13028
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Short Story

POR: Camila Silva Viana 01/11/2018
Código: ING7_09UND10

7º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF07LI14) Produzir textos diversos sobre fatos, acontecimentos e personalidades do passado (linha do tempo/ timelines, biografias, verbetes de enciclopédias, blogues, entre outros).

Plano de aula de Inglês com atividades para 7o ano do EF sobre Short Story

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é um aprofundamento do tema Short Story, portanto, é sugerido que seja precedido pelos planos ING7_09UN08 e ING7_09UN09 para maior detalhamento do tópico trabalhado. Como input, utilizaremos o output que os alunos realizaram no plano ING7_09UN08. Caso o professor não tenha feito este plano, peça como homework que os alunos escrevam o outline de uma short story. As instruções podem ser encontradas no plano ING7_09UN08.

Context select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Ativar o conhecimento prévio dos alunos sobre short stories.

Orientações: Pergunte aos alunos se eles conhecem esses títulos e ao que eles se referem. Após as especulações, diga aos alunos que são títulos de short stories. Pergunte a eles sobre o que eles acham que cada uma dessas short stories é e compartilhe suposições. Em inglês, esta parte pode ser conduzida da seguinte forma: What are these titles and images about? What do you think these stories are about? What are their topics? Any ideas?

Para checar cada uma destas histórias, acesse: https://americanliterature.com/short-stories-for-children

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Diga aos alunos que hoje eles escreverão uma short story.

SUGESTÃO:

Este plano é uma continuação e é sugerido que seja precedido pelo plano ING7_09UN08 e ING7_09UN9 para aprofundamento do tópico trabalhado.

Caso não haja a possibilidade de apresentar slides aos alunos (por falta de projetor, computador ou internet), imprima os slides a seguir e cole-os na lousa. É interessante também que, se possível, os slides e o modelo final sejam impressos e distribuídos aos alunos (se não for possível um por aluno, podem-se criar grupos de trabalho para que sejam necessárias apenas algumas cópias, que serão divididas entre os alunos).

Observação: Este plano é um aprofundamento do tema Short Story, portanto é sugerido que seja precedido pelo plano ING7_09UN08 e ING7_09UN9, para mais detalhamento do tópico trabalhado. Como input, utilizaremos o output que os alunos realizaram no plano ING_09UN08. Caso o professor não tenha feito este plano, peça como homework que os alunos escrevam o outline de uma short story. As instruções podem ser encontradas no plano ING7_09UN08.

Input select-down

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito: Que os alunos entrem em contato com o outline de uma short story e a analisem, criando repertório para a escrita de sua própria short story.

Expectativa: Que os alunos entrem em contato com o outline de uma short story e a analisem, criando repertório para a escrita de sua própria short story.

Orientações:

  • Peça que alguns alunos leiam o outline de sua short story feito no plano ING7_09UN8 (caso não tenha trabalhado este plano, peça na aula anterior que os alunos o façam como lição de casa). Explore com a turma a estrutura de uma short story, fazendo perguntas norteadoras que servirão como uma orientação para o que eles terão de fazer no output. Antes da leitura, peça aos alunos que anotem as perguntas que guiarão sua leitura e tentem respondê-las enquanto o colega lê o outline de sua história. Algumas perguntas sugeridas são (neste caso, abordando o enredo): Pay very close attention to the story your colleague is going to read, and answer the following questions: What is it about? What’s the theme of the story? What is the plot of the story? What is the climax and conclusion of the story? How does the title connect to the story itself? Do you have any suggestion(s) for your colleague?

  • Algumas outras perguntas que podem ser trabalhadas são: Quais são os personagens e o espaço e tempo da história? Quais são as características físicas e emocionais deles? Qual é o tema da história trazida? Qual é o ponto de vista da história? (primeira pessoa - alguém contando o que está acontecendo com ela, de sua perspectiva ou terceira pessoa - alguém contando de fora o que ela está vendo acontecer), Quais são os detalhes que o autor (aluno) pode adicionar no primeiro parágrafo da história? Em inglês, as perguntas podem ser apresentadas da seguinte maneira: What are the characters in the story? When and where does the story take place? What are the physical and psychological characteristics of the characters? What is the theme of the story? What is the point of view - first person or third person? What details can the author add to the first paragraph of the story?

Mais informação sobre a estrutura de uma short story pode ser encontrada em: https://www.nownovel.com/blog/how-to-write-a-short-story/

Output select-down

Tempo sugerido: 25 minutos

Propósito: Que os alunos escrevam uma short story.

Expectativa: Que os alunos escrevam uma short story.

Orientações:

  • Peça aos alunos para que, baseados no input que tiveram e tendo o slide acima como orientação, iniciem sua short story. Se esta aula estiver seguindo a ING7_09UN08 e ING7_09UN09, peça que os alunos retomem suas atividades das aulas anteriores para a construção final de suas short stories. O modelo acima é somente uma ilustração da estrutura da short story, que pode ser feita no próprio caderno do aluno ou em folhas separadas. Em inglês, esta parte pode ser conduzida da seguinte forma: You can start your short story. Read the outline on the slide carefully and follow the steps!

  • Após terminarem de escrever suas histórias, peça aos alunos que troquem atividades entre si, de modo que possam ler as histórias de seus colegas e eles as suas, trocando experiências. Quando os alunos estiverem lendo a história de seus colegas, sugira um peer-work: que revisem o trabalho do outro, tanto a parte gramatical, quanto a de estrutura. Peça para terem em mente a pergunta: “o colega seguiu todos os passos dados para a escrita de uma short story?”. Você pode expor as histórias dos alunos em murais da sala ou da escola para uma maior visibilidade ou, se possível, postá-las em blogues na internet. Também é possível ler as produções em voz alta em alguma apresentação/sarau na escola.

Feedback select-down

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Fazer com que os alunos reflitam sobre o que trabalharam nesta aula.

Orientações: Pergunte aos alunos o que eles aprenderam nesta aula: What have you learned today? Em seguida, leia o slide e pergunte: Do you have any questions?

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é um aprofundamento do tema Short Story, portanto, é sugerido que seja precedido pelos planos ING7_09UN08 e ING7_09UN09 para maior detalhamento do tópico trabalhado. Como input, utilizaremos o output que os alunos realizaram no plano ING7_09UN08. Caso o professor não tenha feito este plano, peça como homework que os alunos escrevam o outline de uma short story. As instruções podem ser encontradas no plano ING7_09UN08.

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Ativar o conhecimento prévio dos alunos sobre short stories.

Orientações: Pergunte aos alunos se eles conhecem esses títulos e ao que eles se referem. Após as especulações, diga aos alunos que são títulos de short stories. Pergunte a eles sobre o que eles acham que cada uma dessas short stories é e compartilhe suposições. Em inglês, esta parte pode ser conduzida da seguinte forma: What are these titles and images about? What do you think these stories are about? What are their topics? Any ideas?

Para checar cada uma destas histórias, acesse: https://americanliterature.com/short-stories-for-children

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Diga aos alunos que hoje eles escreverão uma short story.

SUGESTÃO:

Este plano é uma continuação e é sugerido que seja precedido pelo plano ING7_09UN08 e ING7_09UN9 para aprofundamento do tópico trabalhado.

Caso não haja a possibilidade de apresentar slides aos alunos (por falta de projetor, computador ou internet), imprima os slides a seguir e cole-os na lousa. É interessante também que, se possível, os slides e o modelo final sejam impressos e distribuídos aos alunos (se não for possível um por aluno, podem-se criar grupos de trabalho para que sejam necessárias apenas algumas cópias, que serão divididas entre os alunos).

Observação: Este plano é um aprofundamento do tema Short Story, portanto é sugerido que seja precedido pelo plano ING7_09UN08 e ING7_09UN9, para mais detalhamento do tópico trabalhado. Como input, utilizaremos o output que os alunos realizaram no plano ING_09UN08. Caso o professor não tenha feito este plano, peça como homework que os alunos escrevam o outline de uma short story. As instruções podem ser encontradas no plano ING7_09UN08.

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito: Que os alunos entrem em contato com o outline de uma short story e a analisem, criando repertório para a escrita de sua própria short story.

Expectativa: Que os alunos entrem em contato com o outline de uma short story e a analisem, criando repertório para a escrita de sua própria short story.

Orientações:

  • Peça que alguns alunos leiam o outline de sua short story feito no plano ING7_09UN8 (caso não tenha trabalhado este plano, peça na aula anterior que os alunos o façam como lição de casa). Explore com a turma a estrutura de uma short story, fazendo perguntas norteadoras que servirão como uma orientação para o que eles terão de fazer no output. Antes da leitura, peça aos alunos que anotem as perguntas que guiarão sua leitura e tentem respondê-las enquanto o colega lê o outline de sua história. Algumas perguntas sugeridas são (neste caso, abordando o enredo): Pay very close attention to the story your colleague is going to read, and answer the following questions: What is it about? What’s the theme of the story? What is the plot of the story? What is the climax and conclusion of the story? How does the title connect to the story itself? Do you have any suggestion(s) for your colleague?

  • Algumas outras perguntas que podem ser trabalhadas são: Quais são os personagens e o espaço e tempo da história? Quais são as características físicas e emocionais deles? Qual é o tema da história trazida? Qual é o ponto de vista da história? (primeira pessoa - alguém contando o que está acontecendo com ela, de sua perspectiva ou terceira pessoa - alguém contando de fora o que ela está vendo acontecer), Quais são os detalhes que o autor (aluno) pode adicionar no primeiro parágrafo da história? Em inglês, as perguntas podem ser apresentadas da seguinte maneira: What are the characters in the story? When and where does the story take place? What are the physical and psychological characteristics of the characters? What is the theme of the story? What is the point of view - first person or third person? What details can the author add to the first paragraph of the story?

Mais informação sobre a estrutura de uma short story pode ser encontrada em: https://www.nownovel.com/blog/how-to-write-a-short-story/

Tempo sugerido: 25 minutos

Propósito: Que os alunos escrevam uma short story.

Expectativa: Que os alunos escrevam uma short story.

Orientações:

  • Peça aos alunos para que, baseados no input que tiveram e tendo o slide acima como orientação, iniciem sua short story. Se esta aula estiver seguindo a ING7_09UN08 e ING7_09UN09, peça que os alunos retomem suas atividades das aulas anteriores para a construção final de suas short stories. O modelo acima é somente uma ilustração da estrutura da short story, que pode ser feita no próprio caderno do aluno ou em folhas separadas. Em inglês, esta parte pode ser conduzida da seguinte forma: You can start your short story. Read the outline on the slide carefully and follow the steps!

  • Após terminarem de escrever suas histórias, peça aos alunos que troquem atividades entre si, de modo que possam ler as histórias de seus colegas e eles as suas, trocando experiências. Quando os alunos estiverem lendo a história de seus colegas, sugira um peer-work: que revisem o trabalho do outro, tanto a parte gramatical, quanto a de estrutura. Peça para terem em mente a pergunta: “o colega seguiu todos os passos dados para a escrita de uma short story?”. Você pode expor as histórias dos alunos em murais da sala ou da escola para uma maior visibilidade ou, se possível, postá-las em blogues na internet. Também é possível ler as produções em voz alta em alguma apresentação/sarau na escola.

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Fazer com que os alunos reflitam sobre o que trabalharam nesta aula.

Orientações: Pergunte aos alunos o que eles aprenderam nesta aula: What have you learned today? Em seguida, leia o slide e pergunte: Do you have any questions?


Contents

  1. INPUT: The outline of a  short story
  2. OUTPUT: Writing a short story

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF07LI14) Produzir textos diversos sobre fatos, acontecimentos e personalidades do passado (linha do tempo/ timelines, biografias, verbetes de enciclopédias, blogues, entre outros).



Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Camila Viana

Mentor: Tatiana Martin

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes