12897
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 1º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Diversidade de Materiais

Plano de aula de Ciências para o 1º ano do Ensino Fundamental sobre as caracteristicas de diferentes materiais (textura, forma, cor etc.).

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Helisabety Barros Mendes de Melo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: Google Docs e alguma ferramenta para envio da lista de objetos, como Whatsapp ou e-mail, por exemplo.

- Optativas: ferramentas para desenho, como Paint, e para gravação de áudio, como o gravador de áudio do próprio celular.

Contexto e questão disparadora

Solicite que as crianças listem os objetos utilizados durante o dia nas casas delas. Permita que elas registrem livremente esses objetos, seja por meio da escrita das palavras, falando em áudios ou desenhando. Peça que os alunos encaminhem essa lista ao professor via de e-mail ou whatsapp.

Mão na massa

Encaminhe para os alunos, pelo Google Docs, imagens de alguns dos objetos listados com o respectivo nome escrito em caixa alta. Solicite que os alunos se dividam em duplas para agruparem os objetos de acordo com os materiais que são produzidos: metal, papel, vidro, plástico e borracha. Após realizarem essa divisão, peça para que te notifiquem quando a atividade for finalizada.

Sistematização

Agrupe todos os registros dos alunos em um só arquivo e peça que observem os objetos ali apresentados. Peça que eles respondam, por áudio (é possível utilizar o recurso de envio de áudio por whatsapp), à seguinte pergunta:
- Qual material mais utilizado, dentre os objetos apresentados na atividade?

Convite às famílias

A família pode colaborar no registro da lista, retomando com as crianças a atividade sempre que o aluno utilizar um objeto diferente no dia a dia. Pode, também, mediar e facilitar o agrupamento dos objetos de acordo com os materiais com que são produzidos e colaborar com o trabalho em dupla, atuando como ponte entre as duas crianças.

Sugestão Enviada Por: Lilian Bacich e Renata Capovilla


Código: CIE1_01M&E01

(EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 1º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas