12987
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Conhecendo o sistema muscular

Plano de aula de Ciências com atividades para 6o ano do EF sobre Conhecendo o sistema muscular

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Otávio José Sirio

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas terão continuidade em aulas subsequentes.

Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade, consulte:

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/ciencias/musculos-ossos-musculos-tendoes-e-ligamentos-movimentam-o-corpo.htm

Materiais necessários para a aula: material para anotações (caderno, caneta), fotos de animais (caso não haja internet disponível em sua escola).

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: --

Orientações: Este slide não deve ser apresentado aos alunos, pois interfere na dinâmica adequada da aula. Inicie a aula a partir do slide de contextualização.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Leia o slide para os alunos. Converse rapidamente com eles e peça para que se lembrem de situações como as descritas no texto.

Faça perguntas, como:

  • Alguém conhece um animal que precise correr para caçar a presa?
  • E um animal que precise fugir?
  • Alguém se lembra de alguma situação em que não haja movimento ou deslocamento dos animais?

Comente que os alunos irão realizar uma atividade que envolverá movimentação e deslocamento, mas que deverão realizá-la de maneira organizada pois trata-se de uma investigação.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora para os alunos. Solicite que criem hipóteses para o questionamento do slide. Peça que conversem rapidamente com um colega próximo, para discutirem suas hipóteses. Peça para que não comentem com a turma toda pois ainda não é o momento de compartilharem as ideias com a sala.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 min

Orientações: Peça ao alunos que observem as imagens do slide e tentem lembrar como cada um dos animais apresentados se locomove. Se houver acesso à internet, projete os vídeos disponíveis nos links abaixo. Para otimizar o tempo da aula, estão indicados, junto aos links, o momento em que os vídeos mostram a locomoção dos animais.,

Leve os alunos ao pátio ou à quadra da escola, munidos de caderno e lápis ou caneta. Caso não exista essa possibilidade ou o professor julgue mais conveniente permanecer em sala, é possível afastar as carteiras e realizar a atividade dentro da própria sala.

Peça para que os alunos imitem o andar dos animais mostrados nos vídeos (ou imagens do slide). Para que não haja dispersão, oriente-os a andarem em um grande círculo. Cobre concentração, e peça para que sintam as estruturas do corpo que estão sendo utilizadas nos movimentos. A cada animal diferente, solicite que anotem em seus cadernos os locais do corpo em que, eventualmente, sentiram dores, queimação, formigamento ou dificuldade para realizar o movimento.

Outra alternativa para esta atividade é pedir para que os alunos formem grupos de 6 alunos. Cada integrante da equipe deve ficar responsável por imitar os movimentos de um dos animais listados. Ao final da imitação, cada aluno deve anotar em seu caderno os locais do corpo em que eventualmente sentiram dores, queimação, formigamento ou dificuldade para realizar o movimento.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Reorganize os alunos em seus lugares e inicie questionamentos a respeito de suas anotações. Peça para que compartilhem suas experiências com a sala.

A partir dos dados obtidos, peça para que tentem responder, criando hipóteses para a questão disparadora: “quais estruturas são responsáveis por sustentar e locomover o ser humano e outros animais?”.

Respostas como “braços”, “pernas” e “membros” provavelmente surgirão. Incentive-os a pensarem em estruturas que estejam dentro do corpo.

Invista cerca de 10 minutos para esta etapa da sistematização. É um momento reservado para que os alunos possam se expressar e contar o que compreenderam a respeito da atividade.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: -

Orientações: Para esse slide, você precisará de 5 minutos.

Projete o slide e leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Após a leitura, comente que a sustentação e a locomoção promovidas pela musculatura não são executadas de maneira exclusiva. Os ossos, por vezes cartilagens, dos animais vertebrados atuam de maneira integrada, auxiliando em ambos processos.

Retome o que os alunos haviam pensado na apresentação da questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula. Espera-se que tenham conseguido reconhecer o funcionamento do sistema muscular como sistema de sustentação e locomoção do ser humano e de outros seres vivos.

Caso queira, complemente as informações do slide, citando, por exemplo, que os músculos não trabalham sozinhos e que dependem de outros sistemas para funcionarem. Tais sistemas serão abordados em planos subsequentes.

Essa aula é uma aula introdutória para o estudo do sistema muscular. Novos aspectos serão abordados em outros planos, complementando este plano inicial.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas terão continuidade em aulas subsequentes.

Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade, consulte:

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/ciencias/musculos-ossos-musculos-tendoes-e-ligamentos-movimentam-o-corpo.htm

Materiais necessários para a aula: material para anotações (caderno, caneta), fotos de animais (caso não haja internet disponível em sua escola).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: --

Orientações: Este slide não deve ser apresentado aos alunos, pois interfere na dinâmica adequada da aula. Inicie a aula a partir do slide de contextualização.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Leia o slide para os alunos. Converse rapidamente com eles e peça para que se lembrem de situações como as descritas no texto.

Faça perguntas, como:

  • Alguém conhece um animal que precise correr para caçar a presa?
  • E um animal que precise fugir?
  • Alguém se lembra de alguma situação em que não haja movimento ou deslocamento dos animais?

Comente que os alunos irão realizar uma atividade que envolverá movimentação e deslocamento, mas que deverão realizá-la de maneira organizada pois trata-se de uma investigação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora para os alunos. Solicite que criem hipóteses para o questionamento do slide. Peça que conversem rapidamente com um colega próximo, para discutirem suas hipóteses. Peça para que não comentem com a turma toda pois ainda não é o momento de compartilharem as ideias com a sala.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 min

Orientações: Peça ao alunos que observem as imagens do slide e tentem lembrar como cada um dos animais apresentados se locomove. Se houver acesso à internet, projete os vídeos disponíveis nos links abaixo. Para otimizar o tempo da aula, estão indicados, junto aos links, o momento em que os vídeos mostram a locomoção dos animais.,

Leve os alunos ao pátio ou à quadra da escola, munidos de caderno e lápis ou caneta. Caso não exista essa possibilidade ou o professor julgue mais conveniente permanecer em sala, é possível afastar as carteiras e realizar a atividade dentro da própria sala.

Peça para que os alunos imitem o andar dos animais mostrados nos vídeos (ou imagens do slide). Para que não haja dispersão, oriente-os a andarem em um grande círculo. Cobre concentração, e peça para que sintam as estruturas do corpo que estão sendo utilizadas nos movimentos. A cada animal diferente, solicite que anotem em seus cadernos os locais do corpo em que, eventualmente, sentiram dores, queimação, formigamento ou dificuldade para realizar o movimento.

Outra alternativa para esta atividade é pedir para que os alunos formem grupos de 6 alunos. Cada integrante da equipe deve ficar responsável por imitar os movimentos de um dos animais listados. Ao final da imitação, cada aluno deve anotar em seu caderno os locais do corpo em que eventualmente sentiram dores, queimação, formigamento ou dificuldade para realizar o movimento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Reorganize os alunos em seus lugares e inicie questionamentos a respeito de suas anotações. Peça para que compartilhem suas experiências com a sala.

A partir dos dados obtidos, peça para que tentem responder, criando hipóteses para a questão disparadora: “quais estruturas são responsáveis por sustentar e locomover o ser humano e outros animais?”.

Respostas como “braços”, “pernas” e “membros” provavelmente surgirão. Incentive-os a pensarem em estruturas que estejam dentro do corpo.

Invista cerca de 10 minutos para esta etapa da sistematização. É um momento reservado para que os alunos possam se expressar e contar o que compreenderam a respeito da atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: -

Orientações: Para esse slide, você precisará de 5 minutos.

Projete o slide e leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Após a leitura, comente que a sustentação e a locomoção promovidas pela musculatura não são executadas de maneira exclusiva. Os ossos, por vezes cartilagens, dos animais vertebrados atuam de maneira integrada, auxiliando em ambos processos.

Retome o que os alunos haviam pensado na apresentação da questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula. Espera-se que tenham conseguido reconhecer o funcionamento do sistema muscular como sistema de sustentação e locomoção do ser humano e de outros seres vivos.

Caso queira, complemente as informações do slide, citando, por exemplo, que os músculos não trabalham sozinhos e que dependem de outros sistemas para funcionarem. Tais sistemas serão abordados em planos subsequentes.

Essa aula é uma aula introdutória para o estudo do sistema muscular. Novos aspectos serão abordados em outros planos, complementando este plano inicial.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 6º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06CI09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano