12783
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 9º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Viagens interestelares: distância e tempo

Plano de aula de Ciências com atividades para 9o ano do EF sobre Viagens interestelares: distância e tempo

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Denise Aparecida Chiconato

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre este plano 2. Título da aula 3. Contexto 4. Questão disparadora 5. Mão na massa 6. Sistematização Materiais e Atividades
download Baixar plano

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: este plano é parte de uma sequência, devendo ser aplicado após os conceitos trabalhados nos planos CIE9_16TU01, CIE9_16TU02, CIE9_16TU05, CIE9_16TU06.

Materiais necessários para a aula, disponível no material complementar:

  • Tabuleiro do jogo;
  • Cartas;
  • Dado.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o título da aula.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Incentive uma discussão sobre distâncias e tempos. Para isso, peça aos alunos que digam quanto tempo demoram para chegar em alguns locais perto deles, como o banheiro da escola, a cozinha, a quadra escolar, etc. Depois, aumente a distância para a casa, cidades vizinhas e, com base na distância e tempo dessas cidades, peça para que pensem em outros países. O intuito dessa contextualização é que percebam o tempo gasto para percorrer diferentes distâncias. Questione se eles já pensaram quanto tempo demorariam para chegar em uma estrela que podem ver no céu a noite.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora. É possível que levantem alguma hipótese neste momento, peça para que anotem e retome ao final da aula, na sistematização.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 38 minutos

Orientações: Divida a sala em grupos e distribua um tabuleiro, um dado e as cartas de questões para cada um deles. Encaminhe-os para atividade que será realizada, o jogo “Aquecendo as turbinas”, que tem por objetivo juntar pontos para trocar por uma viagem interestelar. Dentro de cada grupo, serão formadas duas equipes que jogarão uma contra a outra. Peça para que utilizem materiais como borracha ou apontador para andar no tabuleiro.

Etapa 1 (3 minutos) - Leia as regras do jogo e abra para possíveis questionamentos.

  • (disponível no material complementar)

Etapa 2 (25 minutos) - Realização do jogo (disponível no material complementar).

  • Tabuleiro;
  • Cartas;
  • Dados.

Caso não consiga realizar a impressão do tabuleiro, este pode ser feito como desenho, juntamente com os alunos.

Etapa 3 (3 minutos) - Contagem dos pontos.

Etapa 4 (2 minutos) - Conversão dos pontos em tempo.

Após a soma da pontuação, peça para que façam a conversão dos pontos que conseguiram em tempo.

Para a conversão utilize: cada 1.000 pontos = 10 anos.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Reserve 5 minutos para essa etapa. Com o tempo que cada grupo “ganhou” no jogo em mãos, diga que agora eles poderão “trocá-lo” por uma viagem interestelar. Pergunte a pontuação geral da sala e qual grupo fez uma pontuação alta. Provavelmente, o grupo com pontuação mais alta chegará próximo a 30 ou 40 anos. Questione se eles acham que com esse tempo eles conseguiriam realizar uma viagem interestelar.

Projete ou leia o trecho do slide, retirado do artigo: “O revolucionário projeto de viagem interestelar apoiado por Stephen Hawking para tentar 'salvar a humanidade'. Utilize o seguinte trecho do artigo para complementar a informação aos alunos:

‘Mas o grupo de especialistas descobriu que, por causa dos avanços em tecnologia, parece haver um conceito que pode funcionar.’ Esse conceito é reduzir o tamanho da aeronave para o de um chip usado em equipamentos eletrônicos. A ideia é lançar milhares dessas ‘mininaves’ na órbita da Terra. Cada um teria um navegador solar.Seria como uma vela em um barco – mas o sistema seria impulsionado pela luz, em vez do vento. Um laser gigante na Terra daria a cada uma das naves um poderoso empurrão que as ajudaria a alcançar 20% da velocidade da luz.”

Após esse momento, refaça a pergunta sobre a possibilidade da viagem interestelar com o tempo que eles conseguiram.

Aqui, eles podem levantar que com a nova tecnologia seria muito mais viável a realização dessa viagem, mas com o que temos atualmente é impossível dentro de uma geração.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Retome a questão disparadora. Com os dados levantados no jogo e nos trechos do artigo, os alunos terão argumentos para responder a questão disparadora. Incentive para que pensem e argumentem sobre a possibilidade da realização de uma viagem interestelar.

Material complementar:

  • NASA está desenvolvendo um sistema que poderá realizar viagens interestelares: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2016/02/nasa-esta-desenvolvendo-um-sistema-que-podera-realizar-viagens-interestelares.html
  • O revolucionário projeto de viagem interestelar apoiado por Stephen Hawking para tentar 'salvar a humanidade': https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/04/160412_interestelar_np
  • NASA estuda missão interestelar para 2069: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/01/02/ciencia/1514919058_767605.html

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: este plano é parte de uma sequência, devendo ser aplicado após os conceitos trabalhados nos planos CIE9_16TU01, CIE9_16TU02, CIE9_16TU05, CIE9_16TU06.

Materiais necessários para a aula, disponível no material complementar:

  • Tabuleiro do jogo;
  • Cartas;
  • Dado.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o título da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Incentive uma discussão sobre distâncias e tempos. Para isso, peça aos alunos que digam quanto tempo demoram para chegar em alguns locais perto deles, como o banheiro da escola, a cozinha, a quadra escolar, etc. Depois, aumente a distância para a casa, cidades vizinhas e, com base na distância e tempo dessas cidades, peça para que pensem em outros países. O intuito dessa contextualização é que percebam o tempo gasto para percorrer diferentes distâncias. Questione se eles já pensaram quanto tempo demorariam para chegar em uma estrela que podem ver no céu a noite.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora. É possível que levantem alguma hipótese neste momento, peça para que anotem e retome ao final da aula, na sistematização.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 38 minutos

Orientações: Divida a sala em grupos e distribua um tabuleiro, um dado e as cartas de questões para cada um deles. Encaminhe-os para atividade que será realizada, o jogo “Aquecendo as turbinas”, que tem por objetivo juntar pontos para trocar por uma viagem interestelar. Dentro de cada grupo, serão formadas duas equipes que jogarão uma contra a outra. Peça para que utilizem materiais como borracha ou apontador para andar no tabuleiro.

Etapa 1 (3 minutos) - Leia as regras do jogo e abra para possíveis questionamentos.

  • (disponível no material complementar)

Etapa 2 (25 minutos) - Realização do jogo (disponível no material complementar).

  • Tabuleiro;
  • Cartas;
  • Dados.

Caso não consiga realizar a impressão do tabuleiro, este pode ser feito como desenho, juntamente com os alunos.

Etapa 3 (3 minutos) - Contagem dos pontos.

Etapa 4 (2 minutos) - Conversão dos pontos em tempo.

Após a soma da pontuação, peça para que façam a conversão dos pontos que conseguiram em tempo.

Para a conversão utilize: cada 1.000 pontos = 10 anos.

Slide Plano Aula

Orientações: Reserve 5 minutos para essa etapa. Com o tempo que cada grupo “ganhou” no jogo em mãos, diga que agora eles poderão “trocá-lo” por uma viagem interestelar. Pergunte a pontuação geral da sala e qual grupo fez uma pontuação alta. Provavelmente, o grupo com pontuação mais alta chegará próximo a 30 ou 40 anos. Questione se eles acham que com esse tempo eles conseguiriam realizar uma viagem interestelar.

Projete ou leia o trecho do slide, retirado do artigo: “O revolucionário projeto de viagem interestelar apoiado por Stephen Hawking para tentar 'salvar a humanidade'. Utilize o seguinte trecho do artigo para complementar a informação aos alunos:

‘Mas o grupo de especialistas descobriu que, por causa dos avanços em tecnologia, parece haver um conceito que pode funcionar.’ Esse conceito é reduzir o tamanho da aeronave para o de um chip usado em equipamentos eletrônicos. A ideia é lançar milhares dessas ‘mininaves’ na órbita da Terra. Cada um teria um navegador solar.Seria como uma vela em um barco – mas o sistema seria impulsionado pela luz, em vez do vento. Um laser gigante na Terra daria a cada uma das naves um poderoso empurrão que as ajudaria a alcançar 20% da velocidade da luz.”

Após esse momento, refaça a pergunta sobre a possibilidade da viagem interestelar com o tempo que eles conseguiram.

Aqui, eles podem levantar que com a nova tecnologia seria muito mais viável a realização dessa viagem, mas com o que temos atualmente é impossível dentro de uma geração.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Retome a questão disparadora. Com os dados levantados no jogo e nos trechos do artigo, os alunos terão argumentos para responder a questão disparadora. Incentive para que pensem e argumentem sobre a possibilidade da realização de uma viagem interestelar.

Material complementar:

  • NASA está desenvolvendo um sistema que poderá realizar viagens interestelares: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2016/02/nasa-esta-desenvolvendo-um-sistema-que-podera-realizar-viagens-interestelares.html
  • O revolucionário projeto de viagem interestelar apoiado por Stephen Hawking para tentar 'salvar a humanidade': https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/04/160412_interestelar_np
  • NASA estuda missão interestelar para 2069: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/01/02/ciencia/1514919058_767605.html

Slide Plano Aula
  • Materiais Complementares
  • Documento

    Atividade para impressão (dado) - Mão na massa - Viagens interestelares: distância e tempo

  • Documento

    Atividade para impressão (perguntas) - Mão na massa - Viagens interestelares: distância e tempo

  • Documento

    Atividade para impressão (regras) - Mão na massa - Viagens interestelares: distância e tempo

  • Documento

    Atividade para impressão (tabuleiro) - Mão na massa - Viagens interestelares: distância e tempo


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

Conhecendo o alinhamento e as zonas habitáveis do Sistema So...

AULA 02

A essencialidade da água para a existência da vida

AULA 03

Além da água: fatores essenciais à vida

AULA 04

O surgimento da vida na Terra, segundo diferentes culturas

AULA 05

Distância entre a Terra e algumas Estrelas

AULA 06

Construindo modelos para explicar distâncias dos planetas ao...

AULA 08

Tecnologias para a exploração de outros sistemas planetários

AULA 09

A colonização de Marte

AULA 10

Desvendando os mistérios das viagens interestelares

AULAS DE Terra e Universo do 9º ano :

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Classificação dos planetas do sistema solar

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo A essencialidade da água para a existência da vida

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O nascimento das estrelas

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Satélites naturais e corpos celestes menores

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Além da água: fatores essenciais à vida

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Supernovas - colapso das estrelas

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Agricultura e Clima

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O Sol

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo A Origem do Universo

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Por que olhar para as estrelas é ver o passado?

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O surgimento da vida na Terra, segundo diferentes culturas

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Distância entre a Terra e algumas Estrelas

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Construindo modelos para explicar distâncias dos planetas ao Sol

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo As nebulosas

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O Sol e a extinção

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo A formação da Lua

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O buraco negro

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Mitos e Crenças do Céu Estrelado

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo o alinhamento e as zonas habitáveis do Sistema Solar

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Viagens interestelares: distância e tempo

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O Sol e os processos vitais

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Composição química do universo

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Erupções solares

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Proporções de tamanhos e distâncias entre os astros do Sistema Solar

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo A localização da Terra e as características da Via Láctea

MAIS AULAS DE Ciências do 9º ano:

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Propriedades das substâncias na visão microscópica

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

A Decomposição da Luz

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

As Cores dos Corpos

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Compreensão da hereditariedade

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Mendel e sua Primeira Lei

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Conhecimentos sobre teorias evolutivas

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Relação natureza e sociedade

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Consumismo e degradação ambiental

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Classificação dos planetas do sistema solar

9º ano / Ciências / Terra e Universo

A essencialidade da água para a existência da vida

9º ano / Ciências / Terra e Universo

O nascimento das estrelas

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Reflexão da Luz

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Ideias evolutivas: Lamarck

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Satélites naturais e corpos celestes menores

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Além da água: fatores essenciais à vida

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Supernovas - colapso das estrelas

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Agricultura e Clima

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Semelhanças e diferenças entre os seres vivos: mudança e evolução

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Espelhos Planos

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

As ondas no transporte de energia

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

E os genes, o que têm a ver com a hereditariedade?

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Divisão celular: mitose - parte I

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Divisão Celular: Mitose - parte II

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Mudança e sobrevivência: adaptação

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

A Economia Circular

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09CI16 da BNCC

9º ano / Ciências / Terra e Universo

A essencialidade da água para a existência da vida

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Além da água: fatores essenciais à vida

9º ano / Ciências / Terra e Universo

O surgimento da vida na Terra, segundo diferentes culturas

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Distância entre a Terra e algumas Estrelas

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Construindo modelos para explicar distâncias dos planetas ao Sol

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Conhecendo o alinhamento e as zonas habitáveis do Sistema Solar

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Viagens interestelares: distância e tempo

9º ano / Ciências / Terra e Universo

A colonização de Marte

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Tecnologias para a exploração de outros sistemas planetários

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Desvendando os mistérios das viagens interestelares

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Ciências 1º ANO Ciências 2º ANO Ciências 3º ANO Ciências 4º ANO Ciências 5º ANO Ciências 6º ANO Ciências 7º ANO Ciências 8º ANO Ciências 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann