realize uma roda de conversa e discuta sobre a diversidade de materiais que são construídas as pontes existentes no mundo todo. Explique que o material utilizado na construção de uma ponte serve para melhorar a sua resistência e segurança e que atualmente nós temos pontes de madeira, concreto e aço, vidro e aço, mas que a borracha não confere resistência e segurança para ponte, principalmente pela sua elasticidade. Leve alguns materiais feito de borracha e aço para que os(as) alunos (as) tenham contato.

Sugestões de vídeos e leituras para o(a) professor(a) subsidiar a discussão:

Série JR: China tem a maior ponte de vidro do mundo: https://www.youtube.com/watch?v=WAO5HIrfOX4

vídeo 01 - Construção Ponte Rio Negro: https://www.youtube.com/watch?v=6tlcW1vdlPM

vídeo 02 - Construção Ponte Rio Negro: https://www.youtube.com/watch?v=6PU1ho9N7ow

Borracha natural e sintética: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/borracha-natural-sintetica.htm


2º Ano

Objetivos de aprendizagem

Identificar que as propriedades de um material vão determinar como ele é usado.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF02CI02) Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de uso cotidiano, tendo em vista algumas propriedades desses materiais (flexibilidade, dureza, transparência etc.).

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.

Professor-autor: Helisabety Melo

Mentor: Lisandra Amaral

Especialista: Margareth Polido


Código: CIE2_02M&E05

(EF02CI02) Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de uso cotidiano, tendo em vista algumas propriedades desses materiais (flexibilidade, dureza, transparência etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 2º ano:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

MAIS AULAS DE Ciências do 2º ano:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes