12758
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 8º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Circuito Elétrico Fechado

Plano de aula de Ciências com atividades para 8o ano do EF sobre Circuito Elétrico Fechado

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda da Rocha Carvalho

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Sobre a aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de cinco aulas que contemplam a habilidade EF08CI02.

Essa aula busca alcançar a aprendizagem de conceitos fundamentais sobre circuito elétrico. A aula será desenvolvida através da construção de um circuito elétrico fechado, observando o funcionamento de uma fonte de tensão (pilha) e um resistor, e verificar a validade da Lei de Ohm. O experimento será realizado por grupos de alunos.

Para saber mais sobre circuito elétrico, você pode acessar o Caderno Brasileiro de ensino de Física, disponível no link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6541

Essa atividade possui um roteiro experimental em anexo.

Material para a aula:

  • Multimetro
  • Um pedaço de fio condutor (aproximadamente 30 cm de fio elétrico comum)
  • Duas pilhas tipo comum de 1.5 Volts
  • Uma lâmpada de 1,5 V
  • Um resistor de 2ohm
  • Um rolo de fita isolante

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão identificar e reconhecer o que é um circuito elétrico.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Construa um cenário que favoreça um diálogo na sala de aula para que os alunos possam reconhecer a análise das imagens.

Essa conversa inicial deve discutir o significado dos conceitos de corrente elétrica, diferença de potencial e água corrente de uma cachoeira;

Respostas para as perguntas:

1. O que aborda cada imagem?

Uma pista de corrida que forma um circuito fechado, uma mulher fazendo força para empurrar objetos e uma ampulheta que controla a queda da areia.

2. Quais os elementos principais das imagens?

Correnteza, ordenação e organização de objetos e filtro da passagem de material.

3. É possível pensar nos conceitos físicos já estudado?

Sim. Corrente elétrica, tensão elétrica e resistência elétrica.

Por exemplo: a pista de corrida de carro tem uma relação com a corrente elétrica de um circuito, pois é simbolizado pelos carros correndo dentro de um percurso. Já imagem da mulher fazendo força para guardar os objetos faz analogia com a tensão elétrica, porque sua função também pode ser explicada como a quantidade de energia gerada para movimentar uma carga elétrica. A terceira imagem discute a ideia de resistência elétrica, pois o anteparo de medir o tempo tem como função controlar a queda de areia, através do qual o resíduo cai, aos poucos, podendo ser comparado aos resistores, que são usados para opor-se à passagem da corrente elétrica.

Após o levantamento prévio do conhecimento do aluno, proponha a questão disparadora.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Ouça atentamente as respostas dos alunos. Não há necessidade de anotá-las, pois tais discussões serão sistematizadas no final da proposta dessa aula.

A questão disparadora “Qual a função de cada componente nesse circuito elétrico fechado?” tem como função observar e identificar o funcionamento de uma pilha e um resistor dentro de um circuito elétrico fechado.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Os grupos devem receber os materiais necessários para desenvolver essa atividade investigativa.

Peça para cada grupo construir um experimento de circuitos elétricos. O experimento de física deve trazer para a sala de aula a discussão sobre circuitos fechado e aberto.

O professor deve explicar aos alunos como produzir o circuito, de acordo com cada etapa (1º, 2º e 3º experimento). Procure ressaltar que os grupos devem construir o experimento e responder as questões propostas.

Essa atividade possui um roteiro experimental em anexo.

Possíveis respostas:

1º experimento: Um pedaço de fio condutor, uma pilha de tipo comum de 1,5 Volts e uma lâmpada de 1,5 V.

  • Qual a função do fio no circuito?

Permitir a passagem da corrente elétrica.

  • Qual a função da pilha no circuito? Qual sua unidade de medida?

A função da pilha é converter energia química em energia elétrica. Sua medida é de 1,5 volts verificada no multímetro.

  • Por que, quando tira o fio conectado a pilha, a lâmpada apaga?

Ocorre interrupção da passagem da corrente elétrica, o circuito se caracteriza como aberto.

  • Qual o valor da corrente que passa nesse circuito?

O professor deve verificar com auxílio do multímetro.

2º experimento: Um pedaço de fio condutor, uma pilha tipo comum de 1,5 Volts, uma lâmpada de 1,5 V e um resistor de 2ohm.

  • O que acontece no circuito quando colocado um resistor?

Reduz a passagem de corrente elétrica no circuito.

2. Qual a função do resistor?

O resistor tem como função dificultar a passagem de energia elétrica no circuito. Verique com o multímetro o valor da corrente elétrica.

3. Por que a lâmpada não acendeu?

Quando colocado o resistor no circuito, a corrente elétrica não é suficiente para acender a lâmpada. Verifique com o multímetro o valor da corrente elétrica.

4. Qual o valor da corrente que passa nesse circuito?

Verifique com o multímetro o valor da corrente elétrica.

3º experimento: Um pedaço de fio condutor, duas pilhas tipo comum de 1,5 Volts, uma lâmpada de 1,5 V e um resistor de 2ohm.

  • O que acontece no circuito quando colocado uma pilha?

Aumenta a passagem de corrente elétrica no circuito.

2. Qual o valor da corrente que passa nesse circuito?

Verifique com o multímetro o valor da corrente elétrica.

3. Qual o valor da tensão total nesse circuito?

Verifique com o multímetro o valor da tensão elétrica.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: O professor deve retomar a ideia central da aula e discutir as questões respondidas pelos grupos, dando oportunidade para que os alunos possam refletir e compreender as respostas.

Para sistematizar a aula, o professor deve abordar como ponto importante:

  • A discussão sobre a questão norteadora.
  • Para auxiliar a responder a questão, o professor deve acessar o link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6541e apresentar aos alunos os elementos que compuseram esse circuitos.
  • Para o fechamento da aula, deve explicar sobre a lei de Ohm e verificar, junto com os alunos, as relações entre voltagem, tensão e corrente elétrica.

Possíveis respostas:

1º experimento: Um pedaço de fio condutor, uma pilha de tipo comum de 1,5 Volts e uma lâmpada de 1,5 V.

  • Qual a função do fio no circuito?

Permitir a passagem da corrente elétrica.

  • Qual a função da pilha no circuito? Qual sua unidade de medida?

A função da pilha é converter energia química em energia elétrica. Sua medida é de 1,5 volts verificada no multímetro.

  • Por que, quando tira o fio conectado a pilha, a lâmpada apaga?

Ocorre interrupção da passagem da corrente elétrica, o circuito se caracteriza como aberto.

  • Qual o valor da corrente que passa nesse circuito?

O professor deve verificar com auxílio do multímetro.

2º experimento: Um pedaço de fio condutor, uma pilha tipo comum de 1,5 Volts, uma lâmpada de 1,5 V e um resistor de 2ohm.

  • O que acontece no circuito quando colocado um resistor?

Reduz a passagem de corrente elétrica no circuito.

2. Qual a função do resistor?

O resistor tem como função dificultar a passagem de energia elétrica no circuito. Verique com o multímetro o valor da corrente elétrica.

3. Por que a lâmpada não acendeu?

Quando colocado o resistor no circuito, a corrente elétrica não é suficiente para acender a lâmpada. Verifique com o multímetro o valor da corrente elétrica.

4. Qual o valor da corrente que passa nesse circuito?

Verifique com o multímetro o valor da corrente elétrica.

3º experimento: Um pedaço de fio condutor, duas pilhas tipo comum de 1,5 Volts, uma lâmpada de 1,5 V e um resistor de 2ohm.

  • O que acontece no circuito quando colocado uma pilha?

Aumenta a passagem de corrente elétrica no circuito.

2. Qual o valor da corrente que passa nesse circuito?

Verifique com o multímetro o valor da corrente elétrica.

3. Qual o valor da tensão total nesse circuito?

Verifique com o multímetro o valor da tensão elétrica.

Resumo da aula

download Baixar plano

Sobre a aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de cinco aulas que contemplam a habilidade EF08CI02.

Essa aula busca alcançar a aprendizagem de conceitos fundamentais sobre circuito elétrico. A aula será desenvolvida através da construção de um circuito elétrico fechado, observando o funcionamento de uma fonte de tensão (pilha) e um resistor, e verificar a validade da Lei de Ohm. O experimento será realizado por grupos de alunos.

Para saber mais sobre circuito elétrico, você pode acessar o Caderno Brasileiro de ensino de Física, disponível no link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6541

Essa atividade possui um roteiro experimental em anexo.

Material para a aula:

  • Multimetro
  • Um pedaço de fio condutor (aproximadamente 30 cm de fio elétrico comum)
  • Duas pilhas tipo comum de 1.5 Volts
  • Uma lâmpada de 1,5 V
  • Um resistor de 2ohm
  • Um rolo de fita isolante

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão identificar e reconhecer o que é um circuito elétrico.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Construa um cenário que favoreça um diálogo na sala de aula para que os alunos possam reconhecer a análise das imagens.

Essa conversa inicial deve discutir o significado dos conceitos de corrente elétrica, diferença de potencial e água corrente de uma cachoeira;

Respostas para as perguntas:

1. O que aborda cada imagem?

Uma pista de corrida que forma um circuito fechado, uma mulher fazendo força para empurrar objetos e uma ampulheta que controla a queda da areia.

2. Quais os elementos principais das imagens?

Correnteza, ordenação e organização de objetos e filtro da passagem de material.

3. É possível pensar nos conceitos físicos já estudado?

Sim. Corrente elétrica, tensão elétrica e resistência elétrica.

Por exemplo: a pista de corrida de carro tem uma relação com a corrente elétrica de um circuito, pois é simbolizado pelos carros correndo dentro de um percurso. Já imagem da mulher fazendo força para guardar os objetos faz analogia com a tensão elétrica, porque sua função também pode ser explicada como a quantidade de energia gerada para movimentar uma carga elétrica. A terceira imagem discute a ideia de resistência elétrica, pois o anteparo de medir o tempo tem como função controlar a queda de areia, através do qual o resíduo cai, aos poucos, podendo ser comparado aos resistores, que são usados para opor-se à passagem da corrente elétrica.

Após o levantamento prévio do conhecimento do aluno, proponha a questão disparadora.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Ouça atentamente as respostas dos alunos. Não há necessidade de anotá-las, pois tais discussões serão sistematizadas no final da proposta dessa aula.

A questão disparadora “Qual a função de cada componente nesse circuito elétrico fechado?” tem como função observar e identificar o funcionamento de uma pilha e um resistor dentro de um circuito elétrico fechado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Os grupos devem receber os materiais necessários para desenvolver essa atividade investigativa.

Peça para cada grupo construir um experimento de circuitos elétricos. O experimento de física deve trazer para a sala de aula a discussão sobre circuitos fechado e aberto.

O professor deve explicar aos alunos como produzir o circuito, de acordo com cada etapa (1º, 2º e 3º experimento). Procure ressaltar que os grupos devem construir o experimento e responder as questões propostas.

Essa atividade possui um roteiro experimental em anexo.

Possíveis respostas:

1º experimento: Um pedaço de fio condutor, uma pilha de tipo comum de 1,5 Volts e uma lâmpada de 1,5 V.

  • Qual a função do fio no circuito?

Permitir a passagem da corrente elétrica.

  • Qual a função da pilha no circuito? Qual sua unidade de medida?

A função da pilha é converter energia química em energia elétrica. Sua medida é de 1,5 volts verificada no multímetro.

  • Por que, quando tira o fio conectado a pilha, a lâmpada apaga?

Ocorre interrupção da passagem da corrente elétrica, o circuito se caracteriza como aberto.

  • Qual o valor da corrente que passa nesse circuito?

O professor deve verificar com auxílio do multímetro.

2º experimento: Um pedaço de fio condutor, uma pilha tipo comum de 1,5 Volts, uma lâmpada de 1,5 V e um resistor de 2ohm.

  • O que acontece no circuito quando colocado um resistor?

Reduz a passagem de corrente elétrica no circuito.

2. Qual a função do resistor?

O resistor tem como função dificultar a passagem de energia elétrica no circuito. Verique com o multímetro o valor da corrente elétrica.

3. Por que a lâmpada não acendeu?

Quando colocado o resistor no circuito, a corrente elétrica não é suficiente para acender a lâmpada. Verifique com o multímetro o valor da corrente elétrica.

4. Qual o valor da corrente que passa nesse circuito?

Verifique com o multímetro o valor da corrente elétrica.

3º experimento: Um pedaço de fio condutor, duas pilhas tipo comum de 1,5 Volts, uma lâmpada de 1,5 V e um resistor de 2ohm.

  • O que acontece no circuito quando colocado uma pilha?

Aumenta a passagem de corrente elétrica no circuito.

2. Qual o valor da corrente que passa nesse circuito?

Verifique com o multímetro o valor da corrente elétrica.

3. Qual o valor da tensão total nesse circuito?

Verifique com o multímetro o valor da tensão elétrica.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: O professor deve retomar a ideia central da aula e discutir as questões respondidas pelos grupos, dando oportunidade para que os alunos possam refletir e compreender as respostas.

Para sistematizar a aula, o professor deve abordar como ponto importante:

  • A discussão sobre a questão norteadora.
  • Para auxiliar a responder a questão, o professor deve acessar o link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6541e apresentar aos alunos os elementos que compuseram esse circuitos.
  • Para o fechamento da aula, deve explicar sobre a lei de Ohm e verificar, junto com os alunos, as relações entre voltagem, tensão e corrente elétrica.

Possíveis respostas:

1º experimento: Um pedaço de fio condutor, uma pilha de tipo comum de 1,5 Volts e uma lâmpada de 1,5 V.

  • Qual a função do fio no circuito?

Permitir a passagem da corrente elétrica.

  • Qual a função da pilha no circuito? Qual sua unidade de medida?

A função da pilha é converter energia química em energia elétrica. Sua medida é de 1,5 volts verificada no multímetro.

  • Por que, quando tira o fio conectado a pilha, a lâmpada apaga?

Ocorre interrupção da passagem da corrente elétrica, o circuito se caracteriza como aberto.

  • Qual o valor da corrente que passa nesse circuito?

O professor deve verificar com auxílio do multímetro.

2º experimento: Um pedaço de fio condutor, uma pilha tipo comum de 1,5 Volts, uma lâmpada de 1,5 V e um resistor de 2ohm.

  • O que acontece no circuito quando colocado um resistor?

Reduz a passagem de corrente elétrica no circuito.

2. Qual a função do resistor?

O resistor tem como função dificultar a passagem de energia elétrica no circuito. Verique com o multímetro o valor da corrente elétrica.

3. Por que a lâmpada não acendeu?

Quando colocado o resistor no circuito, a corrente elétrica não é suficiente para acender a lâmpada. Verifique com o multímetro o valor da corrente elétrica.

4. Qual o valor da corrente que passa nesse circuito?

Verifique com o multímetro o valor da corrente elétrica.

3º experimento: Um pedaço de fio condutor, duas pilhas tipo comum de 1,5 Volts, uma lâmpada de 1,5 V e um resistor de 2ohm.

  • O que acontece no circuito quando colocado uma pilha?

Aumenta a passagem de corrente elétrica no circuito.

2. Qual o valor da corrente que passa nesse circuito?

Verifique com o multímetro o valor da corrente elétrica.

3. Qual o valor da tensão total nesse circuito?

Verifique com o multímetro o valor da tensão elétrica.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 8º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08CI02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano