12940
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Breakfast Around the World

POR: Valdelena Maria Nojosa Nobre Rodriguez 25/10/2018
Código: ING6_07UND01

6º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF06LI07) Formular hipóteses sobre a finalidade de um texto em língua inglesa, com base em sua estrutura, organização textual e pistas gráficas.

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Breakfast Around the World

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Essa é uma aula de leitura que foca principalmente na habilidade de localizar informações num texto, bem como identificá-lo como um texto informativo. O assunto do texto escolhido é o que se come de café da manhã em diferentes partes do mundo. Essa aula não faz parte de uma sequência, embora na mesma unidade tenha outros planos referentes a habilidade leitura.

Preparação para a aula: Para essa aula será necessário o uso de projetor. Caso esta tecnologia não esteja disponível, a aula poderá ser ministrada utilizando imagens impressas de jornais, revistas, ou retiradas da internet. Algumas atividades de compreensão, bem como o texto, foram disponibilizados para impressão. Caso não seja possível imprimi-las, você pode projetar o texto e copiar as atividades de compreensão no quadro ou escrevê-las em papel craft ou cartolina antes da aula, para economizar tempo. Na parte do output, há algumas atividades complementares como sugestão para expandir ainda mais os conteúdos da aula. Verifique as atividades antecipadamente, já que será necessária a preparação de material extra.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Mostre o slide aos alunos e peça-os para dizer o que eles comem no café da manhã ou desjejum. Explique que em inglês a palavra breakfast significa exatamente isso (quebra do jejum). À medida que os alunos forem falando (em português ou inglês), faça uma lista de breakfast foods no quadro. Essa lista pode incluir: coffee and milk, bread, toast, orange juice, banana smoothie, cereal, oatmeal, eggs, yogurt, fruit, etc. É importante atentar para variações regionais e incluir esses alimentos na lista. Preferencialmente, procure como dizê-los em inglês na preparação da aula.

Atividade complementar: Caso deseje uma variação para essa parte da aula, pode trazer mais imagens de outros alimentos para apresentar aos alunos. Seria interessante trazer imagens de comidas mais exóticas (para nós) que são comidas no café da manhã ou em outra refeição em diferentes partes do Brasil ou do mundo e perguntar aos alunos: Is this breakfast food? Would you eat it? Can you guess in which country/Brazilian state people eat this for breakfast? Algumas sugestões de imagens são: batata doce ou mandioca (macaxeira, aipim), breakfast burritos, cuscuz, baked beans (Inglaterra), smoked salmon (países nórdicos), fried rice with vegetables (Coreia), etc.

Material complementar: As imagens acima podem ser encontradas nos seguintes links.

https://www.pexels.com/photo/bowl-breakfast-cereal-cereal-bowl-543730/

https://www.pexels.com/photo/bread-breakfast-bun-close-up-461382/

https://www.pexels.com/photo/3-sliced-loafs-beside-white-ceramic-coffee-cup-161430/

https://www.pexels.com/photo/shake-in-a-glass-990439/

https://www.pexels.com/photo/stew-with-meat-and-vegetables-placed-in-white-ceramic-bowl-772518/

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre o objetivo da aula aos alunos e leia-o em voz alta. Today we will read a text, identify its function and find specific information in it. Incentive ainda mais a reflexão dos alunos perguntando se para encontrar esse tipo de informação eles precisam entender todas as palavras do texto. Deixe-os falar e finalize dizendo: We will find out (discover) if you really need to understand all the words. Ready?

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Ler e identificar a função do texto, bem como identificar informações específicas num texto sobre o que pessoas em outros países comem no café da manhã.

Expectativa: Que os alunos expandam seus conhecimentos sobre diferentes culturas aprendendo o que se consome no café da manhã em outras partes do mundo. Que os alunos percebam que podem encontrar informações específicas, mesmo sem entender todas as palavras do texto.

Orientações: Mostre o slide aos alunos e diga que eles irão ler um texto. Pergunte se eles podem imaginar o assunto do texto. Espere que os alunos respondam algo como “breakfast”. Confirme as hipóteses dos alunos dizendo que sim, eles irão ler um texto sobre breakfast. Pergunte o que mais eles encontrarão neste texto. Aponte para a pergunta do slide que diz What do kids across the globe eat for breakfast? E pergunte What do you think people eat for breakfast in other countries? Peça aos alunos que sugiram o que eles acham que as pessoas (as crianças) comem no café da manhã nesses países. Em seguida, passe para o texto. O texto está disponível num documento no seguinte link: Texto . Neste documento também se encontra o link para a página da internet da qual o texto foi retirado. Distribua o texto com os alunos, se possível uma cópia por aluno. Caso não seja possível imprimir, você pode projetar o texto ou fazer um número reduzido de cópias, para que os alunos compartilhem o material. Dê aos alunos 10 minutos para que leiam o texto com a seguinte tarefa:

  • Circule os nomes de países que encontrarem no texto. (Circle the countries)
  • Sublinhem os nomes de comidas. (Underline the foods)

Material complementar:

O texto pode ser encontrado no seguinte link:

https://kidstir.com/kids-eat-breakfast-around-world/#ixzz5JE3mj0Fv

Tempo sugerido: Continuação do Input.

Propósito: Identificar aspectos específicos do texto lido.

Expectativa: Que os alunos sejam capazes de identificar a ideia principal do texto lido, bem como o veículo de divulgação do mesmo. Que os alunos identifiquem a função/intenção do texto.

Orientações: Após a leitura do texto, apresentar aos alunos as perguntas acima e discuti-las brevemente como os alunos. Explique que a ideia principal desse texto e informar as pessoas sobre os diferentes hábitos alimentares existentes no mundo. Essas perguntas podem ser encontradas num documento no seguinte link: Reading comprehension

Tempo sugerido: 18 minutos.

Propósito: Extrair, do texto lido, informações específicas a respeito de costumes alimentares em outros países.

Expectativa: Que os alunos percebam que não é necessário compreender todas as palavras de um texto para ser capaz de entender a mensagem principal do texto lido.

Orientações: Apresente a tabela aos alunos. Essa atividade de compreensão encontra-se num documento: Reading Activity que pode ser impresso. Se não for possível imprimir, você pode copiar no quadro ou projetar a imagem deste slide. Dê em torno de 8 minutos para que os alunos respondam às perguntas consultando o texto e suas próprias ideias e experiências. Aponte que há uma linha na tabela na qual eles devem escrever sobre si próprios. Em seguida, faça a correção coletiva da atividade escrevendo as resposta nos locais indicados na tabela. Essa é uma etapa importante para que os alunos verifiquem se acertaram e pata que fiquem com a informação correta em seus registros. Nesse momento é também importante esclarecer qualquer expressão que não tenha sido discutido até agora. Para auxiliar na compreensão do vocabulário, coloque à disposição dos alunos a lista de vocabulário extra que se encontra no seguinte documento: Extra vocabulary.

Material complementar:

  • What’s toast? (Toast) is when you put slices of bread in the oven or the toaster. It gets hot and a bit crunchy.
  • What is croissant? It’s a type of French bread (roll). It’s usually flaky and buttery.
  • What are sprinkles? Little (tiny) balls or rods used to decorate cakes and ice cream. You can find chocolate sprinkles or colored ones.
  • What is miso (soup)? It is a fermented paste made of soy used in Japanese cuisine.
  • What are olives? Small fruits (green or black) that are usually served as appetizer. They are used to make a popular oil.
  • What are spices? Aromatic substances used to give flavor to foods. For example, pepper, cinnamon, clover, curry, etc.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes adquiridos nesta aula.

Expectativa: Que os alunos percebam que aprenderam algo novo na língua inglesa e que esse aprendizado proporcionou uma expansão no seu conhecimento de mundo.

Orientações: Leia o slide com os alunos e pergunte se há algo a mais que eles gostariam de listar que aprenderam. Em seguida, divida a turma em grupos de 3-4 alunos e entregue uma folha de papel para cada grupo. Tente agrupar alunos mais fluentes com alunos menos fluentes. Explique que, quando você der o sinal eles terão 1 minuto para escrever o maior número de palavras referentes a alimentos consumidos no café da manhã. Podem ser palavras que aprenderam nesta aula ou que já sabiam. Diga que o grupo com mais palavras vence. Dê o sinal de deixe que os grupos produzam suas listas por um minuto. Alguns grupos escolherão uma pessoa para escrever enquanto os outros ditam, e outros grupos terão várias pessoas escrevendo ao mesmo tempo. Finalize o jogo verificando as palavras de cada grupo e parabenizando (ou premiando) os vencedores.

Contents

  1. INPUT: Text about what people eat for breakfast in different countries.
  2. OUTPUT: Fill out a chart with the information found in the text.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF06LI07) Formular hipóteses sobre a finalidade de um texto em língua inglesa, com base em sua estrutura, organização textual e pistas gráficas.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Valdelena Nobre Rodriguez

Mentor: isabel Callejas

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULA 01

Breakfast Around the World

VOCÊ ESTÁ AQUI

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes